Reprodução


DunKz

Recommended Posts

Pai:

dsc0016s.jpg

 

Mãe (após desova):

dsc0007bn.jpg

 

Dia 21 Setembro

Casal colocado à vista (separados fisicamente)

 

Dia 22 Setembro

Deu-se a desova às 14:30h e demorou 1h, mais de 400 ovos +/-

 

Dia 23 Setembro

Luz ligada 17h por dia +/-

 

Dia 24 Setembro

A criançada começa a nadar na vertical, apenas eclodiu 100 +/-

 

Dia 26 Setembro

Macho foi retirado porque já nadam na horizontal.

Musgo e cabomba adicionados.

Luz desligada.

 

Dia 27 Setembro

Inicio de limpeza todos os dias do fundo.

Comida diária de 3x de artémia liquida/recém eclodida.

 

Dia 30 Setembro

Contagem de 70 alevins +/-

 

Dia 2 Outubro

Contagem de 30 alevins +/-

Comida diária 3x de artémia recém eclodida.

Inicio de adicionamento de 1,5Cm de água de 2 em 2 dias.

 

Dia 5 Outubro

Contagem de 16 alevins.

 

Dia 10 Outubro

Contagem final de 14 alevins.

Comida diária 3/4x de artémia recém eclodida.

 

Dia 17 Outubro

Continuam a crescer dia após dia, comem que se fartam.

 

Dia 25 Outubro

Adicionado filtro de esponja a baixo fluxo.

Continuo a dar artémia recém eclodida todos os dias 4x por dia.

Vou começar a adicionar água todos os dias.

Limpeza de fundo de 3 em 3 dias

Putos têm 8mm em média

 

Dia 02 Novembro

Começo a notar "cores", principalmente metalizadas

Comecei a dar BettaGran de 2 em 2 dias (1x artémia e 1x Grãos por dia)

Nos restantes dias, 3 a 4x artémia.

O resto continua igual

 

Dia 16 Novembro

Têm cerca de 11mm em média

1º dia - Artémia 3/4x

2º dia - Artémia/Grãos/Artémia

3º dia - Artémia/Grãos/Artémia Congelada

4º dia - Repete tudo de novo

 

Fotos da criação:

dsc0015u.jpg

dsc0011uw.jpg

dsc0002dx.jpg

 

Vídeos da criação:

 

Vou alterando consoante tiver noticias :discuss_gathering:

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

veremos o que sai :)

 

o fixe é que tenho lá um gordo que tem 3x tamanho do mais pequeno... derrete a artemia toda e os outros ficam a olhar xD

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tiro fotos mal me emprestem a camera porque de telm nem aparece :D

 

eles estão literalmente a devorar a artemia, comem 4/5x por dia lol

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dunkz

 

Parabéns!

Espero que desta vez consigas fazer chegar alguns alevinos a bettas adultos e bem bonitos.

 

Só uma coisa, deves estar a fazer algo de errado, pelo menos no inicio, pois perdes praticamente quase toda a criação nos primeiros dias. Proponho que da próxima comeces logo a alimentar os alevinos com artémia recém eclodida e arranja micro-vermes, pois ajuda bastante a manter uma boa taxa de sobrevivência nas 3 primeiras semanas.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comecei a dar liquida e recem eclodida para nenhum ficar sem comer Ruben, tambem nao sei que se passou, o macho so começou a colocar os ovos no ninho poucas horas antes de eclodir porque eram muitos mas muitos ovos, eu acho que ele primeiro deixou ver qual estavam fecundados ou nao

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 25 Outubro

Adicionado filtro de esponja a baixo fluxo.

Continuo a dar artémia recém eclodida todos os dias 4x por dia.

Vou começar a adicionar água todos os dias.

Limpeza de fundo de 3 em 3 dias

Putos têm 8mm em média

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comecei a dar liquida e recem eclodida para nenhum ficar sem comer Ruben, tambem nao sei que se passou, o macho so começou a colocar os ovos no ninho poucas horas antes de eclodir porque eram muitos mas muitos ovos, eu acho que ele primeiro deixou ver qual estavam fecundados ou nao

 

O facto de ele não apanhar os ovos e colocar no ninho pode ter sido devido à falta de experiência. Ou então tinha realmente um grande número deles a cair o que lhe dificultava a vida. De qualquer forma eles aprendem muito com a experiência e creio que da próxima vais ver que ele vai ser mais eficaz.

 

Boa sorte com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Devias ter colocado o filtro logo no inicio da montagem do aquario para a colonia de bacterias se instalar e nesta fase já estar desenvolvida. Neste momento não está a fazer filtragem biologica.Para a proxima, já sabes.

Tapa bem o aquario.

Cuidado ao dares 4x/dia alimentação. Sem o filtro estar 100% e com a idade que têm tens que controlar muito bem a quantidade que dás.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, os filtros de esponja tem 2 funções: filtro mecanico ao passar a agua a esponja retem particulas em que se encontram na agua e filtro biologico qdo o filtro tem uma colonia de bacterias. O 2º para mim é muito mais eficiente neste tipo de filtro. Qto maior for a superficie de esponja melhor. Por isso é sempre preferivel os que tem rebordos porque aumentam a area do filtro onde se pode establecer as bacterias.

Neste momento o teu filtro está a fazer só de filtro mecanico. Por isso tens que ter muito cuidado com a comida que não é consumida. Porque o filtro não vai fazer nada em relação a isso. Entendes ? Filtro não maduro+comida em demasia = problemas em pouco tempo (morte prematura de alevins)

Por isso qto mais tempo tiver o filtro a funcionar antes do nascimento dos alevins melhor. A própria superficie da esponja é util para o desenvolvimento dos alevins. Só tens vantagens em montar na altura do aquario.

É aconselhavel lavar a esponja com a agua do proprio aquario para não liquidar a colonia (embora fique sempre algumas...).

Um filtro de esponja bem dimencionado para o aquario em causa pode não precisar de manutenção por longos meses.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Cumpr.

António L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Actualizado!

 

A artémia recém eclodida devido à temperatura baixa não eclodiu nada, 0% mas mesmo assim ta lá na mesma com a bomba de ar a ver se dá ou racha.

 

Ou seja, tinha de arranjar algo para comerem visto que os grãos os pequenitos não comem... decidi dar atémia congelada, foi preciso um provar para os outros seguirem exemplo e... COMER ATÉ REBENTAR :P

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais