Que fertilização devo fazer para o meu aquário?


Orien

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Tenho usado o Sera Florenna para fertilizar as plantas que tenho no aquario.

 

Tou com algums problemas .

 

1º Algas nos vidros (manchas verdes)

2º Algumas Plantas estao a apodrecer e a ficar com buracos

 

Nao queria fazer para ja adição de CO2 .

 

Que produtos posso usar para as plantas crescerem saudaveis sem buracos, etc?

 

Parametros da Agua:

PH: 6.4

KH: 0ºd (Nao entendo porque)

GH: >4ºd

NO2: 0

NO3: 25

Amonia: <0.02 ppm

 

Iluminaçao: 8 a 10 horas por dia

 

PS: Substrato onde as plantas se encontram e Elos Terra Medium

Link Aquario: Trough The Glass

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Existem plantas que só crescem saudáveis se lhes providenciarmos um sistema de CO2, boa luz e uma fertilização de Potássio, Micros, Ferro e caso seja necessário Nitrato e Fosfato (pois estes dois não podem estar a zero, sendo que os niveis ideais são Nitrato 5 a 10ppm e Fosfato 0.5 a 1.0ppm).

 

Outras plantas, vivem saudáveis sem CO2 e com pouca luz. Neste caso, o que faço é fertilizar com Potassio 2x semana e com um fertilizante de Micros 1 x semana.

 

No teu caso, deves ter plantas que estão a pedir CO2 e mais Potássio. Compra na farmácia cloreto de potassio, dissolve 100gr. em meio litro de água e começa a fertiliza 2 a 3x semana com uns 5ml.

 

As plantas que te estão a apodrecer na volta são aquelas que não são aquáticas (as roxas que tens no aqua), são plantas palustres, que vivem com as raizes dentro de água mas com as folhas fora de água. Essas vão apodrecer.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas sao as que estao melhor sinceramente tao a ficar com buracos apenas..

 

o estranho e que a anubia var nana esta com folhas podres e buracos... e é uma planta que nem precisa de muitos cuidados.

 

CO2 nenhuma planta que eu tenho no aquario precisa penso eu .. Luz sao 8 a 10 horas por dia acho que nao e falta disso... so pode ser falta de fertilizaçao...

 

Nao ha nenhum produto que se compre um bom nem que seja da ADA para fertilizar o aquario que tenha um bocado de tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Orien

 

Também não sou um expert nestas coisas, mas para mim, o principal problema é que o teu aquário foi montado há menos de um mês. Logo, ainda está a estabilizar e a amadurecer. Eu fui espreitar no link que indicaste e era essa a data que lá estava.

Se for verdade, tens que ter paciência e aguardar que as coisas amadureçam um pouco.

 

Eu também comecei assim, sem saber bem o que queria, porque nem sequer sabia que havia tantas opções para escolher e baralhei-me um bocado de início. Agora já decidi por um aquário low tech e de baixa manutenção e torna-se muito mais fácil fazer opções. Por ex. eu não tenho nem substracto fértil, nem CO2. Isto não é bem, nem é mal, é uma opção que fiz e tenho que conjugar tudo à volta desta decisão. Tive que optar por plantas menos exigentes, de crescimento rápido, etc. etc....

Nem imaginas o que eu gostaria de ter daquelas plantas vermelhas, mas ainda não sei fazer por isso.

 

Quando me disseram que ia ser uma chatice por causa de não ter substracto fértil, chispei com pastilhas, chispei com fertilizante liquido, com potássio nao sei das quantas e causei um boom de algas que ia deitando tudo a perder.

Há pessoas muito entendidas nessas coisas (o Vasco deu-te essa explicação muito bem), mas eu acho que isso é para quem sabe muito, eu fiz asneira.

Eu usei um fertilizante líquido da Tropica, penso que o produto é bom, eu é que o usei mal.

 

Por isso, o que te sugiro é que deixes amadurecer o aquário. As plantas que tens, ainda que de baixa exigência, como as anúbias, precisam de se adaptar ao meio em que agora se encontram. E isso leva o seu tempo.

 

Espero ter ajudado. Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 nenhuma planta que eu tenho no aquario precisa penso eu .. Luz sao 8 a 10 horas por dia acho que nao e falta disso... so pode ser falta de fertilizaçao...

É assim, CO2 precisam todas as plantas que existem. Algumas sobrevivem com baixo teor de CO2 no aqua, outras não conseguem sobreviver. Porém, mesmo num aqua com plantas consideradas de baixa manutenção, como Anubias, Valisnérias, Musgos, etc, se colocares luz suficiente, um sistema de CO2 faz com que elas cresçam mais saudáveis.

 

Como fertilizante liquido, o Tropica Plant Nutricion é bom. Tens um que só tem Micros, e outro que tem os Macros também. Eu comprava o Plant nutricion de Micros, e em complemento comprava o cloreto de potássio na farmácia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu neste momento nao tenho monetario sufienciente para ter um CO2 e tenho algum medo de CO2 caseiro ...

 

Por isso queria ir para produtos ... O que achas do Seachem Flourish Excell em vez de CO2 ? Não faz quase o mesmo efeito mas mais lento?

 

E o que achas destes dois produtos?

 

Elos Planta 1 - Micro

Elos Planta 2 - Micro

 

Estou mesmo confuso nao sei como fertelizar o meu aquario e queria ter as plantas verdinhas sem gastar mais que 40€ em produtos... que de para pelo menos 2 ou 3 meses... ou mais se possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Excel pode funcionar como substituto do CO2 em aquários de muito pequeno porte.

 

Mas deixa-me tranquilizar-te em relação ao CO2 caseiro: é completamente inofensivo a todos os niveis. Só para veres, se eu agarrasse numa garrafa caseira de CO2 a trabalhar, e puxasse com força o tubo que está agarrado á garrafa, o máximo que me acontecia era...ficar todo sujo e pegajoso.

 

Nunca tive nem produtos Elos nem ADA, mas se optares por estes produtos, o CO2 é indispensável de modo a disfrutares do potencial máximo que eles têm para dar.

 

Eu fazia o que te disse, ia à farmácia e comprava o cloreto de potássio, e depois arranjava um fertilizante que tivesse Micros, por exemplo o Tropica Plant Nutricion (de Micros, pois há outro que tem Macros). Ficavas com o Potássio e com os Micros mais o Ferro. Para já e antes de dar outro passo, seria o suficiente para suprir as necessidades mais básicas das plantas.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu falava no fertilizante liquido, até porque já tens o substrato da ELOS.

 

A diferença entre um substrato fértil e um fertilizante liquido, é que algumas plantas absorvem a maior parte dos nutrientes pelas raizes, dai colocarmos o substrato fértil, enquanto que outro tipo de plantas absorva principalmente os nutrientes pelas folhas, e o que colocamos é o fertilizante liquido.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim....

Também estou a estudar métodos de fertilização para o meu aquário,

 

Vi estes para fazermos nos em casa (ao qual um membro com quem já fiz negocio cá no site no passado mostrou interesse em fazer compra conjunta)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry998087

 

Se te interessar como somos todos cá do norte podemos fazer uma encomenda de maior quantidade que não pagamos portes e tem desconto de 10%

 

Se não for para a frente também devo comprar o liquido da tropica já que tenho a oportunidade de levantar o produto no espaço da pet4you evitando despesas de portes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.