Novo plantado


marcioferreira

Recommended Posts

Boas.

Decidi expor aqui um pequeno problema para ver se alguém me consegue ajudar.

Tenho um pequeno aquário, de cerca de 60L. Neste momento tem várias anúbias, fetos de java e algumas valisnérias.

O aquário tem estado um pouco abandonado, ao cuidado da minha mãe, que só sabe alimentar os peixes e gosta de os ver gordinhos por isso põe sempre comida a mais. A consequência, como todos sabem, foi um aumento grande de algas e caracois.

 

Neste momento estou a ponderar começar tudo de novo, uma vez que este aquário já tem alguns anos.

Quero muda o areão, colocar um substrato fértil (que nunca teve) e colocar mais algumas plantas.

 

A minha dúvida é se devo manter as plantas que já tenho (não queria gastar muito dinheiro), principalmente as anúbias. O problema é que elas estão cheias de algas verdes escuras nas folhas. Há alguma coisa a fazer? Posso cortar as folhas e esperar que o rizoma produza mais? Ou é melhor excluir estas plantas para as algas não se espalharem para as novas?

 

A minha outra dúvida é se a minha iluminação é suficiente. A lâmpada que tenho é de 15W e é daquelas iluminações que ja vêm com o aquário, presas à tampa.

 

Agradeço desde já se puderem ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, quanto as plantas se tiverem mesmo muitas muitas algas é melhor por de parte, porque começar um plantado com algas não é muito positivo.

Se forem poucas poderá tentar remover a maior parte e depois alguns peixes e caracoisa resolvem o resto.

 

quanto á iluminação é suficiente para plantas de iluminação baixa, como anubias, fetos, musgos entre outros. Tudo depende daquilo que pretende como flora. Deve planear aquilo que deseja e depois ver se é necessário fazer um update na iluminação.

 

cumps

.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais