Dúvidas em fertilizantes da Horizonte Aquático


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Olá a todos,

 

dado que o site deles está em baixo há imenso tempo e que algumas embalagens não têm nada escrito no rótulo (quando têm, porque a de PO4 nem tem rótulo. Está escrito à mão...), vinha pedir-vos ajuda em algumas dúvidas que tenho na utilização destes produtos que adquiri avulso a um outro colega forista há bastante tempo atrás.

 

1º Tinha isto 'esquecido' dento do móvel do aqua. Já têm bastante tempo lá em casa. Este tipo de produtos terá prazo de validade???

 

2º No caso do PO4, quantos ml adicionar daquela solução para ter o, julgo eu, 1ppm por litro aconselháveis?

 

3º Micro+: quantos ml adicionar para cada 100L?

 

4º Tenho os meus Nitratos em no valor 10 do teste (falta-me a unidade, sorry!).

Perante isto, e partindo do princípio que não os quero subir, julgo que não devo usar o frasco com fertilizante de Azoto e Potássio que contem em 1ml: 5ppm de NO3 e 1,26ppm K em 100L.

Estou certo?

 

5º Tenho um outro frasco de Potássio que indica: 1ml -> 0,5ppm Potássio K2SO4 em 100L

Qual a diferença deste potássio para o que referi anteriormente?

 

Usando somente o meu raciocínio, não estou a usar o que tem NO3 e K (pois não quero adicionar Nitratos, usando antes do K2SO4. Faço bem?

 

Agradeço a paciência de quem se dignar a responder :sleepiness2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

1º Tinha isto 'esquecido' dento do móvel do aqua. Já têm bastante tempo lá em casa. Este tipo de produtos terá prazo de validade???

Desde que não seja um fertilizante de ferro ou micros, podes usar à vontade.

 

2º No caso do PO4, quantos ml adicionar daquela solução para ter o, julgo eu, 1ppm por litro aconselháveis?

Não sei qual a concentração desse fertilizante, mas deduzo que seja 1 mL sobe 1 ppm de PO4 por cada 100 litros.

 

3º Micro+: quantos ml adicionar para cada 100L?

Depende da massa vegetal que tiveres no aquário, mas aconselho-te a usares em primeira análise 1 mL por cada 100 litros de água depois das TPA's.

 

4º Tenho os meus Nitratos em no valor 10 do teste (falta-me a unidade, sorry!).

Perante isto, e partindo do princípio que não os quero subir, julgo que não devo usar o frasco com fertilizante de Azoto e Potássio que contem em 1ml: 5ppm de NO3 e 1,26ppm K em 100L.

Estou certo?

A unidade é mg/L ou ppm que em água doce podes assumir que são idênticas.

Quanto à questão em si, estás correcto.

 

5º Tenho um outro frasco de Potássio que indica: 1ml -> 0,5ppm Potássio K2SO4 em 100L

Qual a diferença deste potássio para o que referi anteriormente?

A diferença é que um é Nitrato de Potássio (KNO3) e o outro é Sulfato de Potássio (K2SO4). Se por um lado um excesso de Nitratos poderá causar algas, um excesso de sulfatos não faz mal nenhum. Daí que se quiseres aumentar somente o Potássio e não o Nitrato, é este fertilizante que deves usar.

 

Usando somente o meu raciocínio, não estou a usar o que tem NO3 e K (pois não quero adicionar Nitratos, usando antes do K2SO4. Faço bem?

Certo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Gosto 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luís,

 

antes de mais, MUITO OBRIGADO!

 

quando me iniciei neste forum (2006) eras uma das pessoas mais activas nas respostas, especialmente neste tipo de assuntos.

Hoje, com muita pena minha, noto que as tuas participações são mais pontuais. Os motivos são teus e de certeza que justificados.

Desde essa altura habituei-me a respeitar-te e a valorizar as tuas respostas e explicações.

Uma coisa te garanto, faz falta mais gente como tu por aqui.

Cada vez noto menos gente capaz de ajudar com bases de conhecimento para o fazer, comparando com o que via em 2006/2007/2008. É pena porque este espaço foi/é/será sempre uma enorme ajuda para quem começa e/ou quer evoluir.

 

Mas isso são contas de outro rosário...

 

Voltando ao tema, vou seguir as tuas indicações, nomeadamente no que respeita ao que ainda tenho de Micros... que vou deixar de usar de imediato.

 

Cpts!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plisboa, desculpa o aproveitamento do Tópico, mas eu vou fazer fertilizantes com KCL, KH2PO4 e KNO3, qual a agua que se deve usar, destilada??, da Torneira????

qual delas ou se nenhuma destas qual????

 

Obrigado desde já pela ajuda

 

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada contra, caro Amigo!

Se pudermos concentrar info sobre um mesmo assunto num só tópico, ganhamos todos!

Aqui fica um singelo bump à tua questão :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

plisboa, desculpa o aproveitamento do Tópico, mas eu vou fazer fertilizantes com KCL, KH2PO4 e KNO3, qual a agua que se deve usar, destilada??, da Torneira????

qual delas ou se nenhuma destas qual????

Já que ninguém responde...

 

Água destilada: Não... por uma razão muito simples: A água destilada, geralmente, é produzida a partir da evaporação da mesma através de serpentinas de cobre. Quer queiramos, quer não, costumam ficar sempre resíduos de cobre na água destilada que compramos para os ferros de engomar, etc... E isso a longo prazo, poderá induzir um problema de bio-acumulação de cobre no aquário, que como sabemos, pode ser prejudicial para os invertebrados, em particular.

 

Água da torneira: Não, e sim... se a água tiver um GH até 4~5º, podes usar. Pelo menos o fertilizante de fosfatos não convém fazer, com GH's superiores porque os fosfatos precipitam com Cálcio e Magnésio. Abaixo dessas concentrações de Ca2+ Mg2+, e não fazendo soluções muito concentradas (metade da saturação), pode-se admitir que não precipita nada.

 

Resumindo: Podes usar água da torneira, desde que não seja muito dura.

Mas o melhor, por ordem decrescente, se conseguires arranjar é: Água bi-destilada; Água de Osmose; Água engarrafada com baixo teor em cálcio e magnésio (tipo luso, ou do lidl).

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato
  • Gosto 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Obrigado pela resposta/esclarecimento vou tentar arranjar agua bi-destilada,(tenho uma pessoa conhecida que trabalha num laboratorio penso que deve conseguir arranja) ou de osmose se não conseguir lá terá que ser do lidl ou parecida.(neste caso é pelo Gh que se vê ou terei que considerar mesmo a concentração de Calcio e Magnésio???)

 

Plisboa,

Sou da mesma opinião que tu, mas quando "entro" num tópico faço sempre isso, para não melindrar almas mais susceptiveis.

 

 

Obrigado aos dois

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

(neste caso é pelo Gh que se vê ou terei que considerar mesmo a concentração de Calcio e Magnésio???)

Se tiveres o teste à mão... podes sempre fazer. Mas se te apetecer, podes fazer as contas.

 

Basta saberes quantos ppm equivalem Ca2+ e/ou Mg2+ em graus alemães, por exemplo.

 

Mas algo me diz, que essas duas águas devem ter GH perto de zero.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Gosto 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais