Sugestões para plantado very low-tech


paulo duarte

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um pequeno aquário (60x30x30) com algumas plantas e gostaria de aumentar a sua massa vegetal, sem que isso implique grande dispêndio de tempo e dinheiro, nem alteração das actuais condições e que são:

 

- iluminação: candeeiro da Blau, 13W

- substrato: apenas areia de sílica branca

- filtragem: Eheim ecco pro 120 – 2032, 500 l/hora

- plantas: Microsorum pteropus, Microsorum pteropus Windelov, Vallisneria Spiralis – Tiger, Anubias barteri nana.

- fauna: 1 Neritina natalensis, 4 Corydoras atropersonatus, 1 Otocinclus affinis, 6 Nannostomus unifasciatus, 7 Paracheirodon axelrodi, um casal de Ancistrus temminckii (e uma ninhada de filhotes que nasceram no aqua).

 

Manutenção: como o aquário é destapado, tem uma elevada taxa de evaporação e reponho o nível com água destilada. De 15 em 15 dias faço uma pequena TPA com água de garrafão e adiciono extracto de turfa e uma pequeníssima quantidade de Tropica AquaCare.

 

Resultados: as plantas crescem devagar mas consistentemente (curiosamente, são as anubias que perdem mais folhas apesar de se reproduzirem bem), os peixes andam porreiros (com reprodução dos ancitrus) e não tenho vestígios de algas, nem uma!!

 

Agora as questões:

 

Apesar da areia de sílica, as vallisnerias vão se reproduzindo mas não me atrevo a colocar outras plantas que se alimentem pelas raízes. Acham que posso arriscar alguma? Alguma Cryptocoryne ?

 

A fertilização é muito escassa (1 ou 2 ml) mas será de todo desnecessária? Será o Tropica AquaCare um fertilizante completo ou devia usar outro? Não penso usar mais do que um…

 

Que outras plantas posso usar que se alimentem da coluna de água? Já pensei na Cladophora aegagrophila. O musgo de java solta-se muito e entope-me o filtro.

 

Que grandes asneiras é que acham que estou a fazer nesta montagem?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que estejas a fazer nada de mal. Tens a flora adequada para o tipo de equipamentos e manutenção que fazes!

Outras plantas que poderias tentar manter são a elodea, cabomba e demersum.

O musgo está a ir para o teu filtro porque a luz é insuficiente para ele e como enfraquece a primeira zona a ceder são os rizoides e ele desprende-se... são contingencias do equipamento que o aquário tem neste momento!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens sempre as plantas de superfície.

 

Produzem zonas de sombra, limpam a coluna de água de excessos de nutrientes e ainda a oxigenam.

 

Pode ser que a neritina deixe o musgo em paz....

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte de adicionar água destilada não percebo?

Se adicionas uma agua sem nutrientes "virgem" como queres que as plantas estejam a ganhar força?

Espera por mais opiniões de pessoal com mais experiência.

A água destilada serve essencialmente para a reposiçãod e água evaporada, de forma a não aumentar a dureza da água com o tempo...

Os nutrientes entram com a água de nascente (que é a maior parte) e com a mini fertilização.

 

AS plantas de superfície são uma hipótese. Só tenho o receio de fazerem muita sombras às restantes.

 

E quanto ao fertilizante que estou a usar, o que acham? Bom, fraco ou desnecessário?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas

 

Quanto às plantas,,,

Eu também não tenho substracto fértil. Tenho resmas de Ambulias Sessiflora (parecem cabombas, mas não são) e TODAS as semanas tenho que as podar, porque senão saem fora da água. Tenho também Higrophylas Polisperma que crescem desalmadamente. Claro, e as flutuantes. As Lemna, que se agarram a tudo, mas que talvez sejam melhores para sombrear, do que por ex. as pístias.

Curiosamente, a Vallisneria Spirallis, não cresce no meu tanque.

As cryptocorines são fixes porque crescem lentamente, não enchem demasiado o espaço.

Já há mais de dois meses que não estou a colocar fertilizante nas plantas.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não tenho substracto fértil. Tenho resmas de Ambulias Sessiflora (parecem cabombas, mas não são) e TODAS as semanas tenho que as podar, porque senão saem fora da água. Tenho também Higrophylas Polisperma que crescem desalmadamente.

Boas,

O meu problema não é tanto o facto do substrato não ser fértil mas sim por ser areia de sílica... Esta tem uma granulometria muito pequena, com tendênca a compactar. Acahas que as Higrophylas se aguentam nas condições que tenho??

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, eu também tinha essa ideia relativamente à dificuldade de certas plantas se desenvolverem na areia de sílica, mas pela minha experiência algumas dão-se bastante bem entre as quais as cryptocoryne wendti, wilissi e undulata (se não me engano) e as nymphae lotus. As raizes conseguem crescer bem no meio da areia.Se quiseres posso dispensar-te umas cryptocorynes. Nymphae já não te aconselho porque ficam grandes nesse aquário.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

Ultimamente, as anubias nana estão a ficar com algumas folhas amareladas e a morrer... De resto todas as outras plantas estão bem.

Alguém tem uma pista sobre a morte das folhas?

A lâmpada deve estar a fazer um ano. Acham que é muito importante trocar já, ou ainda desenrasca mais uns mesitos??

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

n sei se e por essa razao mas n farias mal nenhum em fazer um upgrade em relaçao a iluminaçao, nem q fosse um sistema de leds, podes ver o topico de um colega nosso AQUI q tem um sistema em leds facil de fazer e ecoomico, e penso q ficarias muito mais bem servido a nivel de iluminaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.