Tanganica ou plantado


aamodt

Recommended Posts

Acabei de montar um aquário novo com cerca de 300L para os ciclídeos do Malawi que tinha e vou ficar com um aquário de 200L (80,50,50) livre.

Estou indeciso entre fazer um plantado, mas acho que para 1ª tentativa nos plantados 200L talvez seja demasiada areia para a minha camionete, ou então fazer o plantado num aqua de 70L, que tenho desactivado, e montar o de 200L para ciclídeos do Tanganica.

Precisava das vossas opiniões e experiências e já agora se alguém me pudesse dar o setup de aquários com capacidade semelhante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem talvez fazeres 70L o plantado e nos 200L os tanga matavas 2 coelhos :(

Neste momento estou a fazer um tanga de 200L (100*40*50*) setup:

Volume 200Lts (100*40*50)

Filtro EHEIM 2215

Aquecimento * 300W

Iluminação 25WSolar Tropic & 25W Solar Natur

Será um Casal de Juli * Breveris * Occeallatus e Cyprichormis mas isto são as minhas opções agora existem inumeras : )

¸.·´¯`·.¸><((((º> Carlos Escórcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sem dúvida um plantado, só tens que ter atenção a um promenor, 50cm de alto tens que ter boa iluminação. Podes ter uma camada grande de areão e matas dois coelhos de uma vez só.

 

Por outro lado a favor tens uns excelentes 50 cm de fundo, que irá dar uma boa profundidade.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas opiniões, Sérgio realmente preferia um plantado, especialmente depois de ver ao vivo, na Aquadecor, o teu aquário e a lição de como montar um plantado.

Já que apareceste por aqui, umas perguntas:

1- Que quantidade de luz?? 200W, menos?

2- Que tipo de iluminação? HQI? fluorescentes?

3- No aquário que montaste na Aquadecor colcaste uma camada de areão mais grosso por baixo e cobriste de areia, mas segundo me lembro na altura disseste que a areia não era o mais indicado. Que tipo de substrato costumas colocar por cima desse arão mais grosso?

3- Arranjei uns troncos de videira que estou a "tratar", achas que os posso colocar?

Para além disso tenho muitas dúvidas das minhas capacidades de aquascaping.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, respondendo às perguntas:

 

Eu colocaria 200W no mínimo, sabendo que posteriormente iria querer plantas mas exigentes, poupas no filtro e gastas na iluminação.

 

Definitivamente flourescentes! HQI nesse caso ficariam muito próximas uma da outra. E ter só um foco terias uma zona muito iluminada e outras de sombra.

 

Podes fazer isso, ou podes não fazer. O areão que viste no aquário do stand é areão normal comprado ao peso, o que se passou foi que ao longo dos tempos achei que tinha pouco areão e fui colocando outras camadas, e não foram de areão parecido, por isso parece uma coisa intencional. De qualquer forma uma boa camada de areão é sempre bom para desnitrificação, realmente pode ajudar se tiver uma granolumetria maior no fundo, mas atenção existem areões porosos que são indicados para este efeito, a desvantagem é que são muito leves e de pouca densidade e acabam “migrar” para o topo do areão. Desaconselho portanto este tipo de areão.

 

O teu problema com eses troncos é a flutuação? No aquário de concurso lá da aquadecor os troncos depois de fervidos, ainda flutuavam. O que fiz foi peguei nuns parafusos com a “cabeça” larga e peguei numas ventosas e foi só encaixar, só depois é que meti o areão.

 

Quanto à última pergunta, é muito simples, tudo o que nós aprendemos é imitando, só tens que fazer o mesmo.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito a deixa :)

Quando se fala de plantados toda a atenção vai para a iluminação mas não penso que a filtragem seja de menosprezar... claro que não é tao importante como num aquario de ciclideos africanos... estarei errado?

Sergio que tipo de filtro, caudal e materias filtrantes aconselhas para esse aquario por exemplo?

 

Um Abraço

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se fala de plantados toda a atenção vai para a iluminação mas não penso que a filtragem seja de menosprezar...

 

Claro...

 

A utilização de sistemas de filtragem que criem muita movimentação na água (estilo seco-humido) devem ser evitados... já que retiram o preciso CO2 dissolvido na agua.

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que ja tens um de CA´s, vai para um plantado a serio. Tens mais opcões (a atenção naõ fica só concentrada nos peixes, mas tambem nas plantas) e podes sempre colocar uns 4 discos :shock:

 

 

dfelix: no caso de um aquario densamente plantado, as proprias plantas filtram a agua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais