Fundulopanchax gardneri ajuda


Pioneer

Recommended Posts

Boas!

A coisa de 2 meses adquiri um casal de Fundulopanchax gardneri, os quais constantemente depositam ovos nas plantas, já tentei mop, mas como estão num aqua plantado preferem as plantas :wink:, olham para mop, andam la no meio, e a seguir vão por ovos nas plantas #food, penso que deviam estar num aqua sem substrato so com o mop para funcionar certo?

Bem mas para já tenho apenas uma duvida, aqui a uns 20 dias tirei algumas plantas do meu aqua para a poda, e consegui recolher alguns ovos, passados 20 e poucos dias, estão de boa saude vem-se os olhitos dos peixitos e tal, mas.......e eclodir??? Pensava que ao fim de 14...15 dias eclodiam, ou é precizo fazer alguma reza especial aos deuses dos peixinhos??? chainsaw!

Se alguem me puder ajudar, explicar se é normal e apenas tenho que aguardar mais tempo, ou se existe alguma técnica!!

Deixo aqui uma foto do endiabrado!

Pic_3472_4.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que temperatura manténs os ovos? Guardaste-os em água ou em turfa?

 

Eu ponho os ovos dos meus em água do Luso a 24º e, no máximo em 3 semanas, estão todos "cá fora". :wink:

 

Neste momento tenho-os num aquário só com o MOP, mas já os tive num com plantas e eles usavam sempre o MOP...

 

Engraçado que a fêmea é uma comilona brutal, mas nem ela nem o macho tocam nos alevins se estes nascerem no aquário de reprodução...

 

Aqui está o meu:

972_Fgard00.jpg

 

Tiago Amaral

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu tenho os meus ovos a 24 graus , tenho os ovos dentro de um pekeno recipiente, a flutuar num aqua so para eles mesmo! realmente esta quaze a fazer 3 semanas, vou esperar para ver! :)

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Não conheço muito bem os tempos de incubação dos Fundulopanchax no entanto é normal existirem por vezes tempos muito diferentes do esperado no desenvolvimento dos ovos. e qualquer forma fui até ao site do Tim Addis sobre killies de Africa e retirei o seguinte texto.

 

 

Tim Addis.2004. (http://www.killifish.f9.co.uk/Killifish/Killifish%20Website/Ref_Library/Fundulopanchax/Fp.gar.gar.htm) "Eggs are laid in top & bottom mops which can be collected & stored in a seperate container. They can be water stored for 14-21 days or laid on wet peat where they can be left to incubate for 4 weeks (some will go to 6 weeks). Fry will eat newly hatched brine shrimp as a first food. Growth rate rate is quite fast with sexual maturity showing at around 5-6 weeks."

 

Como vês os teus ovos estão dentro do prazo :)

 

Uma solução muito utilizada quando os alevins resistem mesmo a eclodir consiste em colocar os ovos num pequeno recipiente (um tubo, ou um cartucho de rolo fotográfico) e andar durante um bocado com o tubo no bolso de um lado para o outro. E olha que eles nascem!!!

 

Não sei se é pela perturbação da água e o choque mecânico entre os ovos ou se existe outra razão. Confesso que não me lembro de ter lido uma razão mito plausível para tal facto.

 

Para ser sincero tb só experimentei uma vez esta técnica com uns ovos de Ep. lamottei, que estavam atrasados 15 dias na eclosão e de facto funcionou!!.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, isto tem andado meio esquesito ja tentei responder varias vezes e não tem dado!

 

Mas obrigada pela resposta, tambem ja tinha lido isso do bolso :lol:, vamos ver o que dá, qd tiver noticias aviso!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem após ter levado os ovos a passear numa caixita dos rolos fotograficos........não é que no dia a seguir tava tudo cá fora......!!!

Isto há coisas do diabo :(!!!

E no mop 30 ovitos de 3 em 3 dias........!!! Isto vai!

No aqua plantado, volta e meia vejo um alevino......: neste momento so tem 5 guppys ainda com menos de 1 cm, andam por lá os alevinos devem andar a comer infusorios no msugo de java não sei.....porque já tavam gordinhos :lol:!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais