Fosfatos e as algas


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Aproveito para partilhar um problema que estou a ter com o meu aquário que começou por ser um reef e que agora mais parece um aquário de algas verdes.

IMG_0160.jpg

IMG_0161.jpg

IMG_0163.jpg

 

Tenho o aquário desde Maio, e segundo os testes que tenho andado a fazer, os parâmetros parecem-me bem:

(Testes Salifert)

Kh = 7,7

Ca = 420

Mg = 1310

pH = 8,3

NH4 = 0

NO2 = 0

NO3 = 0

Si = 0

PH4 = 0

 

Quando comecei a ter problemas de algas, aumentei a circulação no aquário (2x Vortech MP40W ES), diminui a iluminação para 7 horas diárias (8 lâmpadas T5 de 80W), das quais 4 estão ligadas 6 horas e as restantes 4 estão ligadas 7 horas. Adquiri também peixes que comem algas: Salarias fasciatus, Siganus vulpinus, Ctenochaetus strigosus, Zebrasoma flavescens, Paracanthurus hepatus, Acanthurus nigricans e mais hermitas e turbus, e por fim até arranjei uma Dolabella auricula, que coitada não consegue dar vazão.

 

Enfim, tudo isto e os tufos de algas crescem e não param de crescer, até que finalmente coloquei em causa o teste de fosfatos da Salifert, quando testei água da torneira sem passar pelo sistema de RO, e o resultado foi zero. Ou a minha água da torneira é muito boa, ou o teste não está bom (e sim, está dentro da validade).

 

Como não tenho forma de fazer nenhum outro teste de fosfatos á minha água e não sei mais para onde me ei de virar, pensei em arranjar algo que me remova os fosfatos, como RowaPhos ou PhosBan, ou então outro qualquer que alguém tenha um bom feedback, de forma a ver se finalmente se dá uma redução de algas, isto se o problema forem mesmo os fosfatos.

 

Gostava também da vossa opinião relativamente a reactores de fosfatos, se devo usar um ou se simplesmente devo meter o saco numa zona com muito boa circulação na sump. Seja como for gostei da ideia do PhosBan Reactor 150, mas onde posso eu encontrar estes reactores cá em Portugal e as resinas anti-fosfatos a bom preço?

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais