zoanthus


Desdemona

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Adequiri há uns dias uma pedrinha de zoanthus para fazer uma primeira introdução a este tipo de vivos no aquario que até aqui só tinha 2 palhaços, um zebrasoma....e uma 'dóris' (não me lembro do nome do peixinho!), o azulinho do nemo :medieval_mace:

 

A pedra de zoanthus vinha já com algumas com algumas dessas manchas laranjas nas não liguei muito pois pensei q fosse da coloração da própria pedra mas as manchas estão a aumentar e a cobrir os pólipos que deixaram de abrir desde que vieram da loja...talvez tenham morrido com a mudança, não sei. Existem pedacinhos dessas manchas coloridas no areão e torno da pedra de zoanthus. alguém sabe o q poderão estas manchas? ou já alguém teve uma situação parecida?

 

Obrigada pela atenção

 

 

Acabei de mexer nessas ditas manchas e apercebi me que são uma espécie de 'minhocas' parece me q está a virar praga....como acabo com isto? URGENTE POR FAVOR

Editado por Desdemona
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues tirar uma foto?

 

Manchas laranjas podem ser planárias, mas não são em formato de minhoca...

 

Nudibrânquios? Fireworms?

 

Vê estes termos no google e diz se é algo parecido...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pedrolena,

 

depois de ter pesquisado aqui no fórum parece-me ser nudibranquios, já tirei foto mas são coisinhas tão pequeninas que não se notam nas fotos, apenas se vêm pequenas manchas laranjas....estou a tentar perceber como se publicam as fotos aqui, assim que descobrir publico-as.

 

Caso sejam nudibranquios como penso já vi que estou a braços com uma bela praga, não vou conseguir tira-los um a um como já li aqui pois são pequeninissímos! já li também dos peixes six line e o yellow wrasses....serão eficazes? e já li outra hipótese que seria dar um banho de agua doce ao zoanthus, o que não me parece viável já que já dei por alguns na rocha viva e possivelmente já se espalharam pelo aqua.

 

O que fazer perante isto?!...acho q também esborrachei alguns no vidro do aqua a tentar perceber se aquilo seria um ser vivo ou não...é mau não é?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos...não são é muito perceptíveis mas dá para distinguir algumas manchas alaranjadas. Não tenho a certeza se serão nudis ou planárias como foi sugerido mas um dos dois é de certeza.

ishot5.jpg

ishot7.jpg

Editado por Desdemona
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, mexem-se como as minhocas com um movimento ondulatório e são espalmados, brancos no meio e laranja fluorescente nas extremidades. São muito pequeninos devem ter ai 1mm e já estão a começar a apoderar-se da rocha viva ao lado.

 

Se der fizer como sugerido aqui no forum e der um banho de agua doce no zoanthos possivelmente ver-me-ei livre da praga mas e os q se alojaram na rocha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devem ser planárias!

 

Tenta sifonar o máximo delas... vai lavando os zoanthus com água doce que elas se desprendem logo...

 

Existe já um produto que as mata... o único problema é que elas quando morrem produzem uma substância nociva para os peixes e tem que se fazer TPA's constantes.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já dei o banho de agua doce no zoanthus...devem ter saido dele milhentas planárias!!! algumas estão na rocha viva vou tentar ainda hoje 'aspira-las' a minha pergunta agora é....caso restem algumas que não consiga 'aspirar' o six line ajudará nalguma coisa ou elas são mais rapidas a reproduzirem-se do que ele a come-las? consegue-se mesmo dar cabo desta praga de vez ou vão sempre sobrar algumas que se reproduzem e isto nunca mais tem fim?! :mrgreen:

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Olá pessoal,

 

Adequiri há uns dias uma pedrinha de zoanthus para fazer uma primeira introdução a este tipo de vivos no aquario que até aqui só tinha 2 palhaços, um zebrasoma....e uma 'dóris' (não me lembro do nome do peixinho!), o azulinho do nemo :medieval_mace:

 

A pedra de zoanthus vinha já com algumas com algumas dessas manchas laranjas nas não liguei muito pois pensei q fosse da coloração da própria pedra mas as manchas estão a aumentar e a cobrir os pólipos que deixaram de abrir desde que vieram da loja...talvez tenham morrido com a mudança, não sei. Existem pedacinhos dessas manchas coloridas no areão e torno da pedra de zoanthus. alguém sabe o q poderão estas manchas? ou já alguém teve uma situação parecida?

 

Obrigada pela atenção

 

 

Acabei de mexer nessas ditas manchas e apercebi me que são uma espécie de 'minhocas' parece me q está a virar praga....como acabo com isto? URGENTE POR FAVOR

 

Olá

 

A solução para o problema não tenho. Ainda nem tenho aquario. Estou só a aprender antes de começar. sou fã da Doris. O nome dela é paracanthurus hepatus.

 

Espero que consiga resolver o problema da praga.

Cumprimentos

Florbela Tavares

 

ft.44@hotmail.com

 

967 198 012

Link to comment
Partilhar nas redes sociais