AQUARIUM


Ti@go

Recommended Posts

Viva Pessoal,

 

depois de andar uns tempos a juntar alguns acessórios para montagem do meu aqua, acho que já posso dar inicio à sua montagem, aproveitando também para vos mostrar como vai decorrendo e esperando que os mais experientes corrijam alguns erros e dêem sugestões para que tudo corra bem :bs_quesexclaim:!

 

Nome: AQUARIUM

 

Dimensões: 100* 42 * 51,5

 

Substrato Fértil: Elos Botton Mineral (5 litros) e ADA Power Sand (2 litros)

 

Substrato: ADA Amazónia (18litros)

 

Aquecimento: Jager 200W

 

Filtragem: TETRA Tec EX 700

 

Iluminação: Calha 3* 39W T5

 

Hardscape: Seiryu Stone e Moor Wood

 

CO2: Pressurizado

 

Flora: Hygrofyla dwart , Limnophila Sessiliflora - Ambulia, Microsorum Minor,Rotala Walli, Hygrophila Polysperma, Staurogyne, Cryptocoryne Becketii, Cryptocoryne Wendtii Green e Hemianthus Callitrichoides (Cuba), Anúbia Barteri var."nana", Alternanthera Rosaefolia.

 

Fauna: 1 Casal de Ramirezis , 1 Casal de Colisa Lália, 13 Cardinais, 12 Nariz de Bêbado, 1 SAE, 3 Otos, 1 Neon ( veio por acréscimo com os cardinais), 1 Betta Splendens azul.

 

Colocação do Substrato fértil. ( Não acupei o fundo todo porque acho que fica feio ver-se a diferença de cores dos substratos na parte da frente do aqua e também não devo colocar plantas naquela zona)

 

dscf0441.jpg

 

dscf0442z.jpg

 

 

 

Hardscape ainda em fase de estudo. Ainda não me decidi se será esta a disposição das rochas e troncos.

 

dscf0456z.jpg

 

 

A calha deve chegar esta semana, segundo a previsão, e aí já poderei iniciar a plantação da flora e colocar o termóstato e o filtro.

 

Fico a aguardar sugestões!!

 

Abraço

Editado por Ti@go
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Layout escolhido, iniciou-se a montagem!

 

dscf0461q.jpg

 

 

A plantação até nem correu mal, tentei por as plantas de maiores dimensões na parte traseira do aqua e as mais pequenas na parte da frente.

 

dscf0471u.jpg

 

 

 

 

Mais tarde decidi mudar umas coisas, até porque me tinha esquecido de prender os troncos para que eles não subissem para a superfície e ficou então assim!

 

dscf0480ps.jpg

 

dscf0484a.jpg

 

dscf0485f.jpg

 

A montagem já tem uns 3 dias e quando a finalizei, a água estava bastante turva, devido ao facto de ter remexido o subestrato em busca da melhor maneira de prender os troncos. Ontem, quando adicionei o CO2 caseiro, reparei que os troncos estavam a ganhar um espécie de gosmas em volta, mas segundo me disseram, é perfeitamente normal e que quando adicionar os peixes, eles comerão aquilo.

 

 

 

Agora o que me preocupa é que parece que as minhas Hygrophilas estão cheias de algas filamentosas :(

 

dscf0486f.jpg

 

 

O que devo fazer?

 

Actualmente estou com um período de iluminação de 8 horas/dia, devo continuar com este período?

 

 

Abraço

Editado por Ti@go
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Adicionei uma equipa de limpeza para ver se consigo controlar as algas:

 

6 Red Cherry

3 Neritinas

2 Otocinclus Vestitus

 

Alguma sugestão para melhorar esta equipa?

 

Reduzi também a intensidade de luz para 88W.

 

dscf0494f.jpg

 

dscf0497e.jpg

 

dscf0504x.jpg

 

 

Adicionei também mais uma planta, neste caso a Rotala Walli para tentar diminuir a quantidade de nutrientes no áqua!

 

dscf0492o.jpg

 

 

 

Hoje medi os valores da água e o resultados foram os seguintes:

 

NO3 - 10

NO2 - 0

KH - 3ºd

GH - 16ºd

PH - 6,8

NH3 - 2,4

 

 

O que acham? São normais para inicio de montagem?

 

Digam de vossa justiça!

Editado por Ti@go
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As raizes sao loucas!

 

As pedras colocas te de uma forma que parece que falta encher aquele espaço interior

 

Estas a pensar por algum tipo de flora nesse espaço? tapete por exemplo?

 

o tronco!! e essa nanha manhosa...

 

eu estou com o mesmo problema e o tronco foi apanhado num rio.

 

eu apenas tenho 3 SAE mas tenho que arranjar mais brigado de limpeza para ajudar nessa treta!

 

Falaram-me azul de metileno a 5% e talvez venha a colocar!

 

È que alem do tronco com os peixes a bicarem naquilo vai se soltando e se agarrando ás plantas!

 

APenas tens no tronco ou em alguma parte do subsrato?

 

E as algas? JA estao a sumir?

 

Esse aqua com uns ajustes tem muita pinta!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o espaço que tenho no perimetro delineado pelas pedras é para encher com flora, apesar de ainda não saber que tipos de plantas irei adicionar. O exterior estava a pensar pôr tapete de Cuba, mas vamos ver como corre...

 

No meu áqua, felizmente só tenho o "bolor" nos troncos, espero bem que não alastre a outras zonas :P

 

A equipa só foi adicionada hoje, pelo que ainda é muito cedo para ver resultados. Não estou é certo que seja suficiente para limpar aquilo tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o espaço que tenho no perimetro delineado pelas pedras é para encher com flora, apesar de ainda não saber que tipos de plantas irei adicionar. O exterior estava a pensar pôr tapete de Cuba, mas vamos ver como corre...

 

No meu áqua, felizmente só tenho o "bolor" nos troncos, espero bem que não alastre a outras zonas :P

 

A equipa só foi adicionada hoje, pelo que ainda é muito cedo para ver resultados. Não estou é certo que seja suficiente para limpar aquilo tudo...

 

 

eu tenho estado a aspirar com uma mangueira fina. mas no dia seguinte fica na mesma!

 

Mas tu tens muitos mais fauna. que é o que eu tb devia começar a colocar!

Eu tive o layout montado e sem agua durante uma semana pois queria colocar as plantas quando fosse a altura de encher e isso pode tb ter ajudado!

MAs vamos confiar nos que tem experiencia!

 

A cuba e lenta a encher, nao gostas de eleocharis parvula ou aciculares? como tens as pedras com alguma altura a eleocharis vai nivelar mais.. mas gosto imenso de um tapete de cuba.

 

vai dando novidades

 

sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho estado a aspirar com uma mangueira fina. mas no dia seguinte fica na mesma!

 

Mas tu tens muitos mais fauna. que é o que eu tb devia começar a colocar!

Eu tive o layout montado e sem agua durante uma semana pois queria colocar as plantas quando fosse a altura de encher e isso pode tb ter ajudado!

MAs vamos confiar nos que tem experiencia!

 

A cuba e lenta a encher, nao gostas de eleocharis parvula ou aciculares? como tens as pedras com alguma altura a eleocharis vai nivelar mais.. mas gosto imenso de um tapete de cuba.

 

vai dando novidades

 

sérgio

 

 

Foi também o meu caso, esteve também cerca de 5 dias com o subestrato, pedras e troncos colocados, à espera da calha para iniciar a montagem, mas penso que não estará relacionado com esta espécie de fungo.

 

Eu estou em fase experimental com a cuba, visto ser uma planta exigente. Se conseguir fazer tapete com ela, excelente, senão vou ter que optar por uma dessas duas :P

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Adicionei mais uns trabalhadores para as algas.

 

2 CAE Gold e 1 SAE.

 

Até agora ainda não vi os CAE a comer nada, passando a maior parte do tempo no chão e escondidos. Será que ainda não estão ambientados?

O SAE assim que foi introduzido no áqua, passados uns minutos, já andava de volta das filamentosas :D

 

Uma dúvida que me surgiu é se os CAE poderão atacar os camarões?

 

Os otos são umas máquinas, nunca param!

 

Abraço

Editado por Ti@go
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, isso promete :D

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Há novidades!

 

 

Adicionei um fundo preto para tapar as mangueiras do filtro, bem como o fio do termóstato.

 

dscf0520su.jpg

 

 

 

As algas parece que estão a desaparecer. Tenho feito TPA's de 2 em 2 dias a cerca de 30% e parece que a equipa está a trabalhar bem :)

( Um dos red cherrys quis aparecer na fotografia)

 

dscf0531m.jpg

 

 

 

A equipa a trabalhar...

 

dscf0526mg.jpg

 

 

 

Um dos CAE que depois de uma pequena perseguição ao companheiro, decidiu trabalhar um pouco.

 

dscf0530h.jpg

 

 

 

 

 

Fui obrigado a fazer uma aspiração ao muco branco do tronco, pois já estava em certas zonas a soltar-se e a agarrar-se às plantas, espero que os "hospedes" dêem conta do restante!

 

Dá-me a impressão que as folhas da hygrofila estão a ficar tipo enrugadas, será falta de algum nutriente? Será que devo começar com fertilizações?

 

A Cuba é mesmo lenta a desenvolver, comparando com as restantes, acho que me vou ver grego para fazer o tapete pretendido...

 

Abraço

Editado por Ti@go
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A Cuba é mesmo lenta a desenvolver, comparando com as restantes, acho que me vou ver grego para fazer o tapete pretendido...

A Cuba está é mal plantada... :)

Devias tê-la plantado pé a pé. Daria melhor resultado...

 

Mais coisas...

 

:arrow: Com tanto teste, estás-te a esquecer doutro muito mais importante que a maior parte dos que tens aí: PO4

 

:arrow: As algas não se eliminam com "equipas de limpeza" nem com TPA's. Isso é contrariar o problema e não resolvê-lo. As algas eliminam-se/minimizam-se com um controlo dos nutrientes em função da luz e massa vegetal do nosso aquário.

 

:arrow: CAE's?? Ainda para mais com 1 SAE? Boa sorte para daqui a um/dois meses :?

 

Cumprimentos

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

A Cuba está é mal plantada... :)

Devias tê-la plantado pé a pé. Daria melhor resultado...

 

Mais coisas...

 

:arrow: Com tanto teste, estás-te a esquecer doutro muito mais importante que a maior parte dos que tens aí: PO4

 

:arrow: As algas não se eliminam com "equipas de limpeza" nem com TPA's. Isso é contrariar o problema e não resolvê-lo. As algas eliminam-se/minimizam-se com um controlo dos nutrientes em função da luz e massa vegetal do nosso aquário.

 

:arrow: CAE's?? Ainda para mais com 1 SAE? Boa sorte para daqui a um/dois meses :?

 

Cumprimentos

 

 

Os CAE em príncipio serão retirados daqui a algum tempo, pois crescem muito e só os coloquei para tentar eliminar as algas.

Infelizmente ainda não consegui encontrar esse teste de PO4...

 

Então devo reduzir o tempo de iluminação ou a intensidade? E já agora devo colocar mais flora para reduzir os nutrientes?

 

A Cuba não tive paciência para a separar mais. É de facto muito chato plantá-la :s

 

Abraço e obrigado pelas sugestões :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não te preocupes com esse "muco" branco dos troncos.

Isso vai desaparecer com o tempo, com a maturação do aquário e com a introdução da fauna.

 

Preocupa-te sim... em colocares mais plantas no aquário.

Tens luz, co2, substrato fértil... mas não tens plantas. Resultado... vais ter problemas para resolver.

 

Ainda por cima... com os inertes que tens (pedras) que desde já te aviso... contribuem para alterar a química da água... provocando alguns desequilíbrios.

 

Mete mais plantas, agora ao inicio, talvez umas flutuantes... e mantém as tpa`s.

 

Os testes são uma mais valia... com eles conseguimos determinar a carga de nutrientes presentes na coluna de agua... para depois podermos fertilizar de acordo com o que estiver em falta.

Basicamente... com as tpa`s retiras o que está em excesso... e com as fertilizações... repões o que está em falta e equilibras os nutrientes.

Pode parecer complicado ao inicio… mas depressa vais perceber, porque razão, utilizando testes, as tuas probabilidades de sucesso são enormes.

Boa Sorte.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi adicionado mais flora!

 

Hygrophila Polysperma, Cryptocoryne becketti, Cryptocoryne Wendtii Green e Staurogyne foram as eleitas.

 

Ficou assim:

 

dscf0536x.jpg

 

 

A água ficou um pouco turva depois da plantação, daí a foto também não ser a melhor.

 

 

Aceitam-se sugestões para a disposicão das plantas... :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Adicionei recentemente alguns peixes, com base nos parâmetros da água, que acho que são aceitáveis.

 

NO3 - 10

NO2 - 0

GH - 16

KH - 6

NH3/NH4 - 0,6

PO4 - 0,1

PH - 6,8

 

Foram adicionados Cardinais, Colisas Lália, Ramirezis e Nariz de Bêbado. Escusado será dizer que os Ramirezis destruíram a minha colónia de Red Cherrys :D ;)

 

Adicionei também umas Anúbias Barteri var. "nana" e Alternanthera Rosaefolia para dar uns toques de vermelho ao layout.

 

dscf0549n.jpg

 

 

 

O suposto casal de RAMIREZIS

 

dscf0555q.jpg

 

 

Cardume de Nariz de Bêbado ( sempre juntos de uma lado para o outro do áqua! Espectacular!)

 

dscf0553.jpg

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ninho de bolhas dos Colisa Lália....

 

dscf0581u.jpg

 

 

 

O macho debaixo do ninho...

 

dscf0585f.jpg

 

 

E agora, o que devo fazer?

 

Abraço

Editado por Ti@go
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh essa cuba vai demorar a crescer...

 

 

Pois vai.....:/

 

Acho que vou é retirar os 3 pés de cuba que estão em frente às rochas e tentar replantar pé a pé do lado direito de modo a tentar encher o espaço.

 

Talvez uma parvula para a parte da frente, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hygrophila Dwarf per se não existe...É Hygrophila corymbosa "kompakt", um cultivar de origem holandês e que se deixada crescer de anã nada tem...Mas é uma planta linda se for bem mantida rasteira=)

Onde compraste as tuas Hygrophila corymbosa "kompakt"? Ando há tanto tempo a tentar comprar uns pés disso e não arranjo distribuidor nacional!

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hygrophila Dwarf per se não existe...É Hygrophila corymbosa "kompakt", um cultivar de origem holandês e que se deixada crescer de anã nada tem...Mas é uma planta linda se for bem mantida rasteira=)

Onde compraste as tuas Hygrophila corymbosa "kompakt"? Ando há tanto tempo a tentar comprar uns pés disso e não arranjo distribuidor nacional!

 

Boas!

 

Era o nome que vinha no vaso quando a comprei.

Comprei num dos patrocinadores do fórum, a AQUAHOBBY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.