Identificação de Apisto


quitoso

Recommended Posts

Foi me vendido um casal de viejitas, mas ao que consegui aferir são 2 fêmeas!

Pois são idênticas, aqui vai uma foto da maior:

DSCN1827.jpg

Quando a mais pequena se deixar fotografar eu posto aqui.

 

Confirmam? é uma fêmea viejita fabformII? ou outro apistograma qualquer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem 5 cm o outro igual tem 4cm!

 

peixinhas.jpg

 

Tirei uma foto e apanhei os dois. Embora a não dê para ver muito bem um deles :)

 

Tinha ideia que era fêmeas, queria saber se eram viejita ou macmasteri, agora dizem-me que são machos :S estou a ficar baralhado...

Gostava de vos poder proporcionar melhores fotos mas é a maquina compacta que tenho, e os peixes são um pouco timidos :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal tem razão, tenho andado a ver fotos de juvenis, e são como estes. Uma coisa já tenho a certeza, são Viejitas.

 

Alguém me sabe dizer quanto tempo +/- é que eles levam para se tornarem adultos?

 

É que tenho que começar a pensar em dar um deles, porque se são dois machos a coisa mais tarde ou mais cedo vai dar para o torto :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal tem razão, tenho andado a ver fotos de juvenis, e são como estes. Uma coisa já tenho a certeza, são Viejitas.

 

Alguém me sabe dizer quanto tempo +/- é que eles levam para se tornarem adultos?

 

É que tenho que começar a pensar em dar um deles, porque se são dois machos a coisa mais tarde ou mais cedo vai dar para o torto :S

 

 

viejitas é que eles não são quase de certeza. São macmasteri, o quão apurados estão é que resta saber e se têm 5cm eu diria que não são muito apurados e, para serem machos, pelo menos um deles já deveria apresentar manchas alaranjadas/avermelhadas na barbatana anal.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se são uma especie ou outra não sei, até porque as femeas quando estão para ouvar ou quando têm crias todas parecem iguais! Mas tenho uma certeza, trata-se duma femea aquela que apresentas na 1ª foto. Até porque tenho um aqua de reprodução com um casal de de Viejitas com cerca de 50 crias com 15 dias e a femea aparenta ser igual à tua!

 

Abraço

 

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal anda-me a baralhar xD

Pondo a hipótese de serem macmasteri,(mais do que viejita), estes bichos podem chegar a 9cm, portanto, se o meu tem 5 pode vir a ser um macho?

 

Pondo a hipótese de serem fêmeas, é melhor esperar mais uns meses antes de arranjar um macho certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal anda-me a baralhar xD

Pondo a hipótese de serem macmasteri,(mais do que viejita), estes bichos podem chegar a 9cm, portanto, se o meu tem 5 pode vir a ser um macho?

 

Pondo a hipótese de serem fêmeas, é melhor esperar mais uns meses antes de arranjar um macho certo?

 

 

Os macmasteri e os viejita são duas espécies muito próximas. No mercado não se conhece a existência de viejitas verdadeiros, aquilo a que vulgarmente se chama viejitas (os fabform) são apuramentos de macmasteri. Os macmasteri são apistogrammas com bastante envergadura e com 5 cm são ainda jovens. Há uns meses ofereci o maior adulto selvagem que cá tinha em casa e o bicho já devia andar à volta dos 12cm. São também uma espécie bastante enganadora quanto à definição de sexos... machos adultos poderão simular que são fêmeas para poderem frequentar o território de machos dominantes sem serem muito molestados e só assumem a sua condição de macho quando isolados desse ambiente de competição. No teu caso eu esperaria a completa ambientação dos animais antes de tirar conclusões.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Os macmasteri e os viejita são duas espécies muito próximas. No mercado não se conhece a existência de viejitas verdadeiros, aquilo a que vulgarmente se chama viejitas (os fabform) são apuramentos de macmasteri. Os macmasteri são apistogrammas com bastante envergadura e com 5 cm são ainda jovens. Há uns meses ofereci o maior adulto selvagem que cá tinha em casa e o bicho já devia andar à volta dos 12cm. São também uma espécie bastante enganadora quanto à definição de sexos... machos adultos poderão simular que são fêmeas para poderem frequentar o território de machos dominantes sem serem muito molestados e só assumem a sua condição de macho quando isolados desse ambiente de competição. No teu caso eu esperaria a completa ambientação dos animais antes de tirar conclusões.

 

 

Boa tarde Ricardo,

onde encontrou essa informação de que os macmasteri são apistogrammas que chegam a atingir os 12cm?

por onde pesquiso e por onde me informo, o comprimento médio é de 5/6cm. Mas como não duvido da sua palavra, surgem-me dúvidas.

Os apistogrammas que vemos nas lojas são selvagens?

Se não forem selvagens as criações em cativeiro são um factor para que não atinjam os 12cm como os selvagens?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião parece-me ser duas fêmeas. Como disse o Ricardo e muito bem, são peixes de grande envergadura e não muito fáceis de distinguir os sexos. Espera até estarem mais ambientados e depois tiras umas fotos mais nítidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ricardo,

onde encontrou essa informação de que os macmasteri são apistogrammas que chegam a atingir os 12cm?

por onde pesquiso e por onde me informo, o comprimento médio é de 5/6cm. Mas como não duvido da sua palavra, surgem-me dúvidas.

Os apistogrammas que vemos nas lojas são selvagens?

Se não forem selvagens as criações em cativeiro são um factor para que não atinjam os 12cm como os selvagens?

 

Cumprimentos

 

Boas... em resposta à pergunta, retirei a informação da régua! Em bom rigor não foi da régua, mas a olho e por aproximação... os machos macmasteri a que me referia eram selvagens e eram meus, estavam comigo há mais de 2 anos e teriam, certamente, perto de 3 anos de idade.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

está a querer dizer-me que não é possível os de cativeiro atingir esse tamanho?

Editado por SSHAZE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

está a querer dizer-me que não é possível os de cativeiro atingir esse tamanho?

 

... isso não sei, os únicos anões neo-tropicais que mantenho de cativeiro são descendência próxima dos selvagens, mas o que te posso dizer é que só em cativeiro eles podem atingir esse tamanho... em estado selvagem raramente ultrapassam o ano de idade!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais