Duvidas com sal marinho


StepOnIt

Recommended Posts

Após 6 meses a usufruir dum aquário de agua doce com 60 lts e muitos peixes coloridos (discos, palhaços e afins...) decidi avançar para um reef de dimensão media.

 

Aquário com as medidas 100x60x50 (300 litros)

 

1. Sump de 85 litros

2. 40 kgs de rocha viva da Indonésia e areão de coral.

3. Escumador Nautilus da Kent marine de 1000 lts (in water @ sump) + bomba Aqua bee (2.000lts/h))

4. Sump 80 litros com 3 divisorias.

5. Reposição automática do nivel da agua: reef Set

6. Reactor de Kalk (home-made)

7. 2 bombas JVP 102 com veio em titânio (5.000lts/h)

8. Bomba de circulação com controlo de marés: Aqua Medic Oceanprop 15.000Lt/h

9. Bomba de retorno 2500 lts (sump --» reef)

10. 1 aquecedor Eheim 300W

11. Calha iluminação 4xT5 (uma actinica)

12. Sal RedSea

13. UPS de 1400 VA com 4 tomadas

 

Temporariamente estou a usar 1 filtro JBL Cristal Profi 900 com espumas originais, carvão activado e ceramica. O objectivo é limpar a agua dos detritos da rocha viva.

 

 

O aquário está desde hoje (e vai lá ficar 2 a 3 meses) na arrecadação que tem luz natural e muita ventilação até o ciclo ficar bem completo e estar tudo equilibrado. Só então começarei a introduzir os peixes e os corais. O objectivo é estar tudo preparado no Natal para fazer uma surpresa à minha filha.

 

Agradeço toda a ajuda possível e aceito sugestões.

 

PS: Nas caixas da rocha viva vinham no fundo e a passear alegremente 3 caranguejos de dimensão engraçada que foram para a maternidade.

 

07102010021.jpg

 

07102010023.jpg

 

071020100241.jpg

 

Obrigado a todos

Editado por StepOnIt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, relativamente á rocha viva tens isso claramente atafulhado. Para um aquário de 180lts colocaria menos de metade do que tu colocaste.

A iluminação parece-me bem.

Ja essa BIOBOX, eu pessoalmente não gosto, mas como não tens sump não sei qual seria a melhor opção.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quando montei o reef, fui aconselhado a colocar uma tampa cheia de cada 1 dos produtos de 2 em 2 dias, até acabar as embalagens que devem ter cerca de 100ML. também fui aconselhado a colocar desde já comida para ir "alimentando" a rocha viva e tudo o que por lá está.

 

14102010026.jpg

 

Comprei este conjunto para fazer todos os testes ao final de 2 meses e antes de colocar os peixes e os corais.

 

14102010027.jpg

 

Também adicionei acondicionador antes de juntar o sal marinho.

 

Ainda tenho mais duvidas:

 

1. introduzo primeiro os corais e só depois os peixes ou o inverso?

2. uma vez que pretendo que o reef seja colorido que tipo de corais são os mais indicados?

3. quais os peixes mais resistentes para introduzir primeiro?

4. ou introduzo primeiro camarões? Ou não introduzo camarões de todo...?

 

help Please.....

 

Aproveito para informar que dos 40 kgs de rocha viva Indonésia Premium, só ficarei com 30 para fazer o efeito duma montanha e aliviar dessa forma o aquario que fica demasiado carregado tal como está agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

(vou tratar-te por tu pois isso facilita a escrita)

 

antes de mais parece-me que tens tudo para ter ai uma belo aquário... no entanto aconselho-te a leres bastante sobre salgados, em especial aqui no forum... o resto da experiência ganha-se com o tempo e com os erros que nos salgados saem mt caros.

 

Quanto à quantidade de rocha, acho realmente que está amontoada, no entanto pelo peso não está muito longe do recomendado (cerca de 32kgs para 180lts)... a disposição dela é que podia ser diferente. Eu tirava no máximo 5kg ou então tentava ajustar isso da melhor forma, pois a quantidade de rocha que possuis é uma reliquia. Espero que não estejas a pensar deita-la fora... quiça eu até te posso comprar uns quilinhos.

 

Quanto à falta de sump, esse é o grande defeito do aquario, mais valia teres investido na sump e num movel com porta que desse para fechar à chave. A manutenção do aquario vai ser muito molhada e acabas sempre por turvar a àgua e stressar os peixes e corais. Se tivesses uma sump, podias ter "salvo" os caranguejos para uma futura refeição hehehe, podias colocar rocha que tivesses a mais, podias utilizar como quarentena, etc...

 

Pessoalmente, colocaria uma bomba por trás das rochas, pois ai a água poderá estagnar face à quantidade de RV (Rocha Viva) que possuis.

Quanto à comida antes de teres vivos, penso que apenas servirá para poluires o aquario... não tens ai vivos suficientes para "comer" pelo que a comida vai apodrecer e carregar-te a água de "lixo".

 

Algo que me chamou à atenção é o estares a maturar o aqua na garagem e só depois coloca-lo na sala... Espero que tenhas consciencia que vais ter um esforço gigantesco e que muita da "maturação" se vai perder, pois tens de tirar a rocha, a água, a areia, etc... Pelo menos 50% da àgua espero que aproveites, senão todo o tempo terá sido em vão.

Aconselho assim, a não colocar vivos no aqua até ele estar no devido lugar, pois se alguma coisa correr mal durante a mudança, depois será tarde para alterações.

 

Quanto a vivos, o melhor é começares com uma equipa de limpeza... camarões e etc... e depois por corais moles que são mais fáceis de cuidar, mais resistentes e normalmente com cores mais vivas e só por fim "as sardinhas".

 

Agora faço eu umas questões :shocked028:

De que zona do pais és? é que assim pode sempre aparecer algum membro que te possa ajudar in-loco... pois esse é o tipo de ajuda que nenhum livro te dá

Po onde mandas-te vir a RV? foi pela loja?

 

Por agora acho que é tudo... vamos mantendo a conversa aberta help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais.... obrigado pelas respostas.

 

Vou responder a algumas questões/sugestões que me colocás-te:

 

1. Sou do Montijo

2. O reef está a maturar na arrecadação e para a colocação na sala irei usar um elevador daqueles que se usam nas pinturas dos prédios e desse modo (e com a ajuda de algumas maozinhas extra) penso que não vou perder nenhuma agua.

3. Fui forçado a não ter sump por 2 motivos: 1º é que a estética dos moveis de aquário são quase todos "nerd" e na estética cá da casa manda a minha mulher. 2º tenho 2 miudos (com 1 e 3 anos) que me iam dar cabo do aquário em menos de nada....

 

O que achaste dos produtos que estou a colocar? Quanto à comida já percebi... stop!

 

Também tenho reparado que a rocha viva está com muitos detritos (parece terra castanha) e sempre que mudo a bomba de direcção levantam-se sedimentos que no dia seguinte já acamaram o foram parar ao filtro. é mesmo assim ou terei que continuar a mudar a bomba de sitio até estar tudo limpo?

 

Obrigado pelas dicas

 

PS: O excesso de rocha viva vai ser retomado pela loja (www.rolizoo.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Quanto à estética do móvel não vou comentar, pois por vezes temos mesmo de fazer cedências aos restantes habitantes da casa :thumbup3:

 

relativamente aos tratamentos, eu não serei a melhor pessoa para te aconselhar pois tenho pouca experiência em salgados no entanto vejo que:

o Buff é para establizar o PH, ora, se analisares a água e ela já estiver com bom PH não vale a pena continuares. 2 dias depois fazes nova análise, se ele se tiver alterado, recomeças o procedimento, se se mantiver normal (que é o mais provavel) então "guarda" o frasquinho que pode dar jeito no futuro.

 

O nitroBac é para remover amonia e nitratos... a RV como é nova é provavel que tenha "bichesas" mortas por isso esse produto é de dar, mas a meu ver, o tratamento devia ter começado 1 semana depois de teres enchido o aqua. A minha explicação é simples: não tens vivos no aqua, logo o excesso de amonia não vai afectar nenhum vivo mais "frágil" (peixes e corais) e se desses uma semana de intervalo davas tempo a que se decompusesse a "bichesa" que entretanto morre por alteração do habitat. Agora se já começas-te é de continuar, no fim fazes um teste e se tiver tudo OK, optimo, se tiveres mta amonia ou nitratos, então compras mais um frasquinho e continuas (em principio não deve ser preciso).

 

O 3º frasco é calcio que a meu ver não é de extrema urgência dar no inicio ainda mais quando não tens consumidores de calcio (corais).

Seja como for, vê no forum o que deves começar a fazer para entretanto (3 ou 4 semanas) começares a colocar alguns corais, esses sim, verdadeiros devoradores de calcio.

 

Quanto ao viveres no montijo, acho que tens ai mts vizinhos com reefs, mas isso, eles que se acusem cá no forum :)

 

Por ultimo, a mudança parece-me perigosa pois ao balançares a água ela faz "ondas" e isso pode derrubar-te as pedras, e se uma cai contra o vidro pode partir-te o aqua, assim o meu conselho será:

Mandares os teus filhos para casa de um familiar no dia da mudança ;)

Colocares todos os vivos (que no momento devem ser no máximo, equipas de limpeza e alguns corais) dentro de um recipiente;

vazares o aqua para uns jarricans até pelo menos 30%.

colocares todas as rochas no fundo e veres que não pode cair nenhuma com o balanço

colocar o aqua no local pretendido

arranjar as rochas

encher de agua e colocar logo a ciclar.

ao fim de 2 horas fazer uns teste e se estiver tudo OK colocar de novo os vivos.

Se os testes estiverem OK, ires a correr buscar um eixito (para alegrar os miudos)

colocar tudo no aqua e tapar com papel de embrulho

chamar os miudos e esperar que quando eles desmaiarem de surpresa, nao baterem com a cabeça no Vidro

 

Bom Natal

;)

 

 

hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez que mudo a bomba de sitio o fundo fica mais sujo... É normal ficar assim?

 

21102010036.jpg

 

21102010037.jpg

 

 

 

Boa tarde.

Estas no inicio, é normal aparecer algumas algas.

Eu aconselhava o seguinte.

No primeiro mês eu deixava totalmente as escuras, e depois ia ligando progressivamente, tipo, as actinicas 3 horas, e depois com um intervalo de dois dias, 3 horas, 4 horas, ate chegares ao total das actinicas, e só depois ligava as brancas, com a mesma regra.

Em relação à circulação, acho muito pouco essa bomba que tens, deixava essa mas colocava uma outra igual no lado oposto, nunca a apontarem uma para a outra, mas para tentares ter um movimento circular no topo, e não apontava para o chão.

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas no inicio, é normal aparecer algumas algas.

 

E eu que achava que era sujidade da rocha viva... lol

 

Quanto à luz, vou já desligá-la, mas fica uma duvida: As algas que já lá estão vão desaparecer ou tenho que fazer algo para as eliminar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após visita à loja Templo Aquatico, onde fui muito bem recebido pelo Sérgio Dantas, comprei uns "apetrechos" e fiquei com ideias bem claras do que pretendo fazer...

 

Comprei:

1. sump 60x40x37 (88 Lts)

2. Escumador da V2SKIM (modelo 600 Lts)

3. Aquecedor Eheim

4. Bomba de Retorno Eheim

5. Bomba com duplo sensor para a reposição da agua também da Eheim

 

Decidi também que vou fazer uma armação metálica e forrá-la em vez de todo o móvel ser feito em madeira.

 

Agora vou ter de furar o aquário (O Sérgio vai fazê-lo na minha casa e fazer a montagem de todas as tubagens e pôr tudo como deve ser)

 

Quanto à Biobox que tinha, vou aproveita-la e vou fazer com o meu actual aquário um nano para colocar no espaço comercial que a minha mulher tem, para delicia dos miudos.

 

obrigado a todos e especialmente ao David.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje apanhei no aquário um carangueijo de 4 cm :) que veio junto com a rocha viva. Também encontrei aquilo que parece ser um turbo ou então um nassario. O artista não se enterra na areia e prefere andar pelo topo da rocha. Já o carangueijo, andava escondido entre a rocha mas descuidou-se e eu apanhei-o...

 

Turbo ou nassário?

01112010069.jpg

 

01112010066.jpg

 

Carangueijo

04112010105.jpg

 

04112010096.jpg

 

Também reparei num pormenor para o qual peço a vossa ajuda. Reparei que num bocado de rocha viva, estava algo "agarrado" que me parecia estranho. Parece esponjoso, mas vivo... Vejam com os vossos olhos:

 

04112010084f.jpg

 

04112010089.jpg

 

04112010092.jpg

 

E aqui algo que parece ser um polipo de qq coisa que não sei o quê..... lol

 

04112010093.jpg

 

O que acham?

Editado por StepOnIt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma vez que as medidas do meu aquario: 100(comprimento)x50(largura)x40(altura) parecem-me insuficientes para ter + de 5 peixas estou a pensar mandar fazer um novo de 100x50x50 ou 60(altura).

 

Ganharei alguma coisa com isso?

 

Será que os 50/100lts de diferença permitir-me-ão colocar mais peixes?

 

Preciso da vossa opinião....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que as medidas do meu aquario: 100(comprimento)x50(largura)x40(altura) parecem-me insuficientes para ter + de 5 peixas estou a pensar mandar fazer um novo de 100x50x50 ou 60(altura).

 

Ganharei alguma coisa com isso?

 

Será que os 50/100lts de diferença permitir-me-ão colocar mais peixes?

 

Preciso da vossa opinião....

 

Obrigado

 

 

Ficavas ai com um belo aquario, mas só trocava uma coisa, fazia 100x60x50 (60 de largura e 50 de altura).

Para teres mais espaço a frente para lps.

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda que me têm dado. Entao ja tomei algumas decisoes quanto ao aquario. As medidas finais serao:

 

100x60(profundidade)x50(altura).

 

Agora a duvida que ainda tenho é se faço o aqua com coluna seca ou nao. Quais as vantagens e desvantagens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ficou decidido fazer o aquário de 100x60x50, com duas traves francesas e sem coluna seca. O vidro já vem com os furos a 50mm do topo do aquário (Um de 40mm e outro de 25mm) para fazer a ligação com a sump. Também pedi para o aquário vir com protecção (calhas pretas) nos vidros inferiores.

 

Como a litragem aumentou significativamente fui trocar o escumador V2Skim 600 por um da Nautilus (Kent Marine) de 1000 lts + bomba Aqua Bee (especifica para escumador) de 2000lts/hora.

 

Também mudei a potência do termo-estato de 200W para 300W.

 

Pra semana monto tudo e faço a primeira TPA de cerca de 50% e depois de verificar os parametros da agua vou introduzir uma equipa de limpeza e alguns corais.

 

Obrigado pela ajuda que me têm dado.

Editado por StepOnIt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ficou decidido fazer o aquário de 100x60x50, com duas traves francesas e sem coluna seca. O vidro já vem com os furos a 50mm do topo do aquário (Um de 40mm e outro de 25mm) para fazer a ligação com a sump. Também pedi para o aquário vir com protecção (calhas pretas) nos vidros inferiores.

 

Como a litragem aumentou significativamente fui trocar o escumador V2Skim 600 por um da Nautilus (Kent Marine) de 1000 lts + bomba Aqua Bee (especifica para escumador) de 2000lts/hora.

 

Também mudei a potência do termo-estato de 200W para 300W.

 

Pra semana monto tudo e faço a primeira TPA de cerca de 50% e depois de verificar os parametros da agua vou introduzir uma equipa de limpeza e alguns corais.

 

Obrigado pela ajuda que me têm dado.

 

 

Mostra ai fotos do material, quero ver o aspecto deles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização do material que tenho comprado:

 

1. Sump de 85 litros

2. 40 kgs de rocha viva da Indonésia e areão de coral.

3. Escumador Nautilus da Kent marine de 1000 lts (in water @ sump) + bomba Aqua bee (2.000lts/h))

4. Sump 80 litros com 3 divisorias.

5. Reposição automática do nivel da agua: reef Set

6. Reactor de Kalk (home-made)

7. 2 bombas JVP 102 com veio em titânio (5.000lts/h)

8. Bomba de circulação com controlo de marés: Aqua Medic Oceanprop 15.000Lt/h

9. Bomba de retorno 2500 lts (sump --» reef)

10. 1 aquecedor Eheim 300W

11. Calha iluminação 4xT5 (uma actinica)

12. Sal RedSea

13. UPS de 1400 VA com 4 tomadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de perguntar se podemos usar qualquer sal marinho para as TPA ou se convém ser XPTO. Esta pergunta torna-se pertinente uma vez que no Leroy Merlin, uma saca de 20 kgs custa uma pechincha e se for comprar esses mesmos 20 kgs da Red Sea ou de outra marca custa uma fortuna.

 

Aceito conselhos e sugestões vossas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

 

POIS UM É PARA PISCINAS O OUTRO É PARA AQUÁRIOS....

Sim mas não deixam ambos de ser sal marinho para aquariofilia.... Faz-me lembrar a situação de quando vou ao supermercado e quero comprar queijo fatiado Castelões, mas acabo sempre por comprar do Continente que a embalagem é quase igual, sabe ao mesmo e é muito mais barato....

Editado por StepOnIt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais