Ajuda com instalaçao de iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal

EStou com um problema dos diabos...

estou a montar a iluminação... 4 lampadas t5 ligadas aos pares de 28w... 115 cm. balastro philips 2xTL-D 36W Warm start.

Segui o esquema a risca e esta a funcionar pois quando ligo a electricidade a coisa funciona e acendem as 2 lampadas. O problema e que passado um ou dois minutos apaga...desligo espero uns segundos volto a ligar e acende mas volta a apagar...

Ja nao sei que fazer... sera que os balastros estao avariados???? acabaram de vir da loja e acontece o mesmo com os dois conjuntos de lampadas...

Será que 80 cm de fio dos balastros a lampada e demasiado???

 

Agradeço ajuda enquanto ainda tenho cabelos... na cabeça ;)

obrigado pelas ajudas que ai vem bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aquilo que consegui perceber, tens um balastro Philips HF-Performer 236 TL-D EII 220-240V 50/60Hz

 

Agora nas lâmpadas é que fiquei mais ou menos confuso! Pares de 28Watts? Com 115 cms de comprimento são T5 HE de 28Watts. Estás a tentar ligar 4 lâmpadas de 28Watts cada, aos pares, que dá 56Watts + 56Watts num balastro que apenas dá 36Watts + 36Watts?!? Faltam-te 20Watts + 20Watts para que isso funcione correctamente!

 

Acende durante dois minutos que é o tempo de descarga do condensador interno do balastro! Depois disso entra em protecção, e só volta a funcionar mais dois minutos depois de ligar e do condensador recarregar. Estás sujeito a queimar o balastro...

 

Não conheço, e não consegui encontrar balastros que tenham saída de 56Watts x 2! Há sim 58Watts x 2. A Philips julgo que não tem. Encontrei foi da VOSSLOH-SCHWABE, que podes consultar aqui. A diferença de 2 Watts a mais não é significativa.

 

Segundo o "manual" dos balastros da Philips, o fio pode ir até aos 300cm.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ja exprimentaste trocar os arrancadores?

Arrancadores :lol: ...

 

Desconhecia que balastros electrónicos necessitavam de arrancadores :P ... just kidding. Aposto que leste na diagonal.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Expliquei-me mal...

sao 4 lampadas e 2 balastros

cada balastro 2 lampadas... sendo 2 x 36 devia dar para 2 x 28

mas e isso que acontece... mas a medida que ligo e desligo o tempo que esta acesso diminui...

e ja experimentei com fios de 20 cm... faz o mesmo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Expliquei-me mal...

sao 4 lampadas e 2 balastros

cada balastro 2 lampadas... sendo 2 x 36 devia dar para 2 x 28

mas e isso que acontece... mas a medida que ligo e desligo o tempo que esta acesso diminui...

e ja experimentei com fios de 20 cm... faz o mesmo :)

 

Isso é o sistema de protecção do balastro, para que não se queimem as lâmpadas. As lâmpadas não consomem a energia toda que o balastro debita, vai acumulando dentro deste e para não "rebentar", ele desliga. Explicando assim por miúdos, é isso que está a acontecer.

 

Os balastros electrónicos, conseguem "ver" que lâmpadas lá estão ligadas através do consumo destas. Digamos que tem um comparador de energia fornecida versus energia absorvida. Se a diferença for muita, ele desliga-se para proteger as lâmpadas e/ou o balastro, conforme se é energia em excesso ou em falta.

 

Para cada tipo de lâmpadas existe um balastro especifico, isto falando de potências de saída. Ou trocas os balastros, ou as lâmpadas, de modo a que sejam com potências idênticas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ao ler de novo as respostas do David fui ver o link na philips e descobri que os balastros sao TLD e as lampadas TL5... no site existem balastros TLD e TL5 pelo que a diferença pode estar ai... sera isso??

ja agora mais uma ajuda david e obrigado

 

as lampadas sao estas

http://www.ecat.lighting.philips.com/l/cat...mp;title=MASTER TL5 HE 28W/840 1SL&ctn=927926584055_EU

Editado por rop38286
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na teoria, deviam funcionar tanto com T5 como com TL-D, já que o código de aplicação é o mesmo: "EII"! Podes ver na "Tabla comparativa" no site: Balastros T5 e TL-D. Tabela no fundo do PDF. Escrevi na teoria porque as potências deviam ser muito próximas! A potência do balastro versus a potência das duas lâmpadas em série. No teu caso, a diferença é muita! Tens mais potência do que aquela que necessitas.

 

Os balastros que mais "se aproximam" do que precisas são:

  • HF-P 154 TL5 HO EII 220-240V 50/60Hz. Dá-te 54 Watts para as duas lâmpadas de 28, que faz um total de 56 Watts. Esses dois watts a menos não interferem em muito.
  • HF-P 158 TL-D EII 220-240V 50/60Hz. Dá-te 58 Watts para as duas lâmpadas de 28, que faz um total de 56 Watts. Esses dois watts a mais não interferem em muito.

 

EDIT: O balastro indicado para essas lâmpadas é este! Dá para 2 lâmpadas de 28, ou duas de 35, ou duas de 49 ou ainda duas de 80Watts. Precisas de dois, e eles próprios se regulam. Há ainda um outro que dá para lâmpadas desde 24 Watts a 39Watts, que também se regula sozinho, mas apenas dá para uma lâmpada. Terias de ter 4 destes...

 

 

Espero ter dissipado todas as dúvidas, e depois indica-me para onde deverei enviar a factura do aconselhamento técnico prestado :D. A vida não está fácil... ( just kidding ).

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ja pedi para trocar os balastros... mas la na loja percebem quase tanto como eu de balastros... mas foram muito atenciosos e simpaticos... ja estao a tratar da troca. depois logo vimos se a coisa funciona

obrigado ao david pelas explicaçoes... factura so depois de estar tudo a funcionar... quem paga adiantado fica mal servido biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin :D :D

Editado por rop38286
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Prontos, eu guardo a factura, e quando passar por esses lados cravo-te um café.

 

Depois de trocares os balastros, dá notícias.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.