Apelo à vossa ajuda


Sara Garcia

Recommended Posts

Olá a todos!

Ao fim de algum tempo ausente ou muito pouco presente, eis que chegou mais uma fase de dúvidas. :D

Passámos na loja de animais daqui e vimos lá um macrobrachium, como lhe achamos piada, comprámos.

Cheguei a casa, pesquisei pela net a espécie do bicho, mas no meio de tantos, não consegui decifrar qual será e peço a vossa ajuda para identificar.

Fotos aqui estão elas.

 

macrobra01.jpg

 

macrobra02.jpg

 

macrobra03.jpg

 

macrobra04.jpg

 

macrobra05.jpg

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

 

SG

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo esse brasiliensis? não fará mal a red cherries? por acaso vi à venda, e como vi as tenazes fiquei com receio que fosse o camarão da malásia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Quo

 

certezas não as posso dar, isto porque das dezenas ou centenas de espécies de macrobrachium, muitas são muito semelhantes entre si mas com comportamentos diferentes, só o tempo o poderá ajudar compreender se de facto se trata deste ou outro, ate porque pode ser um camarão adulto como um sub adulto que em adulto vai ficar muito maior e muito diferente

 

eu apontei para este porque ja tinha falado ao telefone com a Sara e pelas indicações fiquei logo com a ideia de ser o brasiliensis ou o assamensis, pelo que depois de ver a foto exclui logo o ultimo

 

 

mas também se assemelha ao camarão da Malásia Macrobrachium rosenbergii, apesar que acho os rostruns diferentes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei que marca e modelo é, mas o gajo é anfíbio! Hoje durante a noite, numa daquelas idas ao WC, vi algo de estranho no chão do corredor.

 

Raios, pensei, é parecido ao "bananas" , ( nome que o piolho cá de casa lhe pôs ), que se comprou hoje! Paradinho que nem um rato, já que a vinte centímetros estavam o Riscas e o Riscado, os terrores felinos cá de casa, calmamente a deleitarem-se com uma refeição de Whiskas.

 

Peguei-lhe para lhe dar o último destino: o aquário dos Malawi. É maior que alguns dos peixes que por lá habitam, mas pelo menos seria uma refeição "diferente". Mal lhe toquei, mexeu-se! O sacana está vivinho da silva! Ainda se virou contra mim, de tenazes em riste, assim a modos que a pensar: "péra aí que já te lixo com, "F" grande"!

 

Ao lado do aquário ainda estava a pinça com que tinha andado a plantar algumas verduras, e foi com ela, pegando o gajo por uma das tenazes, que foi de novo para dentro do aquário.

 

Ainda lá está, mas com vontade de dar mais uma volta pela casa. De salientar que a distância a que ele estava do aquário, ontem à noite, são mais ou menos 3 metros e mais uns 80 centímetros em altura! Agora tem o aquário tapado que é para não se armar em esperto.

 

Bananas!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

3 dos meus Macrobrachium também deram um salto "para o infinito e mais além" coitados não tiveram a mesma sorte que o teu. Ou não tive eu a mesma sorte que tu.

 

A meu ver na altura foi a temperatura elevada que motivou isso, sendo verão e tal tive dificuldades de a controlar, mas depois de resolvida a questão e metida uma rede protectora nunca mais tive aventuras desses "toystorys".

 

David tb não me cheira a anfíbio mas posso dizer que os saltos deles são bem longos.

Posso talvez pensar que o riscas ou o riscado naquela de provar lhe tenham feito sem saberem uma respiração boca a boca e ele lá se tenha aguentado hehehehe :hit:

 

Mas gostava de ver a tua cara ao ver aquilo no chão e pensar como o sacaninha ali chegou :puppydogeyes:

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

vê os parâmetros que algo se passa para ele ter tentado procurar algo melhor, ou então o aqua é simplesmente pequeno

 

O aquário é pequeno :confused4: . Ele está ali provisoriamente. Futuramente irá para aquele aquário que está vazio no hall de entrada há não sei quantos meses! Sabes qual é? :tongue:

 

 

 

 

 

Posso talvez pensar que o riscas ou o riscado naquela de provar lhe tenham feito sem saberem uma respiração boca a boca e ele lá se tenha aguentado hehehehe :hit:

 

Mas gostava de ver a tua cara ao ver aquilo no chão e pensar como o sacaninha ali chegou :discuss_gathering:

Não me admiro nada que aqueles dois tenham mantido o gajo vivo! Só costumam fazer asneiras, mas parece que desta vez até se portaram bem!

 

A minha cara devia ser daquelas de sono :sleeping: ou :wacko: . Só me apetecia ir de novo para a cama :scarerun: ... Eram 5 da manhã!

 

 

 

Vamos ver como ele se porta nos próximos dias. Essa ideia da rede não está mal pensada! Coloquei um vidro por cima do aquário, tipo tampa, mas está a fazer condensação, logo a temperatura deve estar bem boa... se calhar boa demais para o Bananas!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vizinho.

 

 

É este mesmo! Raio do bicho é bonito de tão feio que é...

 

Agora está mais calmo. Já não anda como ontem aos arranques pelo aquário, talvez tenha ficado traumatizado ou com os gatos malucos cá de casa, ou com o maluco com cara de sono que o surpreendeu ontem à noite.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Carlos Couceiro obrigado pela ajuda. Vi na Arca de Noé e não me souberam dizer que camarão era... chamavam apenas de camarão e estava a 3 eur. Como uma das caracteristicas do camarão da Malásia é ter braços grandes e quanto mais adulto mais cresce e esse tem braços grandes, não quis correr o risco! Alem do preço, 3 euros... um pouco barato para certo tipo de camarões, logo mais uma indicação que pode ser o camarão malaio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá, Sara Garcia.

 

Parabéns, lindo aquário, e belíssimo camarão.

 

Somente um detalhe, seu camarão não é um Macrobrachium brasiliense, ou um M. rosenbergii. A identificação (ou pelo menos a exclusão destas espécies) é possível pelo formato do rostro e dos segmentos da quela. Se for uma espécie sul-americana, a que mais se assemelha é o Macrobrachium acanthurus, apesar de alguns sinais sugerirem que se trate de outra espécie (talvez uma asiática).

 

De qualquer forma, concordo com os colegas que é uma espécie grande e agressiva.

 

Por favor, mantenha o tópico atualizado, tenho bastante interesse nestes "pequenos monstros".

Um grande abraço!! :D

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais