Conselhos, please! Reaproveitar cubo de 100 litros


PST

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estava a pensar montar um salgado reaproveitando material que tive num nano e usando como aquário um cubo de 100 litros que usei durante algum tempo para criar discus. A ideia é não gastar muito em material, servindo-me do que já tenho.

As minhas maiores dúvidas prendem-se com a viabilidade do cubo para salgado. Na parede do fundo, este aquário tem uma espécide de "sump" interna em vidro, com três divisórias.

 

 

O aspecto da "sump" é mais ou menos este:

 

 

««

 

| !||O|

| !||O|

| !||O|~~

| !||O|~~

|=||O|

 

 

| Paredes de vidro

= Bomba de circulação

! tubagem da bomba

O orifícios de entrada de água

«« sentido da circulação

~~ Espaço livre na parede de fundo

 

Nota: as divisórias da sump têm todas a mesma largura. Neste esquema não consegui reproduzir essa imagem porque ficava tudo desalinhado. A capacidade deste filtro/sump será de uns 15 litros.

 

Poderia usar esta sump para esconder algum material, como o termostato, e para um mini refúgio. O escumador (Berlin Airlift) não deve lá caber.

 

 

De material para o aquário (a ideia é um sistema para corais moles, invertebrados e um ou dois occelaris) tenho uma calha da Lifetech 2x36w PPl, com balastro substituído por um alemão; mais duas bombas de circulação; escumador Berlin Airlift 50 (precisa de bomba de ar e pedra difusora); e mais umas coisitas...

 

 

Parece-vos viável? Que material extra teria de adquirir? Obrigado.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ver o aquário é um bocado complicado... Mas a única coisa que parece faltar de material é uma bomba de circulação (não é a de retorno).

 

De resto: rocha viva, areia de coral e alguma paciência...

 

Qualquer dúvida, dispõe...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ver o aquário é um bocado complicado... Mas a única coisa que parece faltar de material é uma bomba de circulação (não é a de retorno).

 

De resto: rocha viva, areia de coral e alguma paciência...

 

Qualquer dúvida, dispõe...

 

Boas, o que entendes por bomba de circulação? Dentro daquela "sump" está uma bomba de retorno (e não de circulação, como eu disse), que devolve a água ao aquário. Depois tenho mais duas da jebo para fazer a cirulação de água no aquário. Chegarão?

 

Lembrei-me de usar este cubo (que tinha à venda, desculpem os interessados banana rock ) por me parecer que acabaria por funcionar um pouco como aqueles "kits" com sump incorporada, da Red Sea.

 

Já agora, mais uma dúvida: na "sump" tenho um filtro de esponja e cerâmicas filtrantes. Estava a pensar tirar tudo e deixar só biobals.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

As bombas de circulação, em água salgada, não devem ter uma corrente laminada como as de água doce... Devem imitar as ondas do mar, denominadas de wave-makers. Não conheço as Jebo.

 

Para o teu aquário tens 2 opções...

 

1.ª opção: Fiabilidade e estética. Tunze Nanostream 9025

 

2.ª opção: escolha económica - WAVE MAKER PUMP VP-101 (caso optes por esta, recomendo que compres com íman e veio de titânio).

 

 

De resto, tudo o que te faça acumular porcaria é uma bomba de nitratos (esponjas, bioballs, cerâmicas, etc). Caso queiras mantê-las, nunca te esqueças de as lavar regularmente.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

As bombas de circulação, em água salgada, não devem ter uma corrente laminada como as de água doce... Devem imitar as ondas do mar, denominadas de wave-makers. Não conheço as Jebo.

 

Para o teu aquário tens 2 opções...

 

1.ª opção: Fiabilidade e estética. Tunze Nanostream 9025

 

2.ª opção: escolha económica - WAVE MAKER PUMP VP-101 (caso optes por esta, recomendo que compres com íman e veio de titânio).

 

 

De resto, tudo o que te faça acumular porcaria é uma bomba de nitratos (esponjas, bioballs, cerâmicas, etc). Caso queiras mantê-las, nunca te esqueças de as lavar regularmente.

 

 

Boas, Jebo são as lâmpadas da calha :). É o que dá não olhar para aquele material há uns dois anos. As bombas são duas Powerhead 301 da Aquaclear.

 

 

P.S. No meu anterior nano não tinha qualquer filtragem externa, só a rv e o escumador. Mas como este tem aquela sump e li que as biobals permitem criar colónias de bactérias nitrificantes bem oxigenadas, sem acumular tanta porcaria como a cerâmica, ocorreu-me que talvez fizesse sentido usá-las.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pedro,

Lembras-te das bombas que alterei e que estão no tópico do " Aproveitamento de excedentes " ? Eram bombas de fluxo laminar de 600 e 900 l/h e que, com a alteração, ficaram a debitar para cima de 2.000 l/h e com fluxo disperso. Uma Maxijet e uma Hydor.

 

AltBombas.jpg

 

PICT0123.jpg

 

Se quiseres, podes vir buscar uma. Eu ofereço-ta. Tens ainda, a opção de uma Sunsun JVP 101 que faz 3.000 l/h, e compras por cerca de 30 euros. Para 100 litros, ficas com uma boa circulação.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Obrigado pela oferta. Preferia comprar-te uma, nem que seja por um valor simbólico, ou trocar por qualquer coisa que tenha para lá que te dê jeito. Já agora se souberes (souberem) de alguém a vender um escumador externo a bom preço, digam. Vi um V2 300 compact à venda por menos de 150 euros, mas como o meu projecto é suposto ser "low budget" queria ver se algúem por aqui terá um escumador de nível comparável (aquele acho que faz 780 litros/hora) mais em conta.

Editado por Hugo Costa Coelho

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Obrigado pela oferta. Preferia comprar-te uma, nem que seja por um valor simbólico, ou trocar por qualquer coisa que tenha para lá que te dê jeito. Já agora se souberes (souberem) de alguém a vender um escumador externo a bom preço, digam. Vi um V2 300 compact à venda por menos de 150 euros, mas como o meu projecto é suposto ser "low budget" queria ver se algúem por aqui terá um escumador de nível comparável (aquele acho que faz 780 litros/hora) mais em conta.

olá

tens este escumador que até não é caro e tenho visto boas referencias dele em alguns foruns, e é adequado para a litragem do teu aquario

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...roducts_id=1414

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

tens este escumador que até não é caro e tenho visto boas referencias dele em alguns foruns, e é adequado para a litragem do teu aquario

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...roducts_id=1414

cumprimentos

Paulo Rocha

 

 

Boas, obrigado pela dica. mas esse não é interno? Cumps.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela dica. mas esse não é interno? Cumps.

sim é interno, mas pelo que li o teu aquario vai ter sump, ou sou eu que estou a ver mal :)

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é interno, mas pelo que li o teu aquario vai ter sump, ou sou eu que estou a ver mal ;)

cumprimentos

Paulo Rocha

 

 

Boas, o meu aquário tem uma "sump" interna, em vidro, na parede de fundo. Não cabe lá o escumador e não queria estar a ocupar mais espaço útil do tanque com um interno.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu aquário tem uma "sump" interna, em vidro, na parede de fundo. Não cabe lá o escumador e não queria estar a ocupar mais espaço útil do tanque com um interno.

 

Recomendo esse V2Skim 300... Não poupes no escumador... são 120 euros bem empregues.

 

Parece que 120 euros não são assim tão bem empregues, por não haver onde " os meter ".

 

Acho que Tunze, tens alguma coisa que te sirva, senão,.... DIY

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que referi é hang-on...

 

 

Boas, por acaso tenho pensado em avançar para o V2 200 compact, o modelo abaixo do que referiste, que não chega aos 100 euros. O problema é que li uma crítica a dizer que é muito barulhento.

 

P.S. A "sump" interna não ocupa toda a parede de fundo. Ainda sobram uns 20 centímetros para manobrar, onde cabe perfeitamente qualquer escumador. Mas a minha ideia era tentar libertar o máximo de espaço possível dentro do tanque.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais