nano reef 92 litros


Tiago Proença

Recommended Posts

Boas

 

Venho aqui mostrar o meu nano reef com muito pouco tempo de vida, todas as opiniões serão sempre bem vindas.

 

Setup:

 

Cubo de 45x45x45

Escumador deltec mce 300

Bomba Vortech mp 10 es

Iluminação 4x24w t5(1 10.000k, 2 actinicas e 1 fiji purple)

8 kg rocha viva

Areia viva nature's ocean bio-activ samoa pink 9kg

 

Vivos:

um strombus(grande máquina)

três turbos sp

três cerithes

quatro nassarios

 

Corais:

Sarcophyton

Actinodiscos azuis/roxos(vinha com a rocha)

Actinodisco verdes

 

O layout devido a ser um cubo e o tamanho da rocha não deu para muito mais, tentei fazer um layout simples com algumas passagens pelo meio da rocha

 

IMG_8855.jpg

 

 

Todas as sugestões serão bem vindas para a fauna

 

Tiago

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um nano simples e com equipamento muito adequado!

Gosto do layout :eusathink: apenas mexeria na pedra da frente sob o lado esquerdo que é talvez um pouco grande.

 

Como é que conseguistes encaixar 4*24W em cima de uma área de 45*45? Ficou saído do cubo? Porque não um foco HQI?

 

Planos futuros?

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Diogo

Obrigado pelo feedback

 

O tamanho da calha e um pouco maior que a largura do aquário mas sinceramente não me interessou esse aspecto, optei por usar esta calha em vez de hqi porque achei a HQI demasiado para o que quero neste momento, no futuro aquário daqui a uns 2 anos aí sim irei usar HQI. Outro forte motivo porque usei esta calha foi porque já a possuía, foi só mudar as lâmpadas.

 

Logo deixarei uma foto da calha com a moon light e relógio incorporado

 

Tiago

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como disse o Luis, simples e bonito. Gosto da disposição da rocha. Pelo que vejo, presumo que tens sump, logo, tens a litragem aumentada. Quais as medidas da sump ?

Força nisso.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tiago.

 

se realmente tens sump, no teu lugar tentava fazer ou comprar um overflow,

em vez do tubo que tens, pois não te deixava acumular essa pelicula na superficie,

tipo escumador de superficie.. de maneira a ser eliminada pela escumação..

de resto parece-me tudo muito bem, tive um nano durante um ano e meio, e se n fosse

o facto de estar extremamente limitado a nivel de peixes, nunca teria desistido.. força!

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui e Paulo

 

Realmente este nano reef não tem sump, foi uma hipotese que não pensei porque alem de querer aproveitar o material que tinha em casa, esta montagem foi apenas para voltar aos poucos aos reefs a pensar numa montagem maior para a minha futura casa na qual aí sim prefiro investir bem.

 

Rui overflow estaria fora de questão porque já tive uma e correu mal, não só pela falta de experiência nesses assuntos técnicos como o barulho que a overflow fazia apesar de ter conseguido reduzir muito o mesmo, os aquários estão todos no quarto e era complicado.

 

Agora é ir enchendo este com corais moles e mais tarde uma montipora e euphyllia para ganhar alguma experiência alem dos moles

 

Cumprimentos

 

Tiago

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui e Paulo

 

Realmente este nano reef não tem sump, foi uma hipotese que não pensei porque alem de querer aproveitar o material que tinha em casa, esta montagem foi apenas para voltar aos poucos aos reefs a pensar numa montagem maior para a minha futura casa na qual aí sim prefiro investir bem.

 

Rui overflow estaria fora de questão porque já tive uma e correu mal, não só pela falta de experiência nesses assuntos técnicos como o barulho que a overflow fazia apesar de ter conseguido reduzir muito o mesmo, os aquários estão todos no quarto e era complicado.

 

Agora é ir enchendo este com corais moles e mais tarde uma montipora e euphyllia para ganhar alguma experiência alem dos moles

 

Cumprimentos

 

Tiago

 

Olá Tiago, acho que está um Nano muito bem conseguido e com potencialidade. Tens bom escumador para a litragem, boa circulação e boa iluminação.

Na minha opinião punha de parte os corais moles porque tens potencialidades para muito mais.

 

Neste tipo de aquários acho que fica excelente as seguintes combinações: (e tens condições para os manter)

- Acans (muitas e diferentes)

- Zoanthus (muitos e diferentes)

- Ricordeas (muitas e diferentes)

- 2/3 SPS (seriatoporas, stylophoras são fáceis e bonitas se a estirpe certa for escolhida)

- 1/2 favites

- 1x fungia

- 1x Euphylia

- 1xTrakifilia

 

Cumprimentos e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jc.gomes, gostei dessa selecção de corais principalmente dos SPS, irei estudar isso certamente.

 

Deixo aqui umas fotos mais recentes:

 

Aqui com a nova aquisição, uma colónia de zoanthus verdes

 

IMG_8859.jpg

 

Uma foto lateral do cubo

 

IMG_8860.jpg

 

A foto da calha como prometi mais acima

 

IMG_8861.jpg

 

 

Cumps

 

Tiago

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora se não fosse uma montagem com o belo do Deltec igual ao meu :happy:

 

Parabens está um aquario agradavel à vista, agora vai adiconando frags, eu na minha opnião era a maior parte SPS e uns moles tipo ricordeas yuma e zoanthus.

 

E já agora mete ai fotos das novas aquisições :P

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário está a ficar com um aspecto muito agradável. Agora, é ires metendo mais uns corais e fica óptimo. Na minha opinião, uma Fungia nessa clareira de areia na frente, ficava muito bem.

Abraço,

Paulo

 

Ps - Tenho passado lá na loja e não te tenho visto. Estive com o Fortunato e com o João Abóbora. Do Luis, nem sombra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Obrigado pelas tuas palavras.

Meu objectivo é meter mais uns sps se couber e mais uns ricordias,fiquei fã desse coral, a tua ideia e boa e já tinnha pensado na fungia mas pelos preços que vi vou esperar mais um pouco até ter.

 

Pois é o luis ao fim de semana só o apanhei ao sábado he he

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Estava a usar o short pulse com a potencia um pouco antes do meio e mesmo assim levantava um pouco de areia por trás da zoanthus, agora com um pouco menos de potência já não levanta isto claro está e um cubo, num aquário mais comprimento penso que não haja problemas

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Com o ano a acabar deixo por aqui umas ultimas actualizações do reef

 

IMG_9030.jpg

 

IMG_9028.jpg

 

A ultima aquisição fora alguns pequenos frags de corais

 

Pseudochromis diadema

 

IMG_9032.jpg

 

Abraços e até para o ano

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas

 

Obrigado epedlou, a ver se hoje meto uma actualização.

Em relação á manutenção faço tpa's todos os fins de semana sem falha desde que o montei, cerca de 20% da água de osmose com sal da elos(muito bom por sinal) e adiciono todas as semanas uma a duas vezes calmax.

As algas felizmente nunca foram muitas, apenas limpo os vidros quando faço tpa's. Juntamente com as tpa's e com a limpeza dos vidros faço a limpeza da vortech e do copo do escumador e uma vez por mês a limpeza á bomba do escumador.

 

Cumprimentos

 

Tiago

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente tive a primeira e unica baixa neste reef, o meu blenny bicolor(ecsenius bicolor) meteu-se dentro da vortech quando a fui ligar e ficou em postas :puppydogeyes:

 

Fotos macro de corais está dificil, apesar de ter uma boa máquina(canon 450D) não tenho jeito nenhum para fotos macros mas lá consegui uma da nova aquisição, um cryptocentrus cinctus

 

peixe.jpg

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais