Recuperar vidro: sim ou sopas?


Recommended Posts

Boa noite:

 

Recentemente resolvi mudar o meu aquário de local e reestruturá-lo (tópico da montagem a abrir brevemente)!

Tinha-o no mesmo local há 5 anos, num móvel da minha sala que não é próprio para aquários.

Quando o tirei, tive uma surpresa desagradável.

Vejam o estado do vidro:

 

dscf6714800x600.jpg

dscf6718800x600.jpg

 

 

Isto ficou assim porque o aquário, quando está muito cheio verte água, penso que seja da condensação.

Será que posso fazer algo para recuperar o vidro?

 

Salvem-me da fúria da minha "Maria"! :girlhitboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu fosse a ti mandava fazer um vidro para ai novo, já reparei que é preto mas basta colocares por baixo vinil preto ou ate pintares :girlhitboy:.Qualquer vidraria te faz isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sempre podes tentar com uma daquelas espátulas de limpar as placas vitrocerâmicas:

 

PR-0000556.png

 

É essencialmente uma lâmina com suporte, mas que faz maravilhas em casos como esse. Depois limpas com álcool ou Viakal, ou algo parecido.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu fosse a ti mandava fazer um vidro para ai novo, já reparei que é preto mas basta colocares por baixo vinil preto ou ate pintares :girlhitboy:.Qualquer vidraria te faz isso.

 

O móvel tem quase 3 metros... um vidro novo não deve ficar barato!

Queria testar outras soluções antes de partir para isso.

 

Boas

 

Sempre podes tentar com uma daquelas espátulas de limpar as placas vitrocerâmicas:

 

PR-0000556.png

 

É essencialmente uma lâmina com suporte, mas que faz maravilhas em casos como esse. Depois limpas com álcool ou Viakal, ou algo parecido.

 

 

Cumps.

 

O problema é que parece que o vidro ficou manchado "por dentro". A espátula deve apenas retirar as deposições de calcário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O problema é que parece que o vidro ficou manchado "por dentro". A espátula deve apenas retirar as deposições de calcário!

Não perdes nada em tentar. Retiras o máximo possível com a espátula. Humedeces primeiro com um detergente, tipo o da louça, para ser mais fácil a espátula "escorregar".

 

Depois:

Usa vinagre ou um daqueles produtos para limpeza de manchas de calcario.

 

Ou se fores mais bruto, acido cloridrico....... (mas com cuidado...aquilo irrita a pele... )

 

 

 

Em último caso, para resolver a coisa:

  • Vidro novo: caro!
  • Película de vinil: o vidro tem de estar bem limpo e liso.
  • Placa de acrílico preto brilhante: talvez a melhor solução, mas também dispendioso.

 

 

Experimenta e depois dá feedback ao pessoal.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas sugestões!

Vou experimentar!

 

Para já, tentei com sumo de limão, com a esperança de que o ácido dissolvesse as incrustações de calcário. Pouco saiu!!

Acho que vou ter de ir até ao ácido mais forte. será que o ácido não danifica ainda mais o vidro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O HCl não ataca o vidro, mas tem cuidado com as mãos, com derrames em roupa (etc) ou em superfícies calcárias... e não bebas :transport027:

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa um pouco de lixívia, deixa actuar e depois remove o calcário.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço as normas de segurança a trabalhar com ácidos! Até porque sou investigador e dou aulas de bioquímica!

 

O meu medo é que o vidro, como é preto, tenha algum tratamento que com o ácido vá cos porcos! :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há coisas mais suaves. Podes tentar ácido tartárico ou algum produto de uma dessas superfícies comerciais (eu há uns tempos valentes vi uma coisa dessas no Lidl). Só não te posso garantir (agora) qual é o comportamento disso face ao vidro. É uma questão de pesquisa.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de polir ainda não me tinha lembrado!

Se fosse um vidro normal, deveria resultar.

 

O problema é ser vidro escuro!

 

Alguém sabe como é que eles fazem o vidro escuro?

O que é diferente dos outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

podes usar há vontade o acido porque não danifica o vidro

pode é danificar o silicone mas isso compras no aki o quilosa K94

e poes

 

Mesmo sendo o vidro preto, o ácido não tirará a cor ao vidro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pouco provável que ataque o vidro. Por vezes lá nos frascos de laboratório também não colocam HCl em vidro castanho? (não é muito habitual, mas penso que não será incomum)

 

Mas para acautelar segurança e "danos colaterais" verifica se não tens por lá o tal ácido tartárico que é mais suave (deve estar em cristais).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja experimentaste Viakal Anti-Calcario?

 

Eu estou a recuperar um aquario, que esteve parado 10 anos.

Estava cheio de manchas de calcario. Com este produto, tirei a maior parte do calcario.

Nao ficou perfeito, mas melhorou bastante.

 

Tinha tentado também com limao/lima, e com vinagre quente, mas este produto tem resultados bem melhores.

 

No entanto, nao ficou perfeito, comprei SIRIL desencrustrante, acido cloridrico. Estou hesitante em aplicar.

 

Isto porque nao tendo ficado perfeito, ficou bastante aceitavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro HomoSapiens

Tenho 2 aquários em que a agua que infiltrou entre o background e o vidro e com a passar do tempo criou imensas manchas de calcário.

Tudo tentei para as retirar, pesquisei aqui no fórum tentei de todas as maneiras que aqui sugeriam e nada até que desisti. (vencido mas não convencido...)

Até que um belo dia estava a navegar num fórum sobre automóveis e reparei num post sobre vidros e ópticas que tinham manchas de calcário.

Devorei aquilo tudo e tudo parecia apontar para as mesmas sugestões que tinha lido aqui no fórum mas deparei com uma que pelo que parece já tinha provas dadas e decidi arriscar.

A Bela da Palha de aço mas a mais fina que existe. Ao inicio fiquei um pouco renitente porque imaginei que fosse riscar o vidro mas como não tinha nada a perder pus mãos a obra.

Fui ao leroy e comprei a Palha de Aço mais fina que eles lá tinham e com ajuda do multiusos esfreguei as manchas varias vezes (muitas mesmo), não foi fácil porque as manchas são difíceis de tirar mas consegui finalmente tirar todas as manchas.

Atenção porque tem que ser uma palha de aço muito fina mesmo, caso contrario pode riscar o vidro.

O vidro ficou perfeito e o que é certo é que não ficou com um único risco.

Espero que isto ajude com o teu vidro bem como aos outros membros que têm manchas de calcário nos vidros.

 

Não é fácil de resolver mas afinal tem solução.

 

Cumprimentos

Rui Vela

Editado por Rui Vela
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.