Reprodução com êxito de Caridina Japonica em Portugal


Sergio Torres

Recommended Posts

Muito obrigado e boa sorte! Apenas um pedido pessoal, esse tratamento por VOCÊ pode/deve morrer agora, senão bloqueio-te o tópico! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

É o habito... xD

Ja não ha mais esse tratamento lol

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitos parabens, pelo resultado... agora o próximo objectivo é conseguir que a mil que nasceram consigam vingar até à idade adulta.

o objectivo é chato mas possivel..... muito trabalhinho e boa sorte.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitos parabens, pelo resultado... agora o próximo objectivo é conseguir que a mil que nasceram consigam vingar até à idade adulta.

o objectivo é chato mas possivel..... muito trabalhinho e boa sorte.

 

+1

:medieval_mace:

Editado por LyGen

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, por agora não me vou ficar! Agora vou recomeçar todo o processo para verificar se é novamente possível! Claro que o segundo objectivo é safar muitas mais crias! lol Qualquer dia vendo para lojas! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Sérgio, pelo excelente trabalho documentado,

 

Muitos vão agora seguir os teus passos e tentar fazer criação também, eu serei certamente um deles, porque realmente gosto das caridinas e tenho várias fêmeas e já as vi desovarem que realmente é muito interessante, especialmente para os meus cardinais :)

 

Como tenho outro aquário só com cherrys, vou tentar fazer o mesmo, mas com água do douro, só uma pergunta: é melhor deixar criar algas no aqua com água salobra para permitir uma boa alimentação? Ou será sempre necessário essa comida liquida para compensar eventuais falhas de nutrientes para as larvas?

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algos sao essenciais! Boa sorte se precisares, avisa!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio, és um exemplo a seguir, pela tua dedicação e esforço que se revelaram recompensados :D

Acho que mereces uma condecoração por parte do fórum, eheh.

Os meus sinceros parabéns e força para continuares.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de ter despertado o interesse na reprodução da espécie foi o segundo melhor prémio que ganhei com este êxito! O primeiro, claro foram aqueles pequenos!

Acho que vou marcar o seu dia de aniversário! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou marcar o seu dia de aniversário! lol

 

Isso dá direito a uma tatuagem, eheheh... Estou a brincar :D

 

Mas sem dúvida que, ao tornares-te pioneiro neste feito, estás a despertar a curiosidade e interesse para novas experiências...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui ficam as novidades, pois este tópico não morre!

Infelizmente tenho uma má noticia e 9 magnificas noticias! Ao fazer uma TPA no aquário onde estão os pequenos japonicas, perdi um camarão! LOL Sim, retirei 10 camarões mas apenas introduzi 9! Ou saltou ou ficou preso no crivo e ficou pela bancada!

 

Mas pronto, os 9 que sobram estão de óptima saúde e a alimentar-se e desenvolver bem. Com o continuar do processo, irei conseguir umas fotos melhores devido ao tamanho dos agora pequenos!

Mas pronto, deixe-mo-nos de conversa fiada, a malta quer é ver os moços, né??? Aqui ficam! Aproveitem!

 

dsc06636y.jpg

 

dsc06642t.jpg

 

dsc06649s.jpg

 

dsc06655t.jpg

 

dsc06657a.jpg

 

dsc06660v.jpg

 

dsc06677.jpg

 

dsc06678p.jpg

 

Espero que gostem do desenvolvimento dos meus diamantes!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sergio, tens que me dar é a marca da lupa ... essas fotos estão mto boas até porque não fazem ideia da dificuldade que é :P

Que pena o suicida =(

 

Agora ja sabemos porque não as vimos no balde, o refugio é sempre qq buraquinho que sirva para elas.

Ao nivel do tamanho em adulto qual pensas conseguir?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim João, é bastante difícil fazer esta reportagem fotográfica! Falhei todo o processo pois, como sabes era impossível fotografar como deve de ser as larvas! Agora, começa a tornar-se mais fácil! Tenho que falar com alguém com uma boa maquina! Já me lembrei do Lercas! Ele seria um óptimo fotografo!

Em relação aos buracos, acho que prova um pouco a teoria daqueles túneis cerâmicos para criação serem benéficos! E sim, eles passam lá muitíssimo tempo.

EM relação á tua pergunto, fiquei sem a perceber! Explica lá isso melhor! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sergio apenas queria saber se terás sorte em conseguir femeas do mesmo tamanho ou os machos identicos aos que temos.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece-me de tudo, parece bruxedo!

 

Trago más noticias para aqueles que seguem a evolução deste tópico e a evolução das pequenas crias de japonica.

Parece impossível mas de tudo me acontece. Já perdi um que entrou a meio do processo de adaptação a agua doce, já perdi um fugitivo durante uma TPA e agora 5 envenenados com um pano!

Sexta-feira, como andei a limpar a casa durante o final de tarde, coloquei um pano, dos que costumo ter para auxilio no aquário Panos esses que são seleccionados mas limpos com os outros na maquina de lavar roupa! Ai está o meu erro/azar! O aquário onde estão os pequenos, foi-me emprestado/oferecido pelo meu Amigo Paulo Vedor mas, a tampa frontal encontra-se partida ao meio, motivo pelo qual não o coloquei. Assim vi-me na obrigação de tapar o aquário com um pano, para evitar que entrasse pó para a agua! Nada de muito anormal!

Qual não foi o meu espanto quando sábado de manha ao chegar à sala tinha o móvel todo molhado e o pano dentro do aquário, completamente encharcado! Retirei-o à pressa e contei os pequenos, para certificar-me que nenhum tinha ido agarrado ao pano! Muita sorte, pois estavam lá os 9! Nunca mais os fui ver, pois não tinha nada a recear!

Às 17h30 chegou a minha mamã e passado algum tempo, quis mostrar-lhe o grande feito do seu filhinho! Qual não é o meu espanto, agonia e sofrimento quando os vejo os 9 aos saltos, pinotes e a nadar de costas!

SÓ NÃO CHOREI POR VERGONHA, A MINHA ESPOSA QUE O DIGA!

Muito à pressa, apanhei-os todos com uma seringa, coloquei-os num copo de vidro. Coitados, estavam a morrer lentamente! E com muito sofrimento!

Despejei o aquário todo, passei com um esfregão de aço todas as paredes do aquário, despejei um garrafão de agua do LIDL e sem mais atirei com eles para dentro do aquário de novo! Na esperança que algum sobrevivesse! Fiquei tão desiludido e revoltado que nem vontade tinha de jantar! Sentei-me ao lado do aquário a vê-los morrer lentamente!

À noite fui para a cama e apenas um tinha morto! Retirei-o! E pedi para que algum sobrevivesse!

Domingo mal acordei fui à sala, ainda tinha a família a dormir! Qual não foi a minha alegria e tristeza ao mesmo tempo (mas ter alegria já foi uma vitoria) quando verifiquei que ainda tinha 4 pequenos japonicas aparentemente saudáveis e um ainda aos pinotes! Retirei os três que estavam efectivamente mortos! E aguardei que o 5 sobrevivente melhora-se! Coisa que não se verificou pois, ao fim da tarde quando cheguei a casa já o debilitado esta morto!

 

Assim, neste momento tenho 4 pequenos caridina japonica super mega resistentes! E invencíveis! Agora vamos ver que episódio se segue! Está difícil!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens pelo sucesso

eu tabem estou a pensar em "tentar" fazer criação de cardina japonica, pois vamus ver se da resultado

 

tenhu uma duvida, sera que a comida dos camaroes, se for bem dissolvida em aqua nao serve para alimentar as larvas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

é uma pena teres perdido esses pequenotes. mas haja sobreviventes para contar a história !!!!!

 

um dia eu conto-te como envenenei TUDO no comunitario de 220l com cola para madeira ...

acredita que eu percebo-te.

 

 

boa sorte !

 

 

mr.nauor

quando tiver larvas, vai perceber que ate em po é grande demais para elas, lololll. para alem de flocos e granulados terem uma elevada percentagem de farinhas e cinzas, o que prejudica rapidamente a qualidade da agua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho acompanhado este tópico sobre as caridinas japónicas e tenho-me vindo a interessar cada vez mais sobre a sua reprodução, que acho muito interessante.

Tenho 4 caridinas japónicas, 2 em cada aquário, em que só 1 me pareceu ser uma femea, todos os outros machos que esta com um macho num aquário só de camarões (reds e caridinas) portanto sabia que tinha um casal nesse mesmo aquario.

Qual o meu espanto que hoje de manha vou ao aquário dos camarões e vejo um exoesqueleto da caridina, e penso para mim, "ja mudaram outra vez de casca" mas quando reparo bem na suposta femea que tinha, ela estava bem escondida e qual o meu espanto quando a vejo ovada pela 1ª vez!! Fiquei mesmo entusiasmado, pois esta caridina ja tem "historia" apesar de estar so ha cerca de 3/4 semanas comigo.

Queria tentar tambem a sua reprodução, mas sei que é dificil, mas vou tentar.

Tenho uma duvida, quanto tempo elas carregam os ovos antes de estes eclodirem para larvas?? é que eu so queria que ela fosse separada quando estivesse prestes a desovar...

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)Fabio j, os meus parabéns pela descoberta! Mas lamento desde já o facto de não teres as coisas prontas! Eu actualmente estou a recomeçar todo o processo e só daqui a mês e meio, dois meses é que posso pensar em ter êxito! Neste momento tenho duas grandes fêmeas carregadinhas de ovos mas não vale a pena!

Para ter êxito na reprodução terás que ter um aquário com agua salobra bem maturado! E isso apenas se consegue com tempo! Tenta montar um aqua de agua salobra, deixa-o maturar e depois sim, reúnes condições para começar a experiência! Antes disso, apenas perdes tempo e paciência! Se precisares de ajuda, dispõem!

Mas quanto à tua pergunta a resposta é relativa! Pois o nascimento das larvas pode acontecer entre a segunda e a quinta semana após o aparecimento dos ovos no abdómen da fêmea! Já cheguei a ter a primeira opção mas também já tive duas fêmeas que em 5 semanas se verificou o nascimento das larvas. Espero ter respondido à tua duvida!

 

 

:arrow:Alcaide, muito obrigado! A letra apenas torna o tópico mais giro! lol Gosto de usar esses meios ao nosso dispor quando se tratam de tópicos mais interessantes, pelo menos para mim!

As respostas já vem com letra normal!

Editado por Sergio Torres

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Sérgio, isso é que tem sido uma aventura

 

para a próxima vai correr melhor, vais ver, vamos ficando calejados mais com os insucessos do que com os sucessos, pois assim entendemos o que estamos a fazer e o porquê das coisas

 

quanto ao tipo de letra, eu uso um método semelhante, tirando o facto que prefiro deixar tudo em letra pequena, apenas meto em negrito quando se trata do relato e sem negrito nas respostas

 

abraço

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois secalhar é melhor arranjar tudo com tempo e manter as condições ideais e so depois tentar a sobrevivencia das larvas...

Mas mesmo assim vou tentar não desperdiçar estes ovos pois tenho muita facilidade em ter agua salgada do rio, pois moro a cerca 200/300 metros do rio...

Ainda tenho de ver as coisas com calma, para me aventurar nisto como deve de ser.

Ja agora, as larvas depois de apanhadas vão para um aquário só de água salgada certo? So depois se vai adicionando agua doce?

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais