contruçao de sump , ajuda


Recommended Posts

ola maxxedison

 

o tubo que puxa agua do aqua nao esta a superficie , retirei esse e deixei o a puxar agua do fundo do aqua

 

tenho valvula anti retorno na ponta do tubinmho da saida do ar no u invertido que vem do aqua

o outro u esta a altura do tubo de saida de agua do aqua ,( do fundo do aqua)

o tubo de ar aberto ligado no t antes do retorno ao aqua esta relativamente perto U mais alto

e acima do nivel da agua

 

" chupei " , salvo seja lol , a agua do tubinmho a ver dse nao entrava ar

o circuito funciona , so deixa de funcionar quando para de correr ou atinge um nivel do T

 

a saida pra sump esta uns 20 cm's abaixo do aqua logo pressao a agua teem e bastante mesmo :)

 

a queda de agua praq sump ainda nao tem um tubo maior , mas vu coloca lo pois sera o que fara a agua dirigir se +pra sum , ainda me falta esse tubo que seria o ultimo

como a tubagem do overflow ainda nao esta a funiconar ainda nao o coloquei , mas vira :)

 

 

adiante

consegui fazer com que a agua voltasse a correr metendo a boca no trombone lol aka tubinho e chupado o ar que la estava dentro deste modo volta a correr agua , devagar mas deve ser por ter limitado o nivel a esse ponto no t

vou entao colar o primeiro U e ver se sera o ar que entra por ali que me faz parar o sistema

nao ta facil lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

hehehehe

parece que ja bomba

aparentemente entrava ar pelas junçoes

3 testes feitos com paragem e recomeça novamente

agora tou a testar o nivel minimo que quero no aqua , mas parece que ja bomba

agora com licença que tenho de ir jogar a agua fora que acabei de beber com sabor a cola e tudo arghh

esta cola nao sera prejudicial a fauna e flora? sera um malawi , embora ainda va fcar sem seres vivos 1 a 2 semanas e sempre com bomba a trabalhar pra ciclar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

 

 

ultrapassadas varias fases

sistema de overflow ja funciona mas com pouca pressao

a bomba de 700 ltrs\h mete mais agua no aqua que a agua que passa pra sump

 

a sump esta neste momento ao lado do aqua

alguma ideia?

conseguirei evitar colocar a sump debaixo do aqua?

como aumentar o caudal aqua\sump?

 

obrigado a todos pela ajuda ;)

 

Nelsom Dias

 

 

 

edit :

 

e se eu colocar 2 sifoes?

1 t e adicionar mais um tubo ao sitema pra puxar agua pra sump? nao perde pressao o tubo ja existente ao adicionar outro tubo do lado oposto do aqua?

 

assim ficava a puxar agua dos dois cantos traseiros do aqua , aspirando assim agua de todo o aqua e tendo mais movimento ainda dentro do mesmo

 

cumps

 

Nelsom Dias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson,

Ainda bem que já esta a funcionar! :thumbup3:

Era a lei da fisica que estava em jogo, tinha de funcionar! :)

A pouca pressão deve-se ao facto de a sump estar "quase" ao mesmo nivel de que o aquário, quanto mais perto o nivel de cada um deles menos caudal tem, pois a pressão da água é muito menor, eu aconselhava-te a pores por baixo do aquário. Nunca experimentei uma sump ao lado do aquário, mas o caudal será sempre pouco, especialmente com overflow...não sei o que poderás fazer nesse caso!?!!

Por baixo do aquário ainda tinhas a vantagem de poder ficar escondido dentro do movel e ai sim, o caudal que ia para sump só dependia de 2 factores, o diametro da tubagem que estas a utilizar e a potencia da bomba de retorno.

A minha box overflow, foi-me oferecida bem como o aquário, tenho tubagem em pvc de 50mm e uma bomba de retorno de 3900L/h proveniente de um lago e posso-te dizer que o limitador do caudal é a bomba de retorno, pois a box overflow e a tubagem poderiam levar com muitooooooooooo mais caudal, o meu overflow box tem 25cm de comprido por 3cm de largura pela passagem de água, é mesmo muito grande, sem falar na tubagem, encher por completo uma tubagem de 50mm com água era obra, na altura fiz os calculos e era algo de absurdo o caudal que o overflow aguentava e a tubagem :D

Sobre a cola que puseste e ser toxica, isso já não te posso ajudar, sei que as colas maioritariamente são toxicas para meios aquáticos, eu no meu não utilizei colas, pois tinha a vantagem da box, no resto da tubagem utilizei a tubagem de encaixe com borracha, apesar de haver algumas pessoas que não gostam deste tipo de tubagem, é mais do que suficiente para um sistema como o meu, pois nunca vai haver pressão suficiente na tubagem para haver fugas (isto dito por um canalizador que ainda se riu na minha cara e com razão, aonde na vida é que eu com um aquário com pouco mais de 400L iria por uma bomba para me encher e criar pressão em tubagem de 50mm, poder podia, mas seriam poucos os peixes que iriam gostar de viver nesse aquário tal era a bomba de retorno, aquilo mais parecia o mar num dia de tempestade) :D

Resumindo, tenho montado a tubagem vai agora fazer 1 ano e nem sequer vestigios de humidades nas junções e por mais ainda tenho a "benesse" de poder desmontar todo o sistema de tubagem e remontar caso seja necessário.

Cumps,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ols

 

uma situaçao que nao entendo

 

o sistema de overflow esta feito

nada vai alterar no sistema em si a nao ser adicionar um outro tubo pra conduzir a agua mais pra baixo

como podera so isso dar mais caudal a agua no retorno pra sump?

basicamente so é adicionado um tubo no fim do sistema , e nem vai estar colado unido ou junto ao ja existente

mas se for a unica soluçao coloco por baixo do movel

o senao é que o movel é de metal e nao tem furaçao

furar ferro vai ser complicado :)

embora o filipe almeida ja me tenha dito que isto iria acontecer, ter pouco caudal

ai a vida....

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson,

Não percebi o que escreveste nesta parte:

"nada vai alterar no sistema em si a nao ser adicionar um outro tubo pra conduzir a agua mais pra baixo

como podera so isso dar mais caudal a agua no retorno pra sump?"

Que outro tubo irias adicionar e onde exactamente no sistema?

"basicamente so é adicionado um tubo no fim do sistema , e nem vai estar colado unido ou junto ao ja existente"

A mesma pergunta que fiz em cima....explica-me como se eu fosse um miudo de 5 anos e se for necessaro com desenho incluido! :(

Em relação ao movel ser todo em ferro, aonde é que arranjaste o movel todo em ferro? Foi feito especificamente para o aquário e levou depois uma chapas metalicas a fazer as costas do movel? Dá mais trabalho é certo, mas tudo se corta, incluindo metal! :)

cumps

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

bem , ja estava tarde e troquei me todo e expliquei me mal

 

preciso aumentar o caudal do aqua pra sump

o limite da agua no aqua e na sump estao praticamente como os quero por agora , emrboa a sump fique com pouca agua mas tb por ser pequeno o seu interior , 50 litros

 

 

Que outro tubo irias adicionar e onde exactamente no sistema?

 

superior em tamanho ao do overflow e que fara a descida do overflow pra sump , o ultimo tubo antes da chegada a sump

 

 

o movel era dum escritorio todo em metal , em 4 anos ou 5 com este ano e nem um mm se mexe pro lado ou abaloar nadinha memso

esta esferovite entre movel e aqua

 

 

para aumentar o caudal

funcionaria colocar outro sifaop ligado a este overflow?

isto é

o mesmo que tenho agora mas adicionaria ao tubo que esta dentro do aqua um t e mais um tubo na outra ponta do aqua , seriam 2 tubos a puxar agua pro mesmo overflow , sera viavel?

desculpa qualquer coisa mas sou um bocado nabo nestas coisas lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

Não és nada nabo, ninguem nasce ensinado e eu quando montei o meu sistema, mesmo ja tendo uma box overflow, andei ás aranhas para entender todo o sistema e exactamente como funciona e onde poderia falhar e o porque disso acontecer!

Agora falando do que perguntas-te:

"Que outro tubo irias adicionar e onde exactamente no sistema?

 

superior em tamanho ao do overflow e que fara a descida do overflow pra sump , o ultimo tubo antes da chegada a sump"

Esse tubo não te aumenta o caudal para a sump, é sempre bom te-lo de maior diametro para não criar efeito sifão no overflow para quando o sistema para ele não fazer desferrar o overflow (isto caso não tivesses aquele T que faz de respiradouro ao ar), o que te poderia aumentar o caudal seria o diamentro dos tubos do proprio overflow, mas que diametro de tubagem utilizas-te para fazeres o overflow?

Vou-te tentar explicar da maneira mais simples e que eu entendi o funcionamento do sistema, 1º o tamanho do overflow, limita o caudal, quanto maior o diametro da tubagem ou da box overflow mais passagem de agua permite, mas é paralelamente condicionada pela bomba de retorno, esta, sim, é a principal, pois quanto mais depressa meter a agua no aquário para fazer subir o nivel de agua, mais pressão cria no overflow para ele aumentar o seu caudal. Mas tudo isto tem uma desvantagem para quem tem sump's pequenas, que tambem é o meu caso, eu so tenho uma sump de 76l, mas neste caso so o compartimento da bomba de retorno é que conta, no meu caso o compartimento leva 20L de água (cheia até 3cm do topo da sump), quando a minha bomba começa a trabalhar (3900L/H), necessita de mais ao menos 15 L para que o nivel do aquário suba o suficiente e encha o overflow e a tubagem para voltar para a sump. Nestas contas tenho de pensar tambem no tamanho do aquário, neste caso importa dizer que tem 120cm de comprimento por 60cm de largura e que cada 1cm que sobe de água equivale a sensivelmente 7L. O que quero dizer com isto, o aquario tem agua mesmo ao nivel de que se sobe 1mm verte logo para o overflow, quando ligo a bomba, ela sobe logo o nivel de agua, mas o tempo que leva essa agua a chegar novamente á sump, a bomba despechou 15L para o aquario e para todo o sistema de overflow. No aquário notas uma subida de cerca de 8 a 9mm, vamos arredondar para 1cm de altura, logo os restantes 7 a 8 L andam a circundar pelo sistema até chegarem á sump.

Para responder á tua pergunta de aumento de caudal, tu só aumentas o teu caudal de uma forma eficaz se houver pressão suficiente no sistema, que no teu caso quer dizer que tens de meter a sump mais abaixo do nivel do aquario, estares a por mais um tubo ligado ao overflow não te vai fazer quase nada se é que faz alguma coisa. Quanto mais acentuado for o nivel que a agua vai cair maior será a sua velocidade e caudal. (consoante logicamente os diametros do overflow e a velocidade que a bomba de retorno consegue meter agua de volta para o aquario.)

Espero que me percebas, eu ás vezes tenho tendencia de pensar que me expliquei bem, mas isso é porque eu estou a conseguir visualizar o meu sistema e de como ele funciona! :discuss_gathering:

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duplosump.jpg

 

bem , a ideia basicamente era adicionar a figura da esquerda o tubo que ja se ve na da direita

 

os tubos sao de 3\4 salvo erro foi a indicaçao que me disseram ao vender , têm 2,5 cm de diametro maximo na boca

os tubos recomendados sao os de 1 polegada ou de 3\4 polegada

e estes foi o maximo que posso colcar pois tenho uma tampa fixa em vidro na traseira do aqua com 2 buracos em trioangulo em cada ponta pra cabos , tubos , fios e afins

 

entao la terei de colbocar a sump debaixo do aqua e fazer da sump ao inves deste de 54 litros o outro de 80

o FILIPE ALEIDA tinha razao nisso , eu que queria aproveitar o outro aqua pra outra coisa

la irao os camaroes ficar pr aoutra altura ai ai ai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

actualmente tenho o nivel controlado da agua tanto na sum como no aqua

m,as pra isos tive de ter artimanhas pra entrar mais agua na sump

2 mangueiras a puxar agua do aqua a ajudar o overflow ( a menos de 1 cm do topo da agua que é o maximo que a sump aguenta pra nao transbordar ) e se paro estas duas mangueiras o aqua enche de agua e seca a sump

a contar somente com 2 bombas circulaçao na sump de 1000 ltrs\h , se coloco mias que isso seca de imediato a sump , portanto nao posos pra ja aumentar a litragem hora :):discuss_gathering: e é pouco pro que preciso , malawi

se retiro as mangueiras o sistema nao puxa agua suficiente pra sump , deixando a seca

a avaliar pelo que ja disseram aqui a soluçao sera memos a sump maior e debaixo do aqua

o que me daria mais margem de manobra pois baixaria o t que delimita a aqua no aqua , dando mais agua pra sump e maior caudal

mas penso que iria dar na mesma coisa so aumentaria o tamanho da sump , pois a agua acima do limite do aqua seria a mesam agora e depois logo a mesma pressao

ja coloquei um tubo a correr quase pra sump instalada no chao e a pressao fica exactamente ou practicamente igual

 

e sim ,maxxedison percebi a explicaçao hehe

 

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

Vamos por partes,

2 mangueiras a puxar agua do aqua a ajudar o overflow ( a menos de 1 cm do topo da agua que é o maximo que a sump aguenta pra nao transbordar ) e se paro estas duas mangueiras o aqua enche de agua e seca a sump

a contar somente com 2 bombas circulaçao na sump de 1000 ltrs\h , se coloco mias que isso seca de imediato a sump ,

Estas duas mangueiras a puxar agua estão ligadas ao overflow ou estão em separado? Estes testes já foram feitos com a sump no chão, certo? Se for esse o caso, é porque é um (ou os dois) de 2 problemas possiveis, o diametro do overflow é pouco e não consegue ter caudal para "acompanhar" a(s) bomba(s) de retorno, ou a a divisoria na sump onde se encontra a(s) bomba(s) de retorno tem muito pouca litragem. Dando novamente o exemplo da minha sump e do meu sistema, quando inicio o sistema e ligo a bomba de retorno, ela esvazia-me quase o compartimento onde se encontra antes de estabilizar, quando o sistema estabiliza, o nivel dentro do compartimento da bomba de retorno volta a subir, mantendo uns 10 a 12L de água (o compartimento tem cerca de 20L, quando a bomba arranca, fica só com uns 5L antes de estabilizar). eu se mete-se uma bomba de retorno mais potente, possivelmente teria de mudar de sump, para ter um compartimento que tivesse mais capacidade (isto teoricamente, nunca experimentei), porque a bomba faria subir mais depressa o nivel do aquario, mas a rapidez da agua circular no overflow e na tubagem no inicio do arranque seria sensivelmente o mesmo, pois acaba por aumentar a velocidade de circulação da agua no overflow e na tubagem mas leva algum tempo a faze-lo (no meu, estabiliza por completo, só ao fim de 30s a 1m).

 

mas penso que iria dar na mesma coisa so aumentaria o tamanho da sump , pois a agua acima do limite do aqua seria a mesam agora e depois logo a mesma pressao

Se estamos a falar da mesma pressão agora e depois, mas que o agora já é com a sump no chão, sim é certo o que dizes, a unica diferença seria o maior compartimento na sump, daria mais tempo ao sistema estabilizar, isto se o diametro do teu overflow conseguir acompanhar a(s) bomba(s) de retorno.

 

ja coloquei um tubo a correr quase pra sump instalada no chao e a pressao fica exactamente ou practicamente igual

A pressão fica igual ao que? ao sistema com overflow mas com a sump no chão ou ao sistema com overflow e a sump ao nivel do aquario? Nas respostas que deres pode estar a solução para o teu problema. Primeiro, depende do diametro do tubo (ou mangueira) que estas a utilizar para fazer a experiência, se é igual á que tens montada no sistema com overflow e quando te referes á pressão ser igual quando a sump em ambos os testes esta no chão é sinal que o diametro da tubagem (e do overflow) é pequeno para a(s) bomba(s) de retorno, se te referes a que a pressão está igual, estando a sump ao nivel do aquario ou no chão, então é porque o teu overflow esta a deixar entrar ar, pois quando bem ferrado e sem entradas de ar, quanto maior o desnivel entre a sump e o aquario, maior a velocidade da agua. Pelo que disseste estas a utilizar tubagem de 3/4 de polegada, equivale a 19mm o de 1 polegada são 25mm, não sei se o de 3/4 será suficiente para por exemplo uma bomba que faça 2000L/H ou 3000L/H, porque uma coisa é forçares a agua percorrer o tubo com ajuda mecanica (a bomba), outra é a agua descer por gravidade num tubo desse diametro e a velocidade que adquire.

Já agora uma pergunta, a agua ao cair na sump já esta dentro de água ou está á superficie? Pergunto isto porque tive um problema no inicio da minha montagem que foi, para reduzir o ruido, a tubagem estava dentro de agua na sump, o que acontecia era que quando arrancava o sistema, a tubagem contem ar dentro dela, e para empurrar esse ar para passar a agua tinha muito mais dificuldade tando o tubo imergido em agua na sump, quanto mais fundo estivesse imergido mais lhe custava retirar o ar da tubagem, no meu sistema fiz varios furos ao longo da tubagem que esta imersa dentro de agua na sump, para que o ar saia logo muito perto da superficie e lhe custe muito menos fazer arrancar o sistema e começar a circular a agua!

Cumps,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas duas mangueiras a puxar agua estão ligadas ao overflow ou estão em separado?

 

estao fora do sistema do overflow

o sistema esta mntado e estas mangueiras em nada estao ligadas ao overflow

 

Estes testes já foram feitos com a sump no chão, certo?

 

sim , coloquei a sump no chao pra verificar se o caudal de descida aumentaria muito mais e pelo que reparei nao me pareceu aumentar assim tanto

 

uma das mangueiras é bem mais fina que os tubos do overflow mas mesmo assim o caudal é bem superior ao overflow

 

Se for esse o caso, é porque é um (ou os dois) de 2 problemas possiveis, o diametro do overflow é pouco e não consegue ter caudal para "acompanhar" a(s) bomba(s) de retorno, ou a a divisoria na sump onde se encontra a(s) bomba(s) de retorno tem muito pouca litragem.

 

vi bastantes sites qeu me passaram e outros por pesquisas minhas e o recomendavel em termos de diamentros era a volta disso

3\4 ou 1 polegada , o de 1 polegada nao me cabe no vidro\tampa do aqua , teria de corta lo :drool3: , reparei tb que muas sumps com bombas circulaçao ate de 3500 ltrs\h aguentam bem com tubos de 3\4 .

 

 

 

 

 

 

A pressão fica igual ao que?

 

coloquei a sump no chao , no tubo que desce a agua do t do overflow pra sump , o ultimo tubo ligado ao overflow antes da sump , o tubo da descida de agua . coloquei um maior , com a sump no chao e o caudal foi o memso , podera eventualmente ser da pressao do aqua pois nao coloquei mais agua no aqua ( o que com uma sump maior teria mais agua no aquario , logo mais pressao , , como dizes

 

ao sistema com overflow mas com a sump no chão ou ao sistema com overflow e a sump ao nivel do aquario?

 

 

 

se te referes a que a pressão está igual, estando a sump ao nivel do aquario ou no chão, então é porque o teu overflow esta a deixar entrar ar,

pegando num exemplo que deste mais atras , coloquei o tubinho pra chupar o ar directamente na sump sem estar tapado

dete modo nunca fica ar parado dentro das curvas do overflow porque assim que entra sia logo , e esta sempre a correr agua , mas vendo bem a coisa , se a agua é pouca no overflow entao temmde ter ar la dentro , penso eu de que lol

 

 

 

pois quando bem ferrado e sem entradas de ar, quanto maior o desnivel entre a sump e o aquario, maior a velocidade da agua. Pelo que disseste estas a utilizar tubagem de 3/4 de polegada, equivale a 19mm o de 1 polegada são 25mm, não sei se o de 3/4 será suficiente para por exemplo uma bomba que faça 2000L/H ou 3000L/H, porque uma coisa é forçares a agua percorrer o tubo com ajuda mecanica (a bomba), outra é a agua descer por gravidade num tubo desse diametro e a velocidade que adquire.

 

esta parte na pratica nao estou a perceber

vejamos

referes te ao ultimo tudo , o tubo de descida final do overflow pra sump?

 

se sim , ja experimentei e a diferença nao pareceu muita mas vou tentar de novo e colocar mais aguia no aquario aumentando deste modo a pressao de todo o sistema

 

 

 

Já agora uma pergunta, a agua ao cair na sump já esta dentro de água ou está á superficie?

 

 

hehe

esta a superficie

cai numa esponja pra na fazer muito barulho , so algum :puppydogeyes:

 

 

ainda nao delimitei a sump com divisorias memso por estar com estes contratempos e nao saber onde ira ficar , em principio sera memso no chao, e tb pra testar , teimoso lol , se o aqua de 50 litros daria , mas parece me que nao , mesmo nao , mas pra nao

e tb ainda nao comprei uma unica bomba pra circulaçao pois pelo que testei nao me da ideia de ate onde posso ir com o caudal

nao vou compar uma de 3 mil ltrs\h se o sistema nao a aguentar pra depois ter de estrangula la desgastando a mais rapidamente

 

ps: procuro bobas na zona de Albufeira e arredores se alguem souber de laguma coisa ...pm it :

thanks

 

nao ta facil ;)

obrigado uma vez mais pela disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

pegando num exemplo que deste mais atras , coloquei o tubinho pra chupar o ar directamente na sump sem estar tapado

dete modo nunca fica ar parado dentro das curvas do overflow porque assim que entra sia logo , e esta sempre a correr agua , mas vendo bem a coisa , se a agua é pouca no overflow entao temmde ter ar la dentro , penso eu de que lol

Pelo que tens explicado até agora, este parece-me ser o problema!!!!

esta parte na pratica nao estou a perceber

vejamos

referes te ao ultimo tudo , o tubo de descida final do overflow pra sump?

 

se sim , ja experimentei e a diferença nao pareceu muita mas vou tentar de novo e colocar mais aguia no aquario aumentando deste modo a pressao de todo o sistema

quando te falo em tubagem, é de TODA a tubagem, incluida a do proprio overflow!!!! Mas como disseste e pelo que ja leste, não deve ser o problema do diametro da tubagem!

 

Só respondi a estes 2 quotes, porque são os que parecem ter a resolução do problema, quase que apostava contigo "uma semana de ferias na albufeira" (LOL) em como o problema na falta de caudal é devido ao overflow ter ar dentro dele fazendo com que o caudal reduza bastante, já que o efeito sifão na água fica muito reduzido quando tem ar na tubagem! :D

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

ja entendi o que nao esta a correr bem, aqui

reparemos

pela gravidade toda a agua que a bomba enviar pro aqua tem de voltar , a propria pressao sera feita pela agua no aquario e pela altura que tenho o ladrao no overflow

com uma sump de 60 litros o ladrao fica a altura x

com uma sump de 80 litros o ladrao fica mais baixo , a altura y

a diferença entre o y e o x sera de 20 litros ou seja ai 1 cm mais ou menos na altura da aqua no aqua

mas se baixo o ladrao perco pressao

logo é jogar com a capacidade da sump e a altura limite da agua no aqua , pro caso a energia faltar

 

 

 

mas quanto mais baixo estiver o ladrao mais pressao havera de agua a correr pra sump

logo ter uma bomba de 2 mil litros ou de 4 mil devera nao haver problemas tendo em conta o tamanho da sump e do espaço pra zona de retorno onde ficara a bomba de retorno.....

 

esta correcto o raciocinio??

 

as tubagens nao conteem ar , se existir ar dentro do sistema entao nao faço ideia como o tirar lol , dado que ate uma mangueira coloquei a correr pra la pra sair e fazer sifao pra retirar o ar todo , e enquanto esta em movimento sai so agua pelo tubinho do respiradouro banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

O teu raciocinio está quase no ponto! :sign_welcome:

Como dizes o "ladrão" quanto mais baixo estiver, mais pressão tem a água, mas atenção que o tubo ladrão é que te controla o nivel da agua dentro do aquário, logo se o desces 1cm, no aquário tambem desce 1cm (isto quando o sistema está parado). Se já tinhas isto em mente e se já tinhas percebido, esquece o que eu disse! ;)

De resto é exactamente esse o raciocinio de que tens de ter ao utilizar esse sistema.

a propria pressao sera feita pela agua no aquario e pela altura que tenho o ladrao no overflow

CORRECTISSIMO!!!

com uma sump de 60 litros o ladrao fica a altura x

com uma sump de 80 litros o ladrao fica mais baixo , a altura y

Não obrigatoriamente e disgo isto porque, porque a altura da agua no aquario pode ser sempre a mesma (logo o ladrão estará á mesma altura), mas como a sump é maior, e tendo uma bomba de retorno com mais capacidade vai-te subir muito mais depressa o nivel da agua no aquário logo vai existir muito mais pressão e muito mais agua irá circular no sistema do overflow. O que tens de saber com precisão é a altura "x" que vais por o ladrão, vai ter que ser uma altura em que sobre espaço em altura no aquário para o caso de poder levar toda a agua da sump (a agua que está no compartimento da bomba), caso algo corra mal no sistema overflow e não sofras uma pequena inundação.

Agora um aparte, mais uma vez vou dar o meu exemplo, eu sempre tive receio das inundações por causa do sistema falhar ou se houvesse uma falta de energia, mas o que é certo é que não é assim tão complicado e é bastante simples e sem receios, pois sei que a altura de 5cm que me sobra no aquario leva 35L de água (cerca de 7L por cm), a capacidade do compartimento da bomba é de 20L, se eu encho o aquário exactamente até á altura que transborda para a sump e a sump está com a sua capacidade no compartimento da bomba até ao limite (geralmente cheia a faltar uns 4 cm até ao cimo), não há falhas, pois não há agua que venha do aquario para encher a sump, e não agua suficiente na sump para encher o aquario, se dentro de todo aquele sistema (aquário + sump + overflow) existe "aquela" quantidade de água, e eu tenho aquelas margens de segurança (especialmente na altura do aquário) então não ha falhas possiveis.

Mais uma vez digo, o teu raciocinio está certo, só gostava de saber como isso iria ficar a funcionar com uma maior bomba de retorno! :D

Se dizes que não tens ar no overflow, então tens de testar isso com a altura do ladrão, mas se tiveres oportunidade de arranjar uma bomba de retorno com mais capacidade, experimenta, pois "cheira-me" que isso vai funcionar 5 estrelas com uma maior bomba! :)

Cumps'

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente :)

a tudo o que disses te

o sistema é ate bastante simples como ja outro colega aquariofilo lo me tinha explicado osistema das simps e afins e tb tu , ricardo

tenho jogado semrpe pelo seguro , isto ése o overflow parar , a agua que esta na sump nao enche o aqua

se a bomba berrar e nao mandar agua pro aqua , a sump nao alaga nem transborda porque o " ladrao " esta ao nivel abaixo de modo a sump nunca transbordar

portanto o primeiro problema esta controlado o de transbordamento

 

portanto fico me realmente pela pressao da agua .

o que eventualmente podera ser resolvido por uma bomba mais forte

teria de mexer na sump logica e palpita me que esta realmente é pequena como ja me tinha explicado o filipe almeida

mas , nao por teimosia mas simpor precisar de ver na pratica

porque é tudo muito simples quando sabemos e temos as bases do overflow todas na cabeça e sabemos o seu funcionamento do inicio ao fim

coisa que eu sabia lol mas na teoria , ha semre algo que fazemos porque dizem que assim deve ser feito , mas dai a pratica ainda vai um pouco

 

portanto diria que com bomba de retornomais potente a coisa vaila

a pois vai meus amigos vai mesmo , so pode hehe

tive uns contratempos e a comp'ra da bomba fica adiada pois nao acho nenhuma como deve ser na minha area e queria ter uma noçao de ate onde posso ir com a litragem da mesma , quandto maior melhor porque sera um malawi , mas tb nao vou meter ali 6 mil litros a bruta a bombar hora sem saber se " eventualmente o sistema e a sump aguentam, diria que nao

e nao queria comprar uma de 2500 hora podendo ser pouco e o sistema aguentar mais

enfim

ja ta na ultima fase e em breve estara a bombar

obrigado a todos pelas excelentes dicas , pois sem algumas dessas dicas a coisa nao teria sido possivel

 

em breve coloco o resultado final :)

 

cumps

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

Realmente se fosses de mais perto, teria todo o prazer de além de te mostrar pessoalmente o funcionamento do meu sistema iria-te ajudar no teu que punhamos isso a bombas enquanto o diabo esfrega um olho! :eusathink:

Em relação á bomba de retorno, com o já sabes eu tenho uma de 3900L/h (proveniente de um lago, logo bombas de retorno proprias para aquario devem ter caudais ligeiramente diferentes) num aquario de 120x60x60 com uma sump de 76L e tenho discos no aquario (4 quase adultos e mais 3 pequenos), mais uma "cambada" de tetras limão e negros.

A minha opinião é procurares (quando possivel) algo entre os 3500 e os 5000L/h. Tens de varios preços e varias marcas, sendo marcas como a eheim os mais caros (quase ao preço de um filtro externo, perto ou mais dos 100Euros). E tens os da SunSun, extremamente mais baratos mas além da qualidade dos materiais (que não comparei), há uma grande diferença, que é o consumo eléctrico, as bombas mais baratas podem debitar o mesmo caudal, mas gastam-te muito mais electricidade.

Para teres uma ideia, a minha bomba é de uma marca conceituada propria para lagos (custou ao meu irmão perto de 140 Euros) e consome 59W, dentro de mais ou menos o mesmo caudal as da eheim por exemplo a eheim compact+ 3000 (que faz de 1500 a 3000L/h) consome 66w a série 5000 (2500 a 5000L/h) consome 78W , as da marca aqua medic a serie OR3500 (3500L/h) consome 65W mas lembro-me perfeitamente que as da SunSun consumiam substancialmente mais, mais são muito mais baratas, e tens ainda com mais debito, de 6000 e 8000L/h salvo erro a preços muito interessantes. Se optares por sunsun, procura algo com um pouco mais de caudal, por exemplo 6000L/h para compensar alguma perda (se é que existe) de diferença de caudal para uma eheim por exemplo.

Vai dando noticias. :D

Cumprimentos,

 

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela disponibilidade :animal_fish:

 

pelo que eu pesquisei , tenho notado que as bombas quanto mais energia consomem , menos perdas teem de caudal com a altura

sem duvida a enheim é a minha preferida , tenho um filtro de 1000 ltrs\h e estou satisfeitissimo , ja o tenho a uns 3 anos comprado a um amigo tb ja com uns 6 meses de uso com ele

as sun sun sao realmente muito baratas , e tem quem diga que sao silenciosas e quem diga o oposto

assim como outras marcas no mercado

na net realmente vende se de tudo é so uma questao de procurar e escolher e pagar lol

portanto a duvida é mesmo o caudal que poderei ter , mas em breve poderei testar isso , espero

 

boa noite

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, Nelson,

 

Antes de mais, as minhas desculpas por ter deixado de acompanhar o tópico! Não tenho tido muito tempo ultimamente.

 

Ora, como chato que sou, venho deitar aqui mais uns paus na fogueira :)

 

eventualmente o sistema e a sump aguentam, diria que nao

e nao queria comprar uma de 2500 hora podendo ser pouco e o sistema aguentar mais

 

 

O que te digo é que maior caudal não é sinónimo de boa filtragem. Vejamos. Na filtragem, consideramos dois tipos de filtragem (pelo menos dois) extremamente importantes:

 

- A filtragem mecânica, realizada tipicamente por esponjas, lã de fitragem, sacos de filtragem, etc., destinada a apanhar e retêr as particulas suspensas na água. Para este tipo de filtragem, o débito é importante. É uma questão da física, quanto mais água passar nas filtrantes, mais particulas ficam retidas.

- A filtragem biológica, realizada pelas bactérias nitrificantes que se instalam nas matérias filtrantes como bioballs, cerâmicas, leca, etc. Para este tipo de filtragem, o débito não é tudo. Para que seja eficaz, a água tem de passar "devagar" nas matérias filtrantes. Aumentar o débito não implica aumentar a capacidade desta filtragem.

 

Para o teu aquário, na minha opinião, não beneficias nada em ter débitos superiores a 3.500 a 4.000 ltrs/h (mesmo uma bomba deste débito nunca vai fazer tanto, pois elevará a água da sump no chão para o aquário e, consequentemente, perderá algum caudal).

 

Pensa em comprar algo na casa dos 4.000 ltrs/h. Quanto a marcas, é "à vontade do freguês" ;) Corroboro tudo o que o maxxedison te disse... Bombas mais baratas têm, normalmente, mais consumo electrico, não são tão silenciosas e têm menor qualidade no rotor e veio de rotor.

Tenho cá duas bombas. Uma sicce multi 4.000 (marca italiana, creio, na casa dos 40 Eur de preço) e uma eheim 3500+.

 

Nem sei o preço das eheim... mas deverá custar o dobro... Mas só te posso dizer que não têm comparação uma com a outra a nível de qualidade. A Sicce gasta mais, é mais barulhenta e necessita de manutenções mais curtas, caso contrário começa a fazer um barulho irritante... A Eheim limpo-a uma vez por ano :) E trabalham 24h por dia! É realmente outra coisa. Caro mas muito bom!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

por acaso nao me tinha esquecido desse pormenor da filtragem mecanica mais caudal

quimica menos , mesmo pra manter mais bacterias nitrificantes

mas como vou manter bastantes rochas no aqua p+enso que terei uma boa colonia tanto no interior d aqua como na sump

o meu limite seria ai na ordem dos 3 a 4 mil litros hora ja a contar com as perdas de caudal , alguem me falu nesses numeros a uns tempos tb nao foi filipe ? hehe

 

hoje mesmo vou receber em casa uma bomba a bombar lol num salgado e que tem tido bom desempenho , verei como se comporta

realmente as ehneim sao coisas do outro mundo

tenho um filtro externo de 1000 ltrs\h que deixa me o aqua mais limpo que um metade do meu com uma sun sun de 1200 ltrs\h .

vou testar algumas bombas na medida do possivel ( bons amigos lol ) e depois verei as opçoes varias

tenho tido em conta tb os consumos energeticos e realmente o bom paga se caro

mas ora bolas

se eu gasto 60 w numa lampada em casa porque nao numa bomba( mais um item lol ) num aqua? portantoi se possivel ha que poupar pois sao ja 3 aquas 2 de alta manutençao mas por outro lado sera um mal necessario

a ter em conta mas nao obrigatoriamente um entrave

 

bem , depois informo como vai ser o fim desta saga :D

 

boas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola

depois de tudo o que aqui foi dito la foram as maos a obra, neste caso ao tubo , a cola e aos vidros e pimba

 

o sistema ficou basicamente assim encostado ao canto quase nem se ve , excepto o tudo do respiradouro , mas esse ainda levara um corte pra ficar mais baixo ja que nao é necessario tao elevado

 

depois de todo o sistema a funcionar perfeitamente voltamos a parte II deste plano:

 

A SUMP

 

como aconselhado pelo filipe almeida , resolvi fazer da sump o aqua de 63x33x30 a sump

tera 3 divisorias

 

servira de refugio pra futuros alevins

zona de retorno agua pro aqua

entrada de agua do aqua pra sump

 

 

como tudo neste projecto , cada passo mais algumas duvidas ;)

depois de ter tudo a funcionar tendo em conta nunca transbordar nem o aquario nem a sump os limites da agua foram calculados e estao estaveis e nao transbordara em lado nenhum

direi mesmo que o sistema é super fiavel ( excepto se um tubo partir ou algo do genero lol )

chegamos a fase de colagem dos vidros

 

os vidros serao colados a 6 cm do topo do aqua pra nao trasnbordar

e serao tb colados os restantes s 3 cm do fundo da sump

 

fazendo o sistema circular entre as materias filtrantes e o refugio , passando em todos os compartimento pelas materias filtrantes

 

a quastao que se prende agora serao os tamanhos de cada compartimento

o copartimento de entrada no me parece que tenha muita importancia neste caso

mas o de saida sim

pois se o faço muito grande chupa me a agua toda que suopstamente seria dividida pelos 3 compartimentos , se pequeno fica seca num instante

 

 

a sump a funcionar ainmda sem divisoes e a agua fica estavel tanto no aqua como na sump

a sump mantem 21 litros de agua em funcionamento e estavel como dito acima , e sem divisoes

a questao agora

ao colocar as divisoes alguma agua ira ficar a ocupar volume retirando assim os 11 cm que tem actuais de altura de agua na sump

 

portanto quais serao o minimos pra manter nos compartimentos?

 

poderei calcular tendo em conta os numeros que tenho?

dos 20 litros actuais na sump

dividindo estes 21 litros pelo refugio e pela zona de saida\reorno ? ou terei de adicionar a litragem do refugio e ainda a de entrada de gua ?

 

como disse cada passo cada duvida ;)

 

o aqua que ira servir de sump , com os 11 cm altura de agua que da os 21 litros agua

 

img00133201011081656.jpg

 

este sera o aquario a usar a sump

 

img00104201010190351.jpg

 

 

e este o sistema overflow em funcionamento

 

img00141201011081734.jpg

 

 

e este ´mais ou menos as divisoes da sump

a duvida sera somente quais os espaços a deixar pra cada um destes compartimentos

da direita sera a entrada agua pra sump

do meio refugio e onde ira ficar o aquecedor do aqua e algumas plantas pra ajuda da limpeza

e da equerda da saida da agua pro aqua

sumpdivisao.jpg

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola

 

tudo estava correndo bem e estabilizado a umas boas semanas quando troquei uma new jet de 1300ltrs\h por uma enheim regulavel de 1000 a 2 000 ltrs\h

ai realmente verifica se que a minha sump foi estruturalmente mal desenhada , factoi que ja me tinham advertido , e eu tendo isso em conta fiz bastantes calculos de litragem pra sump mas memso assim errei no volume e tamanho em altura das divisorias

 

a coluna de agua do retorno seca

so consigo manter estavel mantendo a bomba no meio da sump nao chegando agua a divisoria que era suosto ser de retorno , assim o caudal mantem se estavel tanto no aqua como na sump

no aqua nao posso colocar mais agua pois o slimites da sump e do aqua transbordariam

assim sendo que poderei eu fazer pra aumentar o caudal da bomba utilizando esta sump?

colocar mais vidros e onde?

 

 

sumpdivisao.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer uma experiência... baixa-lhe radicalmente a altura do vidro separador mais à direita no teu desenho... Isso deverá manter o nível do ultimo compartimento mais estável minimizando o efeito de "secagem" da bomba... pode ser que resulte..

 

De resto, é o que já discutimos atrás...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois

basicamente foi o que falamos atras

mas como se costuma dizer , fecha se uma porta abre se outra :D

 

cheguei a conclusao que o overflow ou o sistema de sifao de agua do aqua pra sump que estrangula a coisa oda

depois de muita matematica , testes e afins o sistema todo estrangula me nos 1000 litros \hora e preciso de duplicar a litragem

so me ocorrem duas ideias

uma seria a colagem de uma coluna lateral pra retirar agua pra sump ou colocar outra tubagem e assim duplicaria o caudal aqua\sump permitindo me aumentar assim a filtragem total

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.