TPA' s


Fraz__

Recommended Posts

Boa Tarde

 

Tenho um aqua com cerca de 115L 100x30x40, tenho o aqua a funcionar a cerca de 3 dias, coloquei 2 Platis para criar amonia aconselhado pelo lojista, acho que ja cometi um grande erro, mas agora nao posso fazer nada, a minha duvida e a seguinte, foi-me dito que para manter um bom funcionamento no aqua deveria de limpar o filtro, se possivel, 1 vez por semana, tal como as TPA' s, uma vez que o aqua se encontra em ciclagem e aconselhado fazer a limpeza do filtro e uma respectiva TPA?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fraz,

 

Pessoalmente acredito que além de errado, é crueldade submeter qualquer peixe a estagios de ciclagem do aquário, onde ocorrem flutuações de quimicos, pH, etc. Aconselho-te a devolver os plattys e deixar o aquário ciclando entre 1 e 2 meses, faça testes de amônia, dentre outros testes básicos.

 

Após isto, insira a proporção de 3 peixes por semana em seu aquário, para que as bactérias nitrificantes se acustumem a massa orgânica adicionada e produzida no aquário, até que se complete o número ideal de peixes.Após inserir os peixes, deve-se manter TPAs(trocas parciais de água) semanais de no mínimo 20% da água. O filtro deve ser limpo periodicamente, o meu é limpo uma vez a cada 2 semanas e está tudo ok.

 

Espero ter ajudado. Aguarde mais respostas para mais informações.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fraz,

 

Pessoalmente acredito que além de errado, é crueldade submeter qualquer peixe a estagios de ciclagem do aquário, onde ocorrem flutuações de quimicos, pH, etc. Aconselho-te a devolver os plattys e deixar o aquário ciclando entre 1 e 2 meses, faça testes de amônia, dentre outros testes básicos.

 

Após isto, insira a proporção de 3 peixes por semana em seu aquário, para que as bactérias nitrificantes se acustumem a massa orgânica adicionada e produzida no aquário, até que se complete o número ideal de peixes.Após inserir os peixes, deve-se manter TPAs(trocas parciais de água) semanais de no mínimo 20% da água. O filtro deve ser limpo periodicamente, o meu é limpo uma vez a cada 2 semanas e está tudo ok.

 

Espero ter ajudado. Aguarde mais respostas para mais informações.

SmylleAndré.

 

 

Ora bem, concordo e nem por isso!!

1º em 3 semanas tens o aqua ciclado a fazer as TPA´s de semana a semana, controlando a amónia, PH , nitritos e nitratos, estes dosi ultimos no inicio atingem picos elevados , mas com as tpa´s , vão ao sitio!

2º vai pondo pequenas quantidades de comida todos os dias , ajuda á criação de bacterias.

3º O filtro...nesta fase ele precisa de ganhar bactérias e estar sempre a limpá-lo não ajuda muito, por isso 3 semanitas para começar.

Já agora tira os peixes que lá estão

 

Esta é a minha experiência, provavelmente irão aparecer opiniões diferêntes !!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Abel Brás,

 

Concordo com você, apenas discordo do tempo de ciclagem, prefiro cultivar as bactérias por mais tempo, afim de evitar que elas encontrem "muita" dificuldade durante a entrada de peixes no aquário, visto que nos primeiros dias elas não dão conta de toda a amônia, por exemplo.

 

Cumprimentos.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O processo de ciclagem é relativo para cada aquario. Para saber se está completo, o melhor é fazendo teste, mas por norma 1 mês no mínimo é o aconselhado, claro que mais tempo é mais favorável.

esse tempo também é reduzido com adição de bactérias ou agua velha.. entre outras técnicas...

 

O filtro na fase de ciclagem eu pessoalmente prefiro não mexer, nem existe razões para fazer limpezas pela muito reduzida ou inexistência de seres vivos..

O período de limpeza depende do tipo de filtro, um interno por norma deve ser semanal, um de cascata de 15 em 15 dias, e os externos mais eficientes pode ter um intervalo de manutenção de 1 mês a 3 meses.. dependendo da cáca que os peixe fizerem... lol :morning:

 

:smilecolros:

 

As TPA's tb tens de observar inicialmente como vão os parâmetros para saberes se é semanal ou 15 dias ou mesmo mensal.. mas aqui também vai de cada um.. :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.