(DIY)O meu novo aquario


Recommended Posts

Boas Noites

Desde quinta feira passada que ando armado em carpinteiro a construir o movel para o meu novo aquario.

Aqui ficam as fotos da construção passo a passo.

Agradeço comentarios e sugestões

 

Aquario SCALARE 120x40x50 (comprimento x largura x altura)

Vidro de 8 mm com travamento central

 

Base construida em ferro com 120x45x90 com pés niveladores

 

A base acabada de chegar...

img20101012003.jpg

 

Aqui ja com a "caixinha" em cima.

Depois de muito ler optei por roofmate para compensar os desniveis do metal

Na parte de tras deixei 5 cm para passar tubagens e cabos.

img20101014002.jpg

 

Entretanto comecei a forrar o esqueleto com madeira. Optei pelas madeiras do Aki. Muita cola branca e alguns parafusos escondidos...

 

img20101017001.jpg

 

Hoje la pela meia noite a coisa ja estava a compor-se...finalmente.

Ja se parece com um movel...eheheheeh

 

img20101020004.jpg

 

Agora falta fazer uma caixa que se transforme em tampa com iluminação.

Estou a pensar em 4 lampadas fluorescentes de 30w cada.

que vos parece????

 

bom agora falta os acabamentos... a medida que for acabando vou postando as fotos

Editado por rop38286
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consegui ver as fotos porque demoram muito a carregar mas, da minha experiência com T8 de 30W num aqua mais curto que o teu (100cm de frente), sugeria sinceramente que pensasses em T5 com balastros electronicos e com potência maior.

É que as T8 de 30W têm cerca de 90cm de comprimento, o que vai ser insuficiente para as laterais do teu aqua. As T5 de 39W têm 84,5cm de comprimento.

Assim, sugeria que pensasses na viabilidade de ires para a potência a seguir que seriam as de T5 de 54W, mesmo que não metesses tantas lâmpadas como se calhar estavas a pensar...

 

Pede opinião ao ramirezi, patrocinador do forum Aquaeden.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom ja fiz tal tampa com a iluminaçao e so falta mesmo descobrir o problema com os balastros para começar a encerar.

tenho que ir ver do areao para começar a montar a coisa pois hoje vou trazer tudo para a sala.

aqui ficam mais umas fotos... espero comentarios e sugestões pois ainda e altura para modificar muitas coisas

 

A tampa ...

 

img20101023002.jpg

img20101024009.jpg

img20101026003.jpg

 

 

com iluminação 2 x 28 w mas vao ser 4...

img20101026001.jpg

 

 

Acho que tenho que comprar uns refletores que este papel de aluminio esta mauzinho :bs_quesexclaim:

img20101026004.jpg

Editado por rop38286
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do teu projecto ate porque estou a montar um identico.

No entanto surgiu-me uma questao. Como vais impermeabilizar essa tampa? é que madeira e agua nao combinam mto bem....

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

Bom quanto a impermeabilização da madeira estou a pensar em verniz nautico...ou algo o genero. Este fim de semana vou falar com um vizinho que e vendedor das tintas 2000. vamos ver o que ele me aconselha posi ele tem produtos de impermeabilizção para tudo e mais alguma coisa. Depois logo digo o que vou aplicar quando souber:)

 

Quanto aos suportes das lampadas... bom comfesso que nao estou a pensar fazer nada, pelo menos directamente. Primeiro porque existem tampas de vidro no aquario que impede alguma da evaporaçao e depois porqu eestou a montar na tabua traseira uma ventoinha de 15 cm baixa rotação a 12V (das dos pcs) com o objectivo de extrair o ar humido ca para fora. Estara sempre ligada ou ligara em intervalos usando um relogio mecanico (meia hora ligada meia desligada) depende das necessidades.

 

Quando a pintura exterior e a que mais me preocupa por causa do aspecto. Como a minha sala tem moveis antigos restaurados estou a pensar usar CEROLE para escurecer a madeira. Como e uma cera aquosa vais ser dificil gerir as pingas e escorrimentos. Por causa disso optei por portas que nao sao portas mas sim paineis que se extraem (e levam para longe :music_singguitar: ).

 

As TPA sao feitas pelo tubo de entrada de agua do filtro atraves de um sistema de torneiras para evitar confusoes na parte de cima.

 

Hoje ja passou da garagem para a sala e amanha vai levar areao...se encontrar algum de jeito aqui por evora que isto e uma pasmaceira :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Este post vai servir para responder a F. Saldanha com os pormenores.

Já o tinha feito mas acho que adormeci antes de postar :D

 

Bom... pormenores!!!!

Primeiro que tudo comecei por apararafusar barrotes à estrutura metálica de modo a que estes ficassem alinhados com o tubo metalico.

img20101029023.jpg

 

Na parte da frente em vez de pequenos pedaços usei tiras completas para fazer o batente para as portas. Na frente as madeiras foram todas coladas a estes apoios para nao se verem parafusos...

img20101029022.jpg

 

de lado vou aplicar parfusos pretos que espero venham a "desaparecer" depois de aplicar a cera de escurecimento. Optei por eles pois assim poderei montar e desmontar o movel no futuro

img20101029027.jpg

 

bom as portas vao ser a ultima coisa mas vou comprar os rectangulos e vou aplicar um puxador... mas nada de dobradiças; em vez disso vou aplicar 4 imanes dos que se usam nas portas para as manter fechadas. Espero que isso seja suficiente para manter as placas seguras. E mis facil de fazer e posso tira-las para facilitar as manutençoes.

 

Quanto a impermeabilização da madeira e suportes ainda nao pensei muito nisso. Tive um aquario 5 anos dentro de uma estante de livros, encastrado e nao tinha isolamento nenhum. Neste caso ainda vou ver se ha algum produto que posso pulverizar na tampa que sirva de isolamento. De qq modo acrescentei uma ventoinha de 15 cm na parte traseira que vai puxar o ar humido pra fora (espero eu :D )

Qq coisa e so perguntares

Editado por rop38286
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já obrigado pela resposta!

 

Era mesmo isso que eu queria saber como tinha feito! Esse truque dos barrotes é de chefe! bigsmile

 

Outra questão! ;)

 

Que espessura de madeira utilizaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

o tubo de ferro e de 2,54 cm por isso usei barrotes 3 x 2 cm para o interior

para a frente usei ripas de 8 mm de espessura com 5 cm de largura e as tabuas para forrar tem 4 mm de espessura que foi apenas para as laterais e para a tampa.

agora vou encerar tudo pois optei por contraplacado (acho que e assim que se chama) pois parece madeira.

 

Posta ai umas fotos do teu trabalho :D

 

Cumprimentos

Editado por rop38286
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias

ficam aqui mais umas fotos do aquario...

finalmente tem agua e peixes... falta o aquascaping mas ainda nao tenho iluminaçao a funcionar...

 

A ventoinha de extração... ate agora nada de humidade.Fica tudo retido nos vidros da tampa.

img20101031003.jpg

 

Finalmente pronto para atestar :)

img20101101002.jpg

 

Substrato (Humalit5 plus) e areao (areia lavada para filtros de piscina - grossa)

img20101102003.jpg

 

Pedras espalhadas...agradecem-se conselhos de aquascaping ;)

img20101102004.jpg

img20101103007.jpg

 

E um pequeno filme ja com peixes. Nao deixei fazer o ciclo pois aproveitei grande parte da agua antiga e o filtro sem ser limpo. Parece estar tudo bem.

file14157.mp4.frm.jpg

 

ainda ha muito trabalho a fazer... e a sala para arrumar elimpar...eheheheeheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais