Filtro fluval


Recommended Posts

Boas,

 

comprei um filtro fluval 305, e não sei muito bem como dispor as matérias filtrantes,

 

este filtro tem 3 gavetas divididas ao meio, eu estava a pensar meter carvão, zeo-carb (é uma 'mistura' de carvão com eliminador de amonia), biomax e algodão.

 

agora não sei se está correcto da forma que penso que seria:

- na na gaveta do nivel inferior (por onde entra a água) metia carvão e zeo-carb ;

- na gaveta do meio metia biomax

- na gaveta do nivel superior (por onde sai a água) metia algodão;

 

 

Será que esta ordem está correcta? Eu estive a ler o livrinho que vem com o filtro e era mais ou menos isto que dizia, mas agora gostaria de saber as vossas opiniões e as vossas experiências :discuss_gathering:

 

 

 

Cumps :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

comprei um filtro fluval 305, e não sei muito bem como dispor as matérias filtrantes,

 

este filtro tem 3 gavetas divididas ao meio, eu estava a pensar meter carvão, zeo-carb (é uma 'mistura' de carvão com eliminador de amonia), biomax e algodão.

 

agora não sei se está correcto da forma que penso que seria:

- na na gaveta do nivel inferior (por onde entra a água) metia carvão e zeo-carb ;

- na gaveta do meio metia biomax

- na gaveta do nivel superior (por onde sai a água) metia algodão;

 

 

Será que esta ordem está correcta? Eu estive a ler o livrinho que vem com o filtro e era mais ou menos isto que dizia, mas agora gostaria de saber as vossas opiniões e as vossas experiências :alberteinstein:

 

 

 

Cumps :medieval_mace:

 

não há opiniões? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sugestão da marca para as medias Biomax é na primeira gaveta, de cima para baixo... Bom eu não usaria carvão, cá tenho e nunca usei em nenhum filtro, só guardo mesmo como urgência imprevista qualquer. Eu usaria por onde entra a água logo aí uma esponja porosa daquelas mais grossas, no meio usaria as tais media Biomax e por último lã acrílica, ou "perlon", embora esta última seja algo delicada porque tem de ser trocada uma vez por mês, com o carvão é a mesma coisa.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sugestão da marca para as medias Biomax é na primeira gaveta, de cima para baixo... Bom eu não usaria carvão, cá tenho e nunca usei em nenhum filtro, só guardo mesmo como urgência imprevista qualquer. Eu usaria por onde entra a água logo aí uma esponja porosa daquelas mais grossas, no meio usaria as tais media Biomax e por último lã acrílica, ou "perlon", embora esta última seja algo delicada porque tem de ser trocada uma vez por mês, com o carvão é a mesma coisa.

 

e o tal algodão? acha melhor não usar ou posso substituir por alguma das coisas que disse?

 

esqueci-me de dizer , o filtro fora das gavetas já tem umas esponjas.

Editado por Ritaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o tal algodão? acha melhor não usar ou posso substituir por alguma das coisas que disse?

Esse algodão na verdade não é algodão é lã acrílica ou "perlon" apenas corrigi essa parte, quanto à esponja porosa sim claro que se pode comprar nas boas lojas de aquariofilia vendem tipo placas quadradas dessa esponja depois é só cortar na medida do compartimento onde se vai usar e guardar o resto para uma próxima, estas esponjas tal qual a matéria filtrante Biomax recomenda-se a troca de 6 em 6 meses, mas isso é relativo, nesse período por menos troca-se 50% das matérias filtrantes 6 meses depois outros 50% e assim em diante, a lã acrílica é que é de mês a mês. Outra coisa o carvão não dura mais de 1 mês e se durar 15 dias é muito, isso quer dizer que além da lã acrílica, todo o santo mês tem de se trocar o carvão também.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Deves por as media nesta ordem:

 

Filtragem maganice

filtragem química

Filtragem biológica

 

(de baixo para cima)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

boas,

 

podias dar exemplos? é que não percebo muito, ou mesmo nada disto :s

 

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse algodão na verdade não é algodão é lã acrílica ou "perlon" apenas corrigi essa parte, quanto à esponja porosa sim claro que se pode comprar nas boas lojas de aquariofilia vendem tipo placas quadradas dessa esponja depois é só cortar na medida do compartimento onde se vai usar e guardar o resto para uma próxima, estas esponjas tal qual a matéria filtrante Biomax recomenda-se a troca de 6 em 6 meses, mas isso é relativo, nesse período por menos troca-se 50% das matérias filtrantes 6 meses depois outros 50% e assim em diante, a lã acrílica é que é de mês a mês. Outra coisa o carvão não dura mais de 1 mês e se durar 15 dias é muito, isso quer dizer que além da lã acrílica, todo o santo mês tem de se trocar o carvão também.

 

ok, obrigada :) essa tal esponja pelo que estou a ver, na marca fluval, chama-se polishing pad se não estou em erro.

 

eu apenas falei no carvão, porque li que ajuda a manter a água mais limpinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, obrigada :) essa tal esponja pelo que estou a ver, na marca fluval, chama-se polishing pad se não estou em erro.

 

eu apenas falei no carvão, porque li que ajuda a manter a água mais limpinha.

Sim ajuda mas não é de todo obrigatório, se tiveres paciência de trocar todo o mês força, eu não teria LOL. Já a lã acrílica é uma treta, só que essa limpa os restos de detritos na perfeição, essa sim é quase obrigatória, enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para não ter de trocar o carvão todos os meses (e como queria ter carvão) comprei duas saquetas de 100ml de purigen, pois bem, não me arrependo nem um bocadinho... tenho água super cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.