Crias de iriatherina werneri


soulsurf3r

Recommended Posts

Amigo soulsurf3r

Muito obrigado pela partilha da info sobre estes magníficos. Acabei agora mesmo de adquirir 5 destas belezas ( no Amigo Vasconcelos) e como refere eu também os admiro cada vez mais á medida que o tempo vai passando. Agradeço toda a informação que me possa dar alem da que já deu, enfim tudo o que se possa lembrar dos parâmetros do aquário na altura da postura dos ovos. Conseguir o que o amigo conseguiu seria algo que me deixaria Muito contente.

Força com isso e vá deixando novidades por favor.

Ficarei muito atento a este tópico. :sunbathing: :sunbathing: :sunbathing::P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais queria agradecer ao membro joniclicks por tudo... 5 estrelas tive pena e de nao poder ter ficado mais tempo por compromissos. mas qualquer dia volto la.

 

 

boas

 

nao tens q agradecer por mim é uma honra contribuir pra q consigas levar a bom caminho essas miniaturas.sempre q quiseres tas á vontade tenh sempre as portas abertas.e tbm ao menos pra por-mos a conversa em dia pois pessoalmente aqui nesta zona nao conheço nimguem q partilhe por este gosto da aquariofilia e q faça parte do forum.

boa sorte e espero q consigas safar essas pequenotas.

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há novidades?

 

boas

 

Novidades é que tenho tanta lemna na superfície que torna impossível ver direito o que esta por entre as raízes :) cheguei a ver uma ou outra vez crias, não sei se as mesmas. não tenho como afirmar com certeza se ainda tenho as crias da primeira postura vivas.

 

Amigo soulsurf3r

Muito obrigado pela partilha da info sobre estes magníficos. Acabei agora mesmo de adquirir 5 destas belezas ( no Amigo Vasconcelos) e como refere eu também os admiro cada vez mais á medida que o tempo vai passando. Agradeço toda a informação que me possa dar alem da que já deu, enfim tudo o que se possa lembrar dos parâmetros do aquário na altura da postura dos ovos. Conseguir o que o amigo conseguiu seria algo que me deixaria Muito contente.

Força com isso e vá deixando novidades por favor.

Ficarei muito atento a este tópico. :dry:bigsmile bigsmile :)

 

Boas, parabéns pela aquisição :).

 

Os parâmetros na altura eram mesmo os referidos 24~24,5 graus e ph 6.2 +-, o que considero importante para elas estarem confortáveis é mesmo a presença de muita vegetação, tenho posturas todos os dias ou quase todos.

Os camarões acabam por arrancar sempre alguns ovos e os que não arrancam andam para la a puxar, depois deste tempo posso afirmar que creio que seja mais fácil criar as crias em maternidade ou em aquário próprio, infusorios deve ser uma ajuda.

 

Resumindo... enche isso de plantas (flutuantes também) que em pouco tempo acredito que tenhas posturas... :)

 

boas

 

nao tens q agradecer por mim é uma honra contribuir pra q consigas levar a bom caminho essas miniaturas.sempre q quiseres tas á vontade tenh sempre as portas abertas.e tbm ao menos pra por-mos a conversa em dia pois pessoalmente aqui nesta zona nao conheço nimguem q partilhe por este gosto da aquariofilia e q faça parte do forum.

boa sorte e espero q consigas safar essas pequenotas.

 

cumps joni

 

 

hehe certamente que ei de passar ai bigsmile e se na altura a colónia de reds tiver em altas levo-te mais uns prai... os outros ja reproduziram ?

 

Quanto as crias da peixarada... anda para la qq coisa acho :lol: fica mesmo difícil ver com tanta lemna... se amanha der uma poda nas plantas vou também retirar grande parte de lemna para ver o que anda realmente pela superfície daquele aquário.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois é as gaijas ja la andam ovadas!!

obrigada pela ditas.ja tenh 4 ovadas mas nao sei o q se passou duas delas largaram os ovos aos poucos.se calhar ainda nao se habituaram ao aqua.de resto estao mt bem.só retirei aqueles machos e uma ou duas femeas mais claros q é pra começar a fazer a selecçao e a ver se consigo apurar a vermelhada!

pois a lemna...

é mt bonita mas aquilo cresce pra caraças!!.eu aqui ha dias tive q me livar dum monte dela pois aquilo tapa tudo!

vai dando noticias.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vocês conseguem diferenciar bem os machos das fêmeas?

 

Eu tenho 4 lá em casa e não consigo diferenciar, só tenho um que se destaca dos outros é bem mais vermelho e é maior mas li que isso pode acontecer quando é o macho dominador.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...

 

Machos e fêmeas desta espécie são facilmente identificáveis, quer a nível morfológico, quer a nível comportamental.

 

Vou usar uma foto minha como exemplo.

 

Mac_fem.jpg

 

Os machos

 

Morfologicamente:

 

Como poderás ver ai, o macho tem as barbatanas dorsais e anais bem mais desenvolvidas(2 filamentos compridos em cada), são usadas em disputas entre machos e exibições para as fêmeas (um verdadeiro espectáculo), a barbatana caudal também costuma ter um filamento mais comprido em cada extremidade.

 

Em norma estas barbatanas dorsais e anais desenvolvidas são mais escuras (mas varia entre populações tenho um macho que não apresenta muita coloração nestas) e a barbatana caudal costuma apresentar tons avermelhados nas extremidades (também variável consoante a população de origem).

 

Os machos apresentam uma coloração muito mais diversificada do que as fêmeas, quando estão excitados apresentam uma faixa verde-néon que percorre o dorso todo desde a boca ate a cauda, ao longo do corpo apresentam umas barras verticais mais escuras.

 

Comportamentalmente:

 

Os machos tem pilhas durecell são completamente identificáveis no aquário :D, a disputa(inofensiva) entre machos é incessante assim como a exibição para as fêmeas, estão sempre nisto só parando para comer

 

Vou deixar 2 links onde vês machos a "flashar"

 

 

 

 

Fêmeas

 

Morfologicamente:

 

Estas são ligeiramente menos encorpadas que os machos mas a diferença não e muita, não tem coloração exuberante, não tem as barbatanas dorsais e anais desenvolvidas, não tem os filamentos na barbatana caudal, podem apresentar vermelho na cauda embora não seja muito comum.

 

Comportamentalmente:

 

São uma paz :P, umas gracinhas que se limitam a por ovos.

Embora por duas vezes tenha observado um comportamento quase semelhante a disputa entre machos, onde vi fêmeas a flasharem entre elas, não sei se existirá hierarquia entre elas.

 

Umas fotos de algumas das minhas fêmeas.

 

Fems.jpg

A fêmea de cima é a única que tenho que apresenta vermelho na barbatana caudal e chega a ter as barbatanas dorsal e anal com um desenvolvimento muito pequeno mas destingue-se das outras por isso

 

IMG_4424.jpg

Este é o aspecto de 99.99% das fêmeas que vi ate hoje, minhas e não só. (nessa podes ver um ovo pendurado)

 

 

Bem acho que com isso chegas la. qualquer coisa apita.

 

Obs:acho que deves ter tudo machos. É o mais comum de se encontrar nas lojas, e alguns lojistas não sabem sequer como é uma fêmea dizendo que é difícil diferenciar.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde ja venho agradecer a tua resposta detalhada

 

Eu nao sou muito virado para os peixes o meu hobby é mais os camarões mas ha 2 peixes que me fascinam muito que são estes e os Gertrudes (Pseudomugil gertrudae).

 

Estou a pensar fazer criação destes 2 peixes mas ainda nao sei se faça um aquario para os 2 ou se os separo.

 

E sim pelas descrição que fizeste eu so tenho machos em casa

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Desde ja venho agradecer a tua resposta detalhada

 

Eu nao sou muito virado para os peixes o meu hobby é mais os camarões mas ha 2 peixes que me fascinam muito que são estes e os Gertrudes (Pseudomugil gertrudae).

 

Estou a pensar fazer criação destes 2 peixes mas ainda nao sei se faça um aquario para os 2 ou se os separo.

 

E sim pelas descrição que fizeste eu so tenho machos em casa

 

Cumprimentos

 

Também gosto muito desses gertrudae e dos furcatus, se algum dia tiver essa chance vou querer ter essas duas espécies.

Posso estar enganado, mas creio ter lido que os pseudomugil tem alguma tendência a comer as crias. pelo que tens de estar atento.

 

Quanto as iriatherinas vou tentar de novo...

Tive este tempo todo com a superfície do aquário completamente tapada por lemna, muito densa mesmo mal passava luz :D... tive imensos ovos. Sei que nasceram muitas crias mas devido a densidade da lemna acabavam por não se conseguir manter a superfície, que é o que elas gostam, e onde se alimentam.

 

Limpei a lemna quase na totalidade, tendo agora só (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] como flutuantes e com a maioria da superfície do aquário desimpedida. já tenho uma cria a nadar junto a superfície e a comer os bocados de sera micron que apanha, deve nascer mais uma amanha pelo estado do ovo e tenho mais 3 ou 4 ovos que foram postos recentemente.

 

Vamos ver se vai la desta vez :) se não resultar já tenho outra estratégia em mente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites Soul,

 

O promenor do ovo ta engraçado e gostei de ver os teus peixes ;) gostava de saber se me podias dar uma ajudinha mas nao relacionada com este topico

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto nao dar para te enviar PM desculpa o off-topic http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171104 sera que dava para passares por la e me dares umas dicas sou novato na Aquariofilia

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas Soul,

 

Sempre conseguiste criar algum alevim ?

 

Só vi este tópico agora e fiquei muito curioso, vi ontem destes peixes à venda e fiquei com vontade de os ter. Ando com vontade disso à mais de 15 anos...na altura não se arranjavam em Portugal.

 

Tenho um número da Tropical fish Hobbyist com uns 20 anos que na capa tem uns pseudomugil signifer de que nunca me esquecerei.

 

Se puderes conta as tuas últimas experiências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas Pedro...

 

Desculpa só responder agora mas nunca mais tinha visto este tópico.

 

A cria que me durou mais tempo foi cerca de 20 dias, nunca as consegui fazer vingar por falhas minhas. Ainda as tenho todas e tem posturas com regularidade.

 

Mas agora tem um casal de dicrossus filamentosus no aqua e dois gobios que devem fazer dos ovos e crias petisco.

 

Mas ainda n abandonei a ideia de as fazer crescer... hei de conseguir hehe.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais