Dúvida sobre fertilização de potassio


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Estou com uma dúvida para a qual agradeço esclarecimento.

 

Tenho andado a monitorizar com regularidade os parâmetros de PO4 e NO3 e não existe qualquer consumo destes 2 componentes, tenho uma relação de 1 para 10 (1po4 e 10no3).

 

Segundo aquilo que li a fertilização de K é feita mediante o consumo de PO4 ou NO3. Por outro lado, segundo sei o não consumo de PO4 e/ou NO3 está relacionado com o nível de K existente, se este valor for muito alto ou muito baixo poderá condicionar o consumo dos outros dois por parte das plantas.

 

Devo ou não fertilizar com potassio?

Outra informação que poderá ser interessante é que fertilizo de 3 em 3 dias 0,50 de Fe e tenho CO2 ligado a um controlador para manter o Ph estabilizado nos 6.80.

Editado por Carlos Miguel Horta

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não existir variação, não implica que não exista consumo. Poderá indicar que a produção e o consumo estão equilibrados.

 

Quanto ao potássio, se tiveres em falta as plantas vão mostrar:

 

amarelecimento nas folhas velhas, e aparecimento de buracos normalmente com bordos castanhos.

 

caules frágeis

 

se tiveres em falta, acrescenta, é um elemento que aparece em menor concentração na comida e dejectos dos peixes, e tende a diminuir ao longo do tempo, podendo no entanto ser reposto com trocas de água, dependendo da água que se utiliza (e de local para local se for água da torneira).

 

Não sei no entanto se o aquário está no inicio, se tens muita massa vegetal ou não, e portanto os consumos podem variar ao longo do tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não existir variação, não implica que não exista consumo. Poderá indicar que a produção e o consumo estão equilibrados.

 

Quanto ao potássio, se tiveres em falta as plantas vão mostrar:

 

amarelecimento nas folhas velhas, e aparecimento de buracos normalmente com bordos castanhos.

 

caules frágeis

 

se tiveres em falta, acrescenta, é um elemento que aparece em menor concentração na comida e dejectos dos peixes, e tende a diminuir ao longo do tempo, podendo no entanto ser reposto com trocas de água, dependendo da água que se utiliza (e de local para local se for água da torneira).

 

Não sei no entanto se o aquário está no inicio, se tens muita massa vegetal ou não, e portanto os consumos podem variar ao longo do tempo.

 

O aquários está montado à cerca de 2 meses e tem pouca massa vegetal, básicamente, lotus e valisnérias.

Quanto à falta de potássio as plantas serão o melhor parâmetro de control e se for em excesso?

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas toleram niveis de potássio bastante elevados, no entanto há algumas, poucas, que definham em ambientes com niveis elevados de potássio( não tens nenhuma delas no teu aquário). Se fizeres trocas de agua normais por exemplo mensais e colocares potássio em doses conservadoras nunca irás atingir niveis preocupantes de potássio.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe alguma razão para ser a meio da semana?

Após uma tpa retiramos nutrientes da água, faço a fertilização a seguir para repor esses nutrientes, no entanto a meio da semana tenho que voltar a fertilizar com ferro, isto porque a cada 3 dias o ferro é todo consumido.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Após uma tpa retiramos nutrientes da água,

Não necessariamente...

 

Se leres com atenção:

se tiveres em falta, acrescenta, é um elemento que aparece em menor concentração na comida e dejectos dos peixes, e tende a diminuir ao longo do tempo, podendo no entanto ser reposto com trocas de água, dependendo da água que se utiliza (e de local para local se for água da torneira).

Daí que possas admitir o seguinte:

 

Fazes a TPA, adicionas K ao aquário (o proveniente da água da TPA). Nos dias seguintes as plantas vão consumindo-o e a meio da semana voltas a fertilizar com K.

Desta maneira consegues obter concentrações mais estáveis deste elemento no teu aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto.

 

tens de pensar que a agua da torneira à partida tem um nivel de potássio suficiente, mas não em excesso de potássio para as tuas plantas.

 

Se tiveres a mais, a troca de agua tira-te parte do excesso, se tiveres a menos a troca de agua acrescenta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebido!

Estava-me a passar ao lado um "pequeno grande pormenor" ao repor água estou tb a repor potássio.

 

Obrigado a ambos pelos esclarecimentos.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

peço descupa de aproveitar o topico mas desconfio que terei falta de potassio no meu aquario.

De algum tempo para cá as plantas tem sido atacadas por algas castanhas aquelas que parecem que as folhas estao com pó, principalmente nas anubias, cryptocorines e echinodorus, nestas ultimas aparecem buracos e posteriormente as folhas começam a desfazer-se nas pontas este ultimo sintoma acontesse também nas anubias que ficam tambem com as folhas amarelas.

O aqua tem 200lt brutos é fertilizado semanalmente, salvo algum esquecimento, as tpa`s semanais ou quizenais, consoante disponibilidade, feitas com agua do lidl, tem CO2.

Acham que pode ser falta de potassio ou outra coisa, a ultima vez que fiz testes o NO3 e o PO4 estavam 10 para 1.

Agradeço opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tambem estou a dar os primeiros passos na fertilização mas pude constatar que as TPAs com agua da torneira não repõe potássio, pelo menos na minha zona.

 

Comecei a fertilizar com 3ml de potássio dia sim dia não (solução de 100g de Cloreto de Potássio+0,50L de àgua destilada). Isto para +/- 160 litros úteis, aqua novo, 54w em 120cm de comprimento.

 

As plantas ressentiram-se muito nas primeiras duas semanas do aqua, com acastanhamento das folhas e buracos, desde que comecei a fertilizar não apareceram novas manchas nem buracos.

 

Atenção que buracos com castanho nos rebordos e acastanhamento das folhas é diferente de algas castanhas.

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

porque é que dizes que pudeste constatar isto?

 

mas pude constatar que as TPAs com agua da torneira não repõe potássio, pelo menos na minha zona

 

o que me parece que poderás dizer é:

 

"com as trocas de água que eu fazia, não conseguia fornecer potássio suficiente às plantas"

 

isto pode ser por:

 

1-não fazeres trocas de água suficientes, em espaçamento ou volume

2-A quantidade de potássio existente na água que utilizas para TPA ser baixo ou nulo

3-Teres uma grande necessidade de potássio no teu aquário

 

a conclusão que tiraste parece-me abusiva...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais