radix reef II


rui da silva

Recommended Posts

Boas

Depois do bixinho dos salgados ter estado adormecido por alguns anos,

o meu cunhado queria umas informações acerca dos salgados, material e escolhas etc,

dei comigo a escolher material para ele, e consequentemente para mim.. :roflroll2:

O bixinho atacou, e ca estou eu..

 

Apesar de há algum tempo ter desistido dos foruns por diversas razoes,

deixo aqui o meu setup:

 

Data de montagem:

1/6/2010

 

Aquario:

120 x 50 x 50

com traves e coluna seca

made in scalare

 

Iluminação:

8x54w:

-2x blau 14000k

-2x ati blue plus

-2x blau actinic blue

-1x blau 10000k

-1x korallen zucht fiji purple

 

Moonlight 3 leds

 

Movimentação/bombas:

1x vortech mp40 es

1x aquamedic 2500 (retorno)

 

Escumador:

1x schuran 200

 

Substracto Tipo/Quantidade:

+- 3 cms areão sugar size

 

Rocha viva (Kg):

30 kgs de Rocha Viva

+ 10 kgs rocha viva na sump

 

Aquecimento:

2x 300w

 

Peixes:

 

1x paracanthurus hepatus

1x zebrassoma flavescens

1x acanthurus japonicus

1x acanthurus coeruleus

1x salaria ramosus

1x ecsenius bicolor

1x chelmon rostratus

1x Chaetodermis Penicilligerus

2x amphiprion ocellaris

1x pterapogon kauderni

 

Corais:

Actinodiscus Vários

Zoanthus Vários

Green Star Polips

Sarcophyton

Xénias com fartura

gorgonia sp

 

 

Acanthastreas lordhowensis

Caulastrea curvata

goniopora verde

alveopora verde

tubastrea aurea amarela

fungia

lobophylias

 

acroporas

montiporas

 

 

Invertebrados:

heteractis crispa

Himerometra robustipinna

Linckia laevigata

Holothuria

Archaster angulatus

Lysmata Amboinensis

Ermitas PatasVerdes

stenopus hyspidus

Turbo snails

Nassarios

 

Outros:

Vários Ophiuros, Lapas, Bristle Worms, etc.

 

Macroalgas:

chateomorpha

 

Manutenção:

Trocas de 25L quinzenais

kalk diariamente

 

no entanto, eternamente em construção.. hehe

 

abraços

Editado por rui da silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Rui

 

fotinhas não há?

 

Abraço

 

boas amigo

 

eu tava a ver se alguem se oferecia para vir tirar umas fotos,

alguem com mais jeitinho que eu.. e com mais hardware!!

o meu close up da loja dos chineses não faz nada de jeito

mas deixo aqui umas quantas..

 

img2853wg.jpg

 

 

img2854ob.jpg

 

 

img2867l.jpg

 

 

img2876x.jpg

 

 

img2889o.jpg

 

 

img2890f.jpg

 

 

img2898r.jpg

 

 

img2899f.jpg

 

 

img2905al.jpg

 

 

img2931gs.jpg

 

 

img2966y.jpg

 

 

img2970o.jpg

 

 

img2974n.jpg

 

 

img2975k.jpg

 

 

img2984n.jpg

 

 

img2993w.jpg

 

 

img2999i.jpg

 

 

img3007s.jpg

 

 

img3008r.jpg

 

 

img3025u.jpg

 

 

img3036a.jpg

 

 

img3048m.jpg

 

 

img3082st.jpg

 

 

img3102b.jpg

 

 

img3108b.jpg

 

 

img3117m.jpg

 

 

img3118s.jpg

 

 

img3119kh.jpg

 

 

afinal tinha mais do que pensava..

cumprimentos

rui silva

Editado por rui da silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui ,o aquario está cinco estrelas ,parabens .A unica coisa que destoa a meu ver é esse sarcophyton na rocha de cima ,de resto chainsawbowdown .Essa acanthastrea até faz doer os ohos ,alias todos os corais estão muito bonitos.Só uma pergunta ,alem do kalkwasser ,adicionas mais calcio,e magnesio de outro modo (reactor de calcio ou balling)?

 

 

Fica bem :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui ,o aquario está cinco estrelas ,parabens .A unica coisa que destoa a meu ver é esse sarcophyton na rocha de cima ,de resto bowdownbowdown .Essa acanthastrea até faz doer os ohos ,alias todos os corais estão muito bonitos.Só uma pergunta ,alem do kalkwasser ,adicionas mais calcio,e magnesio de outro modo (reactor de calcio ou balling)?

 

 

Fica bem chainsaw

 

ola luis, obrigado pelas tuas palavras. :P

eu para alem do kalk, tou a fazer semanalmente 10 ml de calxmax apenas, a aumentar as doses gradualmente, até ter os parametros que quero.

mas tou a pensar montar um sistema basico de balling, depende muito da evolução do aqua, vamos ver como corre..

o sarco é de estimação, mas so está ali temporariamente, depois vem para o piso de baixo lol.

 

cumprimentos

rui silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola luis, obrigado pelas tuas palavras. :medieval_mace:

eu para alem do kalk, tou a fazer semanalmente 10 ml de calxmax apenas, a aumentar as doses gradualmente, até ter os parametros que quero.

mas tou a pensar montar um sistema basico de balling, depende muito da evolução do aqua, vamos ver como corre..

o sarco é de estimação, mas so está ali temporariamente, depois vem para o piso de baixo lol.

 

cumprimentos

rui silva

 

Olá Rui, acho que ta a ficar excelente o aquário. Boa circulação, boa iluminação, boa litragem e bom planemento.

No entanto recomendava-te passar a vortech para a outra ponta do aquário porque como deves ter reparado tens a vortech depois a coluna seca e depois a saida da bomba de retorno tudo do mesmo lado. Isso vai dificultar imenso a chegada dos detritos a coluna seca.

Eu por questoes estéticas tb tentei fazer dessa forma, mas rapidamente tive que sacrificar a vista da outra ponto colocando lá a vortech porque existe um melhor escoamento dos detritos para a coluna seca e consequentemente para a Sump.

 

Tb ja vi que no areão tens que uma boa colecção de corais para preencher depois na rocha :music_singguitar:

Vendo as condições que tens, o cuidado que foi tido e as potencialidades que tens recomendava vivamente ires para o Balling Light a full. É uma questão de aproveitares o aquário a 100% e o balling vai-te permitir manter, crescer e melhorar as cores dos corais a 100%.

Ja agora deixo um artigo que eu fiz sobre esse método:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=164975

 

Cumprimentos e boa sorte.

PS: Fotos da área técnica não há?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, acho que ta a ficar excelente o aquário. Boa circulação, boa iluminação, boa litragem e bom planemento.

No entanto recomendava-te passar a vortech para a outra ponta do aquário porque como deves ter reparado tens a vortech depois a coluna seca e depois a saida da bomba de retorno tudo do mesmo lado. Isso vai dificultar imenso a chegada dos detritos a coluna seca.

Eu por questoes estéticas tb tentei fazer dessa forma, mas rapidamente tive que sacrificar a vista da outra ponto colocando lá a vortech porque existe um melhor escoamento dos detritos para a coluna seca e consequentemente para a Sump.

 

Tb ja vi que no areão tens que uma boa colecção de corais para preencher depois na rocha :(

Vendo as condições que tens, o cuidado que foi tido e as potencialidades que tens recomendava vivamente ires para o Balling Light a full. É uma questão de aproveitares o aquário a 100% e o balling vai-te permitir manter, crescer e melhorar as cores dos corais a 100%.

Ja agora deixo um artigo que eu fiz sobre esse método:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=164975

 

Cumprimentos e boa sorte.

PS: Fotos da área técnica não há?

 

 

boas,

antes de mais obrigado.

em relação á bomba, não está do lado esquerdo por estetica, até porque do lado direito ficava escondida do lado de fora pela parede, que me agradava mais inicialmente.

fui mesmo obrigado a colocá-la do lado esquerdo porque o meu layout do lado direito permite uma circulação muito superior mesmo, e o retorno criado pelo vidro fica sem qualquer atrito trazendo de volta a corrente mesmo até á bomba. esteve do lado direito algum tempo e a circulação era deficiente porque chegava á coluna seca e atrofiava criando remoinhos ali junto ao fundo, e algumas parte mortas onde os detritos condicionavam.

o meu receio foi que a corrente saindo da esquerda junto com a circulação criada pelo retorno n fosse suficiente para elevar as particulas/detritos até a coluna seca para escumação, mas com alguns programas da mp40, (NTM por exemplo) que eu vou alternando, e tendo virado a saida do retorno ligeiramente para o vidro frontal, consigo um bom escoamento de particulas para a coluna seca ainda que n aproveitando tanto a saida do retorno para circulação, fico com esta mais que suficiente, com a bomba a 60%.

 

em relação ao balling, eu ja andava a sondar ha algum tempo cerca deste tipo de sistemas, o teu artigo está 5 estrelas deu para perceber um pouco mais em que consiste, e até algumas boas escolhas.. obrigado ;)

 

os corais que estão no areão vao subindo de posto assim que o "merecerem" hehe

e quando subirem veem outros!!

 

agora fotos da area tecnica é que não pode ser... não é que goste de esconder... mas para mostrar miserias não vale a pena hehehe.... ainda está em construção..

assim que estiver minimamente arrumado coloco fotos.

 

abraço

rui silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ontem á noite aquando da manutenção do meu aqua, decidi mudar umas coisas de sitio, um pouco do layout superior, e tambem alguns corais.

quando peguei numa rocha que está quase coberta de xenias azuis(anthelias), reparei que debaixo dela se encontrava um berghia, que veio á boleia

para o meu aquario de alguma forma. alguem me pode ajudar a identificar esta especie?! nunca vi nada igual, e não consigo encontrar nada deste genero.

 

 

img3192rc.jpg

 

img3190.jpg

 

abraço

rui silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Ola a todos, mais um aquario desmontado..

 

As boas noticias é que foi montado noutra area da casa, mas infelismente ao fim de um ano e dum crash total foi desmontado de novo..

Alegra-me dizer que estou a dar mais uma oportunidade ao hobbie, e ja esta montado de fresco, com alguns upgrades.

fotos e descrição do sistema para breve.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tive que fazer uma ligeira "manutenção" a estas pedras, pois estavam demasiado grandes... e não é que encontrei dois pequenos malandros...

 

pistolash.jpg

Uploaded with ImageShack.us

(imagem ilustrativa)

 

têm ambos 1 cm de comprimento, mas ja dão uns bons estálos!! :drool3:

 

estão agora no aquario de quarentena, se alguem tiver interesse em manter os tipos, dê uma apitadela.

cumprimentos

RS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já os meus Parabéns pelo aquario, esta muito bem montado e com boa qualidade..

Tambem ando com um projecto para um desse tamanho, mas para ja tenho que me contentar com um mais pequenino..eh

 

Coloca mais fotos, isso e que gosta-mos de ver..

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já os meus Parabéns pelo aquario, esta muito bem montado e com boa qualidade..

Tambem ando com um projecto para um desse tamanho, mas para ja tenho que me contentar com um mais pequenino..eh

 

Coloca mais fotos, isso e que gosta-mos de ver..

 

cump

 

Olá rui, obrigado! :thumbup3:

 

Então e esse projecto é para quando?

Tens cá o mais pequeno no forum?

Em relação a este se tivesse 60 ou 65 de profundidade não se perdia nada.. pensa nisso..

Enfim, desta vez está a ter um inicio mais atribulado porque depois de ter cometido alguns erros no sistema anterior,

não quis arriscar e depois de ouvir algumas opiniões decidi esterelizar a rocha toda para evitar mais problemas.

No entanto,ciclo com rocha morta fez-me ter agora pela primeira vez um surto de algas verdes, espero que seja temporario.. vamos ver a evolução!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rui, obrigado! :thumbup3:

 

Então e esse projecto é para quando?

Tens cá o mais pequeno no forum?

Em relação a este se tivesse 60 ou 65 de profundidade não se perdia nada.. pensa nisso..

Enfim, desta vez está a ter um inicio mais atribulado porque depois de ter cometido alguns erros no sistema anterior,

não quis arriscar e depois de ouvir algumas opiniões decidi esterelizar a rocha toda para evitar mais problemas.

No entanto,ciclo com rocha morta fez-me ter agora pela primeira vez um surto de algas verdes, espero que seja temporario.. vamos ver a evolução!

cumprimentos

 

Boas Rui

 

Bem se tudo correr bem em principio sera para o Verão.

Ainda não Postei nada, como estou no inicio vou aprendendo para o proximo projecto não cometer erros..

Mas Ate agora nem esta a correr mal..

 

Em relação a profundidade ainda ando com duvidas, mas o mais provavel e ficar com 0,55 cm..

Tens uns excelentes corais..

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo

 

eu tava a ver se alguem se oferecia para vir tirar umas fotos,

alguem com mais jeitinho que eu.. e com mais hardware!!

o meu close up da loja dos chineses não faz nada de jeito

 

 

Boas,

 

Tendo em conta as fabulosas fotos, podes explicar a que te referes quando falas em "close up" da loja dos chineses?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

Bem se tudo correr bem em principio sera para o Verão.

Ainda não Postei nada, como estou no inicio vou aprendendo para o proximo projecto não cometer erros..

Mas Ate agora nem esta a correr mal..

 

Em relação a profundidade ainda ando com duvidas, mas o mais provavel e ficar com 0,55 cm..

Tens uns excelentes corais..

 

Cump

 

Boas, Referia-me á largura, dá-te mais margem para fazeres o layout e beneficiares de melhor circulação entre e á volta do mesmo....

Devias por esse sistema aqui no forum, para a malta poder ver isso.. as criticas ajudam bastante.

Nao te preocupes que podes ter anos de experiencia destas coisas, que vais sempre cometer erros, falo por mim ^^.

cmpts

Boas,

 

Tendo em conta as fabulosas fotos, podes explicar a que te referes quando falas em "close up" da loja dos chineses?

Olá paulo, ultimamente ja tiro umas fotos melhores, mas quando falava em close up dos chineses foi uma lente que comprei ha uns anos, mas não conseguia fazer nada daquilo ^^

No entanto, ve-se por aqui fotos no forum, como as do Luis F. ou do Andre que deixam estas na miséria :P

cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

como pretendo manter alguns sps, decidi refazer o layout de maneira a haver mais circulação por todo o aquario.

estéticamente não fica tão bonito a meu ver, mas depois dos crescimentos dos sps axo que ficará bem melhor, do que o layout anterior.

o que acham?

 

img3807w.jpg

 

cumprimentos

RS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Bem-vindo então de novo.

 

Acho que recomeçaste com o pé direito em termos de material e corais ( estão muito bonitos).

 

Em relação ao layout, é um facto que os corais acabam por preencher sempre o espaço disponível mas, na minha opinião, acho que um layout bem pensado de origem, agradável à vista e funcional do ponto de vista da circulação, refúgios e área para corais traz seguramente muitas vantagens a longo prazo.

 

Dito isto, não desgostei do novo layout ( a meu ver, claramente melhor que o outro) mas, mais uma vez, na minha opinião ( e vale o que vale), acho que os reef branches estão aí a mais. Não consigo olhar para um aquário com branches e perceber que é algo natural. Por mais voltas que se dê e formas que tenham, acho que é algo artificial para usar como rocha e como substracto para corais. Já para não falar na eficiência dos mesmos em termos de filtragem biológica, face à rocha convencional e mais porosa...

 

Acho que poderias facilmente substituir os branches por rocha morta, daquele tipo mais volumoso, mais poroso, mais leve, cheio de cavidades e irregularidades. Tem a vantagem de se moldar muito melhor e fazermos praticamente tudo o que quisermos com ela, partindo, colando, encaixando, etc. Isto apenas para dar um pouco mais de volume ao layout que já tens ( tirando os branches, claro), um pouco de forma, atingir algo mais natural ( como tu próprio disseste, estéticamente não te parece tão bem) e aproveitares a profundidade do aquário para dar mais tridimensionalidade ao próprio layout.

 

De resto, como disse, começaste muito bem e acho que vais bem lançado.

 

Vai actualizando.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Bem-vindo então de novo.

 

Acho que recomeçaste com o pé direito em termos de material e corais ( estão muito bonitos).

 

Em relação ao layout, é um facto que os corais acabam por preencher sempre o espaço disponível mas, na minha opinião, acho que um layout bem pensado de origem, agradável à vista e funcional do ponto de vista da circulação, refúgios e área para corais traz seguramente muitas vantagens a longo prazo.

 

Dito isto, não desgostei do novo layout ( a meu ver, claramente melhor que o outro) mas, mais uma vez, na minha opinião ( e vale o que vale), acho que os reef branches estão aí a mais. Não consigo olhar para um aquário com branches e perceber que é algo natural. Por mais voltas que se dê e formas que tenham, acho que é algo artificial para usar como rocha e como substracto para corais. Já para não falar na eficiência dos mesmos em termos de filtragem biológica, face à rocha convencional e mais porosa...

 

Acho que poderias facilmente substituir os branches por rocha morta, daquele tipo mais volumoso, mais poroso, mais leve, cheio de cavidades e irregularidades. Tem a vantagem de se moldar muito melhor e fazermos praticamente tudo o que quisermos com ela, partindo, colando, encaixando, etc. Isto apenas para dar um pouco mais de volume ao layout que já tens ( tirando os branches, claro), um pouco de forma, atingir algo mais natural ( como tu próprio disseste, estéticamente não te parece tão bem) e aproveitares a profundidade do aquário para dar mais tridimensionalidade ao próprio layout.

 

De resto, como disse, começaste muito bem e acho que vais bem lançado.

 

Vai actualizando.

 

 

Abraço,

André

Olá andré, obrigado pelo comentario antes de mais!

Eu realmente desde que finalizei o dito layout que tenho estado :confused4: ...

Não me pareceu bem o toque final dos branches pensando que depois de cobertos de sps, me permitiriam a tal circulação e ausencia de pontos mortos que procurava, confortando-me..

A ideia surgiu através de alguns sistemas que vi ha uns anos atrás, no entanto chamaste-me a atenção para um factor muito importante.. Filtragem biologica!

Era capaz de deixar como estava, tirando aquele branch do meio, que saiu logo apos a foto ^^, mas depois de alguem me apontar para esta situação (e muito bem reparado) vais fazer-me

andar a roer os neurónios todos a tentar conjugar utilidade com mal necessário de maneira a que não pareça um "morro", como sempre soube fazer.. mas com o máximo de rocha possivel!

A dificuldade para mim passa por ter que jogar com apenas 50cms de fundo, nas proporções do aquario, e com a rocha que tinha disponivel...

Ja agora, não queres vir dár uma ajudinha? eu arranjo umas peças de rocha morta, e tu ajudas na arquitectura..na pior das hipóteses um café e uma muda levas de certeza..

Desta vez tou a começar de uma maneira diferente, apesar de ser parecido com sistema anterior, ha aqui umas diferenças/pormenores a que não ligava que me parecem fazer a diferença.

Vamos ver como corre..

 

deixo mais umas para os interessados pelas fotos^^

 

img3829ez.jpg

 

img3828go.jpg

 

img3827d.jpg

 

img3826q.jpg

 

img3815dx.jpg

 

 

cumprimentos

Editado por rui da silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá rui!

o aqua está com bom aspeto tambem não estou a gostar desses branches no layout....

já estas a controlar as algas?

 

abraço

Boas miguel, sim as algas tão controladas..

eu tb não tinha achado muita piada aos branches, daí os ter trocado por algumas rochas,

no entanto como queria uma coisa minimalista só coloquei mais uma rocha ou outra.

quando é que apareces?!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Rui,

 

Muito bonita a anémona.

 

É capaz de ficar um pouco mais escura mas tendo em conta que agora parece um pouco pálida, talvez não fique má de todo.

 

Boas fotos dos zoanthus. :thumbup3:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.