O 'porquê' de usarmos CO2 nos nossos aquários plantados


Recommended Posts

 

:)

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já percebi! Não se faz paste do url todo do vídeo mas sim da hash que identifica o vídeo! Irra!

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá que pensar o video.

A dúvida que me ficou é se toda a "massa verde" da terra consegue absorver em quantidade suficiente o CO2 produzido. O problema também não é só o CO2.

O metano em termos de efeito de estufa é bem mais prejudicial. Tive um prof de quimica que dizia que a quantidade de seres humanos e vacas (principalmente na india) contribuía para o aumento do metano na terra. :)

Não sei se terá razão, quem sabe!

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito bom o vídeo, muito bom partilhares connosco!

Decerto repensarei o uso de CO2 no meu aquario...

 

Obrigado.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Não sei qual a finalidade do video, mas obviamente que as coisas não são bem assim quando no video se afirma que o CO2 atmosférico é inofensivo. Estariam a dizer o quê na Terra? Seria inofensivo se o Homem não existisse, e todo o CO2 fosse produzido naturalmente...

 

Quanto à outra questão, o que viram no video foi um teste, sem Fauna... É óbvio que quando adicionamos CO2 num aquário plantado, temos de colocar na equação a Fauna, eexistindo assim limites para a concentração de CO2 num aquário.

 

Mas é claro que o CO2 ajuda, e de que maneira. Uma das principais aquisições para quem quer um plantado é uma botija de CO2. Mas para quem viu o video, não adianta ligar o CO2 no máximo. Para fazer sentido, temos de fertilizar com todos os Macros e Micros e fornecer luz adequada.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vamos por aí, não tenho dúvidas! existem hoje muitos recursos que nos permitem optimizar o crescimento das plantas, seja com o CO2, ou com lampadas que fazem a substituição perfeita da luz natural.

Este Hobby, a Aquariofilia, evoluiu, muito! Com acrescimo de novas possibilidades de conseguir melhores resultados. Eu, no entanto, continuo muito fiél a um princípio básico: Quero os meus peixes bem!! Saudáveis, reprodutores, e de longa vida!!

Tenho um aquário, de 200 litros, com 30 anos, com um filtro interno, de 30 anos, com uns peixes magnificos!! Que já duram, não há 30 anos... Eh, eh, eh!! mas que não morrem, que já reproduziram, e estão aí para durar! Essa é a minha satisfação!!! Não quero ter um aquário bonito. Quero ter, ou tento ter, uma boa casa para os meus meninos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vamos por aí, não tenho dúvidas! existem hoje muitos recursos que nos permitem optimizar o crescimento das plantas, seja com o CO2, ou com lampadas que fazem a substituição perfeita da luz natural.

Este Hobby, a Aquariofilia, evoluiu, muito! Com acrescimo de novas possibilidades de conseguir melhores resultados. Eu, no entanto, continuo muito fiél a um princípio básico: Quero os meus peixes bem!! Saudáveis, reprodutores, e de longa vida!!

Tenho um aquário, de 200 litros, com 30 anos, com um filtro interno, de 30 anos, com uns peixes magnificos!! Que já duram, não há 30 anos... Eh, eh, eh!! mas que não morrem, que já reproduziram, e estão aí para durar! Essa é a minha satisfação!!! Não quero ter um aquário bonito. Quero ter, ou tento ter, uma boa casa para os meus meninos...

 

 

Boas

fquedes

concordo plenamente contigo,eu tbm sou asim,e tenho aquarios desde o ano de

80,e para mim os peixes têm que estárem bém,e saudáveis,mesmo que o aquário a nivel

de plantas não esteja lá muito bonito,mas se eu gosto tudo bém,eu gosto ter o aquário o

mais natural possivel,e nada de quimicos.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvaro e Fguedes, o facto de termos um aquário lindissimo, com plantas exuberantes, com CO2 e fertilizações liquidas, não quer dizer que a Fauna não esteja bem. Pelo contrário, se as plantas estiverem saudáveis, mais saudáveis estão os peixes, e se as plantas tiverem CO2 (na medida certa) e fertilização (idem), estarão muito mais saudáveis bem como todo o ecossistema., peixes incluidos.

 

Aliás a adição de CO2 faz baixar o PH, e mantê-lo ácido, pelo que os peixes que gostam de águas ácidas sentem-se muito melhor do que num aquário sem CO2.

 

E Álvaro, que quimicos falas? Os nutrientes que damos às plantas existem na Natureza, aliás a Natureza está cheia de quimicos.

Se me falares num anti-cloro, também te digo que uma água que leva umas gotas deste produto fica muito mais saudável para os peixes.

 

Agora se olharmos para os Discus por exemplo, em que o aquariofilista não tem um aqua apropriado para estes, levando-os a stressar e a ficar doentes, e depois enchem o aquário de remédios, ai concordo, deviam antes ter feito os possiveis para proporcionar um melhor ambiente para eles, de modo a stressarem menos.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvaro e Fguedes, o facto de termos um aquário lindissimo, com plantas exuberantes, com CO2 e fertilizações liquidas, não quer dizer que a Fauna não esteja bem. Pelo contrário, se as plantas estiverem saudáveis, mais saudáveis estão os peixes, e se as plantas tiverem CO2 (na medida certa) e fertilização (idem), estarão muito mais saudáveis bem como todo o ecossistema., peixes incluidos.

 

Aliás a adição de CO2 faz baixar o PH, e mantê-lo ácido, pelo que os peixes que gostam de águas ácidas sentem-se muito melhor do que num aquário sem CO2.

 

E Álvaro, que quimicos falas? Os nutrientes que damos às plantas existem na Natureza, aliás a Natureza está cheia de quimicos.

Se me falares num anti-cloro, também te digo que uma água que leva umas gotas deste produto fica muito mais saudável para os peixes.

 

Agora se olharmos para os Discus por exemplo, em que o aquariofilista não tem um aqua apropriado para estes, levando-os a stressar e a ficar doentes, e depois enchem o aquário de remédios, ai concordo, deviam antes ter feito os possiveis para proporcionar um melhor ambiente para eles, de modo a stressarem menos.

De acordo Vasco. Eu não tenho nada contra o facto de se usarem todos os recursos para optimizar o crescimento da Flora de um Aquário, pelo contrário! Já tenho visto excelentes resultados com aquários muito bem plantados e muito bonitos!

Eu pessoalmente, tenho como satisfação aquilo que atrás referi, agora cada um vê, e vive este Hobby á sua maneira, é claro!! Com maior ou menor investimento, com maior ou menor grau de exigência de satisfação. Com toda a certeza que todos, mas todos querem os seus peixinhos satisfeitos e bem tratados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enfim. com que entao existem lampadas que substituem o Sol na perfeição?! isto, desculpa, é ridiculo.

E é obvio que muitas vezes colocam-se produtos a mais nos aquarios e fazem mal à fauna de facto.

esse video é um video tendencioso e é sobre o CO2 na atmosfera, não na água.

 

entao o facto do CO2 baixar o pH muitas vezes repentinamente é bom?!

 

é cada uma...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao o facto do CO2 baixar o pH muitas vezes repentinamente é bom?!

Quo, não sei como foi a tua experiência com o CO2, mas digo-te que a adição de CO2 num aquário não tem necessariamente de provocar repentinas descidas de PH. Como tudo na vida algumas coisas correm bem, outras mal, mas se fizermos as coisas com cabeça tudo se consegue.

 

E sim, o CO2 pode efectivamente ser uma mais valia a vários níveis. Não para quem exagera dele e pensa que o CO2 por si só vai fazer milagres.

 

Por um lado baixa o PH, e como eu já vi Cardinais a viver num PH 7.5, CO2 nesse aquário iria a fazer maravilhas, e colocá-lo num PH mais baixo e mais próprio para a espécie. Sabemos contudo que, de modo a não haverem descidas de PH repentinas, o aquariofilista tem de ter umas luzes do que é também o GH e KH.

 

Por outro lado, também já assisti a aquários com plantas exigentes, num estado deplorável, com a pessoa a fertilizar para nada, acumulando esses mesmos fertilizantes na água, o que é nocivo para a Fauna. Com uma botija de CO2 (e naquele caso específico também mais luz) tudo seria diferente, haveria melhor assimilação de nutrientes por parte da Flora, logo mais crescimento, logo mais vida, logo Fauna mais saudável.

 

Quanto às lâmpadas, se tiveres uma lâmpada com 5400K, tens o espectro da luz solar. Obviamente que o Sol tem outras propriedades, (até envia neutrinos vê lá), mas como estamos aqui a falar de manutenção de plantas aquáticas (penso eu), se montares um aquário todo XPTO ao sol, e outro com lâmpadas (que podem ir dos 4000K aos 10000K), garanto-te que no aquário que está ao sol nunca poderás fazer uma montagem digna desse nome... Portanto até concordo contigo, nenhuma lâmpada substitui o sol, que tem propriedades únicas, porém para as plantas aquáticas que utilizamos em aquariofilia, o ideal não é o sol, e sim essas lâmpadas.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.