Ampulárias VS Neritas


Hugo Rafael

Recommended Posts

Qual os mais activos na limpeza do aquario ?

 

 

Qual o numero que se deve ter para um aqurio de 100 litros ?

 

Ninguem me consegue dar uma ajuda de qual escolheria e o porque ?

 

Ando indeciso na compra por favor uma ajuda era bem vinda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma pergunta dificil de responder. Não são nada parecidos... são bem distintos.

As neritinas são muito mais fiaveis para os maniacos das plantas, e são boas para as algas tipo green spot. São alguivoros a 100%. As ampularias são também detritivoras, logo comem um amplo espectro de detritos e algas. As ampularias até podem ser mais rapidas a comer algas, mas as ampularias defecam mais que as neritinas. pelo que neritinas podes ter uma grande quantidade, meia duzia, uma duzia... tu é que sabes, depende da tua carteira, logo acabaram por ser mais eficientes porque podes aumentar o numero de "trabalhadoras", enquanto ampularias é um par nesse aquário, máximo um trio.

 

com as ampularias é necessario certificar que são do complexo pomacea cf. bridgesi., que não comem plantas, outras espécies de ampularia comem plantas.

, com as neritinas é à tua escolha, há os abalones (neritina pulligera), os espinhosos/ouriço (clithon sp.), as neritina cebola (vittina semiconica), as mais comuns neritina zebra (neritina natalensis) e as Neritinas red lips (nepterion sp.). todos são 100% alguivoros e apresentam variedades interessantes nas conchas, sem problemas em relação +as especies escolhidas.

 

por outro lado, as ampularias são mais activas, logo serão um maior divertimento para o aquário. E, o facto de serem detritivoros é algo excelente para o ecossistema do aquario.

 

como ves, qual o melhor não sei... eu gosto de ambas as familias de gastropodes e são ambas interessantes, no mesmo aquario. tenho dois aquas e ambos tenho espécies de neritinas com ampularias!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu prefiro as neritinas por tudo o que já foi referido e pelo seu tamanho, as ampularias ficam com 6cm's as neritinas com 2 cm's... não gosto do aspecto das ampularias, mas isso sou eu xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois somos todos diferentes. eu desejo que as minhas ampularias crescam mais e gosto das suas conchas, são bem bonitas.

 

tenho uma espécie de ampularia que cresce mais que a bridgesi... não acho que a bridgesi seja tao grande assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma pergunta dificil de responder. Não são nada parecidos... são bem distintos.

As neritinas são muito mais fiaveis para os maniacos das plantas, e são boas para as algas tipo green spot. São alguivoros a 100%. As ampularias são também detritivoras, logo comem um amplo espectro de detritos e algas. As ampularias até podem ser mais rapidas a comer algas, mas as ampularias defecam mais que as neritinas. pelo que neritinas podes ter uma grande quantidade, meia duzia, uma duzia... tu é que sabes, depende da tua carteira, logo acabaram por ser mais eficientes porque podes aumentar o numero de "trabalhadoras", enquanto ampularias é um par nesse aquário, máximo um trio.

 

com as ampularias é necessario certificar que são do complexo pomacea cf. bridgesi., que não comem plantas, outras espécies de ampularia comem plantas.

, com as neritinas é à tua escolha, há os abalones (neritina pulligera), os espinhosos/ouriço (clithon sp.), as neritina cebola (vittina semiconica), as mais comuns neritina zebra (neritina natalensis) e as Neritinas red lips (nepterion sp.). todos são 100% alguivoros e apresentam variedades interessantes nas conchas, sem problemas em relação +as especies escolhidas.

 

por outro lado, as ampularias são mais activas, logo serão um maior divertimento para o aquário. E, o facto de serem detritivoros é algo excelente para o ecossistema do aquario.

 

como ves, qual o melhor não sei... eu gosto de ambas as familias de gastropodes e são ambas interessantes, no mesmo aquario. tenho dois aquas e ambos tenho espécies de neritinas com ampularias!

 

Quo muito obrigado pela resposta. Era o que estava mesmo a precisar e tardava em aparecer :D.

 

Eu no meu aquario ja tenho uns comedores de algass. Provavelmente as ampulárias como detritivoras davam bastante geito mas o problema e mesmo ter uma especie especifica para nãocomerem as plantas no aquario.

 

Tenho de ver se encontro dessa especie, já agora como se podem diferenciar ? só na altura da compra e que se consegue ver qual a espécie ? ou há outra maneira ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espécie mais comum que se vende nas lojas é mesmo a bridgesi com concha e corpo dourado. As canaliculatas (espécie comedora de plantas) por norma aparecem com a coloração selvagem, isto é corpo cor de vinho e concha castanha. Mas também vendem em lojas, eu comprei as minhas enganado...

 

A diferença que se usa na net baseia-se muito na concha: a bridgesi tem a concha com espiral mais saida e a canaliculata mais compacta, depois há uma medida em graus que se faz na concha, mas isto não é tão facilmente perseptível. Na verdade lado a lado as diferenças são pouco óbvias.

 

diferenças de conchas e identificação de espécies: http://www.applesnail.net/content/species_...ra.htm#taxonomy

 

No entanto são dois gastrópodes completamente diferentes, se conheceres ambos.

 

A pomacea bridgesi é mais calma, mais pequena e normalmente é vendida com corpo dourado e mesmo que apareça com corpo de vinho tinto é algo mais clara que a canaliculata. Nota que também há bridgesi vendida com concha castanha, mas é um castanho com algumas linhas laranjas e não o castanho claro e linhas castanho escuro (sem laranja), que é a cor das canaliculata.

 

A pomacea canaliculata é mais activa, cresce mais , tem uma tromba, cornos maiores e um sifão maior, que usa mais vezes, dado ser mais activa.

 

A bridgesi quando se fecha normalmente fecha-se toda dentro da concha, as canaliculata, gostam de deixar um pouco do corpo à vista.

 

Um teste num aquario de loja, sem plantas, é por uma folha d euma planta e esperar um pouco, se for uma canaliculata ela vai logo tentar apanhar a folha, mesmo que esta esteja a flutuar. São espertas.

 

tromba da canaliculata:

http://ryudivx.free.fr/photos/aquariophili...aliculata_30.jp

 

no aquario, se compraste e reparas que a tua ampularia vai comer anubias e valisnerias, plantas rijas, podes ter a certeza que é canaliculata. Mas não faças mal ao bicho, são bastante espertas e interessantes, e é o que comem.... valisnerias como esparguete e anubias de sobremesa! Usam mesmo parte do corpo como se fossem maos para agarrar nas valisnerias e por dentro da boca. eheh têm outras tecnicas para comer comida que esteja a flutuar, fazendo um V, agrupando as migalhas e depois zumba!!! o que demonstra a inteligencia do bicho. A bridgesi não tem nada disso, passa a vida a comer algas nos vidros. Coisa que as canaliculata só fazem se tiverem a passar fome!

 

Arranja um aquario sem plantas ou devolve à loja. Não deves deixar uma canaliculata num aquario plantado muito tempo, porque ela é capaz de te destruir as plantas do aquario, mais rapido do que tu pensas.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais