Caranguejo em lago


Recommended Posts

Pessoal, hoje ao limpar o filtro biologico submerso dei com um caranguejo no seu interior, com uma carapaça de mais ou menos 4 cm, o que significa que está lá há algum tempo (+/- um mês), cresceu lá dentro.

Como não fui eu que lá o coloquei e estes bichos estão a dezenas de km do lago, como é que ele lá teria ido parar?

Hipotses que talvez sejam possiveis:

A) ovos nos nenufares que importei da Holanda?

B) ovos nos jacintos de agua, que trouxe de uma vala do campo de Azambuja?

C) ovos transportados nas patas das garças cinzentas?

Não sei!

Só sei que o bicho se encontra de boa saude dentro dum lago de agua doce!

Não sei do que é que se alimenta mas que cresceu disso eu não tenho duvida.

Se alguem tiver alguma informação sobre este bichos informe-me pf.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

épa!espetaculo... fiquei tao curioso que fui a procura no google e encontrei isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caranguejo-de...a-doce-de-malta

 

e

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t53934.html

 

ao que parece é adulto já pois atingem os 4,5 cms de largura... mas como foi ai parar é que é curioso. se fosse de agua salgada duvido que subrevivesse.

e se for um carangueijo de agua doce de malta até é uma especie ameçaca segundo li...

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tmaster, obrigado pelos links.

Não é que é mesmo um bicho desses, igualzinho ao da foto do link.

O que ainda me deixa mais curioso é o facto da propriedade estar completamente vedada ao exterior com um muro alto e este exemplar está aqui por livre e espontânea vontade :character0050:

Vou andar atento para ver se há mais, o bicho tem a mania de se enterrar no lodo do fundo e as rãs também por isso pode perfeitamente que algumas "rãs" sejam caranguejos.

A agua é dura e com um ph acima 7,4 bastante calcaria por isso o rapaz se está a dar bem.

Vou dando noticias.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois agora é na Abrigada, bem no sopé do Montejunto.

O bicho não é nada sociavel e não gosta nada de ser incomodado, ocupou um espaço entre as pedras do fundo e não sai de lá, pelos menos durante o dia, nem os peixes nem as rãs se chegam a ele.

O que eu queria saber mesmo é como veio aqui ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se for deves comunicar ao Aquário Vasco da Gama (Drª Fátima) ou ao Fluviário de Mora já que tens em mãos uma espécie que está segundo a WIKI em perigo critico de extinção só com este gesto entras directamente no quadro de honra da aquariofilia portuguesa :chair: .

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve lá se não é esta espécie

 

Procambarus clarkii

ou

Eriocheir sinensis

O "meu" não é nenhum destes, já que o Procambarus clarkii é um lagostim e o Eriocheir sinensis é um carangueijo com caracteristicas proprias nas pinças e com uma cor diferente.

 

Eu só queria mesmo saber é como é que ele aqui veio parar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se for deves comunicar ao Aquário Vasco da Gama (Drª Fátima) ou ao Fluviário de Mora já que tens em mãos uma espécie que está segundo a WIKI em perigo critico de extinção só com este gesto entras directamente no quadro de honra da aquariofilia portuguesa ;) .

 

Abraço,

Quando o conseguir agarrar novamente vou tirar-lhe umas fotos, coisa que não fiz na primeira vez, por duas razões obvias, não tinha a maquina comigo e não esperava encontrar um caranguejo dentro do filtro, nunca me passou tal coisa pela cabeça.

Talvez depois ponha a ciência a trabalhar no caso, há muita coisa estranha que está acontecendo no meu lago, este ano vai com cinco posturas nos ciprinideos, há peixes que mudam de cor, há plantas que sofreram mutações (nenufar vermelhos, amarelos, brancos, azuis, rosa), as nelumbo nucifera estão com folhas enormes e com raizes de vários metros pelo fundo mas sem flor, os jacintos ainda estão em flor o que também não é natural, os inhames (Açores) que estão dentro do lago estão mais bonitos que os fora dela, as rãs são ás dezenas, as espadanas têm raizes aereas o que também é estranho, o agrião de agua escolheu as algas filamentosas para se alimentar e crescer, os cravos da india que estão junto ás margens atingiram um tamanho nunca visto, os chorões deixaram agora de florir,nada seria estranho se não estivessemos em finais de Outubro.

Além de continuar a ter visitas constantes das garças cinzentas.

Qualquer dia faço uma visita guiada para o pessoal que quiser vir ver "in loco"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ho inacio,tava a ver aqui a foto do facebook do teu lado com a cadela e lembrei-me das garças. porque nao colocas ali atraz de ondeesta a cadela ,no emio do lago um ou 2 daquelas bocas de rega que disparam automaticamente quando detectam movimento? tipo isto

se não mesmo agora não tens peixes

 

o efeito é este:http://www.youtube.com/watch?v=gdYc86AA8M0&feature=fvw

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ho inacio,tava a ver aqui a foto do facebook do teu lado com a cadela e lembrei-me das garças. porque nao colocas ali atraz de ondeesta a cadela ,no emio do lago um ou 2 daquelas bocas de rega que disparam automaticamente quando detectam movimento? tipo isto

se não mesmo agora não tens peixes

 

o efeito é este:http://www.youtube.com/watch?v=gdYc86AA8M0&feature=fvw

 

já montei, tenho dois que cobrem o lago todo, mas quem se molha sou eu :D

Os cães evitam-nos na perfeição e fogem aos dectectores, as garças não lhe passam cartão nenhum, já encontrei um metodo mais eficaz de me livrar delas, apanho-as e depois solto-as, todas as que se sentiram presas não voltam a pousar no lago, passam por cima e cantam um grunhido de aviso ás outras que também não pousam, se não visse não acreditava, mas resulta, mas a cobertura continua lá, as que entraram não sairam ser ser agarradas.

Neste momento tenho mais de uma centena de peixes e um carangueijo;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...