Tunze - Tunning


lluzio

Recommended Posts

Boas,

 

Em tempos encontrei um post num fórum internacional onde explicavam umas alterações que se podia fazer às bombas tunze turbelle com o objectivo de aumentar o caudal de circulação sem que existisse um consumo adicional de energia.

 

Como não podia deixar de ser, tive de experimentar numa tunze 6025 que tinha cá em casa, e não é que o resultado é fantástico, apenas com uns cortes nos plásticos da bomba o fluxo aumenta para pelo menos + 50%. Não tenho como medir o aumento percentual, no entanto pela comparação entre uma bomba alterada e uma normal diria que pelos menos o aumento é de 50%.

 

Não coloquei o post antes porque tinha receio que as alterações pudessem trazer problemas a médio prazo, mas, passados 4 meses de utilização o resultado continua a ser fantástico. Agora já tenho todas as bombas com esta alteração.

 

Para todos terem a noção das alterações necessárias decidi documentar com fotos as alterações.

 

Aqui está o que tem de ser feito.

 

As alterações são apenas na tampa da bomba, não existem alterações no corpo da bomba.

 

Tampa antes das alterações:

 

DSC00566.jpg

DSC00567.jpg

 

É apenas necessário uma ferramenta tipo dremel (a minha é genérica) com a broca que está na foto (não sei o nome dos componentes da ferramenta):

 

DSC00568.jpg

 

A tampa vista por dentro antes da alteração, primeiro tem de se cortar a parte de plástico onde o veio circula:

 

DSC00569.jpg

 

Depois de cortada a parte interior de plástico, fica semelhante a isto:

 

DSC00570.jpg

DSC00571.jpg

 

Depois na parte de baixo exterior da bomba, deve-se fazer uns cortes, como estão na imagem ( nota-se a perfeição dos cortes, é o domínio da “dremel” chainsaw )

 

DSC00572.jpg

 

Depois deve-se cortar um em cada dois ou três “veios” laterais da bomba, o resultado é:

 

DSC00573.jpg

 

Resultado visto de fora:

 

DSC00574.jpg

 

E já está…

 

Notas:

Basta fazer a 1ª alteração (cortar a parte de plástico interior da tampa) para notar um aumento de potência de circulação considerável.

Não tenham receio de a tampa perder resistência, porque felizmente o plástico da tampa é bastante resistente para aguentar a remoção dos “veios” e os cortes na parte de baixo da bomba. Mas alerto que devem fazer as alterações com cuidado e nunca em excesso, para garantir a resistência da tampa.

 

 

Espero que esta alteração ajude muitos membros…

 

Como nota negativa desta alteração, temos que a bomba passa a atrair muito mais detritos (resíduos de plantas para o caso de agua doce) que tem de ser retirados periodicamente, mas este problema já acontecia anteriormente, agora é agravado porque a bomba atrai muito mais água e consequentemente mais resíduos.

 

Positivo:

- maior circulação;

- consumo energético igual;

- alteração muito fácil, até eu a consegui fazer :P ;

 

 

Digam-me caso a informação tenha sido útil. (espero que a informação não esteja em duplicado no fórum, pelo menos procurei e não encontrei).

 

 

Cumprimentos,

Luis

"You're not your job.

You're not how much money you have in the bank.

You're not the car you drive.

You're not the contents of your wallet. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente alteração, o mesmo pode-se fazer nas cabeças motorizadas, ou pequenas bombas imersas, o resultado é brilhante, a sucção aumenta e bastante, fá-lo por experiência própria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia só é pena a nível estético mas alguém com mais engenho na arte de manusear a dremel faça melhor hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não é bem o meu forte :D

eu sou mais bolos ;)

 

Mas à parte disso, do ponto de vista da performance a alteração é muito boa... até justificou a compra de uma dremel genérica.

"You're not your job.

You're not how much money you have in the bank.

You're not the car you drive.

You're not the contents of your wallet. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais