Aquário de 100 litros com um problema


Recommended Posts

Boas :thumbdown2: precisava da vossa ajuda.

Tenho um aquário 100x30x30, com uma lâmpada power glow 30w. Temp a 27º, filtro EHEIM biopower 200. A luz se calhar é pouca mas neste momento não posso comprar mais nenhuma calha.

Flora:

Valisnérias

Higrophila corimbosa gigantea, de folha grande e larga

Limnophila sessiflora

Tenellus ou algo muito parecido.

Blixas

 

Fauna :character0050: :

3 Discos juvenis

3bótias palhaço

1 sinodontys eupterus

6 coridoras

8 neons rosa

1 beta macho

1 ramirezi fêmea, vou comprar um rapaz :) para ela.

 

Tenho o aquário montado desde Junho deste ano e logo desde o início tive problemas com algas que resolvi com pastilhas de CO2 da sera que introduzo uma de 3 em 3 ou 4 em 4 dias no próprio aquário, de manhã. A partir daí o tenellus que já crescia muito bem principalmente com fertilizante, começou a crescer melhor e sem algas as blixas também começaram só depois da introdução do CO2 a crescer verdinhas e fortes até aí estavam a definhar e com algas. Agora o que noto é que as higrophilas giganteas estão a ficar cheias de buracos, algumas só têm nas folhas maiores ou seja nas folhas mais velhas e mais em cima, outras tem logo nas folhas mais pequeninas que nascem em baixo junto ao solo. tenho também valisnérias que estão tb com o mesmo problema a ficarem tipo rasgadas, ficam finas e desfazem-se.Será falta de ferro ou de potássio? As Limnophila sessiflora estão na maior, as blixas e as Tenellus também. Os únicos testes que faço são o do ph que está a 7.2 mais ou menos e o da amónia que está a zeros. O que acham? Li que se forem folhas esburacadas mais a cima que é falta de ferro, se forem mais a baixo que é falta de potássio, tenho os dois casos será falta de ambas as coisas?

 

Quanto ao fertilizante, não sabem de nenhum que saia mais barato? Eu compro os liquido da Tetra ou da sera. Li que há uns em pó..., quanto a substrato, não tenho, só mesmo areão do rio, mas se as mais dificeis estão bem penso que o problema não é daí...

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não são caracois, tenho 3 bótias palhaço, não há caracol que nasça e passe daquele mesmo dia.

de certeza que tem a ver com a falta de ferro ou de potássio ou dos dois...

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tania

não sou nenhum expert nestas situaçoes

mas ja tive problemas semelhantes , e neste momento uso ferro e potassio para fertilizar diariamente e melhorou

se encontrares estes produtos da seachem (cerca de 3 eu) cada frasco podias experimentar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.