Estado de choque ...


Rúben Ferreira

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Agora chegou a minha vez de vos pedir uma ajudinha.

 

Passo a expor o caso:

Tenho um betta em casa de uma pessoa amiga (betta esse que era de uma criação minha), que tem os seguintes sintomas (descolorado, não consegue afundar com facilidade e quando está à superfície tem tendência a apoiar-se ao que possa encontrar, eu diria que não tem equilíbrio, as barbatanas começaram a deteriorar-se, não come já à uns 15 dias e sempre que me aproximo, assusta-se e nada feito maluco, batendo contra as paredes do aquário).

 

Quando a pessoa amiga me disse que o betta estava esquisito, nunca pensei que fosse tão esquisito, nunca vi nada assim. Então vendo o betta neste estado, pedi a essa pessoa que fizesse tratamento com Esha 2000 durante 3 dias e depois pedi ainda que prolongasse durante mais 3 dias, dado que não havia grandes melhoras. Foi também adicionado Betta Fix.

 

Pois bem as melhoras que se fizeram notar foi unicamente nas barbatanas que posso dizer que deixaram de se deteriorar. Todos os restantes sintomas se mantêm. Trouxe então o betta para casa e coloquei num cubo vodafone com termostato e iniciei tratamento novamente com Esha 2000. Temperatura a 27 ºC. Fiz também uns banhos com água com sal (1 colher de sobremesa para sensivelmente meio litro de água). Vou no terceiro dia de tratamento e melhoras nada. Continua sem comer, já experimentei várias vezes com uma pinça abanar-lhe artémias e larvas de mosquito na frente dele, mas mal me aproximo ele assusta-se e nada feito maluquinho contra as paredes do cubo.

 

Eu acho que sei o que se poderá ter passado para o betta estar neste estado, mas não compreendo porque ele não recupera, pois essa pessoa tinha outro betta que passou pela mesma situação e está visivelmente melhor, embora os sintomas apresentados fossem os mesmos.

Já agora explico o que penso ter sido, essa pessoa fez duas TPA's com égua de garrafão do Continente. Antes dele entrar neste estado eu tinha visto o betta e ele estava lindo, brilhante reluzente, sei lá, saudável, por isso me mete impressão como ele não está a conseguir recuperar.

 

Sugestões!!!????

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O que aconteceu ao certo não sei, mas apostava num choque que sofreu nos parametros da agua.

Se fosse comigo (eu nestas coisas não complico) se tiveres um aquario estabilizado retirava um pouco dessa agua metia o peixe num recipiente c/tampa. e colocava um pano à volta de forma que ele tivesse sossegado e naõ tivesse mais choques de movimentos por perto, luzes etc. Não dÊs alimentação porque ele como está não se vai alimentar. Só daqui alguns dias.

Logo via o que acontecia.

Espero que corra tudo bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito estranho mesmo ele não recuperar com 2 tipos de tratamento, eu tambem tive problemas com a água da torneira, os bettas começavam com as barbatanas a desfazerem-se e aenrrolarem-se, e fazia tudo como manda a lei em questão de tratar a agua da torneira, essa água do continente não é boa, a melhor será a do pingo doce, que é a que utilizo agora.

 

Eu experimentava omnipur da sera tambem, e já podias ter acrescentado umas gotas de vitamina, já que ele não come,

mas isto vai ser tratamentos a mais, mas pronto faz como achares melhor.

 

Vai dando notícias, as melhoras

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma questão a fazer-te.

Se era da tua criação usavas filtragem UV?

 

Há um tratamento que vi usar e sei que dá resultados, duas folhinhas de amendoeira em meia caixa vodafone deixas estar uma semana e vez o que acontece...

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Entretanto enquanto esperava pelas vossas opiniões, após o tratamento com o Esha 2000, fiz duas TPA's de 50% de água e tentei colocar umas gotas de Aloe Vera. (Nunca tinha experimentado, embora já tivesse lido em alguns sítios que tem bons "poderes" curativos). Ainda estou à espera dos resultados, mas parece que ele recuperou um pouco a cor.

 

 

Obrigado pela dica António, vou colocar 50% de água de outro aquário e tentar que ele não seja importunado durante uns dias. Vou continuar a juntar umas gotas de Aloe Vera também pois acho que nada tenho a perder.

 

Obrigado Sandra, de facto lembrei-me que poderia colocar vitaminas, mas por incrível que pareça é coisa que nunca tive em casa. Tenho de adquirir. Para já não vou adicionar mais remédios nenhuns apenas coisas naturais.

 

Minum, o betta era da minha criação, mas já estava em casa desta pessoa amiga à vários meses e não tinha nenhum tipo de filtragem, apenas TPA's duas vezes por semana. A pessoa dentro dos possíveis cuida bastante bem dos bettas. Se tivesse possibilidades monetárias cuidaria bem melhor. E entretanto já tem filtragem, apenas esponja, mas tem.

Quanto a mim, em minha casa não uso filtragem UV. Mas irei usar no meu próximo projecto que está apenas ainda na cabeça, que irá brevemente passar para papel e mais lá para a frente irá ser uma realidade. As folhas de amendoeira seria sem duvida uma boa opção, mas neste momento não tenho nenhuma e por isso vou esperar por resultados com a dica do António e com a adição de Aloe Vera.

 

Bem os próximos 3 dias o betta não irá ser importunado, esperando que ele possa recuperar.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu não estava a pôr em causa o tratamento dado ao betta. Como já me falaram de casos em que o betta ao passar de aquarios com UV para não UV ficava vulneravel fiquei curioso, mas não tenho nenhuma experiencia nesse campo.

 

Essa do Aloe Vera também é curiosa!

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

Nunca mais disse nada, mas para quem possa vir a ler este tópico no futuro, ficam a saber que o betta está vivo, embora tenha ficado com mazelas nas barbatanas, ainda não voltaram ao que eram e dificilmente voltam. E também se nota que não nada bem, mas come e está de perfeita saúde. No outro dia quando lhe apareci à frente até me abriu as guelras e ele normalmente nem costuma reagir quando lhe mostro o espelho. Por isso tendo em conta o estado em que esteve e o facto de durante mais de um mês não ter comido, está muito bem.

Se foi ou não do Aloe Vera, não sei, mas mal não fez. Vou continuar a aplicar em futuros problemas que tenha com bettas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca mais disse nada, mas para quem possa vir a ler este tópico no futuro, ficam a saber que o betta está vivo, embora tenha ficado com mazelas nas barbatanas, ainda não voltaram ao que eram e dificilmente voltam. E também se nota que não nada bem, mas come e está de perfeita saúde. No outro dia quando lhe apareci à frente até me abriu as guelras e ele normalmente nem costuma reagir quando lhe mostro o espelho. Por isso tendo em conta o estado em que esteve e o facto de durante mais de um mês não ter comido, está muito bem.

Se foi ou não do Aloe Vera, não sei, mas mal não fez. Vou continuar a aplicar em futuros problemas que tenha com bettas.

 

Olá amigo Ferreira eu não sou nenhum expert em bettas, simplesmente ainda ando aprender, eu comprei um betta no corte ingles em gaia,na altura do sao Joao no porto, ano passado, era o unico que havia, o problema é que tinha cerca de 1mm de cauda e barbatanas a meio, porque um dos empregados lembrou-se de misturar todos os bettas macho, este foi um sobrevivente, depois de o vermos naquele estado, a minha namorada vira-se para a funcionaria, e perguntou-lhe quando iam ter mais, era passado 2 semanas, e que iria acontecer se aquele nao fosse vendido, a resposta fez que comprasse o betta, dizendo a empregada que 'ia para o lixo,porque já nao servia para nada', a minha namorada ficou tocada com isso e trouxemos, ele nos primeiros dias andava assustadiço depois foi só festa até hoje, e nao usei produtos nenhuns a não ser o anti-cloro da API Stress Coat com aloe vera e reparação de tecidos, posso-vos dizer que está lindo tem uma cauda de cerca 3cm.

 

dscf3055a.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Condicionadores de Água

 

STRESS COAT, com o poder de cura de Aloe Vera, é cientificamente comprovadas para reduzir o stress dos peixes e curar tecidos danificados.

Ele forma uma camada de lodo sintéticas e substitui a secreção natural de lodo que é interrompido pelo manuseio, transporte, peixes de combate, ou outras formas de estresse.

 

Ajuda a reduzir a susceptibilidade a doenças e infecções. Ajuda a curar as barbatanas rasgadas e feridas na pele. Reduz a perda de eletrólitos. Também trabalha imediatamente para remover o cloro, cloraminas e amônia da água da torneira. Neutraliza os metais pesados. Use quando se inicia um novo aquário, adição ou mudança de água e adicionar os peixes.

 

• cientificamente comprovadas para reduzir o stress dos peixes em 40%.

• Cientificamente provado para curar feridas e promover a regeneração do tecido danificado peixes.

 

Não estou a fazer publicidade ao produto é simplesmente para mostrar o que uso e o que tem escrito no rotulo.

 

CUmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais