algas(iluminação/plantas a morrer?


Micróbio

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um aqua com mais ou menos 100L.

 

há menos de uma semana comprei uma iluminária nova, pois a minha apenas tinha 30W e esta agora tem duas lampadas de 39W cada, o que me parece ser suficiente.

 

O problema surgiu ainda antes de chegar a nova iluminária. Comecei a reparar em pequenas algas que se instalam nas folhas e nas pedras (algas tipo filamento e escuras) por outro lado começaram tambem a aparecer pequenos circulos de algas verdes nos vidros.

 

Após colocar a iluminária, na segunda feira, reparei que a maior parte das plantas parece que estam a ficar queimadas... não percebo porque supostamente a luz nem é assim tanta...

 

Alguem me pode ajudar??

 

Obrigada

Inês R

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes certamente é só as plantas a ajustarem-se a nova iluminação isso passa, agora em relação as algas que descreves-te deve-se ao desiquilibrio de NPK, não sei se tens os testes ou mesmo se fertilizas mas é certo que tens os macro nutrientes desajustados....

 

Com uma fertilização correcta e TPAs isso vai ao sitio.... ve este topico Dicas para compreender um aquario plantado, Resposta a algumas duvidas

 

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes certamente é só as plantas a ajustarem-se a nova iluminação isso passa, agora em relação as algas que descreves-te deve-se ao desiquilibrio de NPK, não sei se tens os testes ou mesmo se fertilizas mas é certo que tens os macro nutrientes desajustados....

 

Com uma fertilização correcta e TPAs isso vai ao sitio.... ve este topico Dicas para compreender um aquario plantado, Resposta a algumas duvidas

 

 

Cumprimentos

 

 

Boas!

 

Obrigada desde já pela tua ajuda.

 

Acabei de fazer os testes antes do fotoperiodo e reparei que se calhar os nitratos estão um pouco altos:

NO3= 25 mg/L

PO4=0,5 mg/L

Fe= 0,25mg/L

pH= ~7

 

O que é preciso fazer para diminuir os nitratos??

 

Não tenho muita fauna, nem muitas flora. Faço TPA semanais e fertilizo, tambem tenho CO2 e as luzes estão ligadas das 8 da manha às oito da noite, o que acho que nao é muito.

 

No final do fotoperiodo, faço novamente os testes para ver diferenças.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Neste caso para diminuir o NO3 tens duas opções uma a curto prazo que é TPAs faz duas ou três TPAs de 30% num espaço de dois em dois dias e a outra opção é reduzires a quantidade de alimento que dás pois ou dás muita comida ou tens muitos peixes....

 

Outra coisa que me lembrei faz o teste de NO3 a agua que usas para fazer as TPAs pode ser que esta seja a fonte do NO3... por vezes a agua da companhia ou mesmo de poço já tenha niveis altos de NO3 e ai só com: Osmose, agua de garrafão ou simplesmente com removedores quimicos de NO3.

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Inês!

 

Assim torna-se praticamente impossível tentar "adivinhar" o que se passa no teu aquario. Dava jeito seres um pouco mais especifica nas condiçoes que ofereces a fauna e flora. Que plantas tens; tipo de iluminação, durante quantas horas diarias; pH da água; co2, etc, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais