ovos de kribensis nunca eclodem


Recommended Posts

boa noite,

 

tenho um casal de kribensis,cujo os ovos nunca eclodem. já tiveram cerca de 5 posturas e ao 3 dia parece que os ovos murcham ou acabam por desaparecer.

Alguém me consegue ajudar?

tenho o casal já formado,o aquário é plantado e tenho um coco onde depositam os ovos.

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o casal foi recentemente formado?

pode ser por inexperiencia...

 

Tens alguma coisa no aquario que os assuste e os faça comer os ovos?

há alguem na casa que ande a bater no vidro ou coisa que o valha?

 

tudo conta para o insucesso das posturas :medieval_mace:

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O casal esta formado a algum tempo, mais ou menos 3 meses, de 15 em 15 dias a fêmea põe ovos no coco e os ovos no 1º e 2º dia estão brancos e no terceiro parece que murcham e acabam por desaparecer (não sei se são comidos efectivamente).

 

Não tenho ninguém a bater no vidro, os kribensis estão com mollys balão e nariz de bêbado que são peixes que não ocupam o território deles. O único factor que poderá existir é mesmo uma kribensis fêmea que tenho mais pequenina, mas ela anda sempre escondida. Não me parece que seja esse o problema, eles protegem os ovos, estão sempre no coco e é sempre ao 3º dia que eles ficam escuros e desaparecem e não chega a nascer nada.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm o facto de estarem escurecidos e porque foram fecundados com sucesso...

Tens algum esconderijo para eles?

Normalmente eles gostam de cascas de coco ou vasos de barro de pé com uma entradazita....

 

se tens uma femea a mais no aquario, cuidado, nesta especie é a femea que escolhe o macho, por isso pode muito bem ela andar a fazer-se a ele e a outra femea nao sentir segurança o sufeciente e nao ir para a frente com a postura...

 

ou entao se estao sempre brancos e porque nao foram fecundados...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kribensizinhos nascem no terceiro dia. Penso que poderá ser o caso em que os pais comem o filho por medo. outra situação é os ovos fungarem, a mim acontece-me essa situação (fungar ou ovos desaparecerem no dia da eclosao sem se ver filhotes) com os altispinosa, mas com os kribensis não... a reprodução dos kribs é efectivamente menos complicada.

 

eu se fosse a ti, colocaria o filtro a fazer de cascata ou a fazer ondulação para aumentar a oxigenação do aquário, faria também uma TPA de 10% com água directamente da torneira para limpar a água. e ao retirar a água que vais por fora, usar o metodo de sinfonagem para remover alguma espécie de lodo ou fungos que existam nos cantos do aquário. Por ultimo variava a alimentação deles com comida para peixes de fundo.

 

algo ai não bate certo, o aquário tem que dimensao?

 

O casal que tens parece-me absolutamente normal. A femea é sempre mais pequena que o macho, é uma caracteristica das femeas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 60 litros. Eu sei que não é o ideal, mas tal como disse anteriormente só tem mollys balão e nariz de bêbado e todos convivem em perfeita harmonia, mesmo em época de acasalamento os kribs fartam-se de namorar e não são minimamente agressivos, apenas afastam os que se aproximam do coco.

 

O casal esta muito colorido e andam sempre juntos, a outra fêmea esta sempre escondida, mas esse pode realmente ser o factor de stress deles porque a estão sempre a manda-la embora, por isso é que ela esta sempre escondida num canto do filtro.

 

Provavelmente vou ter que me desfazer dessa fêmea que esta a mais, hoje já não tenho ovos outra vez, é sempre no 3º dia.

 

Eu tenho muitos esconderijos, plantas um coco e um tronco com um buraco por baixo onde eles também se escondem muitas vezes, mas eles escolhem sempre o coco para pôr os ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais