Reef 20lts - Possível ou não? Passa a cubo 64L...


Nrc

Recommended Posts

Viva,

 

Tenho para lá em casa um aqua deste género

 

13150.jpg

 

de um conhecido fabricante português. Estava a pensar usá-lo como 2º aquário de água doce, em apoio ao principal. Do género plantar algumas mudas, meter lá uns peixes de quando em vez se necessário, etc.

E lembrei-me, será que se pode fazer algo parecido com um reef aqui?? Ou melhor "micro-reef"...

 

O bicho é hexagonal com uma distância de cerca de 35cms de vértice a vértice oposto, leva cerca de 20lts brutos. Como eu de água salgada e reefs não percebo nada (mesmo) vinha aqui pedir uma opinião.

 

Já li muitos tópicos, inclusivé li sobre como o membro Marco Madeira (penso que era ele) manteve um de 40lts.

Não me importo de não meter peixes, contento-me com 1 coral ou afins, umas rochitas, uns crustáceozitos... será possível??

 

Depois deparo-me com escumadores, osmoses inversas, etc etc. Bem sei que quanto mais pequeno mais difícil é manter um aquário e no caso de reefs com os seus ecossistemas particulares ainda mais, como seria tão minúsculo muito do equipamento seria desnecessário pelo que percebi.

 

Mas eu queria era dar algum uso a este aqua nesta área; se for de todo impossível volto à ideia inicial e não chateio mais :D

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu de água salgada e reefs não percebo nada (mesmo) vinha aqui pedir uma opinião.

 

1º acho que esse projecto e viavel, mas esse teu desconhecimento podera ser um entrave!!! le muito (e de qualidade :) ) sobre o assunto e depois poderas decidir por ti se realmente vale a pena ou nao avançares com esse projecto!

 

Depois deparo-me com escumadores, osmoses inversas, etc etc.

 

num aquario de 20L um escumador devera ser externo, senao "rouba" ainda mais espaço para peixes e isso (mas acho que para isso iras ter de fazer o teu proprio escumador...), ou entao nao usar o escumador, o que podera nao ser de todo bom para um iniciante (e muito provavelmente nao sera bom para nenhum "reefer"). quanto a osmose a opiniao acho que e geral: so traz beneficios...

 

espero ter ajudado...

abraços

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O meu problema (sem contar com o tamanho e forma do aqua) é que existe uma quantidade brutal de informação tanto neste fórum como na net mas tudo muito disperso e às vezes sem contar que há pessoas que não "pescam" nada; ou seja era bom arranjar um "dicionário" só para os termos e equipamento :)

 

Entretanto estou a ver uns sites e um tópico de um colega aqui do fórum que está a começar um de 50l... no entanto ainda é mais do dobro; não sei até que ponto me posso guiar pelas explicações que lhe estão a dar...

 

Depois digo mais qualquer coisa.

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Sinceramente não me parece muito viável... :)

 

Havia, numa loja no porto, uma "pirâmide" com menos de 20 litros ( :?: ) e estava muito bonita. Sei que tinha camarões e pólipos de actinodiscus(isto há 2-3 anos atrás)...mas desconheço a manutenção da mesma.

Pela foto que mostras, parece-me que o aquário é muito alto em relação ao comprimento = menos oxigenação. :cry:

O tamanho dificulta a estabilidade, e precisarás de um bom escumador...ou mudanças de água diárias.

 

Caso fosse um aquário mais baixo seria mais fácil....mas...aquilo que irias tentar fazer em 20 litros podes fazer em 60...gastando exactamente o mesmo. :?

 

Se quiseres arriscar prepara-te para muitas mudanças de água e instabilidade constante...para não falar em possiveis mortes de seres que lá introduzas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ao contrário do amigo Diesel, eu acho que é bem possivel de realizar um aqua com essas dimensões... embora nao o aconselhe a uma pessoa inexperiente :)

Tambem sou da opiniao que mais vale montar um aqua de 50L...

 

Lê muito antes de fazeres o que quer que seja.

 

Cumprimentos,

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas dicas; eu sei que é preferível um maior, e ainda por cima este é feito em altura, mas era só mesmo porque tenho isto aqui parado (a 1ª ideia que tive foi usar estes 20lts como apoio ao de água doce, que tem 100lts reais, em casos de doenças, mudas, alevins, meter uns camarões etc).

 

Experiência e conhecimentos não tenho mas não me importo de ir pesquisando mais, só quero é ter uma ideia de viabilidade para não estar a fazer os trabalhos de casa e depois chegar à conclusão que é completamente impossível ter isto estável.

 

Cumps

Nuno RC

 

PS: Aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=15211 estava alguém com um projecto mais ou menos semelhante mas... não andou muito, pelo menos o tópico.

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel pois...

 

Já li na internet experências bem sucedidas de micro reefs em aquários de 5 litros em forma de bola...

 

O segredo penso que será reduzir os seres vivos a um ou dois exemplares pequenos, por exemplo camarões e um pouco de rocha viva e paciência para fazer as coisas com calma, deixar o aquário fazer o ciclo por exemplo antes de introduzir alguma coisa...

Com esse formato de aqua alto deves introduzir muito oxigénio na água com difusores e bombas de circulação

Os 20 l penso que te irão permitir também manter um pequeno peixe mais tarde...

 

 

TPAs semanais

 

Não custa nada tentar

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas vossas ideias/dicas... ando a ler algumas coisas (sempre que me sento no metro de casa/trabalho/casa) que imprimi daqui e de 1 ou 2 sites da net.

E resolvi uma coisa: como se gasta sempre € no material e a diferença em termos de custo é nula ou mínima optei por, de acordo com o espaço que posso usar, arranjar um aqua com no máximo 40x40 de base e altura a pensar, mais que isto é impossível porque é o tamanho da base do móvel que tenho disponível.

 

Precisava então de (mais) algumas dicas:

 

- Sendo que a base no máximo é de 40x40 quanto posso meter em altura? (estou a pensar mandar fazer um cubo, mas talvez seja demasiado alto...)

 

- posso usar aquele hexagonal para alguma coisa (tipo sump, sei lá divido em 2 e meto termostato, escumador, etc), que mais posso fazer com aquilo?

 

Como isto ainda vai demorar a andar (não tanto pelo € mas mais pelo trabalho de concretizar algo tão pequeno e com a minha falta de experiência) volta não volta vou por aqui mais algumas questões e ideias.

 

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia do cubo parece boa... 40cm de altura nao e muito! acho que e bastante bom!!!

 

quanto ao aproveitamento desse aqua para sump ou algo do genero... nao sei... acho que daria melhor refugio... mas e uma questao de veres o tamanho do material e isso!

 

abraços e boa sorte no projecto!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como ainda não entrei bem nesses conceitos todos ainda não tratei de arranjar o cubo; penso em 40x40x40, no entanto não entendi ainda se preciso de "refúgio", estou a tentar perceber mais um pouco de tudo o que vou precisar, não vá precisar de alguns furos no aqua, outro tipo de material não compatível entre si, etc etc e depois... chapéu.

Posso muito bem copiar da net definições e montagens mas prefiro aguardar e entender melhor para que serve e vantagens/desvantagens dos muitos materiais que vocês usam para me orientar melhor.

 

Obrigado pelas dicas, já ando de olho num tópico, que agora que mudei de ideias, se torna muito parecido ou mesmo igual ao que quero fazer.

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

quando falei em refugio nao era queria dizer que ele sera necessario, pois nao e! apenas podera ser uma ajuda, pois podemos "plantar" e manter la macro algas, que estando no aquario principal correriam o risco de serem comidas por alguivoros... (so um exemplo...)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- posso usar aquele hexagonal para alguma coisa (tipo sump, sei lá divido em 2 e meto termostato, escumador, etc), que mais posso fazer com aquilo?
Podes desde que lá consigas colocar dentro uma bomba de retorno, um escumador interno e um termostato :) Depois tens de ter um sistema no cubo que passe a água para a sump (coluna seca, tubo colecta pvc ou overflow) e voilá! Parece uma boa ideia de facto!

 

Como ainda não entrei bem nesses conceitos todos ainda não tratei de arranjar o cubo; penso em 40x40x40, no entanto não entendi ainda se preciso de "refúgio", estou a tentar perceber mais um pouco de tudo o que vou precisar, não vá precisar de alguns furos no aqua, outro tipo de material não compatível entre si, etc etc e depois... chapéu.

 

Ter um refúgio não é algo de essencial, mas se o puderes ter melhor ... agora na sump hexagonal é que já não me parece viável, a não ser que consigas arranjar mais um espaçito a meio para colocares umas macroalgas (ou ainda uns pedaços de RV). Agora se tiveres a possibilidade de fazer um refúgio isolado acima do aquário de preferência é sem dúvida uma bela "aquisição"... já que estás com as mãos quentes :D aproveitas e fazes um depósito para repores a água evaporada.

 

Boa sorte!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes desde que lá consigas colocar dentro uma bomba de retorno, um escumador interno e um termostato :) Depois tens de ter um sistema no cubo que passe a água para a sump (coluna seca, tubo colecta pvc ou overflow) e voilá! Parece uma boa ideia de facto!

 

A questão que me moi a cabeça é que a coluna seca vai-me roubar espaço, que é coisa que num cubo não abunda. Qual seria o tamanho necessário? Seja como for é o mais seguro não é? Não me estava nada a apetecer...Resumindo a questão que me prende agora é saber como fazer no cubo: overflow, coluna seca ou outro método? Não se pode dispensar a coluna seca e fazer o mesmo sistema sem a dita...?

 

Ter um refúgio não é algo de essencial, mas se o puderes ter melhor ... (...) já que estás com as mãos quentes  :D aproveitas e fazes um depósito para repores a água evaporada.

 

Não tenho espaço; está mesmo fora de questão :evil: A água evaporada pode ser reposta directamente ou na sump não?

 

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais