Quiet evening


dariomgsilva

Recommended Posts

Nome: ---- Quiet evening

 

Data da Montagem: 03 de Outubro de 2010

 

 

 

 

SETUP

 

 

Aquário: 80 x 30 x 40 CM

Iluminação: Balastro Convencional c/ Lâmpada AQUAPOR de 18W Dia 17/10 alterado para balastro electrónico e passou para 36W

Substrato: 5.6 Kg - 50L - 60L de TetraPlant C0mplete Substrate + 10 Kg de Areao preto 1-3mm

Filtro: Vem com o Aquário nem sei bem o nome daquilo mas tem causal de 300L/h

Termostato: Termostato da EHEIM JAGER 125W com capacidade 150 a 200L

Outros Acessórios:

  • 2 Tapetes para por debaixo do Aquário
  • 1 Termometro
  • 1 Fish Catching Net
  • 1 Embalagem de Comida TetraMin
  • 1 Limpa vidros para limpar algas

 

 

58318532.jpg

 

 

 

20728311.jpg

 

 

 

 

Bem após comprar o material foi altura de comprar os 2 moveis para suportar o Aquário, optei pelos do IKEA visto terem boa qualidade e ter bom feedback por parte de alguns users.

 

 

15797136.jpg

 

 

97250368.jpg

 

 

Após a montagem chegou a altura de preparar os moveis para receber o aquário verificando a sua estabilidade. Após este passo foi altura de fixar os tapetes e o aquário para começar montar.

 

 

98112422.jpg

 

 

69981044.jpg

 

 

30444658.jpg

 

 

 

 

 

Apesar da pouca experiência que tenho na Aquariofilia a fase da montagem foi a que deu mais gozo. Tive imenso prazer e durou várias horas.

 

Lavei o areão 3 vezes na banheira da casa, de seguida coloquei o substrato com a altura de 2Cm, de seguida foi o areão colocado com maior altura atrás do aquário e menor à frente.

 

Após este passo foi começar a o encher de agua utilizando a técnica do tuperware [:animal_fish:]

 

 

37628595.jpg

 

 

 

65722631.jpg[/img]

 

 

73267110.jpg

 

 

17354405.jpg

 

 

69290400.jpg

 

 

 

45628679.jpg

 

 

50206332.jpg

 

 

p><p><a href=http://img819.imageshack.us/img819/4225/18402295.jpg' alt='18402295.jpg'>

 

 

 

 

 

 

04/10/2010

 

Passadas 8 horas de ter enchido o Aquário.

 

25251204.jpg

 

74997002.jpg

 

 

 

08/10/2010 - As 1ªs plantas e o 1º teste

 

As primeiras plantas a serem colocadas dentro do Aquário 4 pés da Vallisneria Americana.

 

94781345.jpg

 

85694165.jpg

 

78005627.jpg

 

79152302.jpg

 

59703784.jpg

 

Teste

 

Valores:

 

CL2 - 0,8

PH - 7,6

KH - 10ºd

GH - 16ºd

NO2 - 0

NO3 - 50

 

 

 

mais logo quando chegar a casa, volto a actualizar o resto até ao Dia de Hoje.

Editado por dariomgsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 112
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

11/10/2010

 

 

Resumo do dia, foi dia de fazer a 1ª TPA, por conselho de um amigo optei apenas por fazer 10% dos 80L. Mas nunca pensei que uma TPA de 10% fosse revelar tanto lixo que existia dentro do aquário. Após isso a agua ficou mais clara e agradável de se ver.

 

Teste efectuado antes da TPA

 

NO3 - 10

NO2 - 5

GH - 16ºd

KH - 6ºd

PH - 7,6

CL2 - 0

 

Teste efectuado DEPOIS da TPA

 

NO3 - 25

NO2 - 0

GH - 16ºd

KH - 6ºd

PH - 7,2

CL2 - 0

 

 

 

 

 

14/10/2010

 

 

Até ontem o aquário esteve a fazer o ciclo normal, a noite coloquei mais 3 espécies de plantas que apenas 2 delas sei o nome que são Fetos de JAva e a Lemna Minor a outra não sei identificar mas se alguém saber e puder dizer agradecia.

 

Lavei as plantas e separei os restos que existiam nelas, após este processo descobri que tinha "brindes" nas plantas que foram oferecidas. eram 5.

 

52645382.jpg

 

 

 

 

Bem posto as plantas dentro da maneira como achei que era o mais indicado coloquei para dentro os caracóis também, agora tenho eles espalhados pelo aquário e 1 deles anda na superfície agarrada à Lemna Minor.

 

38005991.jpg

 

89831971.jpg

 

67783963.jpg

 

12972996.jpg

 

83038211.jpg

 

21753371.jpg

 

77288679.jpg

 

10766707.jpg

 

 

Irei brevemente reportar o que acontece no aquário, agora uma questão a foto do filtro dá para ver que esta com muita lixeira, como retiro aquilo? Se desligo o filtro e mexo nele começa a sair a lixeira.

Editado por dariomgsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está ficando muito bonito o seu! não sei quais são suas ideías de plantas, mas se aceitas sugestão, eu amo musgo de java e Eleocharis parvula, formam verdadeiros tapetes verdes no chão do aquario, e não precisam de muita iluminação. ja tem ideia da fauna q vai por ai?

 

montei meu primeiro aquario faz um mes e meio por ai, primeiro tecnicamente, pq qd eu era criança meu pai tinha uns 3 em casa, mas eu só ficava olhando os peixinhos, não tinha idéia da trabalheira q da pra cuidar de um, mas sem duvida a parte q eu mais gostei foi a de montagem tb, tenho um pequeno de 25l, mas minha ideia é daqui umas semanas começar um segundo de 250l para discus.

 

:)

gallery_50713_2545_16170.jpg

___meu aqua___

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, cuidado com a lena minor, pois ja tens pouca luz e vai-t retirar ainda mais.

quanto a pedra eu tirava.

 

cumps

 

 

 

 

eu sei .. por isso hoje quero ver se passo para 36W acrescentando uma lampada.

 

A pedra deve continuar hoje vou acrescentar mais ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16/10/2010

 

 

Bem grande dia dedicado a maior parte ao Aquário de manha lá fui na minha única tentativa de arranjar umas rochas para por no Aquário como de miúdo era muito frequentador da praia Ponta do Mato (Ponta dos Corvos, Praia dos Tesos) relembro-me de ver muitas pedras, rochas por lá, acordei cedo e lá fui.

já não ia para lá a uns bons anos valentes e aquilo já não é nada o que era antigamente está completamente ao abandono, bem chegado lá foi começar a procurar e achei o que queria no final da praia com o Seixal à vista lá estavam varias rochas conforme verão nas fotos. Trouxe cerca de 10.

 

Bem após ter retornado a casa foi altura de por as pedras de molho e trocar a agua 2 vezes, nunca vi agua tão preta e suja dos anos que as pedras andaram a apanhar poluição.

 

Posto isto e horas mais tarde foi altura de as esfregar, ferver e antes verificar se eram rochas calcarias com o teste do Vinagre.

 

Fotos das Rochas

 

29987823.jpg

 

47683296.jpg

 

10467083.jpg

 

36132906.jpg

 

38095840.jpg

 

21218342.jpg

 

30917561.jpg

 

33446015.jpg

 

 

 

Após a fervura foi altura de colocar apenas 7 rochas dentro do Aquário e aproveitei para mudar o layout por completo.

 

25670725.jpg

 

22334042.jpg

 

69277001.jpg

 

77714382.jpg

 

19606935.jpg

 

Depois foi altura de por o fundo preto e tirar umas fotos ....

 

 

39448638.jpg

 

69785266.jpg

 

 

Aproveitei para fazer uma TPA de 10% ...

 

Valores dos testes efectuados

 

 

Antes do TPA e da mudança do layout

 

N03 - 25

NO2 - 1

GH - 16ºd

KH - 3ºd

PH - 7,2

CL2 - 0

 

 

 

Depois do TPA

 

N03 - 50

NO2 - 1

GH - 16ºd

KH - 3ºd

PH - 7,2

CL2 - 0

 

 

Agradeço opiniões dicas observações, já agora ando indeciso de nome para o meu aquário se alguém tiver sugestões estejam á vontade.

Editado por dariomgsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha está a ficar engraçado.

Mas uma coisa tens de fazer o mais rapido possivel comprar isso Anamilandia filtro externo pois esses internos é mesmo para esquecer.

 

 

Eu sei disso, mas por motivos financeiros apenas poderei pensar nessa aquisição daqui a 1 mês .... está complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Para primeiro aquário está muito bom.

 

Uma dica:

As fotos são enoooorrrrmmmeeees demora uma eternidade a carregar no portátil e com a ligação pela pen, podes imaginar o tempo que alguns de nós estarão à espera para ver o teu aquário e o que tu quererás, é que muito pessoal veja o teu post.

 

Experimenta reduzir o tamanho das mesmas. É mais rápido a carregar o teu post.

 

 

 

Quanto ao aquário:

 

Foi bom teres ido apanhar mais pedras, pois só a pedra pequena não dava muito alegria ao aquário.

 

A questão é: será que são indicadas para o aquário?

Referes que te deram algum trabalho a limpar pela sujidade que tinham...será talvez preocupante mantê-las no aquário, principalmente se as mesmas possam vir a alterar a qualidade da água. Deves estar atento aos parâmetros da água.

 

Certifica-te que o ciclo se inicia e principalmente dá tempo para que o aquário "amadureça". Terás mais sucesso quando passares à fase dos peixes.

 

Pessoalmente, e se me permites a opinião, retiraria algumas pedras daí.

 

Aquelas que são mais redondas e aquela que está em 6º lugar (se contares a pequena). Não me parece uma pedra muito natural…

 

Tenta colocar as pedras de uma forma um pouco mais "estudada", ou seja, da forma como estão, parece que estão colocadas de uma forma muito uniforme e linear.

 

É só uma opinião pessoal e o que interessa é que o aquário fique ao teu gosto e principalmente que te divirtas com o aquário.

 

Dá uma vista de olhos no subforum http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=339

Irás tirar algumas dicas em como melhorar o lay-out.

É apenas uma sugestão, mais uma vez repito: o que conta é o teu gosto é a saúde dos teus peixes (quando vierem) e das plantas.

 

Vá boa sorte. E muita calma.

 

Nota: quanto ao filtro interno, deverás verificar até que ponto o mesmo te mantém a água limpa. O material que vem em kits, principalmente filtros, consegue garantir o correcto funcionamento do aquário ao contrário de ideia que se tem.

 

Basta ter algum cuidado nas manutenções do aquário, na alimentação e número dos animais bem como na limpeza do filtro.

 

Existem filtros internos de boa qualidade, sendo que a opção do filtro externo é sempre um encargo superior, pelo que recomendo-te sempre, em altura de crise, uma boa ponderação das compras que faças para o aquário, pois existe sempre uma serie de coisas a comprar (principalmente no arranque de um aquário) que devem ser tidas em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta reduzir o tamanho das mesmas. É mais rápido a carregar o teu post.

 

Irei alterar isso assim que possível.

 

 

Quanto ao aquário:

 

Foi bom teres ido apanhar mais pedras, pois só a pedra pequena não dava muito alegria ao aquário.

 

A questão é: será que são indicadas para o aquário?

Referes que te deram algum trabalho a limpar pela sujidade que tinham...será talvez preocupante mantê-las no aquário, principalmente se as mesmas possam vir a alterar a qualidade da água. Deves estar atento aos parâmetros da água.

 

Certifica-te que o ciclo se inicia e principalmente dá tempo para que o aquário "amadureça". Terás mais sucesso quando passares à fase dos peixes.

 

Pessoalmente, e se me permites a opinião, retiraria algumas pedras daí.

 

Aquelas que são mais redondas e aquela que está em 6º lugar (se contares a pequena). Não me parece uma pedra muito natural…

 

 

Essa pedra chamou-me a atenção pela forma que tem, ela é pesada e apenas esta desgasta da serie de tempo que estava na agua penso eu. tem uns buracos nela e acho engraçada.

 

Quem conhece a baía do Seixal sabe exactamente do nível de poluição que existe e existiu por lá por isso de não estranhar a sujidade que elas largaram.

 

Troquei 2 vezes a agua, na 3ª já não largaram nada e quando as fervi nem a agua estava suja...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota: quanto ao filtro interno, deverás verificar até que ponto o mesmo te mantém a água limpa. O material que vem em kits, principalmente filtros, consegue garantir o correcto funcionamento do aquário ao contrário de ideia que se tem.

 

Basta ter algum cuidado nas manutenções do aquário, na alimentação e número dos animais bem como na limpeza do filtro.

 

Existem filtros internos de boa qualidade, sendo que a opção do filtro externo é sempre um encargo superior, pelo que recomendo-te sempre, em altura de crise, uma boa ponderação das compras que faças para o aquário, pois existe sempre uma serie de coisas a comprar (principalmente no arranque de um aquário) que devem ser tidas em conta.

 

concordo plenamente.

 

mantenho o filtro interno original no meu aquario e os parametros estão normais e ele vai fazendo um bom trabalho. Pode não ser perfeito e poderia conseguir um pouco melhor com um externo, mas vou continuar com este porque estou satisfeito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

off-topic

 

Bem assim o tópico já carrega mais depressa.

Nas proximas fotos, principalmente as de frente para o aquario, podes colocar um pouco maiores, não há problema.

Só para teres uma ideia, na primeira colocação das fotos o meu browser reduziu as fotos em 73% e agora carregou-as num instante. Boa opção e podes colocá-las um pouco maiores.

 

on-topic:

 

Bem, se as pedras não deitaram sugidade...no entanto tenho as minhas reservas. Espera por mais opiniões do pessoal.

 

Lê algumas dicas que estão naquele link que te indiquei, pois poderás tirar algumas ideias adicionais quanto à construção/decoração do teu aquário.

 

Boa sorte e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

off-topic

 

Bem assim o tópico já carrega mais depressa.

Nas proximas fotos, principalmente as de frente para o aquario, podes colocar um pouco maiores, não há problema.

Só para teres uma ideia, na primeira colocação das fotos o meu browser reduziu as fotos em 73% e agora carregou-as num instante. Boa opção e podes colocá-las um pouco maiores.

 

on-topic:

 

Bem, se as pedras não deitaram sugidade...no entanto tenho as minhas reservas. Espera por mais opiniões do pessoal.

 

Lê algumas dicas que estão naquele link que te indiquei, pois poderás tirar algumas ideias adicionais quanto à construção/decoração do teu aquário.

 

Boa sorte e vai actualizando.

 

 

 

Elas já se encontram no aquário desde Sábado e não vi nada de sujidade lançada, pode ser que agora estando a trabalhar quando chegar a casa tenha uma surpresa ...

 

 

Por exemplo, Devo estar atento a que situações???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Alteração anormal dos valores (composição das pedras);

- Sugidade (agua com material em suspenção proveniente das pedras);

- Aparecimento de alguedo nas pedras ou limo (mudança de cor das pedras).

 

Um amigo teve uma vez umas pedras no aquário que tudo o que era algas crescia ali. As pedras ficavam sempre pretas/escuras com a sugidade que aquilo juntava.

 

Há uns anos tive uma pedra que apanhei numa barragem e deitei-a fora porque a mesma, passado um mês, começou a ficar escura e feia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Alteração anormal dos valores (composição das pedras);

- Sugidade (agua com material em suspenção proveniente das pedras);

- Aparecimento de alguedo nas pedras ou limo (mudança de cor das pedras).

 

Um amigo teve uma vez umas pedras no aquário que tudo o que era algas crescia ali. As pedras ficavam sempre pretas/escuras com a sugidade que aquilo juntava.

 

Há uns anos tive uma pedra que apanhei numa barragem e deitei-a fora porque a mesma, passado um mês, começou a ficar escura e feia.

 

 

 

 

Os caracóis andarem agarrados nelas é bom sinal ou mau??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Adoro esse areão escuro. Sem duvida de que da primeira montagem para a segunda ficou muito melhor

 

A minha experiencia em aquarofilia é muito curta, tenho uma aqua de 270lt em construção, e so o layout levou-me uma boas quantas noites. tira pedra, roda pedra, etc...

 

MAs como te disseram tu proprio sentiras quando chegares á composição que mais te agradar.

 

Eu as pedras prefiro sempre com mais textura. adoro as dragon stone mas nao dou, como já vi, 25euros por uma pedra....

 

As pedras redondas nao sao por habito muito indicadas para aquas mas se fores ver uns trabalhos do FAAO pode-se ver que tudo permite fazer trabalhos de se ficar especado!!

 

O filtro externo nao precisas de gastar muito. ou fazes um e com essa bomba ja precisarias de comprar um recipiente, uns bucins, mangueiras e mais algumas pequenas coisas (facilmente encontras diversos projectos DIY na NET) ou então um filtro de marca branca.

 

Eu tenho um sunsun que comprei na avipeixe de 1000lt, silencioso qb, e ficou-me em 50euros

 

A ideia de um tapete é excelente, pois da-te um efeito upa upa.. mas aposto em glosso ou eleocharis parvula pois a HC Cuba leva muito mais tempo a fechar e precisa de mais luz e de co2

 

Nao reparei se tinhas co2 mas é um concelho! Garrafa de cola, fermento de padeiro (tens no continente e outros hiper), bicabornato e açucar... gastas 2euros e ficas com as plantas a bater palmas!

 

Eu tive co2 caseiro no meu primeiro aqua e a diferença no crescimento das plantas era notoria

 

Podes tirar ideias diversas em alguns caso ate com desenhos com o sitio e nomes das plantas usadas por exemplo neste site:

 

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2010.cgi

 

Ai teras varias anos com tanques de varios tamanhos e com muita materia para estudar

 

Plantas: para mim esta a ser mais dificil escolher as correctas do que montar o layout

 

Tens no site da tropica.com uma descrição de cada uma das plantas e que ajuda muito

 

Bem, desejo-te boa sorte no teu aqua e vai postando novidades

 

O meu Aqua

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal ontem foi dia de fazer um teste ao aquário, como tinha remexido no substrato agora estou com muitas algas filamentosas e noto um to esverdeado nos vidros, excesso de nutrientes, Mas o que ando a ficar preocupado é com o PH, tive o valor de 7.2 isso é bom ou mau??? Para guppys e Neons é preocupante certo?

 

Na agua da rede é 6.8, não sei o porque de haver a diferença de 4 valores , mas suspeito que seja devido à pedra inicial que tinha lá dentro a cinzenta com riscas brancas. Já a retirei para ver se era daquilo, mas agora queria baixar o PH para valores decentes....

 

Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola dario

para primeiro aqua esta muito giro esse areão preto fica muito bem.

esse ph de 7.2 esta quase nos 7 que é neutro. o maior problema é se tens grandes flutuaçoes no ph ai sim teras problemas com habitantes.

mas espera que alguem mais entendido te de outra opinião

onde compras te esse areão ?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola dario

para primeiro aqua esta muito giro esse areão preto fica muito bem.

esse ph de 7.2 esta quase nos 7 que é neutro. o maior problema é se tens grandes flutuaçoes no ph ai sim teras problemas com habitantes.

mas espera que alguem mais entendido te de outra opinião

onde compras te esse areão ?

abraço

 

 

 

Jumbo de Almada saco de 10Kg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dário,

 

Fico muito contente por ver a tua evolução :thumbup3:

Gosto bastante da disposição das pedras e com mais umas plantinhas isso começa a dar forma...

 

Depois, à medida que consigas, vais investindo nos equipamentos: iluminação, filtro... Mas primeiro diverte-te um bocado e aprende com esta montagem... Isso é o mais importante e vai fazer-te poupar algum dinheiro no futuro.

 

Queres guppys? :)

 

Abraço e boa continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dário,

 

Fico muito contente por ver a tua evolução :thumbup3:

Gosto bastante da disposição das pedras e com mais umas plantinhas isso começa a dar forma...

 

Depois, à medida que consigas, vais investindo nos equipamentos: iluminação, filtro... Mas primeiro diverte-te um bocado e aprende com esta montagem... Isso é o mais importante e vai fazer-te poupar algum dinheiro no futuro.

 

Queres guppys? :)

 

Abraço e boa continuação

 

 

A iluminação já sofreu um investimento a custo 0, passou de 18W para 26W com introdução de mais uma lâmpada Fluora e respectiva alteração de balastro convencional para electronico.

 

 

 

Guppys são bens vindos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.