2 balastros\2lampadas como ligar tudo?


Recommended Posts

ola

antes de mais sou um nabo em electronica mesmo numa coisa tao simples

 

inicialmente este tampo do aqua tinha 2 lampadas t8 interligadas por 2 balastros

era pouca luz , entao agarrei numa antiga calha das normais de tecto e retirei o que precisava pra aumentar o numero de lampadas

 

preciso de ligar estas ultimas 2 lampadas e dois balastros entre si e consegui colocar uma a piscar e a outra nem sinal da

alguem me pode fazer um projecto pra ligar 2 balastros e 2 lampadas?

o suporte das 2 lampadas é duplo

os balastros sao dos ferro magneticos ou magneticos , dos que levam arrancadores

estao interligados entre si e nao em separado mas talvez seja melhor começar do zero e voltar a ligar tudo dai precisar de alguem com conhecimento da coisa que me trace o que devo ligar e onde ;)

 

obrigado desde ja

as minhas plantas agradecem ja que estao com luz reduzida ja a 2 dias e ja sentem falta de iluminaçao ...

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar dos suportes serem duplos, isso não é nada mais nada menos que dois suportes ligados um ao outro. Uma questão de poupança de espaço. As ligações são independentes entre os dois lados do suporte.

 

Sendo assim, o que tens a fazer é ligar como se dois sistemas separados se tratasse. Para isso podes seguir o seguinte esquema:

 

012.jpg

 

 

Alguma dúvida apita.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Apesar dos suportes serem duplos, isso não é nada mais nada menos que dois suportes ligados um ao outro. Uma questão de poupança de espaço. As ligações são independentes entre os dois lados do suporte.

Não querendo duvidar de tipo, meu amigo David, mas será que é sempre assim? Será que os gajos não ligam as duas lâmpadas entre si? É que o que o Nelson descreve aqui:

 

preciso de ligar estas ultimas 2 lampadas e dois balastros entre si e consegui colocar uma a piscar e a outra nem sinal da

É típico quando se ligam duas lâmpadas a um balastro apenas e não se usam arrancadores para ligações em série, ou então quando o balastro é dimensionado para uma potência inferior às das lâmpadas que queremos acender...

 

Just my 2 cents.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

 

Também fiquei com essa pequena dúvida, mas ao ler mais atentamente o tópico inicial:

 

preciso de ligar estas ultimas 2 lampadas e dois balastros entre si e consegui colocar uma a piscar e a outra nem sinal da

alguem me pode fazer um projecto pra ligar 2 balastros e 2 lampadas?

 

fiquei com a sensação que ele retirou duas lâmpadas e dois balastros da dita calha antiga. Agora se a calha antiga estava a funcionar ou não, isso não sei. Se estava a funcionar, e pelo que é descrito, temos várias hipóteses. Uma das lâmpadas está mal ligada e a outra tem o arrancador nas "couves".

 

Posso estar enganado, mas esperemos o que o autor do tópico se pronuncie.

 

:character0050:

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

vou tentar explicar me

antes funcionava

tirei tudo de fios e material pra adicionar nesta calha

surge me agora um problema

o desenho acima nao funciona com o meu esquema

imaginemos

2 lampadas em paralelo

um arrancador em cada ponta ao meio das lampadas

as lampadas e arrancador dividem entre si os fios

porque:

em cada ponta ligando as 2 lampadas e o arrancador ( em cada ponta ) estao 4 fios pra 6 pinos

o " casquilho é duplo com os fios interligados por dentro dai o meu problema em ligar as 2 lampadas com os 2 arrancadores e os 2 balastros

 

compliquei?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O casquilho duplo também incluí o suporte para o arrancador? Não há hipótese de tirares uma foto disso?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

balastro2.jpg

 

Julgo que seja este o esquema de ligação. Peço desculpa pelo "gatafunho", mas o pc onde faço as minhas obras de arte está ocupado.

 

Os "fios" a vermelho são os que estão por dentro dos suportes duplos, logo já estão ligados.

 

Os "fios" azuis são aqueles que terás que ligar.

 

O "círculo" a verde é supostamente uma tomada.

 

Se reparares, esta ligação é igual à do esquema que coloquei na minha primeira resposta. Um dos "lados" da lâmpada recebe o neutro e a fase pelo balastro, ou vice versa, e no outro "lado" da lâmpada está ligado o arrancador.

 

Julgo que assim elas funcionem, já que estavam em condições antes de as desmontares da calha original.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece me bem

porque os fios do meio , interior do suporte estao 2 completos que ligam dum suporte ao outro lado das lampadas , parece me bem

vou tentar e ja deixo noticias

ja tenho a cabeça a roda com este assunto

obrigado pela disponibilidade

em relaçao aos gatafunhos

epa

manda vir mais se necessario lol

 

 

cumps e ate ja :girlhitboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O mais certo é só amanhã "ler" o resultado da coisa. O Vitinho já deu há muito e o João Pestana já anda de volta de mim há muito tempo. É oque faz estar de férias! Não se tem tempo para nada :girlhitboy: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ligando desta forma uma lampada funciona a outra nao

 

arrancadores estao bons e lampadas tb

vou agora trocar os balastros a ver se é dai o mal

mas obrigado pela ajuda dada

deveras mais em 5 minutos que eu sozinho nos ultimos 2 dias

:girlhitboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Afinal ainda "li" o resultado hoje :girlhitboy:

 

Se com o outro passar a funcionar, é o balastro que entregou a alma ao criador. Se mesmo assim não funcionar, pode ser da lâmpada, do arrancador ou dos fios mal ligados.

 

Estes "5 minutos" a tentar perceber o erro vão sair-te caros! Para onde posso enviar a factura dos serviços prestados? :bs_quesexclaim: Just kidding.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

infelizmente estes balastros nao dao pra tirar o fio pra fora assim sendo amanha vou comprar outro balastro , pois so pode ser dai o mal pois as ligaçoes pelo desenho parecem me estar correctos e meio a funcionar , se me entendem ..

portants obrigado uma vez mais pela ajuda

ja estava a desesperar com este assunto

 

envie a conta por mp :girlhitboy: pode ser que se arranje sempre qualquer coias hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não querendo ser o vilão... acho que o problema continua nos arrancadores.

Acho muito estranho isso estar a acontecer. Quase de certeza que as lâmpadas estão ligadas entre si de qualquer maneira. Muitas das vezes os gajos usam os contactos para ligarem arrancador e lâmpada directamente. Não me admirava que fizessem o mesmo entre lâmpadas. Usa um multímetro e vê o que é que está ligado a quê.

 

Se arranjares uns arrancadores para montagens em série (4~22W) em princípio deve funcionar. Vê lá qual é a potência que esses arrancadores suportam? Se forem de 4~65W, de certeza que há aí alguma ligação mal feita dentro dos casquilhos. Digo isto, porque o esquema que o David desenhou não tem qualquer problema.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não querendo ser o vilão...

Da fama não te livras :music_singguitar: .

 

 

Luís, sabes como é difícil "reparar" uma coisa destas à distância. Vai-se dando hipóteses para, e vão-se descartando algumas. A uma solução se deve chegar. A tua sugestão é mais que válida. Assim desvanecem-se algumas dúvidas. Mas até é bom que o membro dê mais umas cabeçadas :D . Assim aprende de certeza. ( Just kidding... ).

 

Vamos ver o que o nelsomsdias tem para nos dizer, depois da troca do balastro.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

depois de tanta cabeçada esqueci me que hoje feriado , tudo fechado , logo a compra dum balastro teve fora de questao

 

e sim as lampadas teem de estar ligadas entre si porque dos 6 pinos das 2 lampadas e do arrancador so existem 4 fios

cada um das pontas liga numa das lampadas tiop

fio esquerda liga a lampada ao ino da esquerda

fio direita liga ao pino direita da lampada tb da direita

os dois do meio ligam ao arrancador

dentro do suporte existe uma ligaçao com os normais ferrinhos que distribuem a corrente entre eles

olhando pro conjunto so me leva a crer que as lampadas estao interligadas entre si ou um dos pinos de cada lampada estaria desligado

vou procurar arrancadores mais potentes e ver se funciona assim como a troca do balastro da lampada que teima em nao ligar

obrigado a ambos pela disponibilidade e eplas dicas

mais cabeçadas ainda? irra

eu ate tentei liga los independente mas bloqueava pois este apoio pras lampadas ligado internamente que me da dores de cabeça e abrir aquilo corro o risco de partir pois mais parece uma peça unica que algo que abra

é o que da peças baratas e rascas pra no fim sair um produto final mais barato

uma vez mais obrigado pela GRANDE AJUDA

 

CUMPS

NELSOMSDIAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

vou procurar arrancadores mais potentes e ver se funciona

Atenção... os arrancadores para esquemas em série não são mais potentes... bem pelo contrário.

Só suportam lâmpadas entre 4 e 22W. Já os arrancadores para esquemas de uma lâmpada apenas é que suportam lâmpadas entre os 4 e os 65W.

 

Cumprimentos e boa sorte com isso.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UI

ESSA NAO SABIA , talvez fosse por ai uma hipotese

embroa tenha trocado os arrancadores das lampadas que estavam a funcionar e nao funcionou na mesma

o que me leva a ir a fonte da energia o balastro

 

o melhor é ir a loja e explicar o que preciso

obrigado uma vez mais pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Das fotos que disponibilizas-te do suporte das lâmpadas, vejo que é um Vossloh Schwabe do tipo 22600 ou 22601.

 

suportelamp.jpg

 

Pelo que conheço desse tipo de suporte, o arrancador está ligado no interior do suporte, à lâmpada do lado direito, se não estou em erro.Assim sendo, o "gatafunho" que coloquei ontem está correcto. Para teres a certeza das ligações internas, nada melhor que testar com um multímetro, como referiu o Luís. Não tenho nenhum suporte desses à mão, senão já tinha medido com o multímetro para tirar as dúvidas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola uma vez mais

como era previsto , a minha iluminaçao refente a este topico

 

ESTA A BOMBAR !!!!!

 

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO David Cabete e tb ao Luís Fortunato pois sem duvida que eu nao chegaria la e sou gajo de meter as maos na massa e fazer eu mesmo , mas sem duvida que neste caso sem ajuda nao ia la chegar

estava um balastro queimado por isso uma nao funcionava

mas esta resolvido

uma vez mais os meus sinceros agradecimentos perante esta situaçao

as minhas plantas e peichinhos tb agradecem heheh

cumps

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais um caso resolvido com sucesso :dance:

 

Só podia ser algo "simples", mas como escrevi algures lá em cima, sem ter a coisa nas mãos é complicado :confused4:

 

Agora há a questão da factura de prestação de serviços! É para enviar para que morada? :drool3:

 

Luís, dividimos o lucro igualmente pelos dois? Digamos 60% aqui para o Je e 40% para ti?

Se não concordares pode-se arrendondar a coisa: 70/30 pela mesma ordem :tongue:

 

 

Com boa vontade de todos, há sempre solução para os casos mais bicudos.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh

o bom disto é que voces vao se matar a porrada e a conta fica sem efeito hihi

no gozo , logico

e ontem reparei que o DAVID tinha 2 balastros electronicos a venda no forum

foi pena , ate tinha ficado com os dois :medieval_mace:

era uma forma de resolver o assunto e pagar a factura hehehe

 

mais uma vez obrigado :)

 

ate a proxima heheh

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.