Ucayali Simplicity


Silveirinha

Recommended Posts

Boas,

 

apresento o meu novo projecto, ainda não está acabado mas para já ficam aqui umas fotos. Aviso que não sou o melhor fotografo, é só para ficarem com uma ideia do aquário. Quando puder por fotos de boa qualidade assim o farei.

Mais tarde apresento o setup do aquário.

 

 

Panorâmica

img3575u.jpg

 

Fêmea

img3580a.jpg

 

Macho

img3581b.jpg

 

Este aquário ainda está em momento de concepção e irá sofrer algumas/bastantes transformações, tal como remoção de todas as plantas que não sejam de origem amazónica.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tens ai um bom projecto com dois exemplares muito bonitos.

Se vais colocar só plantas amazónicas sugiro-te uma, a Myriophyllum mattogrossense plantei recentemente no meu aqua e até os apistos parecem apreciar.

Continuação e vai mostrando desenvolvimentos.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

como prometido aqui está o setup.

 

SETUP:

Nome: Ucayali Simplicity

Data da Montagem: 01/10/2010

 

Aquario: 60x30x30

Iluminação: 2x24W T5 HDD-600

Aquecimento: 75W

Temperatura: 26º

pH: 6.6

Filtro: Shark ADV 800

Fertilização: Nutron Flora

CO2: AquaGro CO2 Starter Kit

 

Flora:

 

Cabomba caroliniana

Echinodorus Bleheri

Lilaeopsis brasiliensis

Vallisneria americana natans (em principio sai)

Cryptocoryne wendtii ''brown'' (em principio sai)

Taxiphyllum barbieri (Vesicularia)

 

 

Fauna:

 

Corydora aeneus

Apistogramma cacatuoides "Tripe Red"

Otocinclus sp. affinis

 

 

Ainda estou a pensar no layout "perfeito", estou a espera ainda de umas plantas e todas elas do continente sul americano.

Comecei hoje com o co2 e com a fertilização, não sei se é aconselhável começar logo com a nutrição quando é a primeira vez que o aquário recebe co2, mas vamos ver como resulta. Os peixes estão de perfeita saude e parece-me que os otocinclus, que são apenas 2, são macho e fêmea. Pois um bem pequenino a comparar com o outro, além disso aquele inchaço na barriga do oto mais robusto parece estar carregado de ovinhos.

Como é a criação destes meninos? Já ouvi dizer que normalmente surgem do nada e nunca se testemunhou..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Sem saber muito bem por onde comecar,

A primeira coisa que me lembrei foi que o aquario esta demasiado claro com poucos refugios para os Ciclideos que ai mantens. Estes apreciam locais escuros, apertados, pouco agitados e com pouca corrente, e em numero suficiente de forma a que nao sejam facilmente memorizaveis/indentificaveis pelo parceiro..

 

Ve estes dois aquarios.

Rio Tefé

Rio Abacaxi

 

um deles provou ser eficaz na acomodacao destes fantasticos animais, que merecem todo o nosso intresse dedicacao.

Obrigado por partilhares comnosco, vamos tentar ajudar-te a melhorar

Cumptrs

Jose.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pimenta85, estes exemplares eram de um membro deste forum, o qual, devido à minha má memória, não me lembro.. lol, peço imensa desculpa não poder ajudar-te até porque se não me engano ele tinha mais 1 ou 2 casais para venda.

 

Spaar, já andei a pesquisar os teus aquários, e esses sim estão brutais! Obrigado pelas dicas, tratarei de construir um layout melhor para estes 2.

A fêmea ultimamente está constantemente a fazer a dança do acasalamento, se é assim que se pode chamar, mostra a barriga ao macho e começa a nadar de lado tremendo-se um pouco. Mas o macho investe, penso eu pelo facto da femea ser ainda um pouco jovem. Além de ainda estar à espera de plantas penso que mais uns troncos para o aquario não seria mal pensado..

Próximo update será um novo layout.

 

Obrigado pela ajuda!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Seguindo os conselhos do spaar mudei o layout e adicionei blyxa e anubia ao setup.

Vou esperar que os parametros da agua assentem e daqui a uns dias já devo por mais fotos com o setup actualizado.

O Macho cacatuoides agora só persegue a fêmea.. Sabem-me dizer que tipo de comportamento é este?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brand New!!

 

 

 

 

img3594b.jpg

 

img3602f.jpg

 

img3607e.jpg

 

img3619d.jpg

 

Em destaque!!

img3600iq.jpg

 

E a ser perseguida!

img3610y.jpg

 

img3604w.jpg

 

 

 

Agora sim existem mais esconderijos para que o casal comece a trabalhar :)

As cabombas crescem lindamente, tal como as blyxas que parecem estar no bom caminho. Já a Lilaeopsis é que parece nao ter muita sorte, portanto estou a pensar substituila pela glosso.

A próxima semana há uma surpresa.. ou mais :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas noites,

 

hoje parece que estou a presenciar a primeira postura do meu casal de apistogramas, a fêmea nao sai da toca e o macho mal se aproxima. Alem das investidas que faz constantemente as corydoras. Ela está muito amarela e magrinha, é normal? Pode ser mesmo uma postura? É que nao consigo ver os ovos.

 

Introduzi tambem 11 tetra neon mais uma echinodorus ozelot, se não me engano. Gostava que me tirassem as duvidas nas proximas fotos.

Mais tarde coloco fotos onde já se nota uma pequena evoluçao do aquario.

 

Comentem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá silveirinha,

 

Para teres o maior sucesso com os teus cacatuoides deverias ter o minimo de espécies no teu aquário (contra mim falo que tenho um biotopo amazónico com discos e um casal de apistos alacrina, mas tudo num aqua de 250l), evitando o stress dos peixes quando fazem a postura. O spaar é um bom exemplo na reprodução de ciclidios anões, quanto mais simples melhor, mais sucesso terás.

 

Por outro lado, como já foi referido, tens muita luz no meu entender, eles gostam mais de água amarela e locais escuros, como os biotopos amazónicos para dar um exemplo. Se tiveres capacidade financeira acho que deverias mudar oteu filtro interior por um de mochila, sempre permite colocar cerâmica, permitindo uma melhor filtração biológica. Para a água amarela tens a turfa e por exemplo as folhas de amendoeira muito utilizadas para os discus.

 

Boa sorte com a reprodução

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ando a estudar e pesquisar imenso sobre esta espécie pois também vou montar um aqua para cacatuoides :twisted: Podes ver o projecto na minha assinatura

Tens que arranjar mais esconderijos (meter umas folhas, côcos, plantas altas...

Mete tambem turfa no filtro para pores a agua um pouco mais acida e para lhe dar um tom mais amarelado... (amazónico)

Vais deixar apenas com cacatuoides ou vais introduzir outras especies? acho que devias pelo menos adicionar a equipa de limpeza ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu já tenho a minha fauna quase completa, só me faltam mesmo uns ottos para completar a equipa de limpeza.

Em relação à luminosidade do aquario já consegui reduzir um adquirindo aquelas plantinhas flutuantes.

O que é um filtro de mochila?

eu não estou realmente a querer fazer creação dos cacatuoides, mas como é obvio não me importava nada :dance: além disso, eles são muito jovens e com pouca experiencia, portanto vou deixar que a natureza faça o resto ;)

 

obrigado por me ajudarem dando-me essas dicas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ir ao google e colocas "filtro mochila", vais ver que aparecem imensas informações e imagens sobre o mesmo.

 

Básicamente é um filtro que permite uma filtração superior ao interno com a vantagem de não ocupar o espaço dentro do aquário, mais a facilidade de manutenção. Em termos de custos é também bastante acessivel.

 

Boa sorte com os apistos e vai dando noticias

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ir ao google e colocas "filtro mochila", vais ver que aparecem imensas informações e imagens sobre o mesmo.

 

Básicamente é um filtro que permite uma filtração superior ao interno com a vantagem de não ocupar o espaço dentro do aquário, mais a facilidade de manutenção. Em termos de custos é também bastante acessivel.

 

Boa sorte com os apistos e vai dando noticias

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

realmente eu tenho encontrado vários defeitos para esta montagem, mesmo que goste muito deste layout, sinto que conseguiria fazer algo muito melhor.

Falhas que tenho encontrado são os troncos e pedras que não são adequados ao tamanho do aquario, falta de substrato fértil e falta de fertilizantes, entre outros que me poderiam indicar após eu colocar novas fotos.

Antes de ter ideias para fazer um novo layout, vou deixar este aquario desenvolver mais um pouco. Não gostava de abandonar este projecto ainda tão no inicio, gostava de saber o produto final ;)

 

Cumprimentos

Editado por Silveirinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...