Testes - opinioes?


sergealain

Recommended Posts

Boas, heis os valores que verifiquei hoje...

 

não sei se me ando a enganar nas contas de conversao ou não...

 

PH:8

GH: 120ppm

KH: 70ppm ou 3,92 dKH

Po4: 0,2

Nh4:0

No3: 10ppm

No2: 0,05ppm

 

Deveria supostamente ter um PH de 7 ou 6,5?

dKH de 7?

Po4 abaixo de 0,1?

No2 de 0?

 

 

Opinões? são bem vindas... o que estou a fazer de mal? Como corrigir?

 

 

/Serge

/Serge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela minha experiencia vamos separar em três aspectos.

 

Po4: até 0,2 estás bem. se for abaixo emlhor mas é díficil. Aquários povoados, Plantas/folhas em decomposição, comida a mais ou comida que polui muito como a papa. Todos estes aspectos levam a subir o Po4. Também os buffers são fontes de po4.

 

Ciclo de Azoto - Amónia, Nitrito, Nitratos - 0, 0, <20. São parametros adequados. Até que as bactérias se instalem e cumpram o ciclo, o meu conselho é tpas até acertar. Com os teus parametros que não são nada elevados tpa é preferível a produtos quimicos para a água.

 

PH - KH - GH - PH 8 é elevado para discos. eu prefiro 7.0. KH - 4, GH - 8-12 são os parametros que eu uso. Verifica o PH da àgua da toneira e tenta com TPAs. Mto cuidado a tentar baixar o KH e o PH pq podes acabar com o o efeito buffer do KH e ter um crash acido. O que faças faz devagar. Se a água da torneira tiver um PH alto existe pessoal que vai ao LIDL e compra garrafões para misturar. Eu tive de misturar água de osmose com água filtrada para conseguir estabilizar os meus parâmetros.

 

Cumptos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

obrigado, de facto estava a pensar na TPA's. A agua da torneira sai a 7 / 7,5 em Cascais ( Murches). Meti plantas a dois dias para tentar baixar os fosfatos, nunca tive plantas antes e estes valores ja se verificava. De vez em quando tinha algas...

 

Vou ver o que dá as TPA's... Volto dar feedback em breve...

 

 

Outra coisa que tinha alto é a temp que estava a 30. Baixei para chegar ao 28C.

 

/Serge

/Serge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Existem dois tipos de algas. Umas que crescem com Po4 e outras com Silicatos. Existe um doc no site da JBL bastante completo sobre este assunto.

 

Aqui no Estoril tenho mto silicato na água e por isso tb tenho umas algas.

 

Cumptos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais