Contruir tanque/lago com energia limpa


Recommended Posts

Ja pensaram alguma vez usar energia (mais limpa +/-), por exemplo geradores eólicos ou solares? a minha ideia era um pouco tambem construir um tanque ou lago usando quase tudo independente dos gastos da casa. Agua das chuvas, power do sol ou do vento, visto ser uma zona um pouco ventosa. Alguém já tentou?

 

Ab

Pedro Mourato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é boa e ja tinha pensado nela,mas já verificaste os preços dum painel solar? e dum gerador eólico? juntando umas baterias decentes quer suportem algumas horas sem energia gerada e ja agora um inversor de 500w pelo menos para uma bomba de 4000l/h e umas lusinhas ou um uv.

 

é algum investimento...sempre se pode colocar um gerador eolico e quando não ha vento passa a energia da rede edp...

 

fazendo as contas eu num lago de 6000l tenho uma bomba de 60W e uma lampada de 36W que so funciona as veses..será que compensa dar 1000€ por um gerador eolico ou um painel solar?

 

Não quero com isto retirar motivações a utilizar energias alternativas.. mas porque não andamos todos de carros eléctricos há muito.??

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues elevar a temperatura do lago alguns graus desde que tenhas espaço:

  • Arranjas varios bidões de plástico de 50 ou mais litros, pintas-os de preto e coloca-os onde apanhem sol.
     
     
  • Colocas uma bomba de 2 mil litros, ligada a um temporizador que só liga das 9:00 às 16:30, a fazer circular a àgua pelos bidões.

Et voila! Por menos de 200 euros tens aquecimento praticamente gratuito.

 

Podes, é claro, refinar um pouco o projecto:

 

Com um interruptor de termostato (em vez de temporizador) dentro de um bidão, a ligar a bomba apenas se a temperatura estiver alta.

 

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ele nã ose referia a utilizar energia renovavel para aquecimento de lagos.até porque em portugal é desperdicio de energia com peixes que aguentam perfeitamente as nossas temperaturas. devia ser mais refente a bombas de agua,oxigenio,ou luses e filtros.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ele nã ose referia a utilizar energia renovavel para aquecimento de lagos.até porque em portugal é desperdicio de energia com peixes que aguentam perfeitamente as nossas temperaturas. devia ser mais refente a bombas de agua,oxigenio,ou luses e filtros.

 

 

sim, era mais para as bombas de agua oxigenio e filtros. Embora tenha lido aqui que ha pessoas que nao pensam muito nisso no que diz respeito a lagos/tanques. Isto porque a minha ideia é não dar muita despesa numa quinta que vou construir o lago/tanque. Tmaster, quanto pagas de energia +/- tens uma ideia?

Pedro Mourato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iria ser um projecto inovador nao haja duvida! Um lago auto-sustentavel! Dependendo do tamanho do lago talvez vale-se a pena! Mas nao sou a melhor pessoa para opinar (nem sequer tenho um lago para ver +/- os gastos mensais para ver se compensava)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá este assunto já foi discutido no fórum, neste tópico do severum( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72741 ), sei que é grande, mas tem alguns endereços para diy e algumas experiências feitas pelo severum que podem ajudar-te.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia em termos de energias renováveis temos muitas hipóteses sinceramente. a verdade é que os painéis foto voltaicos são mesmo bastante caros para a energia que produzem, embora simplesmente ja se pode também fazer um DIY se procurarem bem na Internet encontram. Em termos de preços sei que um painel que dá a volta de 25 W de energia limpos o que para estes materiais e estes consumos nao é nada ronda os 70 euros.

A única coisa que poderia render era ter uma microgeraçao ou seja 32 painéis foto voltaicos gerando no total cerca de 3,2KW de energia que seria vendida á EDP pelo triplo do preço de compra o que daria um investimento de cerca de 25 mil euros que seria pago ao fim de 2 anos do contrato de 5 com a EDP.

De resto não vejo qualquer hipótese de poupança monetária a nível de alimentar bombas ou termostato som energia fotvoltaica pois em pequeno ponto os preços ainda são bastante altos. Um aerogerador também não e difícil de se fazer mas se for comprado é mesmo bastante caro embora consoante o tamanho do aerogerador que estamos a falar produz bem mais energia que os painéis foto voltaicos.

 

Cumprimentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais