Casal de Kribs


Recommended Posts

Boas a todos

 

Estou com um problema com o meu casal de kribs, até á cerca de dois dias, andavam juntos pelo aquário, partilhavam a mesma toca, a fêmea tremia para o macho, o macho perseguia-a e ela estava com a barriga bastante vermelha e gorda, até aqui tudo normal.

 

Agora o macho persegue a fêmea por todo o lado, ela está escondida num canto, sem aquela barriga vermelha e gorda.

 

As perseguições do macho são diferentes das normais pois ele agora tenta mesmo morder a fêmea. Ainda mais estranho é que ele só ataca a fêmea, deixando os restantes peixes em paz.

 

Isto já aconteceu a alguém? Têm alguma ideia do que se passa?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens mais alguma femea no aquario?

podem estar simplesmente chateados apenas..lol

deixa andar que quanto menus interferires melhor..

 

mudaste alguma coisa no layout?

podes ter mexido no territorio deles ou algo assim..

Editado por Bruno A. Cardoso

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive a mesma experiencia que tu, mas no meu caso aconteceu quando tiveram a 1ª postura.

Ao iniciar a 2ª semana ... o macho automaticamente expulsou a femea do esconderijo sem que eu tenha visto a razão para isso.

Como se não fosse suficiente, ele andava atras dela a fazer varias investidas ao ponto de me parecer que podia matar a femea.

 

Algo que pode acontecer se não tiveres cuidado.

O que fiz foi retirar a femea do aqua de criação e a colocar novamente no comunitário, deixando o macho com os bebes.

Ficaram separados umas 3 semanas ate eu retirar o macho novamente para o comunitário.

 

O resultado foi "juntos novamente" e tenho neste momento a 2ª ninhada com 2 semanas. O comportamento tem sido impecável de ambos os progenitores.

Sabes que eles vão aprendendo com as posturas logo os laços ficam mais fortes entre eles.

 

Ja li que motivos para o macho recusar a femea, podem passar por ela ser uma femea fraca ao nivel de posturas.

Meu conselho é separar os 2 durante algum tempo e tentar novamente.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens mais alguma femea no aquario?

podem estar simplesmente chateados apenas..lol

deixa andar que quanto menus interferires melhor..

 

mudaste alguma coisa no layout?

podes ter mexido no territorio deles ou algo assim..

 

Não, não tenho mais fêmeas no aquário e também não mexi no layout, já estão assim há dois dias mas pode ser que lhes passe. :confused4:

 

obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive a mesma experiencia que tu, mas no meu caso aconteceu quando tiveram a 1ª postura.

Ao iniciar a 2ª semana ... o macho automaticamente expulsou a femea do esconderijo sem que eu tenha visto a razão para isso.

Como se não fosse suficiente, ele andava atras dela a fazer varias investidas ao ponto de me parecer que podia matar a femea.

 

Algo que pode acontecer se não tiveres cuidado.

O que fiz foi retirar a femea do aqua de criação e a colocar novamente no comunitário, deixando o macho com os bebes.

Ficaram separados umas 3 semanas ate eu retirar o macho novamente para o comunitário.

 

O resultado foi "juntos novamente" e tenho neste momento a 2ª ninhada com 2 semanas. O comportamento tem sido impecável de ambos os progenitores.

Sabes que eles vão aprendendo com as posturas logo os laços ficam mais fortes entre eles.

 

Ja li que motivos para o macho recusar a femea, podem passar por ela ser uma femea fraca ao nivel de posturas.

Meu conselho é separar os 2 durante algum tempo e tentar novamente.

 

Abraço

 

João

 

Pois, não sei se houve postura, mas se assim fosse ele tb não atacava os outros peixes?

 

Se houver postura, penso que é a primeira.

 

Acho que vou separa-los.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não sei se houve postura, mas se assim fosse ele tb não atacava os outros peixes?

 

Boas,

 

Pois não sei que aquário tens. No caso de teres mais peixes, uma das coisas que te leva logo a saber que terás uma possivel postura, são as caracteristicas do corpo da femea e a defesa do seu território.

Mesmo antes da postura ambos defendem a zona. Com a postura intensifica essa defesa.

 

Se tens possibilidades de separar o casal faz isso durante algum tempo e testa novamente depois.

Vai dando noticias.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim aconteceu o inverso, depois de uma postura com sucesso, mas em que desapareceram todos os filhos e o macho não estava a guardar a toca em condições, pois o bicho estava cançado, a postura foi pouco tempo depois de uma outra que correu bem, mas o macho ao proteger a toca valentemente ficou com a cauda ratada, pois ele atacava os outros peixes... lá os outros peixes rataram-lhe o rabo. notava-se mesmo o cansaço do peixe.

 

A femea depois de perder os filhos todos (comidos por eles ou por outros peixes, nao sei), ela expulsou e atacava o macho expulsando-o para o outro canto do aquario onde estavam outros ciclideos. Nem o poderia ver à frente, mas passando um tempo voltou tudo ao normal e voltaram a procriar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim aconteceu o inverso, depois de uma postura com sucesso, mas em que desapareceram todos os filhos e o macho não estava a guardar a toca em condições, pois o bicho estava cançado, a postura foi pouco tempo depois de uma outra que correu bem, mas o macho ao proteger a toca valentemente ficou com a cauda ratada, pois ele atacava os outros peixes... lá os outros peixes rataram-lhe o rabo. notava-se mesmo o cansaço do peixe.

 

A femea depois de perder os filhos todos (comidos por eles ou por outros peixes, nao sei), ela expulsou e atacava o macho expulsando-o para o outro canto do aquario onde estavam outros ciclideos. Nem o poderia ver à frente, mas passando um tempo voltou tudo ao normal e voltaram a procriar.

 

Separaste-os?

É que eu não consegui apanhar a fêmea, mesmo cansada pelas perseguições do macho :S

 

Estava a pensar tentar novamente á noite...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não... deixei estar. estao em aqua de 1 metro e o layout é pensado para ciclideos. logo não existe motivo para tirar os peixes, têm tocas, refugios, pedras onde se podem esconder atras. E lá se entenderam novamente. Foi apenas curioso pois são por norma muito unidos. E nem sempre é como se diz. Normalmente a femea treme para o macho, mas ocasionalmente é o macho que treme para a femea.

 

eu agora no aquario tenho dois filhos deles, e pronto os filhos tem que levar com a rejeição dos pais dentro do seu territorio, fora isso... tudo ok. São muito unidos.

 

aqui o aqua que eles partilham com outros ciclideos, as tocas estao sinaladas e os esconderijos dá para ver que há bastantes, 7 ou 8 diferentes no total. Dá para ver na imagem um kribensis a espreitar de uma toca. :confused4: os pais tem territorio naquele canto, os filhos ficam no fundo ou no canto das pedras da direita.

pr17out1tocas.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não... deixei estar. estao em aqua de 1 metro e o layout é pensado para ciclideos. logo não existe motivo para tirar os peixes, têm tocas, refugios, pedras onde se podem esconder atras. E lá se entenderam novamente. Foi apenas curioso pois são por norma muito unidos. E nem sempre é como se diz. Normalmente a femea treme para o macho, mas ocasionalmente é o macho que treme para a femea.

 

eu agora no aquario tenho dois filhos deles, e pronto os filhos tem que levar com a rejeição dos pais dentro do seu territorio, fora isso... tudo ok. São muito unidos.

 

aqui o aqua que eles partilham com outros ciclideos, as tocas estao sinaladas e os esconderijos dá para ver que há bastantes, 7 ou 8 diferentes no total. Dá para ver na imagem um kribensis a espreitar de uma toca. :transport027: os pais tem territorio naquele canto, os filhos ficam no fundo ou no canto das pedras da direita.

pr17out1tocas.jpg

os furos foste tu que fizeste ou ja as compraste/encontraste assim? XD

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui eu que fiz, as pedras fazem apenas de entrada, cada toca é um tubo plastico que é enterrado na areia. logo é mais do que o que aparece à vista.

 

os peixes adoraram.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais