Agua "amarela"


Recommended Posts

Boa noite.

 

Precisava de um esclarecimento. Acabei de montar o meu aqua de 120l, mas não pude ainda por peixes para completar o ciclo, pois acabei por ficar de cama.

 

Tenho deixado o meu aqua a funcionar normalmente, so que hoje la me consegui levantar e verifiquei que a agua estava muito "amarela/castanho". Em principio deve ser dos troncos mas porque?

 

Agradecia a vossa ajuda.

Obrigado

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quando acabei de montar o aquario so passados uns dois/tres dias é que meti os troncos.

Deixei os troncos dentro de agua bastante tempo e nessa altura a agua ficava com essa cor, mas disseram-me que uma vez dentro do aquario isso nao se notava.

 

Ja tenho os troncos dentro do aquario a coisa de uma semana mas so ha uns 3 dias é que ficou assim.

 

Ainda nao tenho peixes no aqua.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É normal o tom amarelado da água quando existem troncos.

Esse tom deve-se à libertação de taninos do tronco para a água e só ao fim de muito muito tempo de o tronco estar na água é que poderá deixar de se notar tanto.

 

Podes sempre diminuir a tonalidade amarela fazendo TPA's mais regulares, mas muito dificilmente terás a água totalmente cristalina, pelo menos enquanto o tronco libertar taninos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ja devia ter posto "habitantes" no aqua ha mais tempo.

 

Mas como acabei por não ter tido tempo para acompanhar como deve de ser o começo do aqua, acho que deixei que as coisas se atrasassem mais do que deviam.

 

Quero ver se esta segunda feira compro mais umas plantas e os respectivos "condóminos".

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estava com problemas com a cor da agua, e começei a fazer tpa's de 4 em 4 dias, e nas 24h a seguir a fazer o tpa colocava carvão (para retirar os quimicos da agua "nova" e a coloração do aquario), bem passadas 2 - 3 semanas tenho a agua totalmente cristalina. Pelo que sei os peixes não se importam com a cor da agua desde que esta tenha uma boa qualidade, já agora... ferves-te o tronco? não sou perito em troncos mas acho que têm que se ferver antes de colocar no aquario....

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Quanto a fazer TPA's ainda nao tinha feito nenhuma pois o meu aquario tambem ainda nem sequer fez o ciclo completo.

Mesmo assim acho que vou ter que fazer uma mudança de agua.

A qualidade da agua esta boa, é so mais pelo aspecto do aqua (ficar todo amarelado).

 

Qaunto aos troncos ainda os tive perto de 3 semanas mergulhados em agua e ainda os fervi perto de umas 6 vezes cada antes de os colucar no aqua.

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qaunto aos troncos ainda os tive perto de 3 semanas mergulhados em agua e ainda os fervi perto de umas 6 vezes cada antes de os colucar no aqua.

 

Então acho que não deve ser ai que está o problema :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu acho completamente normal os aquarios novos ficarem com tonalidades estranhas.... O meu ao principio a agua éra branca (tipo poeira... penso que devido ás bacterias) já o de um amigo meu ficou todo amarelado... mas nada que não se resolva com o passar do tempo.

Tens que dar tempo ao aquario para estableçer um equilibrio, não te esqueças das tpa's (que não devem ser nem de mais nem a menos) e do carvão activado durante as primeiras 24h cada vez que mudas a agua (o carvão vai te tirar a coloração da agua, e os quimicos, mas também vai destruir nutrientes e bacterias importantes, por isso não deve premaneçer muito tempo). Bem acho que devias por um ou outro peixito pa fazer porcaria, se não o ciclo não se iniçia, ou então usa daqueles frascos de bacterias (eu pessoalmente nao gosto de usar quimicos)

 

Boa sorte :oops:

Vai dando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

partindo do principio que não deste uma mijinha lá para dentro :idea: , é seguro que essa tonalidade amarela resulta dos troncos.

resolves isso com carvão activado ou então adicionando líquidos tipo sera aqutan. mas devo te dizer que os peixes gostam da água assim. principalmente os da amazonia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho das opiniões de Maggiorati e de Darius.

 

Tenho um aquário montado desde 23 de Setembro de 2004 com dois troncos maiores (40x40) e dois menores (25x25) estes dois últimos plantados e apesar das TPA's frequentes a cor é sempre amarelada/acastanhada.

 

Diria que é normal e como não me parece que seja prejudicial aos peixes, resta apenas a questão estética. Quanto à utilização de carvão, pode até resultar, apenas com o senão de que não deverá ser mantido por longos perídos de tempo e de forma continuada, isto pelo que tenho aprendido aqui no Fórum.

 

A adição de "químicos" no aquário como "aqutan" poderá resolver mas será seguramente uma adição desnecessária de químicos.

 

Espero ter ajudado de alguma forma...

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A adição de "químicos" no aquário como "aqutan" poderá resolver mas será seguramente uma adição desnecessária de químicos.

Só uma correcção... o aqutan que eu saiba é um anti-cloro com acção combinada de anti-stress para os peixes.

Não acho que vá fazer coisa nenhuma à cor amarela da água :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius:

 

Coloquei "químico" e "aqutan" entre aspas por se tratar de uma citação de um produto (feita no post de Maggiorati) pois, não conheço nem o produto nem a sua aplicabilidade.

 

Agradeço de qualquer forma pelo reparo pois, poderia estar a induzir em erro o user RamireZ.

 

As minhas desculpas pela incorrecção, embora de forma inadvertida, tentarei estar mais atento de futuro e utilizar a funcionalidade "citar".

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intromissão, mas definitivamente a água amarela é por causa dos troncos. Como alguém já disse libertam taninos e até ácidos húmicos. Esta água tende a ser ácida, normalmente boa para discus, acautelando os restantes parâmetros.

Só uma dica, quando coloco os troncos em água a ferver, deito sempre +- 4 colheres de sopa de sal, numa panela de 10 a 15 litros. Deixo também levantar fervura 3 a 4 vezes.

Mas esta operação só é feita depois de deixar os troncos em água durante pelo menos 15 dias, de preferência com mudanças de água diárias.

Na situação em causa, concordo que resolves com tpa's e algum tempo para os troncos "secarem" os taninos e os ácidos.

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.