Ciclídeos Africanos - Lago Malawi


jetta

Recommended Posts

Boas

 

Obrigado. Tive a ver as especificações técnicas dos termómetros e um erro de +-1 grau não será demais para o que precisamos? Não deveríamos ter um precisão de 0,2º ou 0,3º ou qualquer coisa parecida? Atenção porque nunca tive um aquário por isso sou um pouco ignorante nestes aspectos ;)

 

força aí com o projecto porque está a ficar muito fixe!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Força com o projecto, isso dos fundos em esferovite e mais complexo do que inicialmente parece. Sei pq já fiz alguma rochas gigantes falsas em esferovite e cimento. Usaste cimento impermiabilizante para agua potavel? Há um porreiro da Weber no Maxmat até existe em branco embora eles não tenham.

Para responder a questão do tempo da cura, os meus com cimento impermiabilizante para agua potavel e um fina capa de cimento portland branco com corantes naturais (tipo pedra moida, há nas loja de jardinagem barato ou então esses da sika) levou +/- 5 dias dentro de aqua mundei a aqua no primeiro, segundo e terceiro dia. Fiz o teste do PH no 5 dia apos 48horas com a mesma agua e não houve alteração em relação ao PH inicial. Mas cuidado que nos primeiros 2 dias o PH estava fora da escala bem acima de 10.

Por isso cimento para agua potavel ou não curar sempre antes de por no aquario e esta bom quando o PH já não altera.

 

Quanto aos termometros, na minha opinião, não é necessário um precisão enorme já que os lagos naturais não estão todo dia nem todo o anos a exactamente a mesma temperatura. Há algumas alterações e tambem sabemos que os peixes por norma toleram entre os 25 ao 28 Graus, ou seja uma margem de 3 graus para 1 grau de eventual erro do termometro. Alias eu ate usava um daqueles que havia no modelo na secção de "tunning" automovel digital com temperatura interior e exterior com um fio que colocava dentro da agua. Seriviu durante uns bons anos.

 

Venha mais fotos do projecto PF

 

Cumprimentos

 

Cliffdude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena... o Fórum está on, espero que seja para ficar, está a ficar porreiro.

 

Continuando...

 

Depois da colagem e secagem do fundo 3d ao vidro, enchimento do areão

043 [800x600].jpg

 

044 [800x600].jpg

 

045 [800x600].jpg

 

Ferver as pedras :(

046 [800x600].jpg

 

 

Colocação de calhas para as tampas correrem

048 [800x600].jpg

 

049 [800x600].jpg

 

 

Colocação das pedras

050 [800x600].jpg

 

 

Enchimento de água

052 [800x600].jpg

 

 

Aquário cheio e com plantas

055 [800x600].jpg

 

 

Antes de encher o aquário, este esteve a curar uma semana

Se as plantas se aguentarem vou comprar mais.

As pedras retirei e tenho de as lavar com vinagre... pois libertaram calcário.

Os termómetros indicam 28ºC deve estar a 27ºC

De seguida tenho de fazer a tampa do aquario, estou à espera de 5mt de Led´s que comprei, vamos ver como fica.

 

Abraços

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Isso está cada vez melhor!

 

Quanto às pedras libertarem calcário, não há problema nenhum, antes pelo contrário. (esquece o vinagre)

 

A temperatura que tens é elevada, podes/deves baixar isso. Nesta altura eu devo ter os meus na casa dos 22-23 ºC (para poupar energia). Há quem os mantenha com temperaturas bem inferiores (sem problemas, com reproduções). Eu diria que nesta altura não deves pensar em temperaturas acima de 24-25ºC.

 

Essa planta de folhas largas não se deve aguentar, mas logo se vê... Ao que parece não tens calha, o que também não vai ajudar no crescimento das valisnérias (são plantas indicadas para esse biótopo mas, ainda que não necessitem de muita luz, sem calha vai ser difícil)

 

O aquário ganharia com mais plantas.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AGA,

 

Sim vou descer um pouco a temperatura.

Em relação às pedras a agua ficou bastante "esbranquiçada" se bem que nessa altura o filtro não funcionava devido à descolagem da turbina.

Neste momento já ambos os filtros estão instalados e a funcionar, hoje vou colocar aos poucos as pedras, se achas que não é necessário a lavagem a vinagre.

Em relação à iluminação, estou à espera de 5 metros de Led´s e vou fazer uma espécie de calha com isso, também mandei vir Led´s Moonlight.

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da água esbranquiçada também tens de dar tempo ao tempo... no início pode bem acontecer e vai diminuindo com o "assentar" e TPA´s.

 

Estás a ir um pouco rápido... não sei se juntaste alguma coisa aos filtros (massas filtrantes usadas, por exemplo, ou bactérias). Caso não o tenhas feito, vai com calma, não compres muitos peixes para já.

 

Toma atenção às TPA´s: sem colónia de bactérias no filtro para metabolizar amónia e nitritos, temos que os remover de alguma forma...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São dois filtros e ambos com matérias filtrantes novas, mas o problema foi o filtro não funcionar e o novo não ter chegado quando coloquei as pedras e enchi o aquário.

Esteve uns 3 dias sem filtro (apenas um improvisado que inventei com uma cabeça), quanto a TPA's já lá vão 3 totais e 2 de 15% +/-

 

abraço

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal, continuando...

 

 

Montagem da tampa

59 [800x600].jpg

 

 

Corte e colagem da fita de LED's

60 [800x600].jpg

 

 

Material para soldar os fios a cada fita de LED depois de cortada

61 [800x600].jpg

 

 

Depois da fita cortada, retirar (cortar) o isolante para pingar os fios electricos

62 [800x600].jpg

 

 

Os fios já soldados

63 [800x600].jpg

 

 

Uma caixa de Bombons Ferrero Rocher para fazer um aplique dos casquilhos para as lâmpadas

64 [800x600].jpg

 

 

Abrir os buracos para os casquilhos com o ferro de soldar

65 [800x600].jpg

 

 

Colocação dos casquilhos

66 [800x600].jpg

 

 

Aplique pronto

67 [800x600].jpg

 

 

Aplicação dos batentes da tampa e pode-se ver os LED's ligados

68 [800x600].jpg

 

 

Aquario só com os LED's ligados

69 [800x600].jpg

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, muito bom o projecto, gostei de ver.

Onde compraste a madeira de cerejeira?

No outro dia fui ao AKI e IZI e nao tinham la isso.

O meu projecto que estou a comecar tambem vai ser do genero, fazer moldura e tampa em madeira de cerejeira, sensores de temperatura incorporados na mesma, e a iluminacao tambem vou colocar eu.

 

COntinua =)

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por acaso Aki e afins tambem não encontrei nada, mas aqui na zona tenho um fornecedor destes materiais (Madeiras e ferragens)e tem estas placas.

Agora falta fazer as cantoneiras em alumínio para não se ver a madeira sem acabamento.

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o fundo 3 D está muito bom. 5 estrelas!!! Gostava de algo assim... o cimento cola usaste para colar as duas partes de esferovite ou tinha outro proposito?

 

penso que deverias ter uma decoração melhor e poderias esconder os tubos da vista com recurso ao fundo 3D.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo, tens toda a razão, mas eu explico-te o que aconteceu... é o 1º fundo que faço :)

 

Olha, depois de ele estar já moldado é que me lembrei que não o conseguia meter dentro do aquário por causa dos travamentos, logo tive de o cortar em várias partes...

A ideia inicial era esconder os tubos no canto do lado direito, mas depois verifiquei que o fiz um pouco grande, cabe lá um termostato e o tudo do filtro ficou de fora e para agravar ainda acabei por usar outro filtro, que é o tubo do lado esquerdo.

Quanto aos termostatos a ideia será mais tarde colocar um à saída de cada bomba e desta forma elimino-os do aquário.

Ainda vou colocar mais plantas e quem sabe um dia mais tarde retiro este fundo e faço outro.

 

Para fazer o fundo usei as placas de esferovite que vez no tópico, depois passei 3 camadas de cimento cola e deves deixar secar bem o cimento entre cada camada, a primeira camada deve estar um pouco mais liquida para aderir bem ao cimento. Isto deve levar no mínimo 3 a 4 dias.

depois vem o Impermeabilizante (usar para água potável), este também podes dar 2 a 3 camadas. Eu usei puro na primeira e na segunda comecei a juntar corante para dar as cores ao fundo.

As placas de esferovite só devem ser coladas entre si com silicone para aquários.

Depois é só dares largas à tua imaginação.

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Devido a algumas questões que me foram colocadas por PM venho esclarecer a questão da iluminação.

 

Iluminação:

2 Lâmpadas Philips 900Lm 6500K gastam cada 15W

300Led's 12V SMD 3528 bright white gastam 4.8w/m = 24W

120Led's 12V Moonlight Strip BLUE gastam 4W

 

Total de gastos luz = 54W utilizo 7h

 

Total gastos Moonlight = 4W utilizo 3h

 

Estou muito satisfeito com esta iluminação, até à data!

Espero ter ajudado :)

 

 

Lâmpadas Philips 900Lm 6500K (cada custou 5€ em promoção, o valor é 9€)

Philips.jpg

 

300Led's 12V SMD 3528 bright white ( a Bobine 300Led custou 32€)

426416747_o.jpg

 

120Led's 12V Moonlight Strip BLUE ( a Fita 120Led custou 13€)

Moonlight.jpg

Editado por jetta

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

gostei muito do seu aquario sem duvida que tem feito um grande trabalho e esta a dicar muito bonito

podia-me dizer onde comprou os 2 tipos de lâmpadas de led

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia pessoal,

 

paulo duarte@

Na verdade deixei de mandar neste aquário, as minhas filhas escolhem os peixes e eu pago.... :)

 

 

daniel jorge@

Comprei o cimento + impermeabilizante no MAXMAT

 

swetty discos@

Os Led's foram comprados no Ebay UK

 

Cumprimentos,

Luis

Cumprimentos,

Luís Antunes

O Meu Aquário A Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Tá muito fixe mas que peixes vais pôr no aqua??

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais