Questões de consanguinidade


oombapt

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Tendo ciclideos africanos e tendo agora a minha primeira criação de uma das minhas espécies , como será a melhor maneira de proceder em relação ao futuro e aos peixes já existentes para evitar problemas de consanguinidade, ou não terei de me preocupar com nada disto?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ora aqui está um tema extremamente interessante e que, espero, vá ter inúmeras opiniões...

 

Sem qualquer base cientifica (não a possuo) esta minha opinião é puramente baseada na minha experiência com a manutenção de Ciclídeos Africanos.

 

Nas minhas criações, sinceramente, a minha intuição leva-me a preferir vender os peixes e decidir não os manter juntamente com a geração que os originou (evitando, portanto, consanguinidade). Mesmo que pretenda ( a médio ou longo prazo) aumentar o número de indivíduos da colónia do aquário principal, prefiro comprar peixes da mesma espécie de outra origem.

 

Mas, como digo, esta minha opinião não tem qualquer base cientifica. É sabido (E provavemente já todos lemos algo sobre o assunto) que a consanguinidade não é benéfica, mas eu estou longe de conhecer a fundo a problemática.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tema interessante.

 

Não sei o quanto percebe de genética, mas vou partir do princio que sabe pouco, desculpe se não for o caso.

 

Depende do que queira fazer.

 

O inbred usa-se para apurar as espécies, que foi feito na maioria das espécies domésticas, cão, gatos, até os próprios peixes. Nesses casos o que se faz é cruzar os individuos com certas caracteristicas para aperfeiçoar as mesmas, nesses casos usam-se indivuduos genéticamente próximos, pode dar-se o caso de cruzar os pais com a própria descendência. Por exemplo, tem um peixe muito colorido e um menos, cruza os dois, dessa descedencia escolhe os mais coloridos e volta a cruzar e assim sucessivamente, após algumas gerações quase todos os peixes vão ser bastente coloridos, de um parcial de peixes coloridos e menos coloridos de 50-50 no inicio evolue talvez para 90-10 passadas algumas gerações.

 

O outbred é deixar a criação ao acaso, o ideal seria trocar alguns dos exemplarers da sua criação por outros de outro criador para alargar o fundo genético.

 

Vou dar um exemplo bastante fácil de compreender, os camarões crystal red e os bee são diferentes morfologicamente e (peço desculpa se estiver enganado) foram resultado de inbred da mesma espécie de camarões, num caso deu-se especial atenção às cores vermelha e branca do crystal e cruzaram-se os que acentuavam estas caracteristicas, no outro caso à cor mais acastanhada. O resultado desse inbreding foi 2 derivações diferente uma da outra.

Se juntar as duas estirpes vai fazer o outbred e eles vão cruzar entre si e passadas algumas gerações não tem nem uma coisa nem outra.

 

A grande desvantagem do inbred é que ao acentuar uma certa caracteristica positva, a cor, as barbatanas, etc, poderá também acentuar algumas negativas, propensão para apanhar certas doenças,incompatibilidadea a algumas variações na àgua, etc.

 

Se quiser apurar alguma caracteristica opte pelo inbred, se pelo contrário só quer ter os peixinhos em casa e deixar as posturas ao acaso o meu conselho é ir trocando alguns exemplares com outros aquariofilistas, pois nesses casos é favorável ter um fundo genético alargado.

 

Mas não fique preocupado porque a consiguinidade não é um bicho de 7 cabeças.

 

Fico à espera de mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais