River Bridge


HomoSapiens

Recommended Posts

Tou tramado!

Já tenho outro neon com umas zonas brancas!

Provavelmente o mesmo mal que me matou o Botia palhaço!

Eu aponto para fungos!

 

Acham que um produto geral como SERA omnipur resolve o assunto ou tenho de comprar algo mais específico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O neon também morreu!

Estou a ficar preocupado.

Durante os 5 anos que tive a outra montagem não me morreram tantos peixes como desde a montagem nova!

 

O que é estranho é que 50% da água já era do outro aquário!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Bem, amigos, ao fim de algum tempo lá apareceram as tão famigeradas algas!

 

O crescimento deste tipo de algas é despoletado por quê?

 

Como posso eliminá-las?

 

dscf714550.jpg

dscf714850.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso são black beard algae. Para mim, pior do que isso só mesmo ciano-bactérias.

 

O que eu aconselho, é nada mais nada menos do que Fluorish Excel da Seachem.

 

Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788&view=findpost&p=494684

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a dica.

 

Pelo que li, deu-me a entender que isso funciona em plantados de grande intensidade, dando vantagem às plantas na competição pelos nutrientes.

Este não é o meu caso, uma vez que nem sequer tenho substrato fértil.

 

Este tipo de algas pode aparecer devido a luz fraca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Pelo que li, deu-me a entender que isso funciona em plantados de grande intensidade, dando vantagem às plantas na competição pelos nutrientes.

Este não é o meu caso, uma vez que nem sequer tenho substrato fértil.

 

Este tipo de algas pode aparecer devido a luz fraca?

O Fluorish Excel até foi originalmente criado para aquários de baixa manutenção e sem injecção de CO2 . Ele funciona à mesma sobre as algas, não por as plantas ganharem, mas sim porque ele além de uma fonte de carbono, é igualmente um algicida.

 

Eu nesse aquário também não tinha substracto fértil, e as algas estavam nas pedras.

 

Quanto à iluminação fraca, essas algas não aparecem devido a isso, mas sim a descontrolo de nutrientes. Supostamente aparecem devido a carências de PO4 aliadas a excessos de NO3 . Teres iluminação fraca ou forte não é preponderante para elas aparecerem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a tua opinião sobre algicidas mais específicos como este?

http://www.wate-r-evolution.com/shop/contra-as-algas/509-esha-protalon-707.html

 

Quanto à luz, li (num catálogo da Sera) que podiam ser originadas por luzes gastas e por silicatos elevados!

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Hoje, farto de ver as algas castanhas a tomar conta do aquário, resolvi fazer uma intervenção de fundo!

Removi as pedras mais afectadas e lavei-as muito bem, virei algumas para que as algas ficassem enterradas no substrato e podei as folhas da anúbia que estavam mais afectadas!

 

Não consigo arranjar por aqui os SAE nem o flourish!

Vamos ver quanto tempo as mantenho afastadas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos entretantos, deixo aqui umas fotos dos inquilinos:

 

A minha ampulária trapezista:

 

dscf7017z.jpg

 

Um dos novos inquilinos:

 

dscf7171r.jpg

 

Até que foram bem recebidos (ninguém disse ao Red que não dá para cruzar com uma ampulária?):

 

dscf7350.jpg

 

Uma das minhas corydoras:

 

dscf7361.jpg

 

Mais dois retratos dos novos inquilinos:

 

dscf7370.jpg

dscf7377.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando pensava que dos meus 5 reds já só tinha 1, vi um pequenito, com uns 3 milímetros, a passear numa planta. E, logo de seguida, vi outro fêmea debaixo de uma pedra... afinal, eles vivem! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, coloquei duas fêmeas guppys já prenhas para ver se recupero a população que tinha antes das mudanças.

Ontem a minha ampulária resolveu dar o 1º passeio fora de casa. Felizmente apanhei-a a "dormir" ao pé do aquário!

Também mudei uma lâmpada porque a minha já tinha mais de 1 ano.

 

PS. começo a questionar a minha sanidade mental... tanto tempo a falar sozinho! :puppydogeyes:

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal tenho ainda 3 reds vivos.

Estavam escondidos debaixo de uma pedra que tenho.

 

Será possível que estivessem a fazer posturas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Isso.

Será que elas se escondem para parir?

Digo isto,porque andaram um largo período sem aparecer e hoje andavam as 3 fêmeas a petiscar numas plantas todas contentes e vermelhinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se... as fêmeas red cherry estiveram escondidas a parir.

Hoje vi mais dois pequenitos a espreitar debaixo de uma pedra que já não são tão pequenos como isso. Talvez tenham metade do tamanho das mães.

Para além disso, já nasceram alguns guppys.

 

A juventude começa a ocupar o seu espaço! :dancing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

A luta com as BBA continua. Se bem que já não é luta... não me tenho esforçado muito por eliminá-las. Até porque elas se têm mantido em níveis não preocupantes.

Comprei um SAE para ajudar a limpar algumas.

O gajo é trabalhador apesar da luta ser inglória, pois é só um.

Vi-me grego para encontrar este aqui em Viseu. Eles tinham misturado com raposas voadoras e em juvenis não é fácil distingui-los. Espero que tenha acertado!

 

 

O aquário está algo confuso mas estou a deixá-lo assim prepositadamente para esperar que as plantas cresçam e estabilizem.

Comecei a fertilizar com KCl.

Pretendo arranjar umas plantas de tons vermelhos para dar contraste e começar a fazer umas moitas definidas (neste momento reina a anarquia)!

 

Os meus Reds, depois de uns dias escondidos (não sei se foi de mudarem a casca) voltaram à labuta.

 

dscf9848800x600.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Entretanto nasceram uns guppys mas como não sou adepto de maternidades só um é que escapou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Após muuuuiiitto tempo de pasmaceira no River Bridge, e de estar sem peixes durante algum tempo, resolvi colocar-lhe alguma vida.
Alterei hardscape, novas plantas e novos inquilinos.
Coloquei 10 neons, duas corydoras e 1 beta. Este último foi exigência da minha filha que se apaixonou por ele na loja.
Espero que se dê bem num aquário comunitário, porque não tenho experiência com este peixe.
Alguém tem conselhos?

Deixo um video do estado atual do aquário:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ainda tens os red cherry o betta vai ter uma bela dieta de marisco hehe.

 

Não fui ver o tamanho do teu aquário, mas tem em mente que as corys são peixes de cardume e duas é pouco. Se o aquário for pequeno para 4-5 talvez fosse melhor não as ter, opinião pessoal claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei o vídeo público.

Já conseguem ver?

Já não tenho red cherry. A única fauna que mantive foram uns caracóis!! :confused4:

 

O aquário é de 60 L. Penso que posso colocar mais uma corydora. Eu sempre tive um par e elas pareceram sempre muito felizes e brincalhonas! :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, como algumas plantas começaram a acusar a mudança, comecei a fertilizar com micros.

Segui esta receita:

 

Capture.png

 

Tive de fazer algumas alterações porque não arranjei 2 componentes.

Ficou sem zinco e sem molibdénio.

Acham grave?

Também substituí o Fe2O3 por FeCl3.6H2O porque era o que tinha disponível.

 

Quanto à fonte de Boro, passou a ser Ácido Bórico pelas mesmas razões.

Neste último, ao pesar, como tinha inicialmente feito contas para 10 vezes mais quantidade (1/10 do que está acima) e acabei por fazer 1/100 do que está acima, pesei 0.5 g de boro e não 0.05 g. Posso ter problemas.

 

Quanto à mistura, preparei segundo esta calculadora:

 

Capture.png

 

Ou seja, coloco 2,5 mL duas vezes por semana para ter 0.2 ppm de ferro.

Acham bem para um aquário low tech com peixes e pouca iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.