Construir aquario de raiz ajuda


Recommended Posts

Boas

Tenho uma duvida espero que me possam ajudar

Tenho uma data de vidros a porta da minha casa ha uns anos

E queria fazer uns cubos e uns aquarios tipo de 200 litros

Que tratamento preciso de dar aos vidros visto que estao na rua ha muito tempo ?

Alguem me pode explicar como agarrar nos vidros que tenho a porta e transformar num aquario ?Bem explicito por favor

Nos cubos como fazer as tampas de vidro nos de 200 litros qual o tipo de travessas etc

Obrigado

Abraço

Pedro Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Para trabalhar os vidros terás de os limpar primeiro, verificar se estão muito riscados ou não, uma vez que estão expostos já há alhum tempo.

 

De seguida terás de estudar as dimensões dos aquários que pretendes fazer e adaptar os cortes em função das dimensões dos vidros que tens disponíveis para cortar, para um melhor aproveitamento dos mesmos. Atenção que se não tens experiência no corte dos vidros, o melhor será levá-los a um vidraceiro para este os cortar e polir as arestas. Terás também de ter os cuidados necessários no que tem a ver com as espessuras dos vidros e a sua compatibilidade com as dimensões dos aquários, para evitar possíveis acidentes futuros com a quebra de algum vidro por falta de resistência.

 

Quanto à colagem dos vidros deverá ser feita com silicone próprio para aquários (na côr que pretenderes), tendo o cuidado de limpar primeiros as zonas a colar com álcool ou outro líquido adequado para retirar as gorduras ou outras sujidades que prejudicarão a aderência dos silicones. Aqui no Forum encontrarás imensos exemplos com estas técnicas.

 

Para o apoio das tampas, poderás utilizar elementos em vidro (réguas) que também servirão para o travamento do aquário, ou ainda em PVC ou alumínio que encontrarás com facilidade no mercado (empresas de caixilharia ou outras).

 

Cumprimentos, e mãos à obra!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não sou expert na realização de aquário nem sequer perto disso mas já me passou pela cabeça ser eu a fazer o meu proprio aquário e então pesquizei um bocado e realmente fazer um não é nada do outro mundo.

 

Para cortar o vidro que se não me engano é de 12mm tens que ir obrigatóriamente a uma vidraria ou falar com alguem que tenha uma máquina para o efeito pq acho que com aquelas "canetas" próprias não dá para cortar vidro tão grosso.

Para saberes as medidas que deves utilizar podes utilizar por exemplo este site: Aquatools

Só tens de meter o comprimento, largura e altura e depois alterar o factor de segurança até teres vidro de 12mm. Por exemplo para um aqua de 100C X 40L X 50A (200L) e vidro de 12mm tens um factor de segurança de 7 que é muito seguro. O unico senão dessa calculadora é dá-te as medidas dos vidros partindo do principio que o vidro da base fica debaixo de todos os outros vidros em vez de ficar dentro. Não sei o que será mais correcto mas já tive um aquário com 100X50X60 com o vidro debaixo dos outros e agora tenho um com 200X50X60 em que o vidro já está dentro dos outros. Em ambos nunca tive problemas nenhuns.

 

Depois de teres os vidros cortados, é só comprar o silicone que se for transparente podes comprar no AKI por 5 ou 6 euros acho eu. Se for preto tens de procurar nas lojas pq no AKI não vendem. Tem é que ser proprio para aquários.

 

Depois de teres os vidros e o silicone podes usar as instruções desta página: http://www.mondodiscus.com/discus/it/artic...n-acquario.html

Está em italiano mas acho que no google existe uma opção qualquer para traduzir isso mas não deve ser preciso pq está muito bem ilustrada. Para aquás grandes se calhar convem construir aquele suporte que se fala no inicio. Para cubos pequenos penso que não valha a pena.

 

Em relação às travessas são apenas barras de vidro com +/- 5cm's que colas dentro do aqua ao longo de todo o comprimento mas não sei se serão mesmo necessárias com vidro dessa espessura. Penso que uma transversal ao centro seja suficiente.

 

Como disse anteriormente eu não percebo muito disto. O que escrevi foi só resultado de alguma pesquiza que fiz há uns tempos mas penso que dá para ter umas luzes do assunto.

Espero ter ajudado

 

Cumps

Rui Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ja me ajudaram e muito

OS aquarios que quero fazer sao 50x50x50 e outros de 100x40x50 Comprimento largura altura uns 200 litros

Acho que os cubos os vidros podem ser debaixo os outros é que nao sei

Bem vou procurar um vidraceiro que venha ca a casa pois sao muitos vidros e estar a transportar de um lado pro outro sao muito pesados e ver eu achei um topico no forum grupo portugues de aquariofilos que tem la como fazer um aquario tambem esta muito bem ilustrado

Fica ja aqui a minha ajuda para futuros membros que se queiram meter em aventuras

Abraço

Pedro Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais