Construção de Aquário


Recommended Posts

Olá pessoal, ando com ideias de mudar os meus ciclídeos para um aquário maior, e queria ser eu a construí-lo. O aquário que pretendo construir é de 150comp x 50prof x 55alt com travessas destas:

travessas.png

 

Isto é certamente um tópico recorrente mas acho que o que vou tentar apurar ainda não foi debatido aqui pelo fórum, ou seja, as espessuras do vidro serem diferentes conforme o 'vão', uma vez que o vidro da frente terá que suportar mais tensão que por exemplo as laterais e o fundo.

 

A minha ideia seria de fazer algo como isto:

2x laterais 10mm espessura

2x frente + trás 12/15mm

1x fundo 10mm

4x travessas 8mm

 

É viável ou estou a pensar errado? Qualquer sugestão construtiva é bem vinda,

 

Abraço

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu não sou nenhum expert, mas pelo que vejo, a unica vantagem dessas espessuras, é poupar alguns euros e o aqua ficar mais leve.

Eu por mim , ia para os 12/15 mm para todos os vidros. Mais vale prevenir do que remediar e mais vale ser forte em excesso , do que ficar em cima do limite. As travessas, eu fazia em 10mm.

Atenção também ao movél, esse aqua depois de cheio, fica bem pesado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é mesmo essa, poupar uns euros e não necessariamente afectar a qualidade e a segurança. Ainda nem tenho ideia dos valores que vou gastar a fazer o aquário por isso se alguém me conseguisse uma tabela do preço do vidro por m2 para fazer alguns cálculos agradecia.

 

O móvel vai ser uma estrutura em aço-inoxidável de 4x4x2mm que um familiar me vai construir.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com este calculador online tens mais ou menos uma noção da espessura do vidro a utilizar.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito para por 1 questão, eu tambem penso mandar construir um aquario de 150X65X55, normalmente nestas paginas de calculo online dá-me que 12mm de espessura de vidro e mais que suficiente, 10mm com travessas. Mesmo assim penso fazer em vidro de 12mm com travessas mas so laterais, nao queria muito por das centrais. Ja pedi um orçamento, mas deram-me com vidro de 12mm, com travessas francesas e 2 centrais, nao acham muito? Qual a vossas opinião sobre isso?

obrigada e desculpem intrometer-me....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá viva também pedi um orçamento a uma pessoa que faz aquários de profissão depois de eu dar as medidas

 

Orçamento aquário 150x50x60 vidro 10 mm 331,00 €

 

e pedi também para

 

aquário 150x50x70 vidro 12 mm 456,00 €

 

e pela calculadora online a espessura está correcto (a espessura do vidro foi ele quem recomendou)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito para por 1 questão, eu tambem penso mandar construir um aquario de 150X65X55, normalmente nestas paginas de calculo online dá-me que 12mm de espessura de vidro e mais que suficiente, 10mm com travessas. Mesmo assim penso fazer em vidro de 12mm com travessas mas so laterais, nao queria muito por das centrais. Ja pedi um orçamento, mas deram-me com vidro de 12mm, com travessas francesas e 2 centrais, nao acham muito? Qual a vossas opinião sobre isso?

obrigada e desculpem intrometer-me....

Acho que te esqueces-te de meter o preço?

 

Com este calculador online tens mais ou menos uma noção da espessura do vidro a utilizar.

De acordo com a calculadora o aquário 150x50x55 eu podia construí-lo com vidro de 10mm. Mas a minha ideia é, uma vez que o seguro morreu de velho, fazer por exemplo o fundo e os lados em 10mm e a frente e a traseira em 12mm + travessas francesas, acho que seria viável?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não tiagofaria

 

"O não acham muito" seria para vidros com 12mm levar traves francesas e centrais (quando pelos cálculos não precisaria).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com este calculador online tens mais ou menos uma noção da espessura do vidro a utilizar.

De acordo com a calculadora o aquário 150x50x55 eu podia construí-lo com vidro de 10mm. Mas a minha ideia é, uma vez que o seguro morreu de velho, fazer por exemplo o fundo e os lados em 10mm e a frente e a traseira em 12mm + travessas francesas, acho que seria viável?

 

PS: Já enviei mails a pedir orçamentos à aquavitro e à Scalare, a ver o que dizem.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não tiagofaria

 

"O não acham muito" seria para vidros com 12mm levar traves francesas e centrais (quando pelos cálculos não precisaria).

Li mais que uma vez e fiquei na dúvida se seria isso ou preço, esperamos que o amigo Joao felix nos esclareça ambas as situações.

 

Uma coisa que reparei que é utilizada para o cálculo é o factor de segurança, sendo 3,8 o utilizado para locais públicos podendo utilizar-se um de 2/2.5 para aquários em locais particulares não significando isso que o aquário vá rebentar ou que se torne perigoso uma vez que actualmente os métodos e qualidade do vidros são muito superiores à altura em que se calculou esse factor de 3,8.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

offtopic, mas que tem a ver com a dimensão das chapas de vidro:

 

qual é a melhor opção, seja em termos de segurança e estabilidade, seja em termos de facilidade de construção:

 

1 - fazer o vidro da base à dimensão da planta do aquário e assentar as paredes em cima da base?

 

2 - fazer o vidro da base mais curto e estreito (planta interior do aquário) e colar as paredes lateralmente à base?

 

Já vi na net argumentações contraditórias das vantagens de cada opção face à outra...

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Normalmente sou eu que faço os meus aquários, e guio-me sempre pelo Factor "C" e não pelo "S". "S" de segurança e "C" de cagaço! Se tudo indica que 8mm servem, opto por 10. Até hoje não tive problemas com o meu Factor "C", que é elevado, e inclusive nalguns retirei as travas que tinha colocado no início. Precisamente por causa do meu Factor "C" não houve problemas.

 

Neste caso, e tendo em mente o meu Factor "C", as medidas do aquário e o preço do m2 do vidro, optaria por 12mm em todo o aquário, e travessas com 10mm. Não esquecer que nos cantos traseiros deves deixar um espaço livre para a entrada/saída dos tubos dos filtros e fios de termostato e/ou bombas de circulação.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que te esqueces-te de meter o preço?

 

 

De acordo com a calculadora o aquário 150x50x55 eu podia construí-lo com vidro de 10mm. Mas a minha ideia é, uma vez que o seguro morreu de velho, fazer por exemplo o fundo e os lados em 10mm e a frente e a traseira em 12mm + travessas francesas, acho que seria viável?

 

 

o preço se pediste em algum patrocinador nao deve variar muito, mas posso adiantar que em principio o vou mandar fazer numa loja ca do porto e consigo poupar ai uns 100€ do que no resto dos orçamentos. 150X65X50 com vidro de 12mm com travessas francesas em 3 patrocinadores de forums variava entre os 250 e 300€, consigo por 230€ com pump de metro incluida. 180€ so aquario.

A espessura de vidro faz variar muito os preços, pois se fizesse sem travessas com vidro de 15mm ja me lançava para perto de 400€. ai e que o factor € tambem entra em acçao.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou apologista da segurança e com este volume de água é necessário ter ainda mais cuidado.

 

O meu aqua grande tem como dimensões 150*80*80cm, vidro de 12mm mas com travessas francesas e transversais.

 

Está montado/cheio à quase 3 anos (nas minhas mãos) e nunca (é aqui que bato 3x na madeira) tive problemas.

Só assim está porque assim me foi apresentado, de outra maneira optaria pelo vidro de 14/16mm sem travessas.

 

Fica a info.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obtive o orçamento de um dos patrocinadores:

 

Aquário 150x55x60 - 290.00 €

Isto apenas com travessas francesas.

 

Não acho caro mas há a possibilidade de ainda assim eu construir o meu aquário, já o fiz anteriormente e com alguma paciência faz-se bem.

Julgo que se o construir em 10/12mm será suficiente e vou começar a pedir orçamentos para vidro.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...