Fungos no tronco, e a alastrar


deepmanu

Recommended Posts

Boa tarde, preciso de ajuda.

 

Montei um aquário novo, coloquei um tronco red wood moor comprado num dos patrocinadores aqui do forum.

 

Tenho adicionado suplemento de bactérias para aceleração do ciclo, e faço TPA's de 15% de 2 em 2 dias.

 

Aconteceu-me rapidamente isto.

 

3VJiS-9ae13bae.jpg

3VLO0-fec60792.jpg

3WyGS-cd346c9f.jpg

 

Tinha colocado 4 flocos de comida para peixinho vermelho para ajudar a ciclar.

 

De referir que a tampa tapa bastante, e com a luz ligada cria alguma condensação.

 

Aspecto geral do aquário, mesmo assim dá para ver esta névoa que parecem micro cabelos brancos que rodeio o tronco e as folhas.

 

3XgAr-c4c75255.jpg

 

A superfície da água está sempre um pouco suja (com uma manchas incolores mas perceptíveis).

 

Quando faço os TPAs, a parte do vidro que entretanto fica acima do nível da água fica baça de uma qualquer sujidade também transparente.

 

Por ultimo, estão cerca de 15mm de tronco de fora da água, muito próximos da luz, estão com um género de bolor verde.

 

O Aquário tem 50 L e a iluminação é de 15 W.

 

O que poderei fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter posto o troco de molho uns dias, ou mesmo fervê-lo em agua.

Isso ás vezes acontece na 1ª montagem e a meu ver não é grave, tens é de ciclar bem o aqua antes de lá por peixes e verificar os niveis .

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não te preocupes que é normal isso acaba por desaparecer, as physas costumam tomar conta disso mas depois ficas com o aqua cheio delas.

Com o tempo isso desaparece.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ter posto o troco de molho uns dias, ou mesmo fervê-lo em agua.

Isso ás vezes acontece na 1ª montagem e a meu ver não é grave, tens é de ciclar bem o aqua antes de lá por peixes e verificar os niveis .

 

de acordo com o patrocinador, bastava lavar com água quente, o que fiz.

 

Boas, não te preocupes que é normal isso acaba por desaparecer, as physas costumam tomar conta disso mas depois ficas com o aqua cheio delas.

Com o tempo isso desaparece.

cumps.

 

Physas são caracóis, não é? Qual o nome cientifico, para eu ver onde posso comprar?

 

Será que um oto tmbém poderá mais tarde contribuir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Oto , mais tarde ajuda e se os caracóis virarem praga.... uma Botia Palhaço , é remédio santo!!!

Eu tenho 3! e mesmo quando compro plantas novas os caracóis aparecem!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Porque não enches o aquário todo até ao topo?

isso do tronco,e natural,vai desaparcer.

Cump: A.S

 

O aquário traz um limite de segurança que não posso ultrapassar por causa dos filtros e termostato que estão fixos. Não dá para encher mais.

 

Achas mesmo que este fungo vai desaparecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário traz um limite de segurança que não posso ultrapassar por causa dos filtros e termostato que estão fixos. Não dá para encher mais.

 

Achas mesmo que este fungo vai desaparecer?

 

Boas,

 

o meu tronco também ganhou isso (e eu fervi o tronco durante 40m) no início (parece veludo não é?) mas o meu pleco acabou com isso (não sei se por o comer, ou por desgastar a superfície da madeira comendo a parte superficial), e desde então isso nunca mais apareceu. (durou apenas umas semaninhas)

 

Eu se fosse a ti não me preocupava com isso, acabará por desaparecer.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Foi aconselhado caso os caracóis virarem praga, comprares um botia palhaço, eu desaconselho totalmente a fazeres isso. São peixes que gostam de viver em grupo e que atingem um grande tamanho, por isso a menos que tenhas um aquário com um mínimo de 300L não compres nenhum.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma gelatina lanosa meio transparente. Actualmente o tronco já está todo coberto com cerca de 1 cm desse fungos (acho eu que é).

 

Fiz um acordo com uma loja aqui da minha zona e trouxe um Hypostomus para o aquário (chamam-lhe cascudo), penso que será o tal Pleco, não é?

 

Tem 6 cm e o acordo é ficar com ele até cerca dos 8-9 cm e depois trocá-lo novamente por um mais pequeno. Para já interessa-se mais pelo filtro e pelo vidro que pelo tronco, vamos ver se lá vai. Se comer ou limpar aquilo tem ali trabalho para umas semanas.

 

Quanto a uns pequenos caracóis que já coloquei no aquário, cerca de 20 (cinzentos, tipo búzios. E pequenos, entre 4 mm e 15 mm). Foi-me dito que posso fazer controle de população com algum legume, tipo batata pendurada por um fio de noite, de manhã é só pescar que vêm uma carrada deles agarrada.

 

Outra pergunta, será que esse fungo não se vai alojar no filtro e permanecer indefenidamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário traz um limite de segurança que não posso ultrapassar por causa dos filtros e termostato que estão fixos. Não dá para encher mais.

Há qualquer coisa que não bate certo no que dizes. Nunca vi tal coisa!! Falta imensa água apra o aquário ficar cheio. O que tu tens é uma caixa de decantação e podes encher áté antes da água transbordar para dentro da caixa.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há qualquer coisa que não bate certo no que dizes. Nunca vi tal coisa!! Falta imensa água apra o aquário ficar cheio. O que tu tens é uma caixa de decantação e podes encher áté antes da água transbordar para dentro da caixa.

 

Tens razão, vou explicar melhor. As fotos foram tiradas a meio de um TPA. O aquário tem uma divisão lá dentro, onde está o termostato, o filtro e a bomba de água. E tem lá indicado, maximum water level e minimum water level, e mesmo atingindo o maximum water level, o tronco fica com uns milímetros de fora. Não posso encher mais senão a água do aquário invade as divisões para lá do filtro, incluindo a bomba de água que está submersa em água já filtrada.

 

Já agora, Penso que ainda não indiquei que o aquário é de 60 cm e leva 50 L de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, vou explicar melhor. As fotos foram tiradas a meio de um TPA. O aquário tem uma divisão lá dentro, onde está o termostato, o filtro e a bomba de água. E tem lá indicado, maximum water level e minimum water level, e mesmo atingindo o maximum water level, o tronco fica com uns milímetros de fora. Não posso encher mais senão a água do aquário invade as divisões para lá do filtro, incluindo a bomba de água que está submersa em água já filtrada.

 

Já agora, Penso que ainda não indiquei que o aquário é de 60 cm e leva 50 L de água.

 

Num aqua desse tamanho , vê lá o que lhe metes ....poucos peixes e pequenos

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua desse tamanho , vê lá o que lhe metes ....poucos peixes e pequenos

 

Com certeza... corys anãs, uns neons, no máxima 35 cm no total de peixes até 5 cm por cada, no máximo.

 

Vou colocar 1 oto também, e quem sabe uns camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com certeza... corys anãs, uns neons, no máxima 35 cm no total de peixes até 5 cm por cada, no máximo.

 

Vou colocar 1 oto também, e quem sabe uns camarões.

 

Boas,

 

Fazes bem em não colocar muitos peixes, nem peixes grandes assim ficas com um hambiente mais equilibrado, estavel e saudavel.

 

 

Gosto do teu aquario, simples mas arranjadinho...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do teu aquario, simples mas arranjadinho...

 

Obrigado, o layout ainda vai mudar, já tem uns fetos de java do lado direito e a pedra vai sair de cima do tronco quando ele não flutuar mais. Vai ficar melhorzinho.

 

Mas para já tenho de ver se esta coisa dos fungos no tronco começa a desaparecer.

 

Para já, o cascudo esta lá em cima, tomara que ajude a limpar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário traz um limite de segurança que não posso ultrapassar por causa dos filtros e termostato que estão fixos. Não dá para encher mais.

 

Achas mesmo que este fungo vai desaparecer?

 

Qual limite de segurança ???? LOL Temos maçarico! lol Enche isso até cima lol... Os filtros e os termostátos são estanques por uma razão...Para estar submersos...

 

Esses fungos são normais, aparecem sempre que metes um cepo na água, mete aí umas neritinas ou umas physias e isso desaparece em 3 tempos, e não ligues a quem te diz que tens que aniquilar os caracois! Eles existem por uma razão, por isso usa-os no teu tanque, pois eles limpam toda a porcaria e algas que houver... Se achas que tens demasiados simples...Reduz a carga organica do teu tanque, e não dês tanta comida aos peixes(podes mesmo fazer os peixes passar fome por uns dias para ajudar a controlar pragas de caracois). Pessoalmente prefiro ter caracois nos meus tanques, chegando mesmo ao ponto de introduzir intencionalmente caracois nos meus tanques.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual limite de segurança ???? LOL Temos maçarico! lol Enche isso até cima lol... Os filtros e os termostátos são estanques por uma razão...Para estar submersos...

 

Obrigado pela dica dos caracóis, já coloquei em prática.

 

Acerca dos filtros:

 

Tenho 4 divisões que não chegam ao topo do aquário, todas à mesma altura. Todas são abertas por cima, o único sitio por onde permitem fazer a manutenção.

 

A primeira divisão, onde está o termostato, tem uma pequena grelha de entrada de água.

Essa divisão tem uma saida para o filtro, que por sua vez tem uma saida para uma divisão onde está um Filto clarificador Crystal 2.

Daí está uma saida para a divisão da bomba de água, de onde a água sai a um nivel superior para dentro do aquário.

 

h1e6r-4f365f05.jpg

 

Página do aquário

 

Se eu enchesse por completo o aquário, todo o sistema deixava de funcionar, porque por exemplo a divisão da bomba de água era invadida por água não tratada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que dá usar Biobox num tanque... A biobox pode ser muito funcional e prática para principiantes, mas tem muitas desvantagens... É enorme dentro de um tanque, ou seja tens espaço desperdiçado, o que é um não redondo, afinal de contas, o maior tanque rápidamente se vê pequeno aos nossos olhos, por isso não convém ter um handicap de partida. Depois as Biobox ocupam litragem que podia ser usada para outras coisas. As bioboxes enquanto filtros não são nada eficientes, terás uma filtragem largamente melhor com uma Sump ou com um filtro externo. E depois tens a parte de a Biobox vir mal colada, ou ter uma altura desadequada á altura máxima do teu tanque que é o que me parece que te sucedeu... A tua Biobox está colada muito ao fundo... Pessoalmente os meus tanques são SEMPRE cheios até á lombada superior, por vezes acima desse nivel mesmo... Como já disse, por maior que um tanque seja, á medida que vivemos com ele, ele irá encolher em termos de dimensões, pelo menos na nossa percepção... Por exemplo um tanque de 150X50x50, rápidamente nos irá parecer pequeno demais, ou queremos que seja maior, por isso porquê "gimp"-ar ainda mais um aquário novo? =P

 

O meu conselho: Tira a biobox e investe num bom filtro externo=P Porque se fores como eu, quanto maior a litragem, melhor te sentirás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu conselho: Tira a biobox e investe num bom filtro externo=P Porque se fores como eu, quanto maior a litragem, melhor te sentirás.

 

Eu sei que tens razão, mas vinha com o aquário e os €€€ não deram para mais.

 

Vou adquirindo o que puder... Termostato à parte, e desligo o da biobox.

 

Depois filtro (qual a diferença de €€ entre um interno e um externo?). Os filtro já bombeiam a água, não é?

 

Assim que tiver o material todo posso arriscar e tentar retirar a biobox. Talvez aquilo seja alguma cola à base de silicone, tenho que ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

relativamente ao tronco não te preocupes

coloca um pleco e dois sae (siamese algae eater ) e no espaço de 2 dias esta limpo.

com o meu tronco aconteceu o mesmo , pelo que vi estas especies adoram esse musgo passaram os dois dias a limpar.

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu combati esse problema de fungos(que e normal nos troncos novos) em 1 dia com 10 planorbis.

 

Força ai no desenvolvimento desse aqua :)

 

 

edit:(nao tinha lido totalmente)

Editado por soulsurf3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais