Aquário "all in one" do género do Biotop 130L


Recommended Posts

Boas Tardes a todos.

Apesar de já andar com o meu projecto de água doce, na verdade tenho uma paixão secreta pelos salgados.

 

Foi através de um salgado que me apareceu a paixão pela aquariofilia!

No entanto e devido a diversas condicionantes (espaço, viver em um apartamento, etc..), acabei por meter um aquário de agua doce (menos espaço ocupado e menos complexidade da instalação).

 

Descobri recentemente (apesar de já não ser recente), um aquário da Sera para agua salgada, que já inclui um sistema todo completo no conjunto (como se de um kit se tratasse).

Falo do Biotop Marin 130L. Sei que é um aquário cúbico (já o vi ao vivo na aquaplante) e que inclui, coluna seca, sump, escumador e tudo o resto necessário para um reef.

 

Sei que existem algumas limitações, mas no geral a ideia está muito boa e compacta (para não falar no valor que acaba por ser vantajoso).

 

A minha questão é...

 

Esse Sera Biotop Marin 130L vale a pena?

Existe algum outro tipo de aquário desse género integrado, mas um pouco maior (sem ser em cubo)?

 

Tenho uma limitação de espaço e também de orçamento, como tal está fora de questão ter um aquário e depois um segundo mini-aquário para fazer de sump.

 

Obrigado desde já pelas respostas e opiniões que me possam dar.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens o Red Sea Max também de 130 litros muito mais completo, mas custa mais do dobro do sera.

Há o Boyu TL-550 que é igualzinho ao da sera com excepção de 1 pormenor ou 2 e custa quase metade (o boyu tem 1 bomba de 1400L/h e um UV integrado).

Estou a (acabar de) ciclar um boyu destes, não tenho razao de queixa. Adicionei 1 bomba de circulação extra (de 2000L/h) e uns coolers porque estes tapados aquecem muito no verão.

Apenas tens que ter noção das limitações destes kits e se estiveres confortável com isso, go ahead! Eu não estou nada arrependido.

 

 

 

abraço

 

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno!

Desde já o meu obrigado pela pronta resposta.

 

Não tens conhecimento de nenhum em formato panorâmico?

Podes-me dar links desses aquas que me disseste? Já agora podes-me dizer onde comprar cá na tugaland? Alguns preços, etc?

Quero algo que me seja manutenção free e que me possa dar uma apresentação porreira e sem tubos a passar por todos os lados e sumps por baixo ou ao lado do aqua a fazer barulho.

 

O meu obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá de novo

 

o red sea:

http://www.redseafish.com/redseamax/250Tem...X_specs130.html

o sera:

http://www.sera.de/en/products/technical-e...p-cube-130.html

o boyu:

http://www.boyu.us/eng/aquarium-kit/TL_550.htm

 

por ca, a maior parte dos patrocinadores tem...é 1 questão de fazeres ai umas perguntas.

Tive para mandar vir o boyu de inglaterra (lá chamam-lhe ORCA TL-550) que ficava por menos de 200€ mais portes. Acabei por compra-lo cá, por 270€ ja com o móvel :techi:

 

olha que mesmo sendo compactos não é manutenção free! depois vai depender do que la queres por assim como as técnicas para o fazer. Nestes (sera e boyu) esquece corais duros a não ser que faças um grande artesanato na tampa para por mais luz. Aconselho-te a arranjar 1 sistema de reposição de agua, porque, sendo fechados e se refrigerares com coolers vai evaporar muita agua (mais de 1 litro por dia) E aqui não é como dos de agua doce que apenas notas o nivel mais baixo; apenas evapora agua doce o que faz com que aumente a salinidade da restante que lá fica. Estou a acabar de construir um ATO (auto top-off) . (depois explico se tiveres interesse).

 

 

A questão da manutenção/ tecnicas e equipamentos extra dava outro tópico!...

 

No boyu de salientar que o escumador não é grande coisa mas lá faz o trabalho; podia ser melhor e é 1 aspecto que quase toda a gente mais cedo ou mais tarde acaba por trocar.

é um boyu wg-310. O mais popular upgrade e que cabe lá é o V²Skim 120 Nano Skimmer.

 

os ingleses e os sul africanos (!) são grandes fans destes cubos. ha imensos topicos sobre eles. mete estas referencias no google e vê um pouco. Vê também as imagens! ha reefs muito bons!...

 

Abraço!

 

 

Bruno Branco

Editado por bbranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

 

Tenho um SERA 130 que está prestes a ser desmontado porque comprei um maior com sump...

 

O aquário funciona bem e tem o UV integrado na bomba tal e qual os Boyu.

 

Acho-o uma boa compra para iniciantes... Tenho também um mais pequeno, um Wave Marine (40l)

 

Deixo algumas fotos:

 

SERA 130

 

dsc00630v.jpg

 

WAVE MARINE 45

 

dsc00620dk.jpg

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá de novo

 

o red sea:

http://www.redseafish.com/redseamax/250Tem...X_specs130.html

o sera:

http://www.sera.de/en/products/technical-e...p-cube-130.html

o boyu:

http://www.boyu.us/eng/aquarium-kit/TL_550.htm

 

por ca, a maior parte dos patrocinadores tem...é 1 questão de fazeres ai umas perguntas.

Tive para mandar vir o boyu de inglaterra (lá chamam-lhe ORCA TL-550) que ficava por menos de 200€ mais portes. Acabei por compra-lo cá, por 270€ ja com o móvel :techi:

 

olha que mesmo sendo compactos não é manutenção free! depois vai depender do que la queres por assim como as técnicas para o fazer. Nestes (sera e boyu) esquece corais duros a não ser que faças um grande artesanato na tampa para por mais luz. Aconselho-te a arranjar 1 sistema de reposição de agua, porque, sendo fechados e se refrigerares com coolers vai evaporar muita agua (mais de 1 litro por dia) E aqui não é como dos de agua doce que apenas notas o nivel mais baixo; apenas evapora agua doce o que faz com que aumente a salinidade da restante que lá fica. Estou a acabar de construir um ATO (auto top-off) . (depois explico se tiveres interesse).

 

 

A questão da manutenção/ tecnicas e equipamentos extra dava outro tópico!...

 

No boyu de salientar que o escumador não é grande coisa mas lá faz o trabalho; podia ser melhor e é 1 aspecto que quase toda a gente mais cedo ou mais tarde acaba por trocar.

é um boyu wg-310. O mais popular upgrade e que cabe lá é o V²Skim 120 Nano Skimmer.

 

os ingleses e os sul africanos (!) são grandes fans destes cubos. ha imensos topicos sobre eles. mete estas referencias no google e vê um pouco. Vê também as imagens! ha reefs muito bons!...

 

Abraço!

 

 

Bruno Branco

 

Boas Bruno!

Obrigado pela resposta.

Já estive a ver e parece-me que os da Red Sea devem ser carotes... (fiquei especialmente seduzido pelo Max 250L).

 

Os Sera e o Boyu (que não conheço a marca) parecem-me ser iguais... O Boyu tb tem móvel integrado?

Poderás-me dizer quais as diferenças entre ambos (tirando a marca claro).

 

Eles valem o preço? Já agora poderias-me dizer onde comprar esse boyu e quanto custa? (Podes-me mandar por pm se quiseres).

 

Percebi que é importante andar sempre em cima da agua que desaparece... 1L por dia? Outch... o meu de 126L de agua doce evapora mas muito menos que isso... Algum motivo para evaporar tanto?

Em relação ao escumador justifica-se a a actualização?

 

Ás de me explicar o que é isso do ATO... (será algo tipo autoclismo?).

 

Obrigado desde já e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O red sea, acho que vale a pena pela diferença enorme nos equipamentos, mas anda perto de 1000€. Não te esqueças que ainda tens mais coisas para comprar, independentemente da tua escolha. (rocha viva, substrato, bombas extra, filtro de osmose, bicharada, etc)

 

Entre o boyu e sera, oscila velocidades das bombas, o escumador e pouco mais. isso tens que ver exactamente antes de os comprar porque ja vi ambos os modelos com equipamentos diferentes, eles vao fazendo upgrades também aos modelos de produção.

Pelo que me explicaram, boyu é a marca da fábrica. Eles fabricam equipamentos também para outras marcas, uns em exclusivo, outros não. Tenho uma calha deles também num plantado. São substancialmente mais baratos.

Eu optei pelo boyu apenas pela questão do preço; como eram muito muito semelhantes fui pelo mais barato.

Comprei-o no koi park (vão me já cair todos em cima! hehe), mas fizeram-me um bom desconto porque já sou lá cliente assiduo. Não me recordo o preço de tabela mas andei a ver preços em todo lado e foi o melhor que consegui (270€ ja com móvel). O movel é opção assim como no sera.

Aquilo com a tampa faz "estufa" e evapora mais agua. No meu plantado que é sem tampa não evapora tanta.

O escumador ainda tenho o de origem, mas acho que mais cedo ou mais tarde vou por 1 melhorzinho, não sei. Quero ver como evolui. Referi o upgrade porque é o que tenho lido e as opiniões sao mais ou menos unanimes...

Um ATO, não é nada mais que 1 reservatorio com 1 bomba controlada por 1 sensor que enche o aqua quando a agua baixa 1 certo nivel.

 

Abraço

 

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O red sea, acho que vale a pena pela diferença enorme nos equipamentos, mas anda perto de 1000€. Não te esqueças que ainda tens mais coisas para comprar, independentemente da tua escolha. (rocha viva, substrato, bombas extra, filtro de osmose, bicharada, etc)

 

Entre o boyu e sera, oscila velocidades das bombas, o escumador e pouco mais. isso tens que ver exactamente antes de os comprar porque ja vi ambos os modelos com equipamentos diferentes, eles vao fazendo upgrades também aos modelos de produção.

Pelo que me explicaram, boyu é a marca da fábrica. Eles fabricam equipamentos também para outras marcas, uns em exclusivo, outros não. Tenho uma calha deles também num plantado. São substancialmente mais baratos.

Eu optei pelo boyu apenas pela questão do preço; como eram muito muito semelhantes fui pelo mais barato.

Comprei-o no koi park (vão me já cair todos em cima! hehe), mas fizeram-me um bom desconto porque já sou lá cliente assiduo. Não me recordo o preço de tabela mas andei a ver preços em todo lado e foi o melhor que consegui (270€ ja com móvel). O movel é opção assim como no sera.

Aquilo com a tampa faz "estufa" e evapora mais agua. No meu plantado que é sem tampa não evapora tanta.

O escumador ainda tenho o de origem, mas acho que mais cedo ou mais tarde vou por 1 melhorzinho, não sei. Quero ver como evolui. Referi o upgrade porque é o que tenho lido e as opiniões sao mais ou menos unanimes...

Um ATO, não é nada mais que 1 reservatorio com 1 bomba controlada por 1 sensor que enche o aqua quando a agua baixa 1 certo nivel.

 

Abraço

 

 

BB

 

Boas Bruno!

Obrigado desde já pelo comentário.

 

Infelizmente não tenho 1000€ para dar por um sistema completo da red sea... Pelo que me terei que cingir a um orçamento mais curto.

 

Estava a pensar entre o sera biotop e o boyu...

No entanto ainda não consegui encontrar alguma loja que tenha esses 2 produtos em stock ou mesmo preços para eles... (essa loja que indicaste não tem no site esse produto, ou alias algum produto).

 

Esse dois aquários, não tem ventoinhas integradas para arrefecimento? Ou as mesmas não chegam?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Paulo!

 

Mesmo que não encontres em stock, pergunta nas tuas lojas habituais se podem encomendar. ou tenta mesmo contactar os distribuidores das mesmas cá para Portugal.

As ventoinhas integradas é para a parte electrica(luzes e balastros), não arrefecem directamente a agua. Nesta altura do ano já não tens que te preocupar com isso.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

 

Mesmo que não encontres em stock, pergunta nas tuas lojas habituais se podem encomendar. ou tenta mesmo contactar os distribuidores das mesmas cá para Portugal.

As ventoinhas integradas é para a parte electrica(luzes e balastros), não arrefecem directamente a agua. Nesta altura do ano já não tens que te preocupar com isso.

 

Abraço

 

Bruno Branco

 

Boas Bruno!

Obrigado por me responderes... Não compreendo como um forum desta dimensão, tem tão pouca participação...

 

Irei contactar algumas lojas no sentido de saber sobre esta questão do boyu.

No teu caso como estás a fazer para refrigerar o mesmo no verão? Colocaste alguma ventoinha de computador lá dentro por cima da tampa, para dispersar o calor das luzes?

 

Obrigado desde já e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estás interssado em comprar o aquario online?

Dá uma vista de olhos em Pet4you

 

--

Cama-Leao

 

Boas Já comecei a perguntar á várias lojas sobre esses 2 aquários (o da sera e o da boyu).

 

Esse valor dessa loja está bastante caro... e ainda por cima nem móvel tem...

 

Obrigado na mesma pela ajuda na loja!

 

Um abraço e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Verão, meti-lhe 1 kit da jebo (que tinha para o plantado) de 2 coolers de pc "entalado" na tampa da tampa (!) e sempre safou. Há por ai uns mods, em particular nos foruns ingleses, para por coolers de pc fixos lá dentro. Baratissimo. Até ha quem ponha aquelas ventoinhas pequenas de 12v para os carros. Para o ano logo penso nisso.Como sabes, só tens que te preocupar com isto,se a temperatura da tua casa no verão for alta.

Este, so far so good. Já ciclou, já equilibrei o magnesio/calcio/kh, ja comecei a por uns corais e malta para a limpeza. Está se a compor!

 

Abraço!

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Verão, meti-lhe 1 kit da jebo (que tinha para o plantado) de 2 coolers de pc "entalado" na tampa da tampa (!) e sempre safou. Há por ai uns mods, em particular nos foruns ingleses, para por coolers de pc fixos lá dentro. Baratissimo. Até ha quem ponha aquelas ventoinhas pequenas de 12v para os carros. Para o ano logo penso nisso.Como sabes, só tens que te preocupar com isto,se a temperatura da tua casa no verão for alta.

Este, so far so good. Já ciclou, já equilibrei o magnesio/calcio/kh, ja comecei a por uns corais e malta para a limpeza. Está se a compor!

 

Abraço!

 

BB

 

Boas BB!

 

Tenho andado a ver e é quase certo que me vá meter numa coisinha desta (no boyu), tenho lido (tópicos ingleses), que eles alteram os conteúdos das divisões... Tirando as biobolas, as cerâmicas e as esponjas...

No lugar metem um saco com rocha viva partida para maior filtração... O que achas disso? Como fizeste no teu?

 

Esse skimmer melhor que estavas a falar é muito caro?

Que alterações recomendas que se faça no aquário, antes mesmo de o encher? Vi também que recomendam uma base para depois não partir o vidro por baixo quando se mete a rocha lá por cima...

 

Em termos de funcionamento, ruído, qualidade do material o que achas do mesmo?

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BB!

 

Tenho andado a ver e é quase certo que me vá meter numa coisinha desta (no boyu), tenho lido (tópicos ingleses), que eles alteram os conteúdos das divisões... Tirando as biobolas, as cerâmicas e as esponjas...

No lugar metem um saco com rocha viva partida para maior filtração... O que achas disso? Como fizeste no teu?

 

Esse skimmer melhor que estavas a falar é muito caro?

Que alterações recomendas que se faça no aquário, antes mesmo de o encher? Vi também que recomendam uma base para depois não partir o vidro por baixo quando se mete a rocha lá por cima...

 

Em termos de funcionamento, ruído, qualidade do material o que achas do mesmo?

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Boas!

Segui mais ou menos as guide lines deles; retirei tudo também (sao unanimes nisso, alegam que a longo prazo produzem imensos nitratos) e meti 13,5kg de rocha no aqua e mais 2,5, kg num dos compartimentos mais resina anti fosfato e carvão.

O skimmer V2 200 anda nas 60 libras no ebay. O que vem também não é assim tao mau como isso. Aguenta uns tempos... Para já ainda não senti necessidade de o trocar, mas também não tenho carga biologica significativa.

Acabei por não por essa base de plastico (eggcrate) porque não encontrei. Tenho cerca de 5 cm de areia de coral, acho que também nao faz grande diferença.

Apenas coloquei 1 bomba de circulação extra de 2000l/h (chinezisse do ebay). Isso é sem duvida obrigatório. A que tras (1600l/h) é claramente insuficiente para teres boa circulação.

O filtro de osmose, arranjei no ebay alemao. 59€ com portes e todas as adaptaçoes possiveis a canalização em inox. Um aquasoft aqua-mini3. Filtros de carvao+sedimentos exta a 5€ cada!

Inicialmente andava a procura de um aqua mais pequeno. andei a ver o tl-450 de 60 litros. Já tenho 1 plantado de 100L e 1 pequeno de camarões, não queria mais um monstro em casa. Com sump estava fora de questão. Até que vi o de 60litros e o de 130 lado a lado e tirei logo o de 60 litros da ideia...É mesmo muito pequeno para salgado. Não vi (e corijam-me se estiver enganado) diferenças significativas entre este e o sera ao ponto de justificar a diferença de preço. Sempre tive consciencia das limitações destes kits, mas para o que quero, isto chega. O material é solido, não tenho razão de queixa. Já tinha algumas coisas deles e já conhecia a qualidade. Talvez para o ano faça também upgrade aos coolers que tras integrados a arrefecer a pare electrica. Pelo que os ingleses dizem, dá para trocar as ventoinhas por umas melhorzitas. Agora arrefecer a agua, ou coolers apontados à superficie ou um chiller (carotes -300-400 euros). Faz um ligeiro "huuuummmm" perceptível quando estás em silencio, nada de mais. O uv integrado, ainda não o usei; acabou de ciclar à 15 dias e ainda está muito "verde". Agora a guerra é estabilizar os nitratos. Devagar isto vai!...Logo ponho umas fotos assim que estiver minimamente decente. Para já, costumo chamar-lhe "biotopo do golfo do mexico" É só agua e rocha!

Deixo-te 1 excelente artigo sobre este modelo:

 

http://www.fishkeeping.co.uk/articles_64/s...-orca-tl550.htm

 

Grande abraço

 

Bruno Branco

Editado por bbranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

boas....

ando a ver se arranjo um boyu tl-550.

alguém sabe onde se arranjam os melhores preços?

ja tou farto de googlar e pouco encontro...

ja falaram em UK.. mas fazem envios para Portugal? link da loja?

obrigado

sluiz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....

ando a ver se arranjo um boyu tl-550.

alguém sabe onde se arranjam os melhores preços?

ja tou farto de googlar e pouco encontro...

ja falaram em UK.. mas fazem envios para Portugal? link da loja?

obrigado

sluiz

 

Boas... tenho um em 2.ª mão que nem 1 ano de uso teve... estou a vendê-lo por 250€.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... os preços devem rondar os 450-500 euros... Depois ainda é necessário comprar bomba de circulação.

 

Ao nível do material, escumador muito fraco e iluminação também fraquinha (48W).

 

Já existem uns kits, mais baratos, com melhor iluminação e melhor escumador... http://patasebarbatanasviseu.lojasonline.net/sn/store/?go=show&cat=2096&id=195459

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas,

 

Acabo de desenterrar um topico com mais de 2 anos.

Mas gostava de saber como está este aquário.

 

Estou com vontade de regressar ao hobby e dadas as limitações orçamentais e de espaço este parece-me indicado para o que pretendo.

 

Obrigado

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais