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pedronb

Filtros Externos 53 peças só UMA com garantia !

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Ao desmontar a "cabeça" do filtro para limpeza verifiquei que a "ventoinha" se encontra estalada e fui à procura da factura de compra uma vez que o filtro tem 1 ano e meio e 3 de garantia.

 

7374068_ds3S6.jpeg

 

Na Página 82 do manual

 

Manual tetratec EX600

 

Lê-se:

"3 anos de garantia

Graças aos modernos processos de produção, aos componentes de alta qualidade e aos rigorosos controles de qualidade, concedemos uma garantia de 3 anos a contar da data de compra, relativamente fiabilidade do Filtro Tetratec Ex. Guarde a prova de compra. A garantia não cobre o uso incorrecto, o normal desgaste e as modificações efectuadas no aparelho. Em caso de reclamação, contacte o seu revendedor ou dirija-se Tetra (UK) Ltd., P.O Box 271, Southhampton,

SO18 3ZX."

 

No entanto a resposta esteve longe daquilo que eu esperava:

Pet4you:

"...A turbina é considerado um produto de desgaste e por conseguinte, após algum uso, não é abrangida por garantia..."

 

Esquema filtro com todas as peças

 

 

- Nós compramos um filtro externo que é uma das peças mais caras para instalar um aquário e decidimos optar por marcas de prestigio e com 3 anos de garantia.

- Os materiais filtrantes são consumiveis mesmo que se desfaçam aos bocados não têm garantia

- O balde, tubos, ventosas, torneiras e demais acessórios se acontecer partirem, não fixarem ou estalarem foi acidente ou descuido nosso, como já me aconteceu com a ponta do "chuveiro" de saida estalada cuja tampa não encaixa e que resolvi com uma tampa de plástico de um spray dos chineses que por sorte encaixa perfeitamente por fora. Claro que as ventosas também já não fixam.

- Ao desmontar o filtro tudo o que lá anda são tudo peças de desgaste, impulsor, oring etc

A peça em causa corresponde ao impulsor (peça A no esquema da tetra) estala porque é uma peça plástica aplicada em outra de metal, será milagre não estalar com o tempo/uso!

 

tetra_impeller_600.jpg

 

 

Conclusão a única coisa com garantia é a cabeça do motor!

Edited by pedronb

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"A informacao que recebeu é correcta. A garantia para artigos de desgaste é de facto de 6 meses. O rotor faz parte desses artigos. Tem a possibilidade de encomendar um rotor na internet na loja online da tetra.

 

Com os melhores cumprimentos

 

Tetra Service-Team

Edited by pedronb

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Boas,

 

A diferença da tetra para a eheim é que o rotor da eheim é feito de cerâmica... Já o balde da eheim é um acrílico de grande qualidade em vez de plásticos fracos... As mangueiras são extremamente resistentes e grossas... As matérias filtrantes são das melhores do mercado... Os motores dos filtros eheim são os mais económicos e silenciosos do mercado... Basicamente a diferença de um eheim para um tetra não é o preço é a qualidade... Prefiro 1 ano de garantia num eheim que 5 da tetra, porque se nos primeiros meses de uso não acontecer nada ao eheim é sinal que veio sem defeito e nunca mais acaba...

 

Já diz o velho ditado... "quem vai ao barato, sai caro"

 

cumpz

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Para além de que os Eheim linha clássica são bem mais baratos que os tetratec, ;). E as hipóteses que esses filtros apresentam são fantásticas, sendo que nem sempre se consegue matérias filtrantes da marca, os "canisters" destes filtros permitem qualquer outra conjugação.

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acho que temos cegos por marcas..

 

nos manuais e termos de garantias está lá tudo para dar a volta ou não ser efectuado trocas de material.. trocar material é prejuízo e prejuízo não é bom. infelizmente é mesmo assim

 

em relação a essa situação acho que sairá mais barato comprar a peça nova, porque será.. cartas, telefonemas, tempo e dinheiro gasto para resolver uma coisas que com alguns euros se resolve e sem nos chatearmos por isso.. fica uma opinião. ;)

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...em relação a essa situação acho que sairá mais barato comprar a peça nova, porque será.. cartas, telefonemas, tempo e dinheiro gasto para resolver uma coisas que com alguns euros se resolve e sem nos chatearmos por isso.. fica uma opinião. ;)

Eu acho que o Pedronb fez muito bem em reclamar, pois se ficarmos calados, não nos chateamos é certo, mas somos comidos por parvos que é exactamente o que muitas empresas nos fazem, rodeando a lei, colocando uma fumaça em redor do produto e neste caso da garantia. Iludem-nos para publicitar a marca e no fim a realidade é bem diferente.

 

Quantos mais protestos houver dos clientes, mais os donos das lojas pensam duas vezes antes de encomendar essa marca aos fornecedores.

 

Por comer e calar é que muita coisa fica como está, e isto aplica-se a um simples filtro como em muita coisa.Eu compreendo Rui que por vezes nos apeteça nada fazer e pronto, é mais simples e evitamos chatices, mas temos de lutar contra isso.

Edited by Vasco Matos

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não o vasco, tens toda a razão.. o que eu kero dizer é que sim reclamar.. mas depois não vale a pena andar a tentar concluir o assunto... eu tb ficava chateado mas se tentamos ir até ao fim acabamos por ter mais despesas. talvez compensaria no caso dum aparelho de alto custo..

 

tipo basta se servir do livro de reclamações, o resto é andamento.

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Olá tenho acompanhado este tópico mas sem me pronunciar, pois nem tenho filtros externos da Ehiem nem Tetra.

 

Tenho um interno da Tetra que dura há anos e foi agora colocado num pequeno aquário de um familiar meu, após ter estado um ano e tal sem funcionar.

 

Por ter um filtro interno dessa marca e por ter desmanchado o mesmo e lavado centenas de vezes, conheço muito bem o rotor que é mostrado na imagem, pois é muito semelhante.

 

E dispensando qualquer tipo de publicidade, que uns são melhores que outros, acho anormal que a peça tenha partido nesse local. Muito sinceramente.

 

Poderá acontecer algum dano, talvez quando se faça alguma força adicional, para encaixar a “tampa” preta que mantém o filtro no seu local, mas a quebrar?

Talvez se a peça já tivesse algum defeito de fabrico (o que pode acontecer em qualquer marca).

 

No entanto já está e constatou-se que garantias é apenas para a cabeça do motor, ou seja, para aquilo que não está acessível à mão do aquariofilista, por mais experiente que ele seja.

 

Penso que fizes-te bem em ter reclamado, manifestado o teu ponto de vista.

 

É uma pena que a garantia apenas cubra isso e se repararem, os 6 meses, será porventura um prazo que marca definiu, pois será a altura que a maioria dos utilizadores se lembrará de dar uma lavagem geral ao seu filtro e a probabilidade do mesmo mexer no rotor é maior.

 

Penso que o rotor ainda estará a trabalhar certo? Não poderá ser reparado? Colado?

 

Caso persistas com a reclamação, não o tentes reparar, pois poderás perder a oportunidade se porventura o representante considere o teu ponto de vista.

 

No entanto será de considerar comprar outra peça com o empate monetário que isso acarreta.

 

Tenta fazer valer o teu ponto de vista mais uma vez, tentando até conseguir uma redução no preço de aquisição da peça nova.

 

Também percebo o Rui e a vontade de dá às vezes é mandar tudo às couves, mas…

 

Obrigado Pedro pela partilha do que se está a passar contigo.

 

Já agora, seria talvez interessante saber-se qual é a taxa de trocas/devoluções ou avarias que a Eheim tem.

 

Se calhar surpreendíamo-nos.

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- Se o radiador do meu carro Mitsubishi se parte na garantia não é uma peça de desgaste nem se trata de "normal desgaste" está na garantia (3 anos).

 

- Os discos de computador giram a 7200 rpm estão permanentemente a serem utilizados e tem 3 anos de garantia não "são de desgaste".

 

- O facto de este filtro ter 3 anos de garantia pesou na minha decisão de compra.

 

- Darem 3 anos de garantia no site da tetra e na documentação do artigo e depois quando as situações surgem afinal são 6 meses, chama-se ENGANAR os consumidores.

 

- Os termos da garantia acompanham o produto e estão disponiveis no site da Tetra. Não existe na literatura do artigo nem no site da Tetra nenhuma garantia de 6 meses em lado nenhum, nem nenhuma exclusão de garantia relativa a desgaste especifica para nenhuma peça. O filtro pode ser todo considerado de desgaste porque passa água em todo o lado = Não há garantia de peça nenhuma. Esta é a conclusão a que chego até que alguem me prove o contrário. A peça não apresenta "desgaste" está estalada.

 

- O tubo de saida que já estalou na ponta e as ventosas que já não fixam nem sequer foram mencionadas! Mas também devem ser de "desgaste".

 

Foi feita uma reclamação ao Instituto do Consumidor relativa a esta situação.

 

A peça custou 13.50 euros e como tinha outra situação pendente foi enviada sem custos adicionais de portes.

Edited by pedronb

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Pedronb,

 

Tens toda a razão. E estas a fazer as coisas como deve de ser. Fico curioso com o desenrolar da novela. :)

 

...e boa sorte!

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@Pedronb creio que fazes muito bem em reclamar, se fosse mais habito do português reclamar , na minha opinião teríamos um nível de serviço bem superior ao que temos agora a nível geral.

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Eu tive uma situação +- parecida com esta. Adquiri um filtro interno da Eheim, o Aquaball e passado 3 semanas partiu-se o veio de cerâmica. Desloquei-me à loja onde o adquiri que me informou que era peça de desgaste e que não o podiam trocar. Fiquei fulo com a resposta e exigi o livro de reclamações, antes de me darem o livro, ligaram para o importador à minha frente que confirmou que eles não podiam trocar, disseram-me para entrar em contacto directamente com eles. Depois de explicada a situação continuaram a dizer que era peça de desgaste, ao que eu respondi que só se fosse o desgaste de estar na loja, pois apesar de o ter comprado à 3 semanas ele só estava ligado à uma semana. Depois de muitos emails e telefonemas lá me resolvi a contactar directamente a Eheim e a contar a situação. No mesmo dia recebi um email deles a dizer que não era normal aquilo ter partido com uma semana de uso e lá me enviaram um novo veio via correios.

 

no meu caso correu bem, pois a Eheim deu-me uma nova peça, no teu nem por isso. Com este exemplo quero apenas alertar o pessoal para reclamarem desde que achem que têm uma ponta de razão :eusathink:

 

Abraços

NG

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Estou a encontrar vários membros a quem aconteceu rigorosamente a mesma situação!

 

Tópico com situações iguais

 

Fica o apelo a quem já comprou peças para o filtro durante o periodo de garantia 2 ou 3 anos (consoante a marca) e que tenha em seu poder ainda as facturas de compra (filtro e peça) que entre em contacto comigo através de mensagem privada. Para podermos fazer uma reclamação em conjunto sobre esta situação e eventualmente serem reembolsados dos valores pagos.

 

"Mensagem pessoal

mans79

Membro nº: 37.979

 

Bom dia,

tive que comprar,,,,

abraço"

 

"Mensagem pessoal

pedronb

Trocaram-te a peça? Foi dentro da garantia ou tives-te de pagar?"

 

Mensagem no tópico

"Boa noite,

bem, após várias tentativas de tirar o ar do filtro e sem dar resultado, decidi abrir a cabeça do filtro a ver se haveria alguma anomalia com as borrachas de ligação ao veio, ao qual foi o meu espanto quando vi esse mesmo veio partido em dois. nao sei o porquê de se ter partido , pois no momento da montagem do filtro, agi com muito cuidado pois era a 1ª vez (sabem com é a 1º vez em tudo ) que lidava com um filtro exterior; mas olha, tá como tá, vou acionar a garantia.

a todos um grande abraço pela disponiblidade e pela ajuda."

 

 

 

"Mensagem pessoal

jmnduarte

Membro 24.360

 

estava em garantia. não paguei nada. isto aconteceu 15 dias após ter comprado"

 

Mensagem no tópico

...

"Obrigado a todos pelas dicas com esta coisa do filtro. Na altura contactei os tipos da JBL na Alemanha a descrever o problema e enviaram-me prontamente uma "ventoinha" (impulsor, rotor, ou sei lá como é que aquilo se chama) nova. O filtro ficou silencioso. Até o receptor da meo tem uma zoada maior..."

Edited by pedronb

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Eu também já tive que substituir um rotor para um filtro tetra-tec in400 ainda dentro do prazo da garantia, motivo: o orificio do cilindro magnético desgatou-se inexplicavelmente, ou seja, o buraco que deveria ser justo alargou-se e fazia uma barulheira enorme, para falar que não funcionava bem...

Tenho também um tetra-tec in800 mais velho e nunca deu qualquer problema.

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Eu tb tive uma pequena situacao com o rotor do meu tetratec ex400 ao fim de 6 meses, e a anivite trocou-me a peça.

De um dia para o outro comecou a fazer barulho...

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anivite:

"Conforme conversa tida via telefone que o rotor é um acessório de desgaste, e não está abrangido pela garantia"

Edited by pedronb

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Filtro EX600 estimativa de custos durante o período de garantia de 3 anos (36 meses)

 

Não inclui portes, BB BIOBALLS, ANEIS DE CERAMICA e todas as peças que se danifiquem excepto a cabeça do motor.

 

FF600/700 - ALMOFADA FINA PACK 2 - 4.29 €

Deve ser trocada 1 vez por mês

Custo em 3 anos 77.22 euros

 

BF600/700 - ALMOFADA DE CARVÃO ACTIVADO PACK 2 10.51 €

Deve ser trocada de 6 em 6 meses o filtro EX 600 leva 3

Custo em 3 anos 94.59 neuros

 

TURBINA P/EX600 13.45 €

Estimativa para duração de 1 ano e meio

Custo em 3 anos 26.90 euros

 

TOTAL estimado de consumíveis e peças de desgaste compradas no período de garantia 198.71€

Edited by pedronb

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pet4you:

 

" todas as marcas, que comercializamos, cerca de 5, deste tipo de equipamentos todas têm esta posição há vários anos"

Edited by pedronb

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Boas, não li o tópico todo.

A meu ver isso não se trata de desgaste. Isso pode ser encarado como defeito de fabrico logo a peça partir ainda dentro da garantia!

Cumps, Alcaide

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Li pela 1ª vez este post, e penso que se está a complicar aquilo que é bastante simples:

 

A Garantia Legal de todos os bens móveis em Portugal é de 2 anos. Não há excepções.

As faltas de conformidade, ou desconformidades (os "defeitos"), que se manifestem num prazo de dois anos, presumem-se existentes na data do contrato.

 

Caso surja uma desconformidade - neste caso o defeito no rotor do filtro - o cliente, e NÃO o vendedor, tem as seguintes opções:

– Reparação ;

– Substituição;

– Redução do Preço;

– Extinção do Contrato.

 

O cliente ESCOLHE a opção que lhe for mais conveniente.

 

O cliente não tem, de maneira nenhuma, de entrar em contacto com o fornecedor do vendedor ou com a marca.

A responsabilidade de resolver uma desconformidade é TODA do vendedor - neste caso a PET4YOU - pois foi com ele que o cliente celebrou o contrato (a compra do filtro), e não com o produtor ou fornecedor do vendedor.

Isto não pode ser mais claro!!!

 

É mais do que evidente que um rotor do filtro que se desgasta em menos de dois anos tem que estar coberto pela garantia legal aplicável a todos os bens móveis.

O que a PET4YOU e outros vendedores fazem - passar a responsabilidade para a marca ou fornecedor - é ilegal.

 

Repito: a obrigação de resolver uma desconformidade (defeito) num produto é TODA do vendedor. Representantes da marca, a própria marca ou fornecedores nada têm a ver com o assunto, e de forma alguma o cliente terá de resolver o problema com estas entidades.

 

Esta é a lei portuguesa. Se existem vendedores que persistem em não a cumprir, há várias opções:

ASAE (esta é a minha primeira opção); Polícia (também servem para resolver estas situações); Defesa do Consumidor; Deco.

 

Concluindo,

 

A PET4YOU tem que: reparar, substituir, reduzir o preço ou devolver-te o dinheiro. A opção é só tua.

Qualquer outra sugestão deste vendedor será ilegal.

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MRoyal

Concordo com quase tudo.

 

Mas

"Quando o mar bate na rocha...quem se lixa é o mexilhão"

Autor Desconhecido

 

O Instituto do Consumidor tem apenas capacidade de mediação, ou seja para a resolução de conflitos entre as Empresas e os Consumidores tanto a empresa como o consumidor têm de aceitar voluntáriamente a mediação do Instituto e do Tribunal Arbitral.

Acho que Deco e a Defesa do Consumidor são a mesma coisa.

A Deco trabalha em ligação com o Instituto e usa penso eu também este sistema de mediação de conflitos de consumo.

 

A entidade fiscalizadora neste caso é a ASAE que apenas fiscaliza, ou seja para que alguem seja obrigado a cumprir a lei ou a pagar alguma coisa, é necessário o recurso aos Tribunais. Se já lhes colocás-te alguma queixa essa é a primeira informação que recebes.

 

A Policia/Ministério Público só actua em situações de crime público o que não é o caso. Mesmo se fosse uma situação mais grave, exemplo: Compras o filtro pagas e a Empresa não o envia nem te responde.

 

Conclusão (até agora): Comprem 1 ou 2 filtros de espuma e uma bomba de ar.

Edited by pedronb

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Deixem-me acrescentar uma coisa que os lojistas não costumam fazer.

Quando nos é substituído um bem porque o anterior não tinha reparação a garantia começa no dia em que recebemos o novo, ou seja mais dois anos a partir dessa data, ao contrário do que nos fazem crer ns lojas, que dizem que os dois anos são da compra inicial. li isto na Deco Proteste.

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Deixem-me acrescentar uma coisa que os lojistas não costumam fazer.

Quando nos é substituído um bem porque o anterior não tinha reparação a garantia começa no dia em que recebemos o novo, ou seja mais dois anos a partir dessa data, ao contrário do que nos fazem crer ns lojas, que dizem que os dois anos são da compra inicial. li isto na Deco Proteste.

 

Não é bem assim!

Quando surge a desconformidade (avaria, alteração de caracteristicas originais, etc...) a garantia fica suspensa a partir do momento que comuniquem a situação ao vendedor, mesmo que ele não aceite a reparação ou os outros direitos legais ao qual está obrigado (reembolso, troca). Sò a partir do momento em que a coisa seja de novo entregue ao seu titular é que a garantia retoma o seu prazo. Exemplo:

1 bem é comprado em janeiro de 2010 (com garantia legal imperativa de 2 anos).

Em junho de 2010 suge uma avaria e é comunicado ao vendedor, a garantia fica suspensa.

Em setembro de 2010 é entregue o bem reparado, começa a contar a garantia novamenete.

A garantia termina assim em Abril de 2012, Se não surgisse qualquer desconformidade teria terminado em janeiro.

 

Espero ter esclarecido a confusão, cumprimentos.

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Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

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