Novo projecto 140x60x60 ...FOTOS.....


Laranjeira

Recommended Posts

Bom dia a todos....

 

Após 1 ano a comprovar à minha esposa que era responsável suficiente para ter um aquario (água doce 30 lts),

obtive finalmente carta verde para o verdadeiro aquario que sempre sonhei, água salgada 140x60x60

 

Adquiri o material todo aqui no fórum, composto por:

 

Aquario 140x60x60

Movel inox

sump (2 estágios + deposito para agua doce de reposição)

36 kilos de areao "maturado" recheado de equipa de limpeza

10 kilos de rocha viva

Filtro UV 25w Barry Whyte

Refrigerador Teco Tr20

Escumador Bubble king Super Marine 250

2 conjuntos Lumen Brigth com lampada Hqi 250w e respectivos balastros

1 set de leds Aquaray Duo cor reefblue

2 bombas eheim

1 bomba de circulação sun

adquiri hoje uma Bomba Vortech mp40w

 

Levantei no sábado passado, no mesmo dia pus do local definitivo.

 

Lavei vidros e fundo com parte da água salgada que trouxe.

 

Espalhei areao e enchi com a restante água que estava no aquario antes do transporte (+/- 300 Lts)

 

Coloquei rocha e liguei a circulação para assentar...

 

No domingo fui ao Guincho buscar mais 150 litros água, medi a salinidade e completei com 30 litros de água destilada.

 

QESTÕES:

1- CIRCUITO DO EQUIPAMENTO

 

a minha ideia seria:

1) água entra na sump 1º estágio onde está o cone de rede (desculpem a falta de termos tecnicos), o carvão e o termostato.

 

2) Passa para o 2º estágio de onde está o escumador, aí tenho uma bomba eheim com fluxo de 1000 lt/hr a enviar para o filtro UV, que por sua vez envia para o refrigerador e por sua vez drectamente á 2ª bomba da eheim que faz retorno para o aquario

 

a minha primeira questão é esta estrá bom assim ou:

 

deveria a saida do refrigerador voltar para o 2 estágio onde a 2ª bomba envia o que lá estivesse?

 

é melhor usar a terceira divisória da sump para fazer deposito da água do refrigerador e não ter reposição de água doce Automática?

 

2- NIVEL DE ÁGUA

 

Como é que sei qual o nivel de água que que deve estar na sump?

isso influencia o trabalhar do escumador?

 

3 - CIRCULAÇÃO DE ÁGUA

 

A 1ª bomba está a enviar para o filtro uv a 1000 lts/hr dá para regular até 2000 lts/hr, qual é melhor???

 

A 2ª bomba está a fazer retorno a 3000 lts/hr dá para regular até 5000 lts/hr, qual é melhor????

 

A vortech MP40w é suficiente para este aquario? tem um caudal até 1900lts/hr, dá para fazer diversos efeitos.

Deixo ficar a Sun?? terei de comprar outra vortech?

 

4- ILUMINAÇÃO

Quando entrei com os reflectores Lumen Bright e balastros, ia caindo a casa :D

 

Tive que dar a volta e comprometi-me a investir nas leds bigsmile

 

Estava a pensar na Aquabeam 1500XG Ultima (2 conjuntos) cor Ocean white e conjugar com as Aquaray Duo cor reefblue que já tenho.

 

é suficiente? consigo conjugar as duas? não ficarei com o aquario às riscas?

 

5- TESTES

 

Apenas efectuei o da salinidade, tenho de investir nos restantes. O que aconselham???

 

6- INTRODUÇÃO DE VIVOS

 

Neste momento existem dezenas de pequenos buzios, 3 ou 4 estrelas do mar presas no vidro e a movimentarem

 

Mais uma vez peço desculpa pela falta de termos tecnicos...

 

Caso os teste estejam ok, qual o procedimento mais corrrecto ... corais ... peixes ... qual a ordem??

 

7- OUTROS

 

Reactores, monoritização???? o que é preciso????

 

o que falta????

 

 

Ajudem no que puderem???

Editado por Laranjeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos....

 

Após 1 ano a comprovar à minha esposa que era responsável suficiente para ter um aquario (água doce 30 lts),

obtive finalmente carta verde para o verdadeiro aquario que sempre sonhei, água salgada 140x60x60

 

Adquiri o material todo aqui no fórum, composto por:

 

Aquario 140x60x60

Movel inox

sump (2 estágios + deposito para agua doce de reposição)

36 kilos de areao "maturado" recheado de equipa de limpeza

10 kilos de rocha viva

Filtro UV 25w Barry Whyte

Refrigerador Teco Tr20

Escumador Bubble king Super Marine 250

2 conjuntos Lumen Brigth com lampada Hqi 250w e respectivos balastros

1 set de leds Aquaray Duo cor reefblue

2 bombas eheim

1 bomba de circulação sun

adquiri hoje uma Bomba Vortech mp40w

Boas ,não referiste a rocha morta e essa deveria de estar a limpar no aquario só com agua e bombas e escumador ligado, e só depois passado 2 semanas é que adicionavas a rocha viva

 

Levantei no sábado passado, no mesmo dia pus do local definitivo.

 

Lavei vidros e fundo com parte da água salgada que trouxe.

 

Espalhei areao e enchi com a restante água que estava no aquario antes do transporte (+/- 300 Lts)

 

Coloquei rocha e liguei a circulação para assentar...

 

No domingo fui ao Guincho buscar mais 150 litros água, medi a salinidade e completei com 30 litros de água destilada.

 

QESTÕES:

1- CIRCUITO DO EQUIPAMENTO

 

a minha ideia seria:

1) água entra na sump 1º estágio onde está o cone de rede (desculpem a falta de termos tecnicos), o carvão e o termostato.

 

2) Passa para o 2º estágio de onde está o escumador, aí tenho uma bomba eheim com fluxo de 1000 lt/hr a enviar para o filtro UV, que por sua vez envia para o refrigerador e por sua vez drectamente á 2ª bomba da eheim que faz retorno para o aquario

 

a minha primeira questão é esta estrá bom assim ou:

 

deveria a saida do refrigerador voltar para o 2 estágio onde a 2ª bomba envia o que lá estivesse?

 

é melhor usar a terceira divisória da sump para fazer deposito da água do refrigerador e não ter reposição de água doce Automática?

 

No primeiro estagio deveria de estar o escumador e no segundo estagio a bomba de retorno mais o circuito do chiller e do uv pondo as 2 bombas em cantos opostos .A bomba de 1000lt (podia ser de 600lt)apanha agua num canto ,faz o circuito (uv + chiller) e despeja a agua em cima(ao pé) da bomba de retorno .Esta penso que é a maneira mais facil.

 

 

2- NIVEL DE ÁGUA

 

Como é que sei qual o nivel de água que que deve estar na sump?

isso influencia o trabalhar do escumador?

 

 

Os escumadores têem uma altura maxima e minima de agua(vê no manual) .Por exemplo Se a tua sump tiver 45 de altura pões a 30 cm de alto e desligas a bomba de retorno ,e a agua que vem do aquario não pode transbordar fora da sump ,portanto tens que ter margem de manobra .Se o nivel de agua for muito alto para o escumador podes-lhe dar altura com eggcrate ou outro material que não altera a agua

 

3 - CIRCULAÇÃO DE ÁGUA

 

A 1ª bomba está a enviar para o filtro uv a 1000 lts/hr dá para regular até 2000 lts/hr, qual é melhor???

 

A 2ª bomba está a fazer retorno a 3000 lts/hr dá para regular até 5000 lts/hr, qual é melhor????

 

A vortech MP40w é suficiente para este aquario? tem um caudal até 1900lts/hr, dá para fazer diversos efeitos.

Deixo ficar a Sun?? terei de comprar outra vortech?

 

A 1ª já respondi em cima.

 

um retorno de 3000lt chega .Para já eu ficava só com a vortech e a sun sun ,e mais tarde se visse necessidade comprava outra.

4- ILUMINAÇÃO

Quando entrei com os reflectores Lumen Bright e balastros, ia caindo a casa :)

 

Tive que dar a volta e comprometi-me a investir nas leds :)

 

Estava a pensar na Aquabeam 1500XG Ultima (2 conjuntos) cor Ocean white e conjugar com as Aquaray Duo cor reefblue que já tenho.

 

é suficiente? consigo conjugar as duas? não ficarei com o aquario às riscas?

 

Tenho uma má noticia, mas acho que para o teu aquario idealmente seriam 6 conjuntos ,atamancado um pouco 4 conjuntosExistem já no mercado calhas que utilizam 2 tipos de iluminação (leds e t5)

da marca blau e ATI.Penso que não ficariam tão caras

 

 

5- TESTES

 

Apenas efectuei o da salinidade, tenho de investir nos restantes. O que aconselham???

 

Para já só vais precisar dos teste de nitratos, nitritos e amonia ,mais tarde(2 ou 3 meses) mg,ca e kh.

 

[

b]6- INTRODUÇÃO DE VIVOS[/b]

Neste momento existem dezenas de pequenos buzios, 3 ou 4 estrelas do mar presas no vidro e a movimentarem

 

Daqui a 2 ou 3 meses a gente fala

 

Mais uma vez peço desculpa pela falta de termos tecnicos...

 

Caso os teste estejam ok, qual o procedimento mais corrrecto ... corais ... peixes ... qual a ordem??

 

Equipa de limpeza depois do ciclo feito ,e depois corais moles e só lá para o 4º ou 5º mês os peixes.

 

7- OUT

Reactores, monoritização???? o que é preciso????

 

ROSo que falta????

 

 

Ajudem no que puderem???

 

Faz-te falta um osmoregulador,refratometro e um reactor de kalkwasser,e uma osmose .

o filto uv ´so o deves ligar quando introduzires algum peixe e só 4 ou 5 horas dia.

 

Espero ter ajudado,e bem vindo aos salgados :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,não referiste a rocha morta e essa deveria de estar a limpar no aquario só com agua e bombas e escumador ligado, e só depois passado 2 semanas é que adicionavas a rocha viva

 

--- Não tinha qualquer rocha morta já comprei mais 15kg de rocha viva

 

No primeiro estagio deveria de estar o escumador e no segundo estagio a bomba de retorno mais o circuito do chiller e do uv pondo as 2 bombas em cantos opostos .A bomba de 1000lt (podia ser de 600lt)apanha agua num canto ,faz o circuito (uv + chiller) e despeja a agua em cima(ao pé) da bomba de retorno .Esta penso que é a maneira mais facil.

 

--------- a 1ª divisória não tem espaço suficiente para por o escumador, por isso pus aí o filter bag, termostato e saco carvão.

na 2ª divisória o escumador, perto da sua saida uma bomba a mandar para filtro uV( que está agora desligado) a seguir refrigerador (que esta agora desligado) e finalmente um tubo liga o refrigerador á bomba de retorno.

 

Os escumadores têem uma altura maxima e minima de agua(vê no manual) .Por exemplo Se a tua sump tiver 45 de altura pões a 30 cm de alto e desligas a bomba de retorno ,e a agua que vem do aquario não pode transbordar fora da sump ,portanto tens que ter margem de manobra .Se o nivel de agua for muito alto para o escumador podes-lhe dar altura com eggcrate ou outro material que não altera a agua

 

--- já está regulado

A 1ª já respondi em cima.

 

um retorno de 3000lt chega .Para já eu ficava só com a vortech e a sun sun ,e mais tarde se visse necessidade comprava outra.

 

 

Tenho uma má noticia, mas acho que para o teu aquario idealmente seriam 6 conjuntos ,atamancado um pouco 4 conjuntosExistem já no mercado calhas que utilizam 2 tipos de iluminação (leds e t5)

da marca blau e ATI.Penso que não ficariam tão caras

 

 

 

 

Para já só vais precisar dos teste de nitratos, nitritos e amonia ,mais tarde(2 ou 3 meses) mg,ca e kh.

 

-------- 1º teste ph 8 - nh4 0,5 no2 0,5 no3 50

 

 

tenho posto reef biofuel para reduzir fosfato e nitratos

 

Ontem fiz um TPA 180 litros

 

 

hoje fiz o 2º teste ph 8 nh4 0 no2 0,25 no3 0,2

[

 

Daqui a 2 ou 3 meses a gente fala tem de ser tanto tempo?????

Mais uma vez peço desculpa pela falta de termos tecnicos...

 

 

 

Equipa de limpeza depois do ciclo feito ,e depois corais moles e só lá para o 4º ou 5º mês os peixes.

 

7- OUT

 

 

Faz-te falta um osmoregulador,refratometro e um reactor de kalkwasser,e uma osmose .

o filto uv ´so o deves ligar quando introduzires algum peixe e só 4 ou 5 horas dia.

 

Espero ter ajudado,e bem vindo aos salgados ;)

 

 

 

desde já obrigado pela ajuda

Editado por Laranjeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No domingo fui ao Guincho buscar mais 150 litros água, medi a salinidade e completei com 30 litros de água destilada.

 

Desculpa a franqueza, mas,.... erro nº 1. Nunca uses água destilada, visto que esta água é destilada em serpentina de cobre. Logo, estás a " acender o rastilho de uma bomba ". É sabido que o cobre em aquário é puro veneno, especialmente para invertebrados. Quando precisares adicionar àgua doce, usa àgua de osmose.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como ainda não adquiri a osmose, falaram-me em usar a água destilada para remediar.

 

Neste momento os habitante são apenas diminuta equipa dse limpeza que vinha a povoar o areão.

 

 

Boas,

 

 

Desculpa a franqueza, mas,.... erro nº 1. Nunca uses água destilada, visto que esta água é destilada em serpentina de cobre. Logo, estás a " acender o rastilho de uma bomba ". É sabido que o cobre em aquário é puro veneno, especialmente para invertebrados. Quando precisares adicionar àgua doce, usa àgua de osmose.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento os habitante são apenas diminuta equipa dse limpeza que vinha a povoar o areão.

 

O cobre ficará presente na àgua durante bastante tempo, até que as várias Tpa`s, ( muitas ), removam a totalidade da àgua com cobre. Além de ser nocivo para invertebrados, afecta também as bactérias.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

NOVA ACTUALIZAÇÃO....

 

 

SETUP

 

EQUIPAMENTO

 

Aquário 140x60x60

Móvel inox

Sump (2 estágios + deposito para agua doce de reposição)

Refrigerador Teco Tr20

Filtro UV 25w Barry Whyte

Escumador Bubble king Super Marine 250

 

CIRCULAÇÃO

 

Bomba de circulação SunSun

Bomba Vortech mp40w

 

ILUMINAÇÃO

 

1 TMC Aquabeam 1000

2 TMC Aquabeam 1500

1 TMC Aquaray bleds reef blue

1 TMC AQUARAY MULTICONTROLER

 

BASE

 

36 kilos de areao "maturado" recheado de equipa de limpeza

25 kilos de rocha viva

 

VIVOS

 

2 Palhaços “AMPHIPRION OCELARIS”

1 Zebrasomas amarelo

 

1 Anémona “HETERACTIS MAGNIFICA”

1 Anémona “ENTACMEA QUADRICOLOR” verde

 

1 Caulastrea furcata

1 Caulastrea furcata verde fluorescente

1 Sinularia polydactyla

1 Sinularia sp.

1 Zoanthus sp. verdes com centro azul

1 Briareum sp. verde fluorecente

1 Xenia sp. branca

1 Sarcophyton ehrenbergi

1 Palyothoa castanhos com fundo verde

2 Sarcophyton

1 sarcophyton

 

 

FOTOS A CAMINHO....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que está mesmo a faltar! :)

 

 

BOA TARDE...

 

VOU VER SE CONSIGO POR FOTOS AINDA ESTA NOITE....

 

 

NESTE MOMENTO TENHO UM DILEMA ACERCA DO METODO BALLING, REACTOR CALCIO....

 

PARA UMA PESSOA INEXPERIENTE, COM POUCO CONHECIMENTO DE QUIMICA E SOLUÇÕES FARMACEUTICAS, O QUE ACONSELHAS????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso do Balling não é nada complicado. Vê este artigo, que descreve de forma bem simples o funcionamento do mesmo: Balling Light - A minha experiência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

na minha opnião todo o material está 5*****, tirando a iluminação. Se quiseres vir a ter duros, como a tua pergunta sobre metodos de aditivação sugere, leds, para mim, ainda não são opção.

 

se for para moles podes ate nem ter reactores ou bombas doseadoras e simplesmente usar aditivos 2 componentes que se põem á mão.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais